Quer uma dica de roteiro em Madri?
Madri tem museus imperdíveis, bares de tapas, parques e várias possibilidades de passeios bate-volta de trem. Sem dúvidas, uma das capitais na Europa que merece ser bem explorada.
Sobre Madri
Madri é a capital da Espanha e também uma das maiores cidades da Europa, com cerca de 3 milhões de habitantes, situada no centro do país.
A capital espanhola é uma daquelas cidades apaixonantes e vibrantes, com muitas atrações turísticas, excelentes restaurantes, ótimos bares e baladas e também cheia de lugares que garantem um bom passeio.
O espanhol é a língua oficial e a moeda é o Euro. O fuso horário é de 4 horas a mais que o horário de Brasília, que no verão espanhol aumenta para 5 horas.
VOCÊ SABIA QUE SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO PARA ENTRAR NA ESPANHA?
A Espanha é um dos países que faz parte do Tratado de Schengen, em que é exigido dos viajantes a comprovação de um seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000. Esse seguro deve cobrir despesas por doença ou acidente durante a viagem.
Ou seja, nada de um Roteiro Madri sem um seguro viagem!
Clique para obter um desconto em seu Seguro Viagem!
Quando ir
No inverno faz muito frio e no verão faz muito calor. Nas noites de inverno é comum fazer 0°C, já nos dias de verão, pode chegar aos 40°C.
A temperatura média anual da capital espanhola fica em torno de 14°C, sendo julho o mês mais quente do ano, enquanto janeiro, o mês mais frio. Porém, em qualquer estação há bastante variação térmica durante o dia, que começa frio e vai esquentando.
Dessa última vez, nós fomos em setembro e pegamos dias lindos de calor e muito sol. Média de 28 graus.
Chove pouco em Madri, com médias mensais em torno de apenas 40mm e no verão (de junho a setembro), apenas 20mm.
Apesar de ser lotada no verão europeu, a cidade recebe turistas o ano todo. Planeje seu Roteiro Madri na época que for de sua preferência e que encontrar passagens mais em conta.
Como ir do Aeroporto de Barajas até ao Centro de Madrid?
O método mais rápido e mais econômico de realizar o trajeto é de metrô, mas pode ser mais conveniente e cômodo taxi ou uber.
Nós chegamos de trem vindo de Barcelona e descemos na estação da Atocha. Mas o metrô é super prático e usamos para ir embora para o aeroporto no último dia.
Para quem escolher usar a estação de metrô, pegue a Linha 8, no Terminal T2 ou T4 (estão bem sinalizados) e siga em direção até à estação de Nuevos Ministerios.
Quantos dias ficar
Em 3 ou 4 dias, você terá tempo suficiente para conhecer bem Madri. Na cidade, as principais atrações ficam concentradas numa região, com fácil acesso, seja a pé ou de transporte público. Nesse tempo, você consegue conhecer as atrações mais distantes ou fazer o roteiro com mais tranquilidade, inclusive, pode incluir um bate-volta de trem. Mas claro que um Roteiro Madri vai depender da sua disponibilidade de tempo durante a viagem.
Onde se hospedar
Na minha opinião, o melhor lugar para se hospedar na cidade é no centro. O centro é a parte mais antiga, histórica e turística da capital da Espanha. Está na melhor localização geográfica para se hospedar, tem a melhor rede de transporte público e a maior quantidade de hotéis, além de muitas atrações turísticas, áreas comerciais e vida noturna.
Mesmo assim, toda a parte central é grande e dividida, portanto, busque se hospedar nessas regiões:
Chueca junto com o vizinho Malasaña forma a área mais descolada, hipster e com a vida noturna mais animada de Madri. Reduto da comunidade LGBTQIA+, o bairro fica bem próximo da Gran Vía, mesmo assim é um dos melhores bairros para economizar na hospedagem em com vários hotéis e hostels simples e baratos.
La Latina (onde nós ficamos dessa vez) é um dos bairros mais boêmios de Madri, fica no entorno da área mais turística e tem hospedagens econômicas, além de ser um dos núcleos mais antigos da cidade.
Puerta del Sol, praça central, mais movimentada e no coração da área turística da cidade. Possui uma enorme quantidade de lojas, bares e restaurantes e uma grande quantidade de hotéis e hostels.
Lavapiés é um bairro multicultural que possui muitas opções de bares, restaurantes e centros culturais, além de hospedagens econômicas em pousadas e hostels descolados e animados.
Las Letras é o bairro com raízes artísticas e literárias que está em uma excelente localização para se hospedar. Tem um ambiente agradável com muitos bares, restaurantes e galerias de arte, além de espaços culturais e lojas de antiguidade.
Roteiro Madri
O que fazer (as melhores atrações)
Dia 1
Como ficamos hospedados no centro (La Latina), assim que fizemos o check in ainda pela manhã, deixamos as malas e seguimos para a Plaza Mayor que ficava a 500 metros do nosso Airbnb. Nossa programação foi a seguinte: Plaza Mayor, Puerta del Sol, Barrio de las Letras, Puerta de Alcalá (que estava em obra), Praça Cibeles com Banco de Espanha, Palácio Linares, Palácio Buenavista e Palácio de Comunicaciones, almoço no 100 Montaditos, Gran Via e Edificio Metropolis (em obra ainda), uma volta no barrio Chueca e fim de tarde no Azotea Circuito Belas Artes para happy hour e pôr do sol.
Plaza Mayor
A Plaza Mayor em Madri é uma praça muito importante e um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas quando visitam a capital.
Ela tem formato retangular e circundada por uma única e maravilhosa construção de três andares, o que faz com que sua entrada seja possível apenas através dos nove pórticos. O pórtico mais conhecido se chama Cuchilleros. No centro da praça, há uma estátua de Filipe III.
Puerta del Sol
A Puerta del Sol é o cartão postal de Madri. Considerado o coração da cidade, essa é uma das praças mais famosas de lá – e um excelente ponto de partida para começar suas andanças pelas ruas de Madri.
Nessa praça que encontramos o símbolo de Madri: a estátua de bronze do Urso, chamada de “El Oso y El Madroño”. Outra curiosidade é que a Puerta del Sol marca o km zero da Espanha e há uma placa na praça com essa indicação. Point de fotos que todo turista deseja ter!
Puerta de Alcalá
Mais um dos lugares para visitar em Madri, a Puerta del Alcalá fica localizada ao leste da cidade, na Plaza de La Independencia. Ela foi inaugurada em 1778 e já foi considerada a principal porta de entrada de Madri. Dessa vez tivemos azar e ela estava toda tapada em obras de revitalização.
Plaza Cibeles
No centro da Praça Cibeles fica a conhecida Fonte de Cibeles, esculpida no ano de 1782. Em cada esquina da praça estão localizados edifícios emblemáticos da cidade, como o Palácio Buenavista, Palácio Linares, Palácio das Comunicações e a Prefeitura de Madri.
A praça divide três bairros, a região do centro, Salamanca e Retiro.
Azotea Circulo de Belas Artes
Se você estiver visitando Madri pela primeira vez, não deixe de desfrutar desta experiência linda, que é ver a cidade toda lá de cima.
As vistas do Azotea estão entre as mais clássicas e emblemáticas da capital, sendo possível avistar o Edifício Metrópolis da Gran Vía, um dos mais icônicos de Madri.
Para subir no terraço é cobrada uma taxa de 5 euros por pessoa. Lá em cima, você encontra um bar descolado para tomar uns drinks enquanto curte a vista.
Para jantar, escolhemos o Barrio de las Letras, com sua pracinha lotada de restaurantes e mesinhas. Era fim de semana e estava bombando. Por sorte, pegamos a última mesa antes de formar fila de espera.
Dia 2
No segundo dia, fomos direto para o Palácio Real e Jardins de Sabatini, Catedral de Almudena, Teatro Real, Plaza del Oriente, Parque la Montaña e templo de Debod, Plaza España, Plaza de Colón, Mercado de San Antón (para almoço), Museo del Prado, Reina Sofia, Parque el Retiro e Palacio de Cristal. Para jantar escolhemos o boteco “Pajaritos Mojados”, muito bem avaliado no tripadvisor e que ficava praticamente do lado da nossa hospedagem! Foi maravilhoso.
Palacio Real
O Palácio Real de Madri é o maior palácio da Europa (em área construída) e também uma das residências oficiais do Rei Filipe VI. Acontece que ele não mora lá – o local é mais usado para celebrações importantes. Porém, está aberto à visitação.
Seu exterior já é lindo, mas lá dentro você vai poder conferir toda a imponência do palácio, incluindo seus mobiliários e diversas obras de arte de nomes conhecidos, como Velázquez e Goya.
Valor: 12 euros/pessoa
Jardins de Sabatini
Os Jardins de Sabatini são um atrativo com espaço verde de estilo neoclássico localizado na fachada do Palácio Real. As fontes, esculturas e seu desenho geométrico lhe conferem uma agradável sensação de voltar no tempo.
É um ponto praticamente obrigatório no seu roteiro Madri e ainda gratuito.
Catedral de Almudena
Localizada ao lado do Palácio Real, está a Catedral de Santa María a Real de la Almudena.
A catedral é um marco arquitetônico. Isso porque a construção apresenta uma mistura de vários estilos: clássico, gótico e romano.
Sua visita é gratuita, porém para subir ao domo e museu, o valor é de 6 euros por pessoa.
Templo de Debod
Localizado no Parque de La Montaña, o Templo de Debod, é um templo do século II a.C doado pelos egípcios para o Governo da Espanha. E o melhor, dizem que esse templo tem o pôr do sol mais lindo da cidade. Não conseguimos aguardar, pois o sol estava se pondo muito tarde no final do verão. A visita é gratuita.
Museo del Prado
O Museu do Prado é o museu mais conhecido de Madri e um dos museus de arte mais importantes do mundo. Os amantes de arte precisarão dedicar pelo menos um período do dia para visitar as principais salas e ver as obras mais significativas.
Valor: 15 euros por pessoa.
Parque el Retiro
O Parque del Retiro é um dos parques mais lindos que já vi na vida. É um oásis verde enorme com milhares de árvores que ajudam a formar um dos pulmões da cidade de Madri. Dentro do parque há também inúmeras atrações arquitetônicas, palácios e monumentos incríveis, incluindo o Palácio de Cristal construído em 1887. Sua entrada é gratuita.
Dia 3
No terceiro dia, passamos no Mercado San Miguel pela manhã. Na verdade, ele ficava perto do nosso Airbnb e passamos por ele várias vezes. Sempre extremamente lotado.
Saindo de lá, fomos experimentar o famoso churros da Chocolateria San Gines, mas a fila estava muito gigante e desanimadora. Então, seguimos para o segundo churros mais famoso o da Churreria 1902.
De lá fomos bater perna na extensa e movimentada Gran Via, entrando em algumas das lojas mais famosas, incluindo El Corte Ingles e Primark. Chegamos a bater mais perna no Barrio Chueca também, além de voltar nas praças e Calle Preciados;
Esse dia do roteiro Madri foi mais light pois como eu já conhecia a cidade, dessa vez fizemos menos correria. Além do que esse terceiro dia seria perfeito para um bate a volta de trem para Toledo. Porém, fizemos Toledo no começo do roteiro dessa nossa viagem de quase 20 dias para a Espanha.
Mercado San Miguel
Localizado no coração de Madri, o Mercado de San Miguel é o único mercado de ferro que sobreviveu até os dias atuais. Mesmo por fora, o mercado já impressiona pela beleza da sua arquitetura. Todo trabalhado em ferro e com grandes janelas de vidro, é uma construção que se destaca.
Gran Via
A famosa Gran Vía é a principal avenida de Madri. Hoje, é uma das ruas mais vibrantes da cidade, cheia de gente todos os dias e a qualquer hora. O número de lojas de grife tem aumentado exponencialmente.
Praticamente toda a Gran Vía foi construída durante o mesmo período, por isso a maioria dos edifícios seguem o mesmo estilo arquitetônico. O edifício Metropolis é o mais icônico.
Mais dias em Madri
Se você tem uns dias sobrando no seu Roteiro Madri, vale a pena conhecer algumas cidades famosas nos arredores. Como por exemplo:
- TOLEDO: a apenas 70 quilômetros de Madri, é uma cidade histórica que parece ter parado no tempo. Conhecida como a “Cidade das Três Culturas”, você encontrará influências cristãs, muçulmanas e judaicas em sua arquitetura e cultura. Não deixe de visitar a Catedral de Toledo e o Alcázar.
- SEGÓVIA: cerca de 1h de Madri, a cidade de Segóvia é famosa por seu aqueduto romano e pelo Alcázar de Segóvia, que dizem ter inspirado o castelo da Cinderela.
- ÁVILA: cercada por uma muralha medieval bem preservada, Ávila é conhecida por sua arquitetura românica e gótica, incluindo a Catedral de Ávila e a Basílica de San Vicente. Fica a aproximadamente 2h de trem de Madrid.
A capital espanhola, é uma cidade super diversa, viva, vibrante e repleta de coisas para ver e fazer. Prepare-se para se encantar com o centro antigo, se perder na multidão de turistas e experimentar tapas maravilhosas.
Já salva esse pin no seu Pinterest
Gostaram do nosso Roteiro Madri? Ficaram com alguma dúvida?
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?
Nunca embarque para o exterior sem seu Seguro Viagem em mãos, eu mesma já tive intoxicação alimentar mais de uma vez, na Bolívia e em Cuba. O seguro é essencial não só nesse caso, como em vários outros.
Você pode gostar de outros roteiros:
Dicas de Florença: a capital da Toscana!
Quanto custa viajar para Capadócia na Turquia
Roteiro Marrocos: uma viagem de carro de forma independente!
Roteiro Alemanha: o que fazer em 18 dias
Compartilhe:
Comente esse artigo