Uaná Etê: hospedagem no Jardim Ecológico
13 de outubro de 2024 • Dicas de Viagens • POR Daniela MarinImagine uma experiência de hospedagem no Uaná Etê! Nós recomendamos!
Sobre o Uaná Etê
Já pensou aproveitar um jardim ecológico e museu a céu aberto, todo dedicado à natureza, vida e bem-estar?
O Jardim Ecológico Uaná Etê é um lugar encantador e surpreendente, ideal para quem busca uma imersão profunda na natureza e uma experiência de conexão em todos os sentidos.
Uaná-Etê, na língua indígena (que foi proibida pelo Marquês de Pombal, em 1757), significa multidão de vagalumes.
O jardim foi aberto ao público em 8 de novembro de 2014, depois de um grande projeto de reflorestamento.
Localizado no coração do Vale do Café, no estado do Rio de Janeiro, o jardim oferece uma combinação única de arte, cultura, sustentabilidade e paisagens naturais.
Com uma área de mais de 135 mil metros quadrados, o espaço abriga trilhas ecológicas, jardins temáticos, obras de arte ao ar livre, além de ser um refúgio para diversas espécies de fauna e flora brasileiras.
O local é ideal para todas as idades e o espaço também proporciona atividades interativas, como concertos musicais em harmonia com a natureza, oficinas de sustentabilidade e outros eventos que acontecem de acordo com o calendário.
Onde fica
Está localizado na cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no estado do Rio de Janeiro, no Vale do Café, a aproximadamente 110 km da capital carioca.
O endereço preciso é Autoestrada RJ 121 (estrada que conecta Miguel Pereira a Vassouras), número 2265. A cidade de Vassouras está a aproximadamente 15 km do jardim.
Saindo do Rio de Janeiro, de carro, o percurso mais comum é pela Rodovia Presidente Dutra sentido São Paulo, até a saída 227 para a RJ-127, em direção a Engenheiro Paulo de Frontin.
A viagem dura em torno de 2 horas, dependendo do trânsito.
Saindo de São Paulo, leva cerca de 5h, seguindo pela Rodovia Presidente Dutra até a saída 227 para a RJ-227.
Como nós saímos de São José dos Campos, levamos cerca de 4h pela Dutra.
O acesso de carro é bem tranquilo, além de você ir conhecendo as paisagens do Vale do Café.
Quando ir
O Uaná Etê pode ser visitado durante o ano inteiro, mas a melhor época depende do tipo de experiência que você está buscando e do clima que tem preferência.
Se desejar participar de algum evento específico, consulte a programação eco cultural no site do jardim.
A primavera é ideal par quem deseja ver o jardim em sua plena beleza, com uma grande variedade de flores. Nós fomos na primavera e ainda tivemos a sorte de pegar a temporada de Girassóis!
Durante o verão, o jardim fica mais verde e vibrante. No entanto, se prepare para o calor e para as típicas chuvas da estação.
No outono, o clima é mais agradável com temperaturas mais amenas e menos turistas.
Já no inverno, o clima é mais frio, principalmente à noite. O céu geralmente está mais claro e ideal para observação de estrelas.
Quanto tempo demora a caminhada completa
A visita ao Jardim Ecológico Uaná Etê pode variar em duração, de acordo com o ritmo e interesse de cada visitante, mas para explorar bem todos os jardins e atrações, o ideal é reservar umas 3 horas.
Claro que se puder, passe o dia todo e aproveite para conhecer o bistrô e acrescentar uma experiência gastronômica. O sorvete de Lavanda é imperdível!
Ou ainda, faça como a gente e se hospede dentro do jardim para viver uma experiência de imersão completa no local.
Pôr do Sol no Uaná Etê
A região do Vale do Café é famosa por um entardecer com um céu com vários tons de rosa e laranja, conhecido como a Hora Rosa.
O jardim disponibiliza um outro tipo de ingresso para quem quiser ficar para apreciar esse momento. A vantagem de se hospedar no local é que esse momento você vai viver quase que exclusivamente.
Uma linda experiência que recomendo fortemente! Olha só o visual!
Hospedagem no Uaná Etê
Já imaginou se hospedar num Jardim Ecológico?
Além dos jardins, o local oferece uma experiência de hospedagem única, em meio à tranquilidade e ao verde exuberante, perfeita para quem busca descanso e inspiração.
Para quem quer aproveitar o Uaná Etê com mais tempo, ter o jardim quase que exclusivo depois que a visitação termina, curtir um silêncio, as estrelas e um céu deslumbrante, essa é a melhor opção.
São apenas 7 unidades confortáveis, com muito charme, em meio a lavandas, cheiros, sementes curativas, escalda pés, sons dos pássaros e frequências regenerativas, plantas selecionadas pela NASA que purificam o ar à noite.
Além disso, quem se hospeda em uma das unidades, recebe uma linda cesta de café da manhã que você pode levar para tomar em qualquer um dos jardins ou mirantes, inclusive para ver o sol nascer.
Você pode ser um hóspede quase exclusivo no EVEN (Experiência de Visitação Estendida com Pernoite na Natureza), e pode dormir neste grande museu a céu aberto!
Conheça as unidades e todas as informações pelo site:
Dicas importantes
Dentro do Uaná Etê quase não há sinal de celular. O wifi só funciona no Bistrô. As hospedagens não possuem internet, nem sinal de celular. Relaxe, aproveite e se desconecte!
Para as caminhadas, mesmo que as menores, dê preferência ao tênis. Evite chinelo e salto alto, nem pensar!
Não esqueça do protetor solar! Um chapéu/boné e óculos escuros também são bem-vindos!
Lembrando que o Uaná Etê é um jardim ecológico, no meio da natureza, onde você encontrará formigas, mosquitos e abelhas. Então, leve um repelente na bolsa também!
Importante dizer que lá é proibido usar drone e fotos somente com o celular. É preciso pagar uma taxa e fazer agendamento para utilizar câmeras profissionais e fazer ensaios fotográficos.
O Uaná Etê é mais do que um simples jardim, é um convite à contemplação, ao relaxamento e à reflexão sobre nosso papel no cuidado com o meio ambiente.
Para os amantes de viagens conscientes e experiências transformadoras, o Jardim Ecológico Uaná Etê é um destino imperdível tanto para um bate e volta, quanto para hospedagem.
Já salva esse pin no seu Pinterest
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Se curte dicas de viagens e hospedagens, você pode gostar de ler também:
6 Indicações de Airbnb para casais
Roteiro Campos do Jordão: bate e volta de São Paulo
5 Cidades Serranas de São Paulo para escapar no fim de semana
O que fazer em Penedo e região
São Paulo: melhores atrações na capital paulista
2 Fazendas de Café com Hospedagem em MG
Compartilhe:
Comente esse artigo