BLOG

 

O que fazer em Barcelona

9 de dezembro de 2023 • Destinos, Espanha • POR Daniela Marin
Barcelona Espanha
09 dez

Dúvidas sobre o que fazer em Barcelona? Separei nesse post as melhores atrações segunda a nossa opinião 😛

Sobre Barcelona

Barcelona é considerada a segunda maior cidade da Espanha, atrás apenas de Madrid, distante a 630 km da mesma. A maioria dos turistas chega de trem ou em voos internos ou diretos. Nós chegamos de carro por conta da nossa Road Trip Espanha e voltamos de trem para Madrid.

Além disso, Barcelona é a capital da Catalunha, uma região que fica no noroeste da Espanha e possui seus próprios costumes, tradições e cultura.

Barcelona é uma cidade cheia de opções de lazer e atrações turísticas que encantam os visitantes. Aberta para o mar Mediterrâneo e famosa pelas obras de Gaudí e sua arquitetura modernista, é um dos principais destinos na Europa.

A capital da Catalunha atrai por seus monumentos, oferta gastronômica muito variada que combina restaurantes de alta cozinha reconhecidos mundialmente, tradicionais casas de comida catalã e diversos mercados.

Além disso, a agenda cultural inclui importantes centros de arte e uma ampla lista de festivais.

O que fazer em Barcelona

Quando ir

O clima mediterrâneo é predominante em Barcelona e com isso a cidade não apresenta temperaturas extremas ou períodos de chuva intensa durante o ano, o que ajuda o viajante em qualquer estação.

Barcelona pode ser visitada durante todo o ano, mas o melhor período para conhecer a cidade é nos meses de maio e junho (primavera na Europa), quando o clima é quente, as praias estão lindas, as ruas animadas e as atrações ainda não estão superlotadas.

Os meses de setembro e outubro (outono na Europa) também são boas pedidas para conhecer a capital da Catalunha, com a diferença que a chance de chuvas é um pouquinho maior. Nós fomos no final de setembro e só pegamos dias lindos de sol e muito calor.

Para quem deseja ver a cidade no auge do movimento e agito, os meses de julho e agosto, que marcam o verão europeu, são os mais recomendados, mas esteja preparado para preços bem mais altos e pontos turísticos lotados de gente. Apesar que acho que é lotado sempre! 😛

Já os meses de inverno, especialmente entre dezembro e março, são recomendados para quem curte um friozinho e busca conhecer Barcelona por questões culturais e arquitetônicas. Além disso, a cidade fica bem mais tranquila e os preços mais amigáveis.

Sagrada Familia Barcelona

Quantos dias ficar

Cinco dias é o tempo ideal para se conhecer cidades grandes e cheias de atrações como Barcelona. Mas se organizar bem para conhecer os pontos turísticos que tem mais interesse, consegue aproveitar a cidade em 3 ou 4 dias. Nós ficamos 4 dias e conseguimos conhecer tudo que estava no roteiro, pois fomos no final do verão e os dias eram longos, anoitecendo depois das 20 horas.

Não programe menos de 3 dias para ficar em Barcelona, pois muitas atrações são distantes umas das outras e você terá um roteiro muito corrido, sem tempo de bater perna pela cidade, o que é a parte mais gostosa.

Barcelona Catalunha

Onde se hospedar

Não é fácil decidir onde ficar em Barcelona. A cidade é cara! Sim, vamos falar a verdade! É uma cidade cara, e as hospedagens com boa localização costumam ser mais caras do que em outras cidades da Espanha.

Os bairros de Ciutat Vella, o Eixample e o Montjuïc são definitivamente bons bairros para colocar na sua lista de onde ficar em Barcelona. São ricos em passeios, vida local, arquitetura e pontos turísticos.

O centro conhecido como Ciutat Vella engloba desde a Plaça de Catalunya e Las Ramblas até os bairros mais antigos da cidade, como o Gótico, Born e Barceloneta.

O bairro Eixample é o mais procurado pelos viajantes, pois o bairro é muito seguro.

Mas se você procura um lugar com preços inferiores nas hospedagens e ainda assim próximo a diversas atrações, o Montjuïc é a opção ideal. Ele também tem uma estação de trem e o aeroporto nos arredores, o que torna a locomoção pela cidade ainda mais fácil.

Nós deixamos para reservar nossa hospedagem em Barcelona mais em cima da hora e tivemos que nos hospedar no bairro de L’Hospitalet de Llobregat, perto do estádio Camp Nou a uns 6 km do centro. O bairro é bem feio…kkkk porém do lado do metrô, o que facilitou, e muito, a nossa locomoção.

