BLOG

 

Mochilão Bolivia: conheça paisagens de tirar o fôlego!

20 de dezembro de 2019 • Destinos • POR Daniela Marin
Salar do Uyuni
20 dez

Um mochilão Bolivia está na lista de desejos da maioria dos mochileiros. Para quem nos acompanha no instagram @prefiromochilar, já sabe que adoramos viajar pela América do Sul! Na verdade, a ideia é zerar o continente, ah que sonho!

Porém, confesso que no começo a ideia desse mochilão não era a minha prioridade, talvez por ignorância ou preconceito mesmo, pois sabia que seria um tipo de viagem mais perrengueira…kkkk

No entanto, as viagens acontecem nas nossas vidas por prioridade ou oportunidade, né? E dessa vez, o sonho era do meu marido. A ideia de um mochilão “bemmmm” raiz pela Bolivia chegava a tirar lágrimas de emoção do menino…kkkk

Então, como tínhamos milhas para gastar, aproveitamos essa oportunidade para planejar um mochilão Bolivia bem completo e como sou louca por roteiros, fato que não é novidade para ninguém, mergulhei a fundo em pesquisar esse país e elaborar um roteiro que contemplasse as vontades dele e as minhas (um pouco mais as minhas, brincadeira!).

Salar Uyuni Mochilao Bolivia

Mochilão Bolivia: uma viagem mais barata!

É claro que comecei a me apaixonar pelo país só de pesquisar! Se você já visitou o Peru, por exemplo, e gosta dessa “vibe” andina, vai entender o porquê de um mochilão pela Bolívia ser totalmente surpreendente. Além do que, as paisagens são incríveis e você terá um mergulho na cultura e em uma natureza de tirar o fôlego durante toda a viagem. Confie, vale muito a pena!

Outra coisa que nos motivou bastante a fazer esse mochilão em Julho, mês que sempre viajamos, foi o custo da viagem. Os preços de hospedagens e alimentação são muito atrativos e preciso dizer que morria de medo com relação à alimentação. Mas afirmo que foi o país que comi melhor e pagando menos…que coisa curiosa, né?

Eu pesquisei todos os restaurantes no Tripadvisor e só escolhi os melhores top 3 de cada cidade! Gente, eu comi muito, nunca comi tanto em uma viagem….kkk e ainda comi super bem! Fora os cafezinhos…paixão à parte!

Nós ficamos aproximadamente 15 dias no país e conseguimos incluir quase tudo o que gostaríamos de ver, digo quase, porque toda viagem tem limitação de tempo e custo, né? Precisamos sempre priorizar os lugares e passeios que nos interessam mais!

É muito incrível como uma viagem é capaz de mudar sua cabeça, sua opinião e sua impressão! Ainda bem, né?

Mochilao Bolivia

Mochilao Bolivia

4 Motivos para um mochilão Bolivia

Você curte sair fora da caixinha, gosta de aventuras, ama conhecer novas culturas e dá preferência para as paisagens deslumbrantes? Se a resposta for sim, então você já tem os 4 motivos para conhecer esse país tão lindo.

De qualquer maneira, vou descrever mais 4 motivos concretos de um mochilão Bolivia ser perfeito para esse tipo de viajante, ok ?

Somente conhecendo e vivenciando aquele país para compreender o que estou querendo dizer aqui…Mesmo assim, vou tentar descrever nesse post e em outros posts específicos cada pedacinho que visitamos na Bolivia.

E se alguém te perguntar o que você vai fazer na Bolívia…pois acredite ou não, as pessoas perguntam….kkk  Você deve responder assim: “joga no Google meu bem!”.

Copacabana Bolivia

Salar do Uyuni Bolivia

Nosso voo foi para Santa Cruz de La Sierra, uma cidade muito importante, sem dúvidas, porém que não me atraiu turisticamente. Portanto, compramos os voos internos e fomos diretamente para Sucre.

De lá, fomos de ônibus para Uyuni, sacolejando em meio a altitude… Sim, esse foi um mochilão raiz! kkkk

Depois dos 3 dias de passeio no Salar do Uyuni, pegamos um ônibus noturno para La Paz, só para passar um dia e uma noite, quebrando a distância da viagem de ônibus até Copacabana. No dia seguinte, fomos de ônibus para Copacabana, para conhecer a região do Lago Titicaca.

Retornamos a La Paz (ônibus novamente) por mais 3 dias, assim podendo explorar aquela região e também para o voo até Santa Cruz de La Sierra, para assim, voltar para o Brasil.

Resumo do Roteiro

Então, resumindo, os 4 motivos principais que você deve incluir o Mochilão Bolivia nas suas férias:

  • Sucre
  • Salar do Uyuni
  • Copacabana e Lago Titicaca
  • La Paz

Cemiterio de trens Bolivia

Sucre

Sucre era uma cidade que queria muito conhecer, pois tem um centro histórico colonial bem conservado e lindo! Ela é considerada a cidade branca da Bolívia, além de ser Patrimônio Mundial da Unesco. Sucre foi palco da Proclamação da Independência da Bolívia, outro fato que mostra a riqueza histórica desse destino.

A dica é se hospedar ao redor do Centro Histórico pois você irá conseguir fazer praticamente tudo a pé. É uma delícia caminhar pela cidadezinha tranquila e observar o cotidiano dos bolivianos.

Outro detalhe importante é que a cidade tem uma rica Gastronomia, com restaurantes excelentes e com preços extremamente acessíveis, tanto que você irá se impressionar!

Sucre Bolivia

Sucre Bolivia

Salar do Uyuni

Provavelmente visitar o Salar do Uyuni é um dos motivos principais da maioria dos viajantes que escolhem fazer o Mochilão Bolivia.

Aliás, muita gente nem explora o país e prefere fazer o combo Atacama e Uyuni de uma vez, na mesma viagem. Com certeza é uma das opções, entretanto sempre optamos por explorar bem um país de cada vez, ou seja, fizemos esses roteiros em viagens completamente distintas.

O Chile teve sua vez, aliás, o Atacama é imperdível, assim como o Salar do Uyuni, aliado a todo o resto do roteiro da Bolívia. Não me arrependo, pois modéstia a parte, esse nosso roteiro ficou incrível e nos proporcionou lembranças lindas desse país que conquistou meu coração.

O Salar do Uyuni está recebendo cada vez mais turistas brasileiros, pois é o maior deserto de sal do mundo e famoso pela sua exuberante beleza natural.

Para visitar essa região você pode optar por fazer um tour em grupo ou privativo. Você ainda pode optar por fazer esse passeio em 1, 2 ou 3 dias. Se você tem um tempo curto, escolha as opções de 1 ou 2 dias, mas é claro que vou dizer que a opção de 3 dias é a melhor, por razões óbvias.

O passeio completo inclui muitas maravilhas, entre elas, as lagunas, os Geysers Sol de Mañana, o Árbor de Piedra, o deserto de sal, a Ilha de Cactos e o Cemitério de Trens.

Alguma dúvida que esse é um lugar imperdível que você tem que conhecer?

Mochilao Bolivia Salar

Uyuni Bolivia

Copacabana e Lago Titicaca

Taí um lugar em que eu não pensava em conhecer…sinceramente tinha zero expectativa!!! E como isso é ótimo! Imaginem a minha cara quando chegamos em Copacabana, uma cidade fofa, super “turistiquinha”, no estilo roots, é claro… e dei de cara com aquela paisagem incrível de cartão postal!!!! Ainda bem que meu marido insistiu para colocar no roteiro!

Eu fazia mais questão do Salar do Uyuni, que era o ponto mais alto da viagem para mim e ele, fazia mais questão e sonhava em conhecer o lago Titicaca, coisa que eu realmente não compreendia, vou ter que falar a verdade.

Felizmente, eu estava totalmente equivocada e posso dizer com toda a certeza que Copacabana, na Bolivia, foi o lugar que mais me surpreendeu de todos os que eu visitei na vida. Não que seja o lugar mais legal e mais lindo do mundo, mas eu não esperava nada e foi maravilhoso!

A questão da expectativa dentro de uma viagem é algo muito interessante mesmo, né? Pois às vezes temos uma expectativa tão alta para conhecer pontos turísticos famosos e ”queridinhos” e quando você chega lá tem aquela impressão que não é tudo isso, né? Enfim, faz parte!

No mochilão Bolivia, Copacabana teve seu destaque super positivo. Confiram!

Isla del Sol Bolivia

Mochilao Bolivia

Copacabana Bolivia

La Paz

Não tem como deixar de fora La Paz, capital não oficial e a maior cidade da Bolívia.  A Constituição diz que a capital do país é Sucre, porém, é em La Paz que ficam as sedes dos Poderes Executivo e Legislativo, fazendo da cidade a capital de fato.

Aqui você encontra uma cidade cheia de contrastes, mas que tem seu charme em meio a bagunça e caos. No mínimo curioso e interessante visitar essa cidade, além dela servir de base para vários outros pontos turísticos importantes. Portanto, não deixe de incluí-la numa viagem ou mochilão Bolívia.

Cidade enorme, movimentada e com vista para os Andes…só pela vista, já vale a visita!

Você pode explorar o centro histórico, facilmente percorrido a pé,  além de agendar passeios para os outros dias como a famosa estrada da Morte (Coroico), Chacaltaya e Vale de la luna, Huayna Potosi além de Tiwanaku.

Não se esqueça que por conta da altitude, nos primeiros dias você pode se sentir mal ou cansado, apresentando sintomas do “soroche” (como chamam o mal da altitude). Eu tive durante quase todos os dias da viagem, mesmo tomando o chá de coca. Eu me sentia fadigada e sem ar, mas não atrapalhou em nada, só precisei ter um ritmo mais lento nas caminhadas.

Vale de La Luna Bolivia

La Paz Mochilao Bolivia

Tiwanaco Bolivia

Resumindo, esse foi um mochilão incrível, com direito a muito “busão” pelas estradas bolivianas…alguns bem confortáveis, outros nem tanto, com ou sem banheiro, com ou sem wifi, incluindo conhecer rodoviárias tão precárias que vão ficar na minha memória para sempre, sem falar em hostels sem calefação em pleno inverno, banho quente só em Sucre e La Paz, uma pequena intoxicação alimentar e muito “soroche” para recordar…kkkk

Tudo isso juntando com as paisagens mais incríveis que já vi na vida, a Cordilheira do Andes e o Lago Titicaca! A nossa vizinha Bolivia tem muito a oferecer!

La Paz Bolivia

Mochilao Bolivia

Veja também:

Santa Cruz de la Sierra na Bolívia – O que fazer e dicas importantes

Gostaram do roteiro? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nunca embarque para o exterior sem seu Seguro Viagem em mãos, eu mesma tive intoxicação alimentar como comentei no post de Cuba. O seguro é essencial não só nesse caso, como em vários outros.

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (5% de desconto)

Real Seguro (10% de desconto)

Salve esse pin no seu Pinterest

Pinterest Bolivia


Compartilhe:

0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO!