BLOG

 

Dubai: o que fazer num Stopover

20 de setembro de 2024 • Destinos, Dicas de Viagens, Dubai • POR Daniela Marin
Dubai
20 set

Já pensou em fazer um Stopover em Dubai?

A cidade nunca esteve nos nossos planos principais, porém, na nossa viagem para Indonésia, resolvemos aproveitar a conexão para ficar 5 dias e finalmente conhecer a chique Dubai.

Sobre Dubai

Sem dúvida, é um destino memorável e impressiona a todos que a visitam.

Dubai encanta seus visitantes com seus inúmeros e consideráveis recordes, como por exemplo, o edifício mais alto do mundo, o museu mais moderno, o hotel mais luxuoso, a piscina mais funda, a tirolesa urbana mais comprida, o jardim com mais flores, o atrativo com mais fontes e etc.
O lugar é um sinônimo de modernidade e tecnologia.

Além de todo o luxo e glamour, a cidade oferece uma experiência única, com um encontro entre o moderno e o antigo. 

Dubai é um lugar que vem atraindo cada vez mais turistas brasileiros. Inclusive caminhando pelos souks, os locais já nos reconhecem como brasileiros. 🙂 

Agra Dubai

Quando ir

A melhor época para visitar Dubai é no inverno, entre novembro e abril, quando as temperaturas são mais amenas para passeios ao ar livre. Nesses meses de novembro e dezembro, as temperaturas máximas são entre 26°C e 35°C.

No verão, de maio a outubro, as temperaturas médias variam entre 25°C e 40°C, podendo chegar a 48°C em julho e agosto. A probabilidade de chuva é quase inexistente. 

Nós fomos em Agosto e pegamos 42°C todos os dias…rs… um calor infernal. Mas o motivo de escolher essa época foi porque o destino principal era a Indonésia e simplesmente encaixamos Dubai no nosso roteiro. Então, se você sofre com o calor, realmente opte pelo inverno.

De qualquer maneira, Dubai é sempre muito movimentada, em qualquer temporada. Portanto, não deixe de comprar seus ingressos com antecedência sempre que possível. Isso te poupará um bom tempo nas filas.

Deira Dubai

Quantos dias ficar em Dubai?

Dubai é uma cidade cheia de atrativos e nós recomendamos ficar no mínimo 3 dias para ter um gostinho dessa cidade tão incrível. Até porque a cidade é grande e tudo bem espalhado, gastando um bom tempo em deslocamentos. Contudo, se você tiver mais tempo, dá para ficar facilmente uns 7 dias em Dubai, explorando mais as atrações da cidade e região com mais calma.

Onde ficar

A estrutura hoteleira de Dubai é excelente! Há uma grande variedade de hotéis para todos os gostos e bolsos. 
Inclusive, o único hotel sete estrelas do mundo, o Burj Al Arab, fica por lá.

Escolher onde ficar em Dubai não é uma tarefa fácil. Como a cidade é extensa, as distâncias entre um ponto e outro são sempre muito grandes, pois não existe uma área que concentre todas as atrações turísticas.

Principais bairros de Dubai

Downtown Dubai é a melhor área para se hospedar se você quer ficar bem localizado, pois estará próximo de alguns dos principais pontos turísticos de Dubai, além de estar entre a parte velha da cidade e a praia.

Jumeirah Beach é um bairro luxuosíssimo e repleto de hotéis com infraestrutura impecável. Além de estar próximo da praia, Jumeirah Beach conta com muitas opções de bares e restaurantes requintados. Se você procura luxo, aqui é o lugar!

Al Fahid e Al Seef são os bairros históricos em Dubai que trazem o charme da cidade antiga. Lá você encontra boas cafeterias, galerias de arte e lojas mais tradicionais. Apesar de estar um pouco mais longe do centro, o acesso é bem fácil tanto de carro como de transporte público.

Al Barsha não é o bairro mais bonito nem o mais atrativo de Dubai. Nele, a principal atração é o Mall of the Emirates, onde fica o Ski Dubai, um dos maiores resorts de ski indoor do mundo.
A grande vantagem do Al Barsha é que, além de estar bem posicionado entre a Marina e Downtown, o bairro possui opções de hospedagem mais econômicas.
E como estávamos de carro alugado, foi o bairro que escolhemos nos hospedar pela economia, oferecendo estacionamento e café da manhã gratuitos.

Hotel Dubai

Como se locomover

Nós alugamos carro já no aeroporto e fizemos todo nosso roteiro de forma independente, sendo a melhor opção (na nossa opinião). O carro te oferece uma liberdade para explorar a cidade e arredores no seu próprio ritmo, sem depender de outras pessoas ou de transporte público.

Dubai possui uma infraestrutura de transporte moderna, com estradas largas e bem conservadas, facilitando a circulação de veículos, além de vários locais, geralmente shoppings, com estacionamento gratuito. Não esqueça de levar sua PID que é obrigatória!

A cidade foi projetada para o uso de carros, o que torna a condução bem eficiente!

Porém, muitos brasileiros contratam receptivos de brasileiros que moram em Dubai e fazem todo o roteiro já montado com motorista particular, é uma opção mais cara, claro!

Outra alternativa é se locomover de taxi (que eu achei caro) ou utilizar o transporte público que é bem moderno e eficiente também!

Old Dubai

O que fazer em Dubai

Dubai Mall

O Dubai Mall é um dos principais atrativos da cidade. Com mais de 1.200 lojas, o maior shopping do mundo conta com as principais grifes, restaurantes, pista de patinação, obras de arte, cachoeira, aquário e até um esqueleto de dinossauro.

Dubai

Dubai Fountain

Uma atração que não pode ficar de fora da sua programação no Dubai Mall é o imperdível show das fontes na Dubai Fountain. A fonte é linda e vale a visita tanto durante o dia quanto à noite, mas, claro, nada supera as apresentações musicais, com o balé das águas dançantes.

O show da fonte de Dubai acontece diariamente a partir das 18:30 e depois segue a cada 30 minutos até às 23h.

Show das fontes Dubai

The View at the Palm

Não deixe de visitar o mirante da palmeira mais famosa do mundo! Localizado na ilha artificial Palm Jumeirah, no topo do The Palm Tower.

O The View at The Palm é um mirante em Dubai, localizado no 52º andar oferecendo vistas panorâmicas de 360 graus. O local é um dos pontos mais visitados da cidade e apresenta vistas para o Golfo Pérsico, Palm Jumeirah e o horizonte de Dubai.

O The Palm Tower também abriga outros espaços, como um café, restaurante, uma exposição criativa, túneis interativos e uma lojinha de souvenirs. Além disso, ele fica anexo ao Nakheel Mall onde paramos o carro de forma gratuita.
Compre seu ingresso antecipado pelo site oficial!

The view at the palm

Burj Khalifa

O Burj Khalifa é simplesmente o maior prédio do mundo! Ele possui 828 metros de altura e lá de cima você tem uma boa vista da cidade de Dubai. Há um famoso mirante no nível 124 e, se você quiser uma experiência mais exclusiva, com um ingresso mais caro, é possível ir até o nível 148 para uma visão mais panorâmica da cidade.
Compre seu ingresso antecipado pelo site oficial!

Dubai Mall

Jumeirah Beach e Burj Al Arab

Jumeirah Beach é o nome da região das praias públicas de Dubai. Super limpa e organizada, a orla possui ciclovia, área de ginástica, bares e restaurantes, dentre outras atrações. No entanto, a orla da praia não é uma faixa contínua, tendo em vista que muitos resorts e hotéis possuem praias privativas.
Nós só conseguimos visitar a praia no horário do pôr do sol, devido ao calor. A temporada de praia em Dubai é somente no inverno…rs

O Burj Al Arab, único hotel 7 estrelas do planeta, fica em uma parte exclusiva de Jumeirah Beach. Suas suítes são puro luxo e seus restaurantes já receberam personalidades importantíssimas. Mas para se hospedar lá, é preciso um belo orçamento (rs). De qualquer forma, conseguimos apreciá-lo da praia.

