BLOG

 

Quanto custa viajar para Capadócia na Turquia

17 de agosto de 2020 • Destinos • POR Daniela Marin
Quanto custa viajar para Capadócia
17 ago

Quer saber quanto custa viajar para Capadócia?

A Turquia está na lista dos sonhos de muita gente e não poderia ser diferente, já que o destino é incrivelmente maravilhoso e nunca decepciona! E a Capadócia é o destino mais procurado da Turquia e simplesmente dispensa explicações, né?

Nós passamos 4 dias na Capadócia, fizemos todos os passeios de maneira independente pela região e nesse post vou dar algumas dicas práticas, especialmente com relação aos deslocamentos.

Portanto, se você tem o sonho de conhecer a Capadócia de forma independente, já anota esse roteiro e tenha uma noção dos principais gastos da viagem.

Lembrando que a moeda local é a Lira turca, mas leve Euros ou Dólares que serão facilmente trocados nas diversas casas de câmbio existentes ou até mesmo aceitos em alguns lugares, principalmente nos mais turísticos.

Como já contei para vocês no primeiro post sobre a Turquia, essa viagem foi o meu maior sonho realizado. Demorei para concretizar porque esperei o momento perfeito, planejei cada detalhe e até agora não superei!!! (e nunca vou superar!) 😛

Quanto custa Capadócia

Quando ir para a Capadócia

Dizem que a melhor época para visitar a região é entre abril e maio (primavera) ou entre setembro e outubro (outono), pois as temperaturas são mais amenas.

No inverno de lá, que é de dezembro a março, além do frio extremo, pode nevar muito, chover e ventar, o que causa muitos cancelamentos dos voos de balão. No inverno turco, os hotéis, restaurantes e tours são bem mais baratos por causa do número reduzido de turistas.

Já no verão, entre junho e agosto, o calor é bem intenso e os preços são bem inflacionados. Mesmo assim, é alta temporada, com o maior número de turistas.

Devido às minhas férias, eu só poderia escolher entre janeiro ou julho por se tratar de uma viagem de quase 20 dias (roteiro completo pela Turquia). Portanto, é claro que escolhi o verão, mesmo sabendo quanto custa viajar para Capadócia nessa época.

De fato, o calor foi bem intenso durante o dia, porém à noite refrescava bastante que chegava a colocar uma jaqueta todos os dias para sair para jantar.

Quanto custa viajar para Capadócia

Como chegar na Capadócia

Se você está planejando uma viagem a Turquia e calculando quanto custa viajar para Capadócia, deve ter em mente todos os deslocamentos.

O que muitos turistas não sabem é que a Capadócia, localizada na região Anatólia Central, fica bem distante de Istambul, principal porta de entrada da Turquia. Localizada a 300 km de Ancara (capital do país) e a 730 km de Istambul, a melhor opção de chegada à Capadócia é de avião.

Portanto, verifique a opção de múltiplos destinos na sua passagem saindo do Brasil ou compre o trecho interno com uma low cost. A Turquia é simplesmente um destino incrível para você perder tempo com muitos deslocamentos (via terrestre pode levar aproximadamente 13 horas de estrada).

Existem 2 aeroportos na região da Capadócia, um em Nevsehir e o outro em Kayseri. Na minha opinião, o Nevşehir Kapadokya Airport é a melhor opção, pois está localizado a apenas 40 km de Gorëme (principal cidade base).

Para sair do aeroporto, independente da sua cidade base, existem táxis, transfers compartilhados ou até mesmo transfer privado. Você pode pagar um serviço de pick up do seu hotel também, o que é muito comum.

No final vou colocar todos os valores junto com a lista de quanto custa viajar para Capadócia. 

Capadócia Turquia

Onde se hospedar na Capadócia

A região da Capadócia possui 4 cidades principais que servem de base para hospedagem. São elas: Gorëme, Ürgüp, Uçhisar e Avanos. No entanto, em todas as minhas pesquisas durante meu planejamento do roteiro Turquia, as pessoas eram unânimes em afirmar que ficar em Gorëme era o ideal.

Foi assim que fizemos e não me arrependo. Nos hospedamos em Gorëme e, como conhecemos as outras cidades durante os passeios pela Capadócia, também afirmo que é a melhor opção. Pelo menos, para quem vai pela primeira vez.

  • Gorëme: melhor área turística para explorar tudo a pé, onde está a maioria das agências de passeios, maior parte dos hotéis e restaurantes.
  • Ürgüp: tem mais cara de cidade, bem menos turística, maior infraestrutura de supermercados, farmácias, locadora de automóveis, etc.
  • Uçhisar: região bem típica, mais residencial, lindas vistas panorâmicas e com um ar tranquilo e bucólico.
  • Avanos: cidade tranquila com menos atrações turísticas, porém conhecida por suas cerâmicas.

Por sorte, achei uma hospedagem super econômica no Airbnb, que acabou sendo uma grata surpresa na Capadócia. Recomendo demais, o Gedik Cave Hotel e agradeço toda a equipe do local, especialmente o Serkan que me ajudou demais desde o planejamento da viagem e durante toda a nossa estadia.

Gedik Cave Hotel Capadócia

Como se locomover na Capadócia

Se você fechar passeios com as agências de viagens, provavelmente não precisará se preocupar com transportes, além de táxi ou transfer de ida e volta para o aeroporto. Existem diversos passeios e certamente você ocupará todos os dias com as mais variadas atrações locais.

Para sair à noite, se estiver bem localizado (o que é muito importante), em poucos metros da sua hospedagem encontrará diversas opções de restaurantes.

Vale a pena contratar um tour na Capadócia? Financeiramente até que sim e talvez por praticidade também. Mas, nós somos adeptos de fazer tudo por conta, com mais liberdade sempre que possível.

Portanto, no primeiro dia alugamos uma scooter para conhecer as atrações mais próximas.

Para o segundo e terceiro dia, fomos até Ürgüp de táxi para alugar um carro. Acredita que em Gorëme não tem locadora de automóveis? A maioria fecha passeios em grupos e não tem demanda.

No último dia, como havíamos feito o passeio de balão pela manhã, alugamos um quadriciclo pela tarde para explorar um pouco mais a região.

Todos os valores de quanto custa viajar para Capadócia estarão no final do post.

Capadócia Turquia

O que fazer na Capadócia

Você deve estar se perguntando o que fazer na Capadócia além do voo de balão, e ficar com dúvidas de quantos dias é o ideal para conhecer a região. Muitos visitantes optam por ficar entre 2 e 3 dias inteiros para garantir que o voo de balão aconteça.

O interessante é dormir pelo menos duas noites, assim você terá mais chances de voar de balão, pois se as condições climáticas não permitirem o voo no primeiro dia, você ainda terá outra chance no dia seguinte.

No nosso caso, ficamos 4 dias justamente por esse motivo.

O passeio de balão é o auge da viagem, porém a região da Capadócia possui muitas outras atrações bem interessantes que valem a visita.

Por exemplo, o Red Tour inclui as atrações mais visitadas como, Uçhisar Castle, Göreme Open Air Museum, Love Valley e Avanos.

Já o Green Tour inclui a visita para o Göreme Panoramic View, Derinkuyu Underground City, Selime Castle e Pigeon Valley.

Enquanto o Blue Tour abrange a visita do Ortahisar Castle, Keslik Monastery, Sobesos Ancient City e Old Greek Village.

Como não fizemos tour nenhum com agência, visitamos quase todas essas atrações por conta própria com direito a se perder pelas estradas quando o GPS falhava, entrar numa vila onde ninguém falava inglês e colecionar histórias engraçadas para contar.

Quanto custa viajar para Capadócia

Dia 1

Goreme Open Air Museum

Chegamos na Capadócia bem cedo, pois nosso voo saiu de Istambul às 6:50 da manhã. Tínhamos reservado um transfer com nossa hospedagem, porém houve algum desencontro e acabamos pegando um transfer compartilhado na saída do aeroporto. Foi super rápido e tranquilo.

O atendimento do nosso Cave Hotel foi excelente e pudemos fazer o check in exatamente na hora em que chegamos, tipo umas 9 horas da manhã.

Aproveitamos a manhã para começar a explorar algumas atrações locais e seguimos direto para o Museu ao Ar Livre de Goreme que ficava a 2 km do nosso hotel, portanto, fomos caminhando e fotografando pelo caminho.

O Museu ao Ar Livre de Goreme é um grande complexo monástico composto por diversos mosteiros, cada um com a sua igreja. Contém igrejas escavadas na rocha e apresenta exemplos únicos da arquitetura em rocha e da técnica de pintura de afrescos.

A maioria das igrejas no museu é dos séculos 10, 11 e 12. Esse museu faz parte da lista de Património Mundial da UNESCO desde 1984 e é um dos primeiros lugares da Turquia a fazer parte desta lista.

Voltamos caminhando mais 1,5 km para o centrinho de Gorëme (era verão, pensa no calor!) para almoçar algo bem típico.

Todos os valores de quanto custa viajar para Capadócia estarão na lista final.

Goreme Open Air Museum Capadocia

Goreme Capadocia Turquia

Goreme Panorama

O planejamento para nossa tarde era caminhar mais 2 km até o Gorëme Panorama, porém devido ao sol e calor intenso, resolvemos alugar uma scooter e foi a coisa mais divertida que poderíamos ter feito nesse primeiro dia.

Seguimos de scooter fazendo paradas estratégicas pelo caminho para apreciar aquela paisagem tão diferente até o Goreme Panorama, ponto turístico na estrada que fica no alto de uma encosta.

O lugar oferece uma vista panorâmica muito linda da cidade de Gorëme, dos vales da região e das formações típicas da Capadócia, conhecidas como Chaminés de Fadas.

Como todo o local é ao ar livre, não se paga nada para conhecer e existem restaurantes, cafeterias e lojinhas ao longo do caminho. Além das diversas árvores cheias de olho turco (ou grego) que você vai querer fotografar.

No final da tarde, após devolver a scooter, fomos tomar um café gelado no Coffeedocia, uma cafeteria bem badaladinha na cidade, estilosa e com uma linda vista. Porém, não recomendo! Achei caro e atendimento ruim.

O ponto positivo de viajar no verão é que o dia é longo e rende muito bem. No final da tarde ainda tínhamos bastante tempo até o pôr do sol.

O pôr do sol na Capadócia é algo imperdível na minha opinião! O local mais visitado para esse momento é o Sunset View Point que ficava a 600 metros do nosso hotel.

Logicamente, fomos conferir e apreciar aquele momento mágico!

Quanto custa viajar para Capadócia

Quanto custa viajar para Capadócia

Sunset View Point Goreme Capadocia

Dia 2

O perrengue

O segundo dia começou de madrugada para o passeio de balão, ou seja, o dia mais esperado de toda a viagem da Turquia.

Após a empresa nos buscar no hotel às 4:30 da manhã, nos levar para tomar café da manhã em sua sede, que é o ponto de encontro e de partida, o passeio foi cancelado por condições climáticas não favoráveis.

O vento estava acima do esperado e por segurança, os passeios todos foram cancelados naquele dia. A gente só sentia calor e não percebia vento nenhum. Porém, para os voos acontecerem, o vento tem que ser inferior a 10 km/h.

Uma mistura de frustração, choro e sono! Mas beleza, tínhamos o dia seguinte para uma nova tentativa. Lembra que eu falei no começo do post sobre a importância de ficar pelo menos 3 dias? Então…

Voltamos para o hotel para cochilar até o horário de conseguir retomar a programação do dia.

Ainda pela manhã, fomos de táxi até Ürgüp para alugar um carro. Como falei anteriormente, não há locadoras de automóveis em Gorëme, apesar de ser extremamente turística, a maioria fecha os tours com as agências de turismo.

Quanto custa viajar para Capadócia

Quanto custa viajar para Capadócia Uçhisar Castle

Turistando de forma independente

De carro alugado, fomos visitar o Ortahisar Castle (Castelo do Meio), Pigeon Valley, Uçhisar Castle e Kaymakli.

Ortahisar é famosa pelas pitorescas casas de pedra, estreitas ruas e encantadoras igrejas, assim como pela formação rochosa em forma de castelo, da qual deriva o nome da vila. O castelo de Ortahisar oferece uma magnífica vista sobre as chaminés de fadas de Hallacdere e o pico nevado do Monte Erciyes.

No ponto panorâmico do Pigeon Valley, o acesso é gratuito e pode-se observar a paisagem local cheia de formações rochosas e toda a natureza ao redor. A vista é linda e o local conta com lanchonetes, lojinhas de souvenirs e olho turco para todos os lados.

O Castelo de Uçhisar é localizado na vila de Uçhisar, cerca de 5 km de Göreme. Considerado um dos vilarejos mais antigos da Capadócia e seu castelo, um dos principais pontos turísticos da região.

É possível conhecer somente uma parte do castelo e o passeio é feito do lado de fora, subindo degraus até que se chegue no pico da fortaleza. Como se localiza em um lugar alto, a vista panorâmica é sensacional! Pode-se ver toda a região, os vales e toda sua geografia linda.

A cidade de Kaymaklı é uma das maiores cidades subterrâneas da Capadócia. Ela é formada por diversos túneis, onde foram criadas casas que compõem a cidade. Possui 4 andares debaixo da terra que são abertos ao público, mas existem na verdade mais 4 andares. Visita muito interessante, mas não recomendada para quem tem claustrofobia.

Quato custa viajar para Capadócia Turquia

Capadocia Turquia Goreme

Dia 3

O perrengue 2

Mais uma vez, levantamos de madrugada para o tão sonhado passeio de balão. O filme se repetiu…a empresa nos buscou no hotel, tomamos café da manhã no ponto de partida e…passeio cancelado novamente por vento desfavorável!

Nunca pensei que um vento perfeito para o voo de balão seria tão difícil! kkk

A frustração era imensa e as pessoas chocadas choravam no salão da empresa como se algo muito grave tivesse acontecido. O meu coração ficou despedaçado, era nosso último dia e já tínhamos as passagens compradas para o ônibus noturno que nos levaria até Fethyie.

A decisão tinha que ser rápida…desistir do sonho e seguir viagem ou refazer o roteiro, tentando remarcar a passagem, carro alugado, hospedagem em Kas, etc…

O meu sonho era o mais importante, né? O passeio de balão era o motivo principal da viagem a Turquia, então…

Nós remarcamos a passagem de ônibus para o dia seguinte (sem custo), remarcamos o passeio de balão (mais uma tentativa), pagamos uma diária a mais no hotel que já estávamos em Gorëme (ainda bem que tinha vaga e a tarifa foi quase a mesma), remarcamos o carro alugado que reservamos em Fethyie e avisamos ao hotel de Kas que só chegaríamos no outro dia (só que essa diária a gente perdeu, pagou e não usou).

Enfim, corremos que nem loucos para reorganizar a viagem ficando um dia a mais na Capadócia.

Será que valeu a pena? 😛

Goreme Capadocia Turquia

Love Valley Capadocia Turkey

Capadócia: atrações turísticas além do voo de balão

Com o voo de balão cancelado novamente, de carro alugado seguimos com a nossa programação.

O Love Valley é um vale da região da Capadócia que tem formações rochosas curiosas, características do local e possuem diferentes formas. Dizem que o Vale do Amor recebeu esse nome porque suas rochas têm um formato “peculiar”… hehehe

Paşabağ  ou Vale dos Monges é um parque aberto que fica a cerca de 15 minutos de carro de Göreme. Ele não é um dos pontos turísticos mais conhecidos da região e muita gente passa por perto sem percebê-lo.

Visitando Pasabag, você poderá chegar bem perto das chaminés e até entrar nelas, porque há algumas onde foram esculpidas cavernas em seu interior.

O Vale Devrent, também conhecido como o Vale da Imaginação, tem muitas formações rochosas diferentes. Suas chaminés de fadas formam uma paisagem lunar devido ao seu aspecto estranho e também tem várias rochas com a forma de animais. Como por exemplo, a mais conhecida Camel Rock (em formato de camelo).

A antiga vila grega de Çavusin, na região da Capadócia, foi abandonada na década de 1950 após a troca de população (grega e turca) devido ao risco de deslizamento de pedras e desbarrancamento. O local ainda não é muito turístico, porém tem potencial.

O Vale das Rosas (Güllüdere Vadisi) é repleto de enormes rochas em forma de cone e oferece algumas das melhores vistas e caminhadas da região.

Todas essas atrações foram gratuitas e só pagamos o estacionamento do Vale das Rosas. Todos os valores de quanto custa viajar para Capadócia você encontra ao final do post.

Cavusin Capadocia Greek Village

quanto custa viajar para capadócia

Camel Rock Capadocia Turkey

Dia 4

Um sonho realizado

Acordamos com o coração apertado e aquela insegurança depois de 2 dias de voos de balão cancelados. Imagina acordar novamente de madrugada, repetir todo o ritual e não conseguir o vento perfeito.

Mas dessa vez, deu tudo certo!!! Ufa! Sonho realizado!

A emoção desse passeio vai ficar marcada para sempre!

Na minha opinião, não importa quantos passeios você faça pela Capadócia, somente voando de balão você vai conseguir ter uma noção do quanto esse lugar é impressionante!

O passeio de balão é todinho especial! Desde a parte de inflar os balões que é encantadora, incluindo as instruções de voo do piloto até a sensação do balão saindo do lugar aos poucos.

O cenário com centenas de balões é realmente incrível e poder ver o nascer do sol iluminando os balões é algo mágico!

Voar de balão na Capadócia era o meu sonho de viagem, portanto não tenho palavras para descrever a minha felicidade e realização. Valeu a pena todo o stress de remarcações no roteiro da viagem e a decisão de ficar um dia a mais não poderia ter sido melhor.

Voo de balão Capadócia quanto custa

Quanto custa viajar para Capadócia

quanto custa viajar para Capadócia

Foto do dia mais feliz da minha vida todinha…kkkk Sonho realizado!

Passeio de Quadriciclo na Capadócia

O nosso roteiro era de 3 dias a princípio, mas com o imprevisto de cancelamento do balão por 2 dias consecutivos, ganhamos um dia a mais para curtir a Capadócia.

Aproveitamos o restante da manhã para caminhar no centrinho de Gorëme, comprar uns souvenirs e depois almoçar para comemorar o passeio de balão.

Depois do almoço, como já tínhamos devolvido o carro alugado no dia anterior, resolvemos alugar um quadriciclo.

Estávamos tão felizes e relaxados após finalmente conseguir fazer o voo de balão naquela manhã que saímos sem rumo, curtindo as paisagens pelas estradas da Capadócia.

Ah, lembrando que já tínhamos feito o check out no hotel e deixado as mochilas na recepção.

Foi bem gostosa essa tarde livre de quadriciclo passeando e repetindo os lugares que já havíamos visitado e aproveitando para fotografar um pouquinho mais.

Visitamos também, o conjunto das Chaminés de Ürgüp, uma das localidades mais notáveis da região, pelas peculiaridades geológicas e pelo rico patrimônio histórico que tanto contribuem para a fama da Capadócia.

Depois de devolver o quadriciclo, tomamos um sorvete no centrinho, buscamos nossas mochilas no hotel e fomos a pé até a rodoviária local (era bem pertinho).

Essa noite pegamos um ônibus noturno para Fethyie e seguimos nosso mochilão pela Turquia. Mas isso é história para o próximo post! 😛

Capadocia Turquia Goreme

Capadocia Turquia quanto custa

Resumo dos Gastos: quanto custa viajar para Capadócia

– Passagem Istambul – Goreme: 220 euros só ida (cotação atual)

* Lembrando que a minha passagem foi múltiplos destinos: Guarulhos – Istambul – Capadócia – Denizli – Istambul – Guarulhos (670 euros por pessoa)

– Transfer do aeroporto para Goreme: 8 euros por pessoa

– Gedik Cave Hotel: 3 pernoites por 60 euros (o casal) Dei sorte nessa tarifa…kkkk

– Scooter: 15 euros por 3h

– Quadriciclo: 30 euros por 2h

– Aluguel do carro (2 dias): 180 euros (bem caro, mas a liberdade compensa)

– Táxi para alugar e devolver o carro: 5 euros

– Passeio de balão: 140 euros por pessoa

– Entradas do Museu/Castelos: 15 euros por pessoa

– Gastos com Alimentação para 3 dias: 60 euros por pessoa (fui econômica e até sobrou)

– Ônibus Noturno para Fethyie: 12 euros por pessoa

– Se preferir fazer os passeios com agências (inclui entradas e almoço):

– Red Tour: 30 euros

– Blue Tour: 45 euros

– Green Tour: 35 euros

Espero que esse post te ajude a calcular quanto custa viajar para Capadócia, se você está planejando um roteiro de viagem pela Turquia.

quanto custa viajar para capadócia

*** O Prefiro Mochilar esteve na Capadócia em Julho de 2018 ***

Aproveite para ler também:

Turquia: a viagem dos Sonhos

Roteiro Istambul

quanto custa viajar para capadocia

“Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, mas um sonho que se sonha junto é realidade.” Raul Seixas

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest quanto custa viajar para Capadocia

Siga no instagram: @prefiromochilar

Conheça também outros Destinos Incríveis:

Experiência Barbara – Itens essenciais numa viagem para o incrível Japão

Classe Turista – Taj Mahal, Agra: um destino incrível na Índia


Compartilhe:

12 Comentários

  1. Samuel disse:

    Nossa…post perfeito!! Muito completo!! Parabéns Dani!! 🙂

  2. Amanda disse:

    Que post super completo! Fiquei apaixonada!

  3. Adriano Alamino Roque disse:

    Maravilhoso.

  4. Adriano Alamino Roque disse:

    Muito lindo,maravilhoso……

  5. Deolinda de Oliveira marin disse:

    Parabéns, muito top tudo! Adorei!

  6. Aparecida Kawamoto disse:

    Roteiro maravilhoso. As paisagens sao de tirar o folego…uma viagem realmente extraordinaria…obrigada pelas dicas. Adorei.

  7. Magda Maia disse:

    Excelente post! Super completo!!!

  8. Magda Maia disse:

    Excelente post! Super completo!!!

  9. Barbara Cortat disse:

    O passeio de balão realmente é algo que é impossível de descrever com palavras. Assim como vocês, fizemos tudo por conta, mas alugamos o carro para retirar e devolver no aeroporto. A liberdade é maravilhosa! Turquia é definitivamente um destino incrível!

  10. Luciana Mardegan disse:

    A Turquia é um dos países que mais gosto e a Capadócia com certeza fica para sempre no nosso coração! Lembro nitidamente da minha alegria na cesta do balão! Não sabia se olhava para baixo, para a paisagem ou se admirava o espetáculo colorido dos balões no céu azul! Que bom que você refez toda a sua programação para realizar seu sonho! 🙂

  11. Luciana Mardegan disse:

    Que bom que você refez toda a sua programação para realizar seu sonho! 🙂. A Turquia é um dos países que mais gosto e a Capadócia com certeza fica para sempre no nosso coração! Lembro nitidamente da minha alegria na cesta do balão! Não sabia se olhava para baixo, para a paisagem ou se admirava o espetáculo colorido dos balões no céu azul!

  12. Soraia disse:

    Dani, que post maravilhoso! A vontade de voar de balão na Capadócia só aumentou! E voar de balão é instável no mundo inteiro! O meu aqui em Boituva, foi remarcado 3 x 🙈, sendo que 2 delas eu acordei de madrugada e estava lá pra voar, mas quando acontece, vale a pena! 🎈

DEIXE SEU COMENTÁRIO!