BLOG

 

Lima – Por que conhecer a capital do Peru!

2 de agosto de 2024 • Destinos, Peru • POR Daniela Marin
Lima Peru
02 ago

Lima é uma cidade que vale a pena conhecer!

Em meio a tantos atrativos turísticos existentes no Peru, como Machu Picchu, Cusco e Linhas de Nazca, muita gente usa sua capital apenas como uma breve passagem.
Entretanto, conhecer Lima vai muito além de pontos turísticos. A cidade apresenta uma mistura de história e desenvolvimento e encanta quem decide explorar um pouquinho toda a riqueza que a cidade oferece!

Lima capital do Peru

Sobre Lima

Lima está situada às margens do Oceano Pacífico…sim, é uma cidade costeira, a única entre as capitais sulamericanas, mas seu clima não é tropical! rsrs

Fundada em 1535 pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro, a cidade se tornou uma das mais importantes do continente durante seu período colonial, sendo conhecida como “Cidade dos Reis”.
Esse fato trouxe uma herança arquitetônica imensa para a cidade, que hoje apresenta um centro histórico riquíssimo, sendo, inclusive, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Centro Histórico Lima
Lima Peru

Além de toda sua história, Lima ainda guarda uma atmosfera da cultura inca, refletida em seus cheiros, sabores, música e simpatia do povo.

Mas não para por aí: a cidade vem se desenvolvendo a cada ano, se convertendo numa verdadeira metrópole, uma das mais populosas da América Latina. Hoje se destaca, e muito, quando o assunto é gastronomia.
Essa metrópole é repleta de contrastes, o que torna extremamente interessante de se conhecer, tanto que a Dani já esteve por lá em duas oportunidades!

Quando ir

Lima é uma daquelas cidades que se pode visitar o ano todo. Embora esteja no litoral, não faz aquele calor como em outras cidades costeiras. A principal característica da cidade é um slogan por lá: “nunca chove em Lima”.
Claro que a possibilidade de chuva é pequena em relação a outros lugares, mas existe sim possibilidade de uma garoa!

Lima Peru

Os meses de verão são de dezembro a março, os dias são mais abertos e as temperaturas médias são de 22°C. No inverno, de maio a outubro, as temperaturas caem para médias de 17o°C, mas há grande possibilidade de tempo nublado e um ventinho mais gelado!

Como chegar em Lima

A maneira mais rápida é através do Aeroporto Internacional Jorge Chavez, que vem se tornando um “hub” importante na América do Sul. Ele é o único aeroporto da capital e fica na cidade vizinha de Calao, distante apenas 11 quilômetros de Lima.

Há voos diretos partindo de São Paulo e de outras capitais estaduais, principalmente da LATAM. Há outras opções também de companias, saindo de São Paulo, incluindo voos com escalas em Buenos Aires e Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

Lima Peru

Onde se hospedar em Lima

Embora a cidade seja muito grande, não vai ser difícil escolher um local para se hospedar em Lima.
Os mais recomendados, sem dúvidas, são os bairros (ou distritos) de Miraflores e San Isidro. Isso porque apresentam muitas opções de hotéis, além de serem bairros muito bem cuidados, bonitos, considerados nobres e com muitos restaurantes, cafeterias e lojas.

San Isidro costuma ter opções mais caras que Miraflores. Em nossa visita a Lima, escolhemos ficar em Miraflores e não nos arrependemos.
Outra opção é o bairro de Barranco, bairro mais boêmio e com boas atrações turísticas também. As opções são mais limitadas em termos de hospedagem, mas fica aqui a dica pois você já estará no “fervo” noturno.

Centro Histórico Lima Peru
Lima

O centro da cidade possui também boas opções de hospedagem, normalmente mais em conta que nos demais bairros, entretanto você terá que se deslocar bastante caso queira curtir a vida noturna. O centro fica totalmente vazio no período noturno. A Dani em sua segunda visita ficou nessa região e só achou bom pela economia.
Entretanto, o deslocamento acaba sendo inevitável em Lima, pois as atrações estão espalhadas pela cidade, seja de dia, seja de noite.

O que fazer em Lima

Lima tem muita variedade em termo de lugares para se visitar, e começar pelo Centro Histórico é sempre uma boa dica.
Como falei, a cidade foi fundada em 1535, então a riqueza arquitetônica dessa região é enorme, com mais de 600 edifícios históricos catalogados, entre palácios, igrejas, casarões e monumentos.

O melhor ponto de partida, sem dúvidas, é a Plaza Mayor (ou de Armas) que por si só, é uma das mais bonitas das capitais sulamericanas. Nela, estão situados os Palácios do Governo, Palácio Municipal, além da Catedral de Lima.

Lima Peru
Lima Peru

Essa praça costuma apresentar festejos religiosos, e não é difícil encontrá-la toda enfeitada. Perto dela fica o Convento de Santo Domingo, fundado em 1766 e que hoje funciona como museu também.

Perto dali, é possível visitar a Estación Desamparados, datada de 1912 e o Parque de la Muralla, ruínas da antiga muralha que cercava a cidade.
Quando fomos, fizemos tudo por conta própria mesmo, mas muita gente prefere fazer tour guiado. Fica a critério de cada um.

Catacumbas

Outro ponto auge do Centro Histórico fica por conta do Museu Convento São Francisco e Catacumbas. Além de toda importância de sua arquitetura, o local apresenta acervo histórico e serviu de cemitério no passado, possuindo túneis com as famosas Catacumbas, repletas de ossadas humanas.

A visita ao local é guiada, porém, muito interessante, tendo contato com toda a história que envolve o local. Completam todo esse complexo a Iglesia del Milagro e Iglesia Nuestra Senhora de la Soledad.

Lima Peru
Lima Peru

Outra praça situada no centro é a Plaza San Martin, rodeada por edifícios históricos e ligada à Plaza Mayor pelo Jirón de la Unión, um calçadão cheio de lojas. A dica aqui é fazer o centrinho todo a pé, aproveitando todos os casarões com bancadas coloniais, igrejas e demais atrações, além de ver a vida com é por lá.
Vale ainda destacar a Plaza Bolívar, próxima ao miolo do centro histórico, onde está o Congresso Nacional. Dali, aproveite para visitar o Barrio Chino e comer em uma das muitas chifas, restaurantes tradicionais de comida chinesa. Estão em outras localidades da cidade também.

Lima Peru

Sítios Arqueológicos

Um dos pontos mais importantes da história de Lima é contada pelos diversos sítios arqueológicos existentes na cidade, remetendo a um período em que a região foi habitada por antigas civilizações, antes até que os incas.
O mais conhecido e visitado é o Huaca Pucllana, situado no meio do bairro de Miraflores. É um complexo feito de adobe e argila de aproximadamente 6 hectares, construído aproximadamente 500 d.C.. O destaque fica para sua pirâmide, mas todo o sítio é bem interessante e vale muito a vista!

O segundo sítio mais visitado é o Santuário Arqueológico de Pachacamac, um complexo imenso, com ruínas remanescentes de um santuário dedicado ao Deus Pachacamac, distante aproximadamente 40 quilômetros da capital, no distrito de Lurín. Foi construído a mais de 1000 anos.

Por fim, mas não menos importante, contrastando em meio aos modernos edifícios de San Isidro o Huaca Huallamarca, um antigo templo em formato piramidal, com mais de 2000 anos de construção.

Ruínas Incas Peru
Lima

Barranco

Um bairro boêmio de Lima, repleto de cultura, arte, cores e excelentes restaurantes, muito procurado atualmente por artistas, escritores e fotógrafos.
Obviamente que o que mais chama a atenção por lá é a vida noturna, já que o local abriga os melhores bares e casas noturnas da cidade.

De qualquer forma, por suas ruas é possível aprender um pouco sobre a cultura artística da cidade, passando por suas diversas galerias de arte, murais com grafites coloridos e complexos culturais em antigos casarões.
Por lá ainda é possível visitar a Ponte dos Suspiros, uma ponte de pedestres que une duas das principais ruas do bairro e o Mirante Catalina Recavarren, com um belo visual do Oceano Pacífico.

Barranco Lima

foto: dicasperu.com.br

Miraflores

Local mais movimentado da cidade, com muitos hotéis, lojas e restaurantes, incluindo o Larcomar, famoso shopping a céu aberto.
Por lá, é possível fazer tudo a pé ou de bicicleta, começando pelo Malecón beirando o mar, com uma vista da praia lá embaixo. O malecón de Miraflores tem aproximadamente 6 quilômetros de extensão e é possível ir até o bairro Barranco por ele.

Caso queira, é possível descer escadarias pelos paredões do barranco (não o bairro) para caminhar pela praia. O mar é bonito, mas a água é bem gelada e com muitas pedras, ficando lotada de surfistas!
Perto do shopping Larcomar fica o Parque del Amor, também na orla, possuindo uma grande escultura dedicada ao Beijo e mosaicos de artistas peruanos. O local é considerado o melhor ponto de pôr-do-sol da cidade.

O parque Kennedy, já fugindo da região costeira, é uma bela praça com comércio diversificado ao redor, incluindo mercados de artesanato e muitos restaurantes. A Paróquia La Virgen Milagrosa também fica em seus arredores.

Lima Peru
Miraflores Lima Peru

Lima MIraflores Peru

Como em nossa primeira visita a Lima ficamos em Miraflores, de lá tomamos um taxi para o Museu Oro del Peru y Armas del Mundo, já que ele fica em uma região mais isolada em relação a outros pontos turísticos.

Achamos o museu grande com um acervo bem interessante, voltado em boa parte a história do país. A visita não era guiada.

É verdade que a cidade apresenta uma oferta muito grande de museus, visto que a Dani visitou em outra oportunidade, o Museu Arqueológico Larco e o Museu Nacional de Arqueologia do Peru. Outro museu bem visitado é o Museu de Arte de Lima.

Já deu pra ver que Lima é uma cidade completa, uma metrópole cheia de contrastes, rica em história e cultura. Uma cidade muito gostosa de se visitar.

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Já salva esse pin no seu Pinterest!

Pinterest Lima

Dúvidas sobre Lima?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no Instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gostou do post, pode gostar dos outros roteiros de viagem na América do Sul:

Galápagos: Conheça esse Arquipélago no Pacífico

Patagônia Argentina: roteiro completo de 10 dias

Chile: o que fazer na Região dos Lagos Andinos

Roteiro Viña del Mar e arredores

Mochilão Bolívia: Conheça paisagens de tirar o fôlego!

Salar de Uyuni: roteiro no maior Deserto de Sal do mundo!


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *