BLOG

 

Roteiro Alemanha: o que fazer em 18 dias

10 de setembro de 2023 • Alemanha, Destinos • POR Daniela Marin
Roteiro Alemanha
10 set

Que tal incluir um Roteiro Alemanha na sua próxima ida a Europa?

A escolha pelo próximo destino a ser visitado nem sempre é fácil…hoje nós temos uma listinha com os lugares mais desejados e buscamos seguir a risca essa ordem…claro que muitas vezes uma oportunidade pode fazer um lugar “subir” nessa listinha 😛 

Mas esse Roteiro Alemanha já é mais antigo…e o que fez a gente escolher o país para essa viagem foi simplesmente o fato de um casal amigo nosso morar por lá e convidar a gente pra passar um tempo com eles…como não aceitar, né? Além disso, a Dani estudou numa escola alemã quando criança e tinha o sonho de um dia visitar o país.

Desde aquela época já considerávamos que uma boa viagem para conhecer bem um país não são aquelas presas apenas nas capitais ou grandes cidades…devem incluir uma visita ao interior. Facilitou o fato dos nossos amigos já morarem numa cidade do interior, e ainda por cima, próxima à vários pontos de interesse.

Nesse post vou contar quais foram os lugares que passamos e o que vimos de interessante na Alemanha, numa roadtrip de 18 dias que incluiu também escapadas para países vizinhos.

Berlim Alemanha

Alemanha 

Um dos países mais ricos e desenvolvidos do mundo, com localização central na Europa, possui aproximadamente 90 milhões de habitantes, um dos mais populosos do continente.

É um país bem extenso e existem pontos de interesse em várias de suas regiões e decidir onde do país visitar pode ser um dilema, pois as distâncias são grandes. O sistema de transporte por lá funciona muito bem, o que já é uma grande vantagem.

O clima do país é considerado um pouco extremo, seja o calor do verão ou as baixíssimas temperaturas do inverno. Entretanto, o verão, que vai de junho a agosto acaba sendo bem procurado. As melhores épocas são a primavera, de março a maio e outono, que vai de setembro a novembro.

Fomos em outubro, o clima estava muito bom, com poucas chuvas e sem aquele calor de matar…mas foi importante levar uns agasalhos.

Saindo do Brasil, existem voos diretos para Munique e Frankfurt, mas os demais aeroportos podem ser facilmente acessados caso você pegue um voo com conexão num desses dois ou em outro país.

Nosso voo parou em Barcelona e seguiu para Berlim, onde decidimos começar nosso Roteiro Alemanha.

Roteiro Alemanha

Berlim 

Em nosso planejamento, visitar Berlim era obrigatório. Muita história envolvida por todos os lados da cidade, além de ser a capital do país.

Como Berlim parece estar um pouco afastada de muito do que queríamos conhecer, voamos direto pra lá, sendo que nesses dias ainda não alugamos o carro. As cidades grandes da Europa costumam ser muito bem servidas de metrô ou transporte público em geral, e se locomover de carro nelas não tem sentido.

Foram 5 noites em Berlim…cidade grande, com muitos pontos turísticos, muito lugar pra entrar e ir com pressa já não fazia parte dos nossos planos! 🙂 

A cidade é bem grande e bem agitada. A principal região da cidade pode ser considerada os entornos da avenida Unter den Linden, onde estão atrativos bem importantes como o Portal de Brandemburgo, o Parlamento, Catedral Municipal e aquele famoso monumento Memorial do Holocausto.

Outros pontos muito importantes são a Potsdamer Platz, o Check-point Charlie, uma espécie de posto militar na divisa entre as Alemanhas Oriental e Ocidental, e claro, o icônico Muro de Berlim.

Muro de Berlim

O que restou do Muro de Berlim

Pra quem gosta de contato com a natureza, um dos parques mais visitados é o Tiergarten, imenso, com 210 hectares e muito bem cuidado, vale a caminhada pra conhecer.

Se você gosta de ver os lugares do alto, dê um pulo até a Alexander Platz e suba em sua torre de TV, a mais alta do país, dá pra ter uma vista panorâmica incrível da cidade. Adoramos!

Esses dias por Berlim foram de muita “bateção de perna”. Fomos ainda para o outro lado da cidade até a Igreja Kaiser-Wilhelm-Gedächtniskirche, marco da 2ª Guerra Mundial, foi mantida toda destruída como um símbolo da destruição causada pela guerra…ela é chamada também de “Igreja Destruída”.

Berlim Alemanha

Roteiro Alemanha

Berlim Alemanha

Potsdam 

Dentro do nosso Roteiro Alemanha dedicamos um dia inteiro para fazer um bate e volta de Potsdam, cidade vizinha a Berlim e que tem um dos mais belos legados históricos dos reis da antiga Prússia.

A cidade em si não é pequena…é a capital e mais populosa do estado de Brandemburgo. Por ficar ao lado de Berlim, fomos facilmente de trem em busca de seu parque com seus palácios erguidos entre 1730 e 1916, e que é nomeado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

O Parque Sanssouci, principal atração da cidade, possui 724 hectares divididos entre palácios, jardins, fontes e templos. A ideia era caminhar sem pressa pelo parque, vendo as atrações principais, entre elas, o Palácio Sanssouci, Neues Palais, Charlottenhof, Chinese Tea House e Belvedere.

Nós entramos no Palácio Sanssouci e caminhamos muito pelos jardins…não foi possível ver tudo. O lugar é muito grande e cada canto chamava a atenção. Entendemos o porquê Potsdam é considerada uma das mais belas cidades da Alemanha e o melhor bate e vota de Berlim.

Potsdam Alemanha

Munique

Saímos de Berlim com destino a Munique, na Baviera, de avião já que são quase 600 km de distância. Em Munique, optamos por alugar o carro diretamente no aeroporto, mesmo deixando ele parado no Hostel pelos 3 dias que ficamos por lá. Achamos que foi vantajoso porque pagamos menos de aluguel por esses dias do que a taxa de devolução em uma loja diferente da loja de retirada, que acabaria sendo necessária caso alugássemos no centro.

Do aeroporto até o Hostel, localizado bem perto da região central da cidade, já foi um belo “citytour”, passando de cara pelo famoso Allianz Arena, estádio do Bayer de Munique.

Achamos Munique uma baita cidade! Moderna, desenvolvida e repleta de atrações muito interessantes. Começamos a caminhada pelo centro histórico, na Marienplatz. Em seus arredores é possível ver o prédio da Nova Prefeitura, todo em estilo gótico, a Coluna de Maria, a Igreja São Pedro e a Viktualienmarkt, uma espécie de feira com venda de diversos produtos.

Munique Alemanha

Se tiver interesse, é possível subir na torre da Prefeitura e da Igreja, pra ter uma vista lá de cima da cidade. Subimos na Igreja e realmente valeu a pena. Ali perto também tem uma rua com inúmeras cervejarias, entre elas, a famosa Hofbrauhaus, ideal para uma cerveja e almoço.

Como fomos em Outubro, a cidade estava completamente lotada devido à Oktoberfest, que claro, fizemos questão de conhecer. Uma baita quermesse, com as grandes tendas das cervejarias, lotadas. Se tem vontade de conhecer essa festa tão famosa, seu Roteiro Alemanha precisa ser em Outubro!

Oktoberfest Munique

Outra região muito interessante é a Odeonsplatz, onde está a famosa Residenz, antiga moradia dos reis da Baviera e maior palácio real dentro de uma cidade na Alemanha, com 130 salas. O tour por ela é muito interessante se você curte história. É claro que fizemos!

Na praça também está o Feldherrnhall, o Templo dos Generais, encomendado por Ludovigo I.

Munique tem muitas áreas verdes e a que mais gostamos foi o Englischer Garten. Um parque imenso e cheio de atrações em seu interior e entorno, como a Torre Chinesa e um point de surfistas em uma “onda” formada num rio que corta seu interior. Por lá também é possível comer uma bela culinária alemã com uma boa cerveja, num lugar muito concorrido, o Biergarten.

Numa outra região da cidade, vale a visita até o Schloss Nymphenburg, ou Palácio das Ninfas, numa região de área verde, muito tranquila da cidade e se tiver ainda disposição, visite a região da Vila Olímpica de Munique. Tudo isso fizemos a pé e com transporte público, muito fácil para se deslocar.

Roteiro Alemanha

Roteiro Alemanha

Roteiro Alemanha

E nosso Roteiro Alemanha continua…

Füssen

Agora sim, podemos dizer que iniciamos de fato nossa Roadtrip pela Alemanha… 😛 

Saímos de Munique com destino a Füssen, também na região da Baviera, bem pertinho da fronteira com a Áustria. São apenas 130 km aproximadamente e tem muita gente que faz bate e volta de Munique.

Como essa viagem foi em 2006 e não tinha GPS no celular, a forma era procurar nos guias de papel, mapas impressos e tentar se localizar pelas placas…nos perdemos, claro! Mas isso fez com déssemos uma voltinha na Áustria antes de chegar em Füssen. Nosso roteiro Alemanha incluindo um pedacinho da Áustria. 😛

Aproveitamos então pra curtir a viagem, passando por paisagens incríveis e depois que chegamos fomos conhecer um pouco do charmoso centrinho da cidade, de apenas 15 mil habitantes e tomar um café bem quente. O calçadão é cheio de lojinhas, restaurantes e cafeterias.

Ficamos hospedados num Bed and Breakfast muito bacana, de um armênio muito simpático, que preparou nosso café durante um longo bate papo.

De lá, fomos conhecer a atração principal da cidade e do nosso Roteiro Alemanha, o Castelo de Neuschwanstein, distante uns 5 km do centrinho. O castelo teve construção iniciada em 1869 pelo rei Luís II da Baviera mas foi finalizado em 1886, sendo que o rei nem chegou a vê-lo pronto. Dizem que Disney se inspirou nele para criar o Castelo da Bela Adormecida.

Ele está aberto a visitação e todo seu entorno também é caminhada obrigatória. Próximo a ele também fica outro castelo, o Hohenschwangau, bem menos cheio e também muito interessante, localizado no alto de uma colina. A visitação inclui bilhetes para cada castelo ou entrada combinada para os dois castelos, mais barata.

Depois de passar boa parte do dia, partimos para a cidade dos nossos amigos, Karlsruhe, distante aproximadamente 300 km de Füssen.

Fussen Alemanha

Foram 2 dias com chuvinha…

Karlsruhe

É uma cidade do estado de Baden-Wurttemberg considerada moderna na Alemanha, com ótima infraestrutura. Sede da primeira Universidade Tecnológica do país, o que dá a ela um ar de universitária. Tem a curiosidade de ter um formato em “leque”, o que, pra quem vem de fora, dificulta a localização, como foi no nosso caso! Haha…demoramos pra achar a casa da Cida, amiga da Dani.

Em nosso primeiro dia na cidade, resolvemos dar uma volta em seu centro e conhecer seus principais pontos. O sistema de transporte da cidade é bem eficiente, mas como ela não é grande, dá pra fazer bastante coisa a pé mesmo!

O principal atrativo de lá é o Palácio de Karlsruhe, uma construção de 1715 para ser a residência do Marquês Carlos III, hoje funciona como Museu Estatal de Baden. É uma construção imponente e um belo ponto de partida para a cidade, que fica em seu entorno.

Ainda é possível visitar a Pirâmide de Karlsruhe, bem no centro da Marktplatz, uma construção de arenito, e em seu interior fica os restos mortais de Caros III, fundador da cidade. Ali pertinho, vá até o Jardim Botânico e o Schlossgarten, outro parque bem bonito com lagos e fontes, todos bem próximos.

No último dia, antes de pegar a estrada pro aeroporto, fizemos um citytour com nossos anfitriões e conhecemos também o Centro de Arte e Mídia da cidade, bem interessante.

Roteiro Alemanha

Baden-Baden e Floresta Negra

Como Karlsruhe está muito bem localizada, decidimos de lá fazer bate e volta de algumas cidades que queríamos conhecer, e seguindo as dicas da Cida, que já mora um bom tempo por lá! Uma dessas cidades era Baden-Baden.

Baden-Baden é muito famosa por suas águas termais, que permanecem desde sua fundação ainda no Império Romano. O próprio nome da cidade tem tudo a ver: Baden significa “tomar banho”. Eu queria muito conhecer pelo fato dela se localizar bem na Floresta Negra. Motivo principal de incluir essa região no nosso Roteiro Alemanha.

Floresta Negra Alemanha

Era bem perto mesmo, aproximadamente 40 km. A cidade é muito charmosa, afinal, é um dos principais destinos de luxo no país, muito buscada pelos seus cassinos e seus spas com funções medicinais.

Fora esse turismo de luxo, a cidade tem muitas áreas verdes, pistas de caminhadas a beira do rio e atividades ao ar livre. Foi o que fizemos…caminhamos bastante pelos seus parques e aproveitamos para comer o bolo “floresta negra” original…bem parecido com o que temos por aqui. Delicioso!

Iniciamos nossa caminhada pelo Cassino de Baden-Baden e de lá fomos conhecer a Trinkhalle, antiga casa de bombas, e a Kurhaus, atual Centro de Informações Turísticas, duas construções do século XVIII e que chamam a atenção pela beleza.

O que mais gostei foi a caminhada pela Lichtentaler Allee, uma via a beira do rio Oos, bem extensa e agradável. E como toda boa cidade européia, caminhar pelo centro histórico faz parte, região recheada de restaurantes, lojas e cafés.

Como não estávamos interessados no turismo de luxo ou de tomar banhos termais (ainda…rsrs), decidimos dar uma explorada pela Floresta Negra e caímos sem querer nas ruínas do Castelo de Hohenbaden, uma construção de 1100 e que serviu de residência de um importante família local. Foi sensacional poder explorar um lugar vazio, bem no meio da Floresta Negra e onde mais gastamos nosso tempo! 🙂 

Baden Baden Alemanha

Heidelbergh

Outro bate e volta muito recomendado pra quem gosta de história é a cidade de Heidelberg, a apenas 50 km de Karlsruhe. Foi um dos que mais gostamos na verdade.

A cidade é famosa pela sua Universidade, fundada no século XIV, mas possui bastante coisa pra se ver e fazer. Começamos pelo seu centro histórico, conhecido como Altstadt, com suas construções típicas, entre elas a Igreja do Espírito Santo, lojas, cafeterias e restaurantes. Fora, é claro, de sua Marktplatz.

Passamos também pela estátua do inventor do bico de Bunsen, Robert Bunsen. Ele era professor da Universidade e está enterrado na cidade.

A cidade fica às margens do rio Neckar e um de seus pontos turísticos é a Ponte Velha ou Ponte Karl Theodore, que corta o rio e em uma de suas pontas tem um portal com cara de medieval e uma estátua de macaco para suas fotos.

Do lado oposto do rio tem uma área verde para caminhada, denominada o Caminho dos Filósofos. Diz a história que muitos professores e filósofos da universidade passavam por lá para pensar sobre diversas questões. É um bosque verde e que tem uma bela vista para o Castelo de Heidelbergh, principal atrativo da cidade.

Esse castelo está no alto de uma colina com vista para a cidade e o rio Neckar. Foi construído em 1300, e serviu de residência dos Príncipes Eleitores do Império Romano-Germânico. É uma das mais importantes ruínas da Alemanha.

A visita pode ser feita em seus diversos edifícios reconstruídos e por parte das ruínas não reformadas. O acesso a ele pode ser feito a pé ou por um funicular que te leva diretamente no topo.

Em seu interior existe o Museu Alemão da Farmácia, bem interessante e O maior Barril de Vinho do Mundo, todos abertos a visitação. A vista lá de cima também já compensa demais a caminhada. É um local grande e que vale muito a visita.

Roteiro Alemanha

Strasbourg

Como estávamos relativamente perto da fronteira com a França, decidimos conhecer uma das principais cidades dessa região, conhecida como Alsace. Strasbourg na verdade é a capital dessa região. 

A cidade tem uma característica muito peculiar: por estar próxima da fronteira e, principalmente, por ter sido disputada por franceses e alemães por muitos anos, a cidade apresenta uma cultura misturada, visível nos costumes, culinária e arquitetura.

Ela ficou sob o domínio dos franceses, finalmente, após o fim da 2a Guerra Mundial. Adoramos conhecer a cidade, às margens do rio Reno e repleta de atrativos que poderia, muito bem, ser explorado em mais tempo do que somente um bate e volta.

O melhor ponto pra começar a explorar a cidade é seu centro histórico, situado numa ilha, bem no coração de Strasbourg. A visita a Catedral Notre Dame da cidade é obrigatória, com cosntrução iniciada em 1015. Nela, vale a subida até suas torres para ter a melhor vista da cidade e seus canais.

No centro, ainda pode-se visitar o Palácio Rohan, sede de 3 importantes museus da ciadade, a Praça Kleber com a estátua de Jean-Baptiste Kleber, marechal do exército francês. Todo o centrinho é tombado como Patrimônio Mundial pela Unesco em 1988.

Outro ponto que merece, e muito, a visita é o bairro Le Petit France, curioso pelas ruas estreitas e casas em estilo alemão, cortadas pelos canais da cidade. A barragem Vauban, perto desse bairro é outro ponto que atrai muitos turistas, juntamente com as Pontes Cobertas.

O passeio de barco pelos canais é um dos passeios mais disputados na cidade, juntamente com a subida na Catedral. Fizemos os dois e preferi, sem dúvidas, a subida na Catedral pelo visual que se tem lá de cima, mas fica aqui a dica. 

Nosso roteiro Alemanha incluiu um pedacinho da França.

Strasbourg França

Frankfurt

Após 17 dias de viagem, ainda tivemos disposição para conhecer Frankfurt, distante apenas a 140 km de Karlsruhe. O plano foi devolver o carro no aeroporto da cidade, de onde partiria nosso voo de volta para o Brasil.

Foi o que fizemos, partindo bem cedo da casa de nossos amigos. Devolvemos o carro, deixamos as mochilas num “locker” do próprio aeroporto e pegamos um trem para a cidade, para aproveitar as horas que teríamos antes do nosso voo.

Frankfurt não estava em nossos planos…é uma cidade grande, moderna, centro financeiro do país e sede de muitas empresas e bancos. Mas tem sua graça!

Iniciamos a caminhada por sua praça mais significativa, a Romerberg, onde está localizada a sede municipal e diversos outros edifícios de interesse, datadas do século XV. É o ponto turístico principal da cidade.

A Catedral Municipal, em estilo gótico e a Ponte de Ferro que atravessa o rio Meno são outros locais de grande interesse na cidade.

Deu tempo de conhecer muita coisa, como a Alter Oper, que foi totalmente reconstruída pós-guerra, a Torre Eschenheimer, construção mais antiga da cidade, que foi uma torre de observação na antiga muralha da cidade, que foi totalmente derrubada em 1800, permanecendo apenas a torre.

A casa de Goethe e sua estátua também é um ponto interessante, já que é onde esse famoso escritor alemão nasceu.

Frankfurt Alemanha

Após caminhar boa parte do dia e almoçar pela cidade, voltamos para o aeroporto no final da tarde. O voo de volta ainda parou em Madri antes de voltar para o Brasil.

Na geral gostamos muito da Alemanha, país cheio de história, cultura única e de construções muito diferentes do que estamos acostumados.

Espero que este Roteiro Alemanha seja um grande estímulo para quem prepara uma viagem pelo país. Afinal, a Alemanha é um lugar lindo e cheio de lugares interessantes.

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Alemanha

Gostaram do Roteiro Alemanha? Ficaram com alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nunca embarque para o exterior sem seu Seguro Viagem em mãos, eu mesma já tive intoxicação alimentar mais de uma vez, na Bolívia e em Cuba. O seguro é essencial não só nesse caso, como em vários outros.

Você pode gostar de outros roteiros:

Dicas de Florença: a capital da Toscana!

Quanto custa viajar para Capadócia na Turquia

Roteiro Marrocos: uma viagem de carro de forma independente!

O que fazer em Marrakesh: um roteiro de 3 dias


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *