BLOG

 

Viajar para Cuba: uma volta ao passado!

17 de novembro de 2019 • Destinos • POR Daniela Marin
Viajar para Cuba
17 nov

Viajar para Cuba é algo que muitos viajantes ou mochileiros desejam. Confesso que eu tinha esse desejo há algum tempo, mas não colocava em prática o planejamento dessa viagem, sempre deixava o destino para uma próxima ocasião.

Até que comecei a me deparar com muitas reportagens, documentários e, inclusive, roteiros e fotos pela internet foi quando pensei: preciso viajar para Cuba logo, antes que ela perca esse clima pitoresco que tanto atrai os turistas de todo o mundo.

Estava louca para conhecer a tão “mitada” Havana e principalmente as praias caribenhas da ilha (caribe é sempre bem-vindo!). De fato, se quer viajar para Cuba, vá o quanto antes!

Viajar para Cuba

Um roteiro ideal por Cuba, na minha opinião, deve mesclar a capital Havana, que é uma cidade incrível de se visitar, inclusive extremamente turística, porém, também contemplar o interior do país com suas lindas praias e cidades históricas.

Talvez você possa achar um pouco complicado fazer o seu planejamento de viagem por Cuba, já que é praticamente impossível desbravar esse país de uma vez só…são muitos pontos interessantes a serem visitados e certamente você encontrará dificuldades (assim como nós encontramos, por exemplo, a falta de tempo) para escolher os melhores destinos e excluir outros.

Portanto, nesse post vou mostrar como foi o nosso roteiro de 15 dias pelo país da salsa (um dos motivos da nossa viagem) para te ajudar a viajar para Cuba de uma forma inesquecível.

Trinidad Cuba

Visto para viajar para Cuba

Você sabia que é necessário visto para viajar para Cuba? O visto de turista é obrigatório, mas não se preocupe, pois não é nada complicado nem tão burocrático para se conseguir quanto em outros países. Para o visto, tarjeta turística como é chamado, você tem algumas opções, como agendar uma visita na Embaixada em Brasília, nos consulados cubanos em São Paulo, Salvador ou Manaus ou ainda emitir o próprio visto no balcão da companhia aérea na hora de fazer o check in. O visto, que é somente um “papelzinho” bem simples, custa 20 dólares com validade de 30 dias.

Seguro viagem obrigatório

Para viajar para Cuba, o seguro viagem também é algo obrigatório. E sinceramente, mesmo que não fosse, sempre que fizer uma viagem internacional, contrate um Seguro Viagem de confiança, pois garanto que uma hora você pode precisar. Eu mesma precisei em Cuba, enquanto estava em Varadero. Infelizmente, na primeira noite passei super mal, não sei se foi a comida do hotel ou gelo sem água filtrada que colocavam nos mojitos (tomei alguns…rs). Mas fato é, ainda bem que eu tinha um seguro viagem, pois precisei ser atendida e ser medicada e o seguro cobriu tudo, até as ligações que tive que fazer do hotel (tive reembolso).

Trinidad Cuba

Qual moeda levar para Cuba?

Se você vai viajar para Cuba, escolha levar euros, pois os dólares não costumam ser bem aceitos, além de serem taxados em 10% devido aos embargos econômicos impostos pelos Estados Unidos.

 Os euros podem ser trocados nas casas de câmbio, que são todas do governo, ou seja, você não encontrará variação entre as cotações. Portanto, para ganhar tempo e facilitar sua viagem, se puder, já troque tudo no aeroporto e pegue fila uma vez só. Acredite, tem muita fila e não vale a pena trocar várias vezes, pois perderá muito tempo. O sistema é bem lento e nada moderno (afinal queremos uma viagem de volta ao passado, rs).

Existem duas moedas que circulam no país, uma exclusiva dos cubanos, o CUP (peso cubano) e outra para os turistas, o CUC (peso convertível) que é equiparado ao dólar americano, valendo aproximadamente 25 vezes mais que o CUP. Com isso, tive a sensação de estar pagando tudo em dólares, ou seja, não considerei um país barato para se visitar, como muitos usualmente tendem a considerar.

Cayo Santa Maria

Viajar para Cuba

Transporte em Cuba: como se deslocar pelo país

Agora que você já decidiu viajar para Cuba, deve imaginar: como vou me deslocar pelo país?

Você pode optar por alugar um carro para desbravar o país (opção que quase sempre preferimos), entretanto, pode sair um pouco do seu orçamento. Como fomos em janeiro, período de alta temporada, achamos o valor do aluguel muito alto, já que passaríamos 15 dias pelo país.

Outra opção é usar o serviço de ônibus da Viazul, ônibus turístico que oferece um serviço confortável e preços mais acessíveis para a maioria dos destinos em Cuba.

Há quem prefira usar os serviços de transfer, muito procurado principalmente pelos turistas que não buscam um tipo de viagem independente, e sim, comodidade e facilidade!

Por último, a opção que nós utilizamos foi a do táxi compartilhado, pela experiência de viajar naqueles carros antigos, super estilosos, mas nem sempre bem conservados (rs). Você divide o táxi com outras pessoas e paga mais barato para se deslocar entre as cidades, opção mais escolhida pelos mochileiros.

Na verdade, a ideia era usar o transporte da empresa Viazul, porém, a limitação de datas (deixei para comprar lá e estava tudo lotado) e horários de saída não nos agradou. Portanto, pegamos o táxi compartilhado para tentar chegar mais cedo nos destinos. Não sei se de fato chegamos mais cedo, imagino que o ônibus deva ir parando bastante, mas o carro antigo também não desenvolveu velocidade, tornando a viagem bem lenta, mas o que vale é a experiência, né?

De qualquer forma, já imaginou um motorista idoso dirigindo um táxi compartilhado nas estradas de Cuba morrendo de sono? Pois é, entre piscadas de sono dele e janelas emperradas com muito vento na cara, chegamos vivos.

Viajar para Cuba

Santa Clara Cuba

Roteiro Cuba: viajar para Cuba por 15 dias

Quando pesquisamos um destino, a maior dificuldade é escolher o que visitar e ter que excluir alguns lugares que gostaríamos de incluir na viagem, né? Porém, faz parte…

Se você vai viajar para Cuba por aproximadamente 15 dias, dá uma olhadinha no nosso resumo de roteiro e acompanhe nossos outros posts deste destino, pois vou detalhar cada parte da viagem no blog.

Duas coisas eram essenciais para mim nessa viagem para Cuba: conhecer bem Havana e não somente passar por ela rapidamente. Queria sentir a cidade, a vibe, o mistério e entender porque ela atrai tantos turistas do mundo todo e também porque ela atraía tanta a minha atenção e curiosidade. E em segundo lugar, queria definitivamente aproveitar suas lindas praias caribenhas. (caribe é sempre maravilhoso!)

Dessa maneira, decidimos priorizar Havana, 2 opções de caribe cubano, incluindo Cayo Santa Maria e Varadero, além de 2 cidades históricas (Trinidad e Santa Clara), já que Cuba respira história, né?

Viajar para Cuba

Varadero Cuba

Se você vai viajar para Cuba, leia e salve esse roteiro a seguir:

Resumo do roteiro:

Havana (2 dias)

– Trinidad (2 dias)

– Cayo Santa Maria (4 dias)

– Santa Clara (1 dia)

– Varadero (3 dias)

Havana (3 dias)

Cuba Varadero

Gostaram do roteiro? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @danimochilando  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nunca embarque para o exterior sem seu Seguro Viagem em mãos, eu mesma tive intoxicação alimentar como comentei nesse post de Cuba. O seguro é essencial não só nesse caso, como em vários outros.

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (5% de desconto)

Real Seguro (10% de desconto)

Salve esse pin no seu Pinterest

Pinterest Cuba


Compartilhe:

3 Comentários

  1. Deo disse:

    Muito bom esse roteiro , adorei!

  2. Deo disse:

    Achei sensacional esse roteiro!

  3. Deo disse:

    Incrivelmente perfeito! Vamos para Cuba!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!