O que fazer em Barcelona

O que fazer em Barcelona (principais atrações)

Barcelona é um museu a céu aberto e guarda de tudo um pouco. Parques encantadores, obras do Mestre Gaudí espalhadas pela cidade, excelentes restaurantes, museus e galerias de arte e até mesmo alguns dos melhores bares e baladas da Europa.

1- Sagrada Familia

A Sagrada Família é o monumento mais visitado e característico de Barcelona. Como máximo expoente da arquitetura modernista criada por Gaudí, milhares de turistas vão todos os dias contemplar o curioso e inacabado templo.

A melhor maneira de ir até a Sagrada Família é de metrô, é só descer na estação Sagrada Família, localizada ao lado da Igreja. Você já sobe a escada saindo do metrô e se depara com ela toda imponente.

As visitas acontecem com dia e horário agendado. Para essa atração recomenda-se fortemente a compra dos ingressos com antecedência.

Há ingressos especiais que permitem a subida numa das torres da Sagrada Família. Você escolhe entre subir uma torre da Fachada do Nascimento (assinada por Gaudí) ou da Fachada da Paixão (desenhada pelos seus sucessores). A subida é feita por elevador, mas a descida é numa escadinha em caracol.

O que fazer em Barcelona

2- Casa Batló

A Casa Batlló é uma das principais criações de Antoni Gaudí. O arquiteto teve total liberdade criativa na reforma, e o resultado foi algo inédito.

O edifício construído entre 1904 e 1906 é declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. E se a fachada da casa já é deslumbrante, seu interior é de cair o queixo, diferente de qualquer coisa já vista antes, pois as decorações lembram ossos, escamas de peixe e as costas de um dragão.

Se pretende visitar a Casa Batló, garanta seu ingresso online com antecedência para evitar grandes filas.

Casa Batlo Barcelona

3- Casa Milà

Gaudí foi muito criticado pela fachada “pesadona” que criou para a Casa Milà.

Casa Milà foi a última casa que Gaudí construiu para ser uma residência. A obra, também declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, não agradou na época e, assim que inaugurada, foi apelidada de “La Pedrera” devido à sua aparência.

Compre seu ingresso online para garantir vaga e não precisar entrar em filas. As visitas a La Pedrera são com hora marcada.

Casa Mia La Pedrera Barcelona

4- Passeig de Gracia

Passeig Gràcia é uma longa avenida que vai do bairro de Gràcia até a Plaça de Catalunya.

Nessa região, a elite catalã começou a construir suas casas, iniciando uma disputa de quem tinha a casa mais exuberante. Por isso, tanto a Casa Batló quanto a Casa Milà estão localizadas nessa avenida.

Atualmente, a avenida reúne lojas de grife e hotéis de luxo, além de algumas casas de arquitetos famosos. É um grande point de compras em Barcelona. Os turistas, especialmente os chineses, fazem enormes filas aguardando para entrar naquelas lojas caríssimas… 🙂

5- Plaza de Catalunya

 A Praça de Catalunha é uma das maiores praças da Espanha e um dos lugares mais importantes de Barcelona, constitui o ponto de união entre o centro antigo da cidade e o bairro Eixample.

A praça está rodeada por lojas, hotéis, bancos, bares e restaurantes, o que faz dela um importante centro comercial e de lazer, além de ponto de encontro habitual para a realização de shows, exposições e outras celebrações.

6- Las Ramblas

 Las Ramblas é uma das mais movimentadas e turísticas avenidas de Barcelona. Com 1,3 km de extensão, a Rambla conecta a Praça da Catalunha ao Port Vell (Porto Velho de Barcelona), dando acesso a diversas atrações importantes da cidade.

Caminhar pelas Ramblas, por si só, já é um belo passeio. Seguindo a caminhada, você chegará ao Mercado da Boqueria, a mais famosa atração da Rambla.

Las Ramblas Barcelona

7- Mercat de La Boqueria

Localizado na famosa “Las Ramblas“, o mercado La Boqueria é sempre lotado de turistas. Possui uma variedade incrível de frutas e legumes, temperos, pães e bolos, peixes, mariscos, aves, miudezas, vinhos, charutaria e claro, vários tipos de presuntos, incluindo o mundialmente famoso “jamon”. Além de restaurantes dentro e no seu entorno. Nós acabamos comendo por lá pois estava na hora do almoço quando fomos conhecer.

Mercat La Boqueria Barcelona

8- Mirador de Colòn

 O Mirador de Colón é um dos ícones de Barcelona. No alto de uma grande coluna de 60 metros de altura, o navegador Cristóvão Colombo aponta seu dedo em direção às Américas, segundo uns, ou para a saída de Barcelona pelo mar rumo às Américas, segundo outros.

Dentro da coluna existe um elevador que leva os turistas até um pequeno mirante na base da estátua de Colombo. Estava tudo em reforma e interditado quando fomos.

9- Playa Barceloneta e San Sebastia Beach

O bairro Barceloneta merece uma visita. Essa região de praias é super frequentada por locais e turistas.

A orla é bem agradável com vários restaurantes. É um passeio perfeito para o verão e dias de sol.

O local é de fácil acesso, apenas 20min de distância da Las Ramblas a pé. Nós fomos até lá caminhando e adoramos, pois a beleza do azul do mar Mediterrâneo sempre compensa.

A Playa de San Sebastià está situada na continuação da Playa de la Barceloneta, onde você pode avistar o famoso edifício do hotel W Barcelona.

Nessa área estão alguns dos clubes esportivos mais importantes de Barcelona.

Playa Barceloneta BCN Espanha

Playas Barcelona

10- Catedral de Barcelona

 Catedral de la Santa Creu i Santa Eulàlia é um dos mais belos edifícios da cidade e um dos pontos turísticos mais procurados por quem visita Barcelona.

As obras da catedral se iniciaram em 1298 e não foi uma nova construção e sim a continuação da catedral românica, que teve várias fases.

O exterior, majoritariamente em estilo gótico, já é motivo suficiente para uma visita, mas se você tiver mais tempo, com certeza irá se encantar ao entrar na catedral, visitar o claustro e subir ao mirante do topo.

Para chegar à Catedral, a melhor forma é atravessar o Bairro Gótico. Fica na Plaça de la Seu.

O que fazer em Barcelona

11- Barrio Gotico e Plaza de Sant Jaume

Um dos lugares mais interessantes que eu achei em Barcelona certamente foi passear pelo famoso Barri Gòtic, o Bairro Gótico. Este é o lugar onde Barcelona nasceu e onde sua história começou. É ali que se descobre a verdadeira alma da Catalunha.

O charmoso Bairro Gótico fica nos arredores de La Rambla e o Passeig de Colon.

Andando pelo bairro encontramos várias atrações de Barcelona, como a Catedral de Barcelona, a bela Plaça Reial, assim como a importante Plaça Saunt Jaume, o que foi um dia o Bairro Judeu, além de importantes museus, várias lojas e restaurantes. Por lá também se econtra diversas ruínas romanas dos primórdios da cidade.

Bairro Gótico Barcelona Espanha

12- Plaça Reial

 Saindo das Ramblas para o Bairro Gótico, temos a linda Plaça Reial, movimentada a qualquer hora e cheia de arcadas e palmeiras que dão um charme a mais para a praça. A fonte no meio da praça representa as Três Graças.

Os edifícios são de meados do século XIX e os postes de 1879 são de Gaudì. Ao redor da praça, existem muitos bares e restaurantes com cara de “mais carinhos”.

13- Plaza de España

 A Praça de Espanha de Barcelona está aos pés da Montanha de Montjuïc e conta com 34.000 metros quadrados que fazem dela uma das maiores praças da Espanha.

Construída para a Exposição Internacional de 1929, a Plaça d’Espanya é uma das maiores e mais significativas da capital catalã.

Na região da Praça Espanha você encontrará o movimentado Shopping Arenas (antiga Plaza de Toros), um dos melhores da cidade e de onde é possível ver a praça a partir de um mirante no último andar e ainda as Torres Venezianas, com projeto inspirado nos campanários da Praça San Marco, em Veneza.

Plaza España Barcelona

14- Museu Nacional de Arte da Catalunha

 O Museu Nacional de Arte da Catalunha é um dos principais espaços dedicados à arte em Barcelona. Durante a visita ao museu, você poderá apreciar uma grande coleção de arte românica, trabalhos em arte gótica, grandes pintores europeus do Renascimento e do Barroco.

O museu está localizado no alto da montanha de Montjuïc, de onde é possível ter ampla visão para a Praça de Espanha, o que rende um passeio independente da visita ao museu.

15- Parc de Montjuic

Caminhamos pela avenida desde a Plaza España e chegando lá subimos os lances de escada rolante para aproveitar a vista da cidade. Logo na entrada de Montejuic está a famosa Fonte Mágica onde algumas noites por semana acontece um lindo show de luzes e de águas. Em setembro a fonte estava desligada por conta da economia de água e energia.

Depois de subir um pouco mais de escadas, visite o complexo olímpico onde se encontra a linda torre de Calatrava de 136 metros de altura, construída para as Olimpíadas de 1992. No dia em que fomos, estava tudo interditado por conta de um show que aconteceria à noite.

O local é muito frequentado pelos locais e turistas para ver o pôr do sol em Barcelona.

Parc Montjuic Barcelona

16- Parc Guell

 O Parque Güell faz parte das atrações mais famosas de Barcelona. Trata-se de um parque urbano com vários elementos do modernismo catalão projetado por Gaudí.

O local foi criado por encomenda para ser um condomínio de luxo, porém foi um fracasso total. Nenhum burguês queria viver num bairro com formas estranhas e um estilo inovador.

Foi declarado como patrimônio da humanidade pela UNESCO em 1984, assim como todas as obras de Gaudí.

Uma parte do Parque Güell é aberta ao público é gratuita, porém a parte que a gente quer tirar as fotos não, chamado de eixo monumental.

O ingresso esgota rapidinho, então sugiro comprar online e com antecedência. Nós pegamos o primeiro horário da manhã e chegamos lá antes do parque abrir…kkk

Parc Guell Barcelona Espanha

17- Arc de Triomf

 Próximo ao charmoso bairro do Born e do Parque de la Ciudadela, há um bonito monumento que dá um toque histórico à área, o Arco do Triunfo de Barcelona.

A estrutura foi construída na época da Exposição Universal de 1888, uma obra com reminiscências da arquitetura árabe, de ladrilhos, esse arco simboliza o respeito da cidade a todas as nações participantes da exposição e também o escudo de armas da cidade e das 49 províncias espanholas.

O que fazer em Barcelona

18- Parc de Ciutadella

O Parque de la Ciutadella em Barcelona é o mais antigo da cidade e faz parte dos pontos turísticos que são imperdíveis de visitar. Construído em antigos terrenos da fortaleza da cidade, imitando o Jardim de Luxemburgo em Paris.

Ele fica no bairro da Ciutat Vella e dentro do parque se encontra o Parlamento de Cataluña, a Assembleia Legislativa da cidade e que antigamente era dedicado ao arsenal militar da fortaleza que ficava na Ciutadella.

Pelo parque é possível observar várias esculturas em homenagem a personagens históricos espanhóis, além de lagos, fontes e duas estufas. Importante lembrar que a atração é gratuita.

Parc de la Ciutadella Barcelona

19- Playa Bogatell e Nova Icaria

 A Praia Bogatell é muito tranquila, e também é mais frequentada pelo pessoal de Barcelona. Ela não é de fácil acesso pelo metrô, motivo pelo qual talvez os turistas não a frequentem tanto, mas é uma praia muito bacana. Nós fomos caminhando desde o Parc de la Ciutadella, mas foi uma caminhada longa.

A praia Nova Icària tem reconhecimento por sua excelente infraestrutura e água limpa, sendo uma das mais recomendadas. É uma praia muito cêntrica, ao lado do Porto Olímpico da cidade, motivo pelo qual atrai um pouco mais de turistas.

Playa Bogatell Barcelona

20- El Poblenou

Inicialmente um bairro de fábricas, Poblenou é hoje uma área residencial cobiçada. Sua tranquilidade e proximidade ao mar são alguns dos aspectos que mais atraem estrangeiros e locais a este bairro.

Uma das áreas mais agradáveis desta zona é a Rambla de Poblenou, na qual as pessoas desfrutam de agradáveis passeios, comércio e restaurantes.

Essa parte não estava no roteiro, mas uma amiga que vive em Barcelona há anos nos recomendou e adoramos.

Barcelona BCN

Barcelona é considerado um dos lugares mais belos da Espanha, e com todas suas atrações, paisagens, beleza natural e arquitetônica, se tornou um lugar muito requisitado.

Prepare-se para acordar cedo, caminhar muito pelo centro histórico para aproveitar ao máximo da cidade.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Barcelona

Gostaram das dicas de Barcelona? Ficaram com alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nunca embarque para o exterior sem seu Seguro Viagem em mãos, eu mesma já tive intoxicação alimentar mais de uma vez, na Bolívia e em Cuba. O seguro é essencial não só nesse caso, como em vários outros.

Você pode gostar de outros roteiros:

Roteiro de 3 dias em Madri

Dicas de Florença: a capital da Toscana!

Quanto custa viajar para Capadócia na Turquia

Roteiro Marrocos: uma viagem de carro de forma independente!

Roteiro Alemanha: o que fazer em 18 dias


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *