BLOG

 

Roteiro Marrocos: uma viagem de carro de forma independente!

28 de outubro de 2019 • Destinos • POR Daniela Marin
Roteiro Marrocos
28 out

Um roteiro de viagem pelo Marrocos de forma independente certamente está na lista de desejos de muitos viajantes e mochileiros.

O Marrocos é um dos países mais visitados pelos turistas na África que buscam conhecer um pouco do caos de Marrakesh (acredite, a fama tem sua razão de ser :P), da sua rica gastronomia (couscous e tajines) e principalmente das suas belezas naturais, incluindo, claro, o deserto do Saara, motivo principal da minha viagem.

Desde a influência da novela O Clone que mostrava suas paisagens e sua cultura tão fascinante, até filmes e séries doo Netflix, que estão entre as minhas preferidas (Tempo entre Costuras e Tempos de Guerra), a vontade de fazer uma viagem do tipo memorável para o Marrocos só cresceu.

Idioma e Moeda do Marrocos

Muitas pessoas pensam que a língua oficial do Marrocos é o Francês, entretanto, isso é um engano, pois as línguas oficiais do país são o árabe, falada por todos ou línguas berberes, falada principalmente no interior do Marrocos. O francês é bem falado também, inclusive, as placas e o comércio têm quase tudo escrito nesse idioma, mas para o meu alívio, e contrário a muita coisa que tinha lido sobre o Marrocos, muitas pessoas falaram inglês e espanhol com a gente, ou seja, a comunicação não foi um problema durante a viagem.

Outra informação importante é sobre a moeda local, o dirham marroquino. Leve Euros ou Dólares e troque quando chegar ao país.  A cotação não costuma variar tanto como em outros países e nós acabamos trocando grande parte no aeroporto, pela cotação, segurança e comodidade. Valeu a pena!

Roteiro Marrocos: como planejar a viagem

Como toda viagem exige planejamento, o roteiro do Marrocos não seria diferente. É interessante como nós temos algumas ideias equivocadas de lugares que não conhecemos e só ouvimos falar, mas quando se pesquisa e começa a se estudar o local, a gente percebe o quanto não sabemos nada de outras culturas.

Viajar começa em despertar a curiosidade de mergulhar em novas culturas!

Na verdade, eu sempre quis ir para o Marrocos e não saberia dizer o que exatamente eu queria visitar no país, além de Marrakesh e o deserto do Saara, é lógico! Porém, quando esse destino de viagem se tornou uma ideia concreta, é que realmente comecei a pesquisar o que ver e visitar no Marrocos, o que seria imperdível e quais eram os pontos turísticos mais visitados num roteiro de aproximadamente 20 dias.

Então, comecei a entender um pouco mais do país e a montar o roteiro ideal para nosso tipo de viagem. Seria um mochilão? Sim, seria…mas com direito a comer muito bem (sem luxo) e a hospedagens variadas, desde a mais simples até aquela mais “sonhadinha” (sem luxo, mas com conforto).

E se você deseja conhecer esse país maravilhoso e está querendo dicas do Marrocos, leia esse post e os próximos que contarei cada detalhe desse roteiro de viagem.

Roteiro Marrocos

Roteiro de carro pelo Marrocos sem guia

Logo de cara, lendo outros blogs de viagem e vendo vários (digo vários mesmo) exemplos e modelos de roteiros sugeridos pelos mais diversos tipos de viajantes na internet, nós já tínhamos decidido que para nosso estilo de viagem (liberdade acima de tudo), o melhor roteiro Marrocos seria de carro e de forma independente.

Vi que a maioria viajou com agências de viagens, e acredite, existem inúmeras agências super preparadas para te receber no Marrocos, inclusive especializadas em brasileiros.

Li também que várias outras pessoas, casais e famílias preferiram fazer o roteiro de carro pelo Marrocos, porém com guia particular, para evitar maiores perrengues da língua, estradas e principalmente a polícia marroquina (para esse assunto terei que escrever um post a parte, confira!).

Mas, tenho que ser sincera e confessar que para todas essas opções nem cotamos os preços, li alguns poucos blogs onde viajantes contaram suas histórias de viajar de carro e de forma independente pelo Marrocos, e nós queríamos fazer exatamente isso. Claro que seria muito mais a nossa cara!

Se deu frio na barriga? Claro que sim, mas se der frio na barriga, vá assim mesmo! Você não irá se arrepender!

Se eu já achava que a melhor maneira de viajar para o Marrocos seria de carro de forma independente antes de ir, depois de voltar, eu tive a certeza! Nós não poderíamos ter feito escolha melhor!

Que viagem! Que roteiro minha gente! Uma país lindo e surpreendente!

Roteiro Marrocos

Comprando as passagens para Casablanca

Eu fiquei pesquisando as passagens vários meses antes e a princípio gostaria muito de ter feito um voo direto pela Royal Air Maroc  porém, os preços não caíram nunca e apesar de em todos os blogs de viagem, todos os viajantes terem voado por essa companhia, dizendo que a tarifa era boa e o voo direto a melhor opção (claro né?), nós não conseguimos uma tarifa nem razoável, até o prazo limite de data da compra da passagem que eu considero uns 4 meses antes da viagem.

Tenho que dizer que viajamos no mês de Julho que é considerado alta temporada no mundo inteiro, mas por ser verão (imagine o calor!) e nenhum blog de viagens aconselhava visitar o Marrocos no verão, eu pensei que pudesse encontrar uma tarifa mais em conta. Mas, isso não aconteceu. Portanto, viajamos com conexão em Roma e de lá Casablanca (voo da Alitalia).

O melhor voo é aquele que cabe no seu bolso e ainda permite que realize um bom roteiro de viagem, na minha opinião. Kkkkkk

Roteiro Marrocos

Marrocos: Itinerário com mapa da viagem de carro

No meu ponto de vista, um roteiro ideal pelo Marrocos seria aquele que começa em Casablanca e termina em Marrakesh. Busquei essa opção em múltiplos destinos, porém a passagem ficou bem mais cara.

No post da Turquia eu expliquei como essa opção foi ótima para aquele roteiro. Entretanto, para a viagem do Marrocos, essa opção não funcionou. O valor não ficou nada atrativo.

Então, o jeito foi adaptar o roteiro…como? O roteiro do Marrocos foi chegando em Casablanca e alugando o  carro já no aeroporto. Percorrer as cidades do roteiro e por fim, retornar a Casablanca para devolver o carro e pegar nosso voo de volta ao Brasil, com conexão em Roma. (affff, socorro!)

Mapa Marrocos

Sobre dirigir no Marrocos e conhecer a polícia marroquina, vou escrever em outro post. Confira esse tema tão importante!

Depois de quase 3000 km rodados, aquela sensação de ter vivido dias muito incríveis, de ter visto o céu mais estrelado da vida (noite acampando no deserto do Saara), de ter comido muito bem e pago barato, de ter conhecido o povo mais hospitaleiro do mundo (ao contrário dos comentários negativos que tinha lido anteriormente sobre os marroquinos).

Enfim, de ter colecionado momentos maravilhosos, sem “quase” nenhum perrengue. Eu disse quase porque se aventurar sem “perrenguinhos” é praticamente impossível.

Ao final, você vai perceber que visitar o Marrocos, vale muito a pena! Visitar o Marrocos, de forma independente e com liberdade, vale mais a pena ainda!:P

Mas se mesmo assim, você preferir contratar uma agência ou um guia privado, continue lendo esse post para, pelo menos, ter uma sugestão de roteiro do Marrocos. Dessa forma, você conseguirá escolher aquilo que realmente deseja visitar no país.

Roteiro Marrocos

Veja também:

Ramadan no Marrocos: o que é, quando acontece, como turistas devem se comportar

Resumo do Roteiro para Marrocos

É claro que vou fazer um post contando tudinho para vocês, todos os detalhes de cada parte da viagem, mas por enquanto,  vai o resumo do roteiro aí:

CASABLANCA2 dias

HOTEL SUISSE

RABAT : 1 dia

ARZILA: 2 dias

CHEFCHAOUEN: 2 dias

DAR ZAMBRA

VOLUBILIS/MEKNES: 1 dia

FEZ: 2 dias

DAR EL OUEDGHIRI

MERZOUGA: 3 dias


KANZ ERREMAL

TINGHIR / OUARZAZATE: 1 dia


LE TICHKA OUARZAZATE

MARRAKESH: 4 dias

RIAD LE BEL ORANGER

CASABLANCA: 1 dia

HOTEL AZUR

Animados para fazer esse Roteiro Marrocos de forma independente pelo país? 🙂

Gostaram do roteiro? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nunca embarque para o exterior sem seu Seguro Viagem em mãos, eu mesma já tive intoxicação alimentar mais de uma vez, na Bolívia e em Cuba. O seguro é essencial não só nesse caso, como em vários outros.

Nosso blog tem parcerias com:

Salve esse pin no seu Pinterest

Marrocos Pinterest


Compartilhe:

4 Comentários

  1. Deolinda de Oliveira marin disse:

    Nossa, amei!

  2. Deolinda de Oliveira marin disse:

    Nossa, maravilhoso! Parabéns!

  3. Thelma disse:

    Vcs são🔝😍 Parabéns!!

  4. Daniela Marin disse:

    Obrigada, vai ter o roteiro completo!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!