Burj Al Arab Dubai

Dubai Frame

O Dubai Frame é considerado a maior moldura de quadro do mundo. O imponente atrativo, que possui 150 metros de altura, está localizado quase que no coração da cidade.

Assim que você entra na atração, pega o elevador panorâmico que vai te transportar diretamente para o topo, a 150 metros de altura. Lá em cima, existe uma passarela de vidro fosco, que você não enxerga nada no chão. Assim que você caminha sobre ela, o vidro fosco se torna transparente e você enxerga tudo que está lá embaixo.

Confesso que tenho pavor de altura e pânico nessas passarelas de vidro, por isso, não chegamos a entrar…rsrsrs

Dubai Frame

Museu do Futuro

O Museu do Futuro já entrou para a lista de atrações mais inovadoras de Dubai.
O grande destaque vai para a arquitetura do prédio, que se auto intitula “o mais bonito do mundo”. Mas a obra é de fato incrível!
De fora, sua fachada, com linhas arredondadas tem inscrições no alfabeto árabe. Essas inscrições, aliás, são poemas. O prédio cobre uma área de 17.600 m² e possui 77 m de altura, com 7 andares habitáveis. A fachada foi construída em aço inox através de um processo assistido por robôs.
Tudo impressionante! Assim é Dubai!

Museu do Futuro Dubai

Dubai Marina

A Dubai Marina tem clima tranquilo, uma bela orla para passeio, é repleta de cafés e restaurantes e, de quebra, está bem pertinho do mar. O bairro, localizado à beira da maior marina artificial do mundo, é ponto de partida de passeios de barco para quem deseja conhecer a orla de Dubai e navegar pelas águas do Golfo Pérsico. 

No mesmo complexo está o Dubai Marina Mall, onde estacionamos o carro de forma gratuita.

Dubai Marina

Old Dubai

Conheça Old Dubai, a antiga área da cidade de Dubai que abriga alguns dos locais mais tradicionais dessa cidade histórica.

Comece fazendo a travessia junto com os locais, um breve passeio de barco de madeira, chamado de abra, ao longo do Dubai Creek, uma experiência única. Nós estacionamos o carro próximo a Deira Old Souk e fizemos essa travessia, super curtinha e bem interessante.

Os abras operam entre a Deira Old Souk Abra Station, no lado de Deira e a Bur Dubai Abra Station do lado de Bur Dubai (Antiga Dubai).

Do outro lado, conheça o bairro histórico de Al Fahidi, lar de algumas das melhores joias culturais da cidade, incluindo o Forte Al Fahidi, o edifício mais antigo de Dubai.

Al Seef é um outro bairro que fica do lado de Al Fahidi. Percorrendo 1,8 km ao longo de Dubai Creek, ele se tornou um dos distritos de lazer mais populares de Dubai, oferecendo nesse espaço repleto de história, muitas opções de compras, gastronomia e hospedagem.

Lá você vai encontrar lugares bem charmosos, em um ambiente que parece cenário de filme, além da Starbucks mais rústica e instagramática do mundo.

Old Dubai
Starbucks Dubai

Spice e Gold Souk (Deira)

O Spice Souk é o mercado das especiarias que proporciona uma experiência colorida, aromática e sensorial. É uma volta ao passado que permite os visitantes conhecer diversas ervas aromáticas e especiarias. Há também uma grande variedade de chás perfumados do mundo todo, além de frutos secos e óleos. As especiarias são vendidas por peso e em pacotes.

Spice Souk Dubai

Já o Gold Souk é o mercado do ouro, um dos mercados tradicionais e antigos de Dubai.  Mesmo sem comprar nada, vale a pena dar uma caminhada pelo souk para conhecer um pouco mais sobre o trabalho de artesãos locais e seus designs únicos, feitos com ouro, pedras preciosas, diamantes, pérolas, prata e platina. Além de conhecer o maior anel de ouro do mundo, segundo o Guiness Book.

Gold souk Dubai

Desert Dubai Safari

O Deserto de Dubai faz parte do Deserto Arábico e atrai, todos os dias, viajantes em busca de novas paisagens e experiências.

O passeio mais comum é o Safari 4×4 a partir de Dubai. Várias empresas realizam o tour e seguem um padrão muito semelhante de itinerário.

O percurso do rally é bonito, mas não chega a dar emoção pois os carros não impõem grande velocidade e seguem em fila até um ponto alto para fotos.

No mirante é onde assistimos ao pôr do sol no deserto! (a melhor parte do passeio)

Depois que o sol se põe, os grupos são levados para acampamentos inspirados no modo de vida dos beduínos. Nenhum deles é um acampamento original. Ao chegar, os turistas podem andar em camelos (é uma voltinha de apenas dois minutos), praticar sandboard e fazer pinturas em henas.
No acampamento, os turistas assistem a shows de danças típicas como dança do ventre e coreografias com fogo e espadas. Ao mesmo tempo é servido o jantar que inclui bebidas, menos alcóolicas.

A comida é bem simples, pra não dizer horrível. Sinceramente, nós nem conseguimos comer. Eu já tinha ouvido dizer que a comida não era boa, mas não imaginava algo tão ruim sendo servido aos turistas. Nessa hora, eu me arrependi de não ter pago o passeio na agência mais cara 😛

Fica a dica!

Dubai Desert Safari

Deserto de Dubai

Abu Dhabi

A grande atração de Abu Dhabi é a Sheikh Zayed Grand Mosque, a incrível mesquita com uma arquitetura grandiosa.

O lugar é aberto ao público, gratuito, porém, as visitas precisam ser agendadas no site oficial.

O traje dos visitantes deve seguir as regras do islã, porém quem não estiver preparado poderá comprar o traje no local,onde há um belo de um shopping, inclusive onde estacionamos gratuitamente.

A visita à Grand Mosque é imperdível, mesmo em um bate e volta a partir de Dubai. Ela é uma das mais espetaculares atrações dos Emirados Árabes e certamente do mundo.

Para ver mais de Abu Dhabi e conhecer a praia, experimente caminhar pela Corniche Road. A via, com 8 km de extensão, está em uma das áreas mais modernas de Abu Dhabi e é recheada de restaurantes, cafés e áreas de lazer. Como o calor estava absurdo, nós percorremos a avenida de carro mesmo só pra conhecer a região, depois de almoçar num restaurante tradicional no centro.

A cidade ainda conta com outras atrações, mas como estávamos somente num bate e volta de Dubai, focamos somente na Mesquita que era de nosso interesse.

Abu Dhabi
Abu Dhabi Mesquita

Outras atrações: Emirates Palace Abu Dhabi, o Parque Ferrari World, o Observation Deck at 300 e ainda uma filial do Guggenhein.

Visitar Dubai é uma experiência inesquecível! Desde os arranha-céus modernos ao deserto, cada detalhe dessa cidade é uma mistura de inovação e tradição.
Definitivamente, é um destino que surpreende e vale a pena conhecer!

Dubai AED

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Dubai

Dúvidas sobre Dubai?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no Instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gostou do post, pode gostar dos outros roteiros de viagem como:

Quanto custa viajar para Capadócia na Turquia

Istambul: Roteiro e dicas da maior cidade da Turquia

Fez – Marrocos: conheça a maior Medina do mundo!

O que fazer em Marrakesh: um roteiro de 3 dias

Mochilão Oriente Médio: Egito e Líbano

Mochilão Oriente Médio: Jordânia e Israel


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *