Está planejando ir pra Indonésia e não sabe por onde começar seu roteiro?
Sobre a Indonésia
Formada por milhares de ilhas vulcânicas espalhadas pelo Oceano Índico, é um dos países mais surpreendentes da Ásia!
A Indonésia, com suas mais de 17 mil ilhas espalhadas pelo Sudeste Asiático, é um destino que combina uma cultura vibrante, paisagens naturais deslumbrantes e uma espiritualidade e povo cativantes.
É o maior país muçulmano do mundo, com a maioria da população seguindo o islamismo. No entanto, Bali é uma exceção, tendo uma grande concentração de hindus, o que faz da ilha um centro de religiosidade.
Do charme exótico de Bali às suas selvas intocadas, cada canto deste arquipélago guarda experiências únicas que encantam os viajantes.
Seja para explorar templos históricos, mergulhar em suas águas cristalinas ou conhecer tradições milenares, a Indonésia é destino de viagem extraordinário.
Como chegar
Para chegar na Indonésia saindo do Brasil, é necessário realizar pelo menos uma conexão, já que não há voos diretos. A rota mais comum é através de hubs internacionais no Oriente Médio ou Ásia.
Nós optamos por Dubai e aproveitamos para fazer um belo stopover de 5 dias lá para conhecer a cidade e região.
Voamos de Emirates e foi incrível, uma ótima companhia aérea. Foram 14 horas de voo direto até Dubai. Depois de lá voamos para Jacarta, dormindo na primeira noite e pegando um outro voo doméstico pela manhã seguinte para Bali.
A maioria dos viajantes escolhe Jacarta, a capital, ou Bali como porta de entrada para a Indonésia e a duração total da viagem pode variar entre 25 a 35 horas dependendo das escalas e rotas escolhidas.
Visto para a Indonésia e Taxa Bali
Brasileiros precisam pagar o VoA (Visa on Arrival) para entrar na Indonésia numa viagem de até 30 dias. Ele custa 35 dólares por pessoa e pode ser adquirido pelo site oficial (não conseguimos fazer) ou na chegada no aeroporto (foi o que fizemos).
Além disso, desde julho de 2023 o governo de Bali cobra uma taxa turística de 10 dólares por pessoa para visitantes internacionais. A taxa é destinada para preservação ambiental e cultural da ilha. Ela pode ser paga online ou no aeroporto. Na realidade, não encontramos onde pagar essa taxa no aeroporto em Jacarta, talvez exista no Desembarque Internacional de Bali. E pagamos online já em Bali pelo site oficial. Ninguém nos cobrou o comprovante durante toda a viagem, mas ouvi dizer que ele pode ser cobrado a qualquer momento em embarques aéreos ou até mesmo nos barcos entre as ilhas. Não sei se é verdade! rs
Quando ir
A melhor época para visitar a Indonésia, incluindo Bali, é durante a estação seca, que vai de maio a setembro. Durante esse período, o clima é mais estável, com pouca chuva, céu ensolarado e temperaturas bem agradáveis para curtir praia.
Nós fomos em Agosto e só pegamos sol e nenhum dia de chuva. Foi perfeito!
Se quiser fugir da alta temporada, prefira maio e junho antes do auge ou setembro para evitar grandes multidões de turistas. Evite janeiro e fevereiro, estação chuvosa que vai comprometer a experiência da sua viagem.
Melhores lugares para visitar na Indonésia
A Indonésia é um país vasto e diversificado, com atrações para todo tipo de viajante. As regiões mais populares entre os turistas são Bali, que é o destino mais famoso do país e as Ilhas Gili, que são perfeitas para mergulho e relaxamento.
Mas se você tiver mais tempo para explorar o país, poderá incluir Komodo, conhecida pelos famosos dragões de komodo e praias paradisíacas, Java, centro cultural e espiritual ou ainda Raja Ampat, um dos melhores destinos de mergulho do mundo com recifes intocados.
Nosso roteiro na Indonésia
Não foi tão fácil escolher os destinos para esse roteiro, porque são muitos lugares interessantes para conhecer. Resolvemos excluir alguns para conseguir conhecer bem sem correria, já que essa já seria uma viagem com muitos deslocamentos.
Foram 13 dias no total e focamos nos lugares que para gente seriam essenciais em termos de turismo, cultura e natureza, incluindo dias para curtir um bom hotel e descansar. Tentamos reservar quando possível uns 3 dias em cada região. Segue como ficou nosso roteiro pela Indonésia.
Kuta
Kuta, localizada em Bali é a porta de entrada, um dos destinos mais populares da Indonésia.
Conhecida por suas praias, vida noturna agitada e atividades aquáticas.
É um lugar vibrante que oferece tanto diversão quanto relaxamento. Muita gente pula esse destino porque as praias não são tão paradisíacas quanto as outras. Mas como é porta de entrada e queríamos relaxar num bom hotel depois de voos longos, resolvemos passar a primeira noite lá antes de seguir para Nusa Penida.
Como a minha expectativa não era tão alta, eu adorei! Ótimo custo-benefício, principalmente em termos de hospedagens e para dar início à maravilhosa gastronomia da Indonésia.
Chegamos bem cedo pela manhã, curtimos nosso resort, caminhamos pela praia, visitamos os principais pontos do centrinho, conhecemos ótimos cafés e restaurantes e terminamos o dia curtindo um belo pôr do sol na piscina do hotel beira mar.
Nusa Penida
Nusa Penida é uma ilha paradisíaca a cerca de 40 minutos de barco de Bali, é conhecida por suas paisagens impressionantes, praias isoladas e pontos de mergulho para ver a Raia Manta.
Os principais locais para incluir no seu roteiro são: Kelingking Beach e seu famoso penhasco apelidado de T-Rex (cartão postal de Nusa Penida), Broken Beach (formação natural esculpida pelo mar), Angel´s Bilabong (piscina natural), Diamond Beach, Atuh Beach e Crystal Bay.
Além disso, não deixe de fazer um passeio de barco para ver as Mantas até o Manta Point que é o melhor lugar para ver as arraias-manta em seu habitat natural.
E se você fizer questão de ter aquele click instagramático, inclua o Rumah Pohon Tree House no seu roteiro, a famosa casinha na árvore (que era um Airbnb) que bombou nas redes sociais.
Em Nusa, nós fechamos o primeiro dia com motorista particular para os locais mais distantes e os outros dois dias, nós alugamos scooter na nossa pousada mesmo. Uma aventura! 😛
Canggu
Canggu, localizada em Bali, a 30 km de Ubud, é um destino descolado que mistura ótimas praias e café modernos, vibe boêmia e um toque da cultura balinesa.
É considerada o paraíso dos nômades digitais na Indonésia!
Se quiser explorar suas praias, conheça: Batu Bolong Beach, Echo Beach ou Berawa Beach.
Não deixe de visitar o Tanah Lot, um templo icônico à beira-mar que encanta com sua beleza.
Termine o dia em um beach club como o La Brisa, onde o som do mar e a decoração rústica criam uma atmosfera perfeita para um pôr do sol inesquecível!
Nós chegamos pela manhã depois de um trânsito caótico, escolhemos uma hospedagem econômica super bem localizada perto das melhores cafeterias e restaurantes e alugamos uma scooter para explorar os principais pontos turísticos.
Uluwatu
Uluwatu, localizada no sul de Bali, a 54 km de Ubud, é uma das áreas mais famosas da ilha, especialmente depois de aparecer no famoso filme Comer, Rezar e Amar, estrelado por Julia Roberts.
Visite a Padang Padang Beach, a praia que aparece no filme, mas prepare-se pois ela é pequena e lotada de turistas devido a sua fama. Aproveite para conhecer a bonita Bingin Beach com um visual mais rústico e menos concorrida que a anterior.
Não deixe de visitar o Templo de Uluwatu (Pura Luhur) situado no alto de um penhasco com uma vista deslumbrante do oceano. Além de sua importância religiosa, o local é conhecido por suas paisagens e pela presença de centenas de macacos que habitam a região e assustam os turistas “roubando os seus pertences”. Rs
Para o pôr do sol ou happy hour, uma ótima opção é o Single Fin Café, beach club localizado no penhasco da praia de Suluban.
Nós chegamos pela manhã, fomos direto para nossa hospedagem onde alugamos uma scooter para passar o dia, mas acabamos usando a mesma até para sair para jantar.
Ubud
Ubud é uma das regiões mais queridas em Bali. Conhecida por sua atmosfera tranquila, rica cultura, arte e espiritualidade, recebe milhares de turistas. Situada no interior da ilha, oferece uma experiência mais típica balinesa, ideal para quem busca se conectar e fazer uma imersão maior na cultura do local.
A maioria dos balineses segue o hinduísmo balinês, uma forma única de hinduísmo que mistura elementos hindus tradicionais com influências locais, profundamente enraizado no estilo de vida e rituais.
Explore os templos como: Tirta Empul (fontes sagradas com purificação espiritual) e Saraswati e Ubud Palace que são os mais próximos da cidade.
Visite os famosos campos de arroz como o Tegalalang, principal cartão-postal de Ubud.
Além disso, aproveite para caminhar até o Santuário Sagrado dos Macacos (Monkey Forest), um parque natural bem na cidade, onde você pode explorar um templo hindu no meio da floresta e ao mesmo tempo interagir com os macacos. Mas atenção, cuidado com seus pertences! Rs
Nós optamos por dividir nossa hospedagem em Ubud. Nos primeiros dias escolhemos um hotel mais central e no final pegamos um hotel afastado no meio de um arrozal. Recomendo, pois a experiência foi incrível!
Gili Islands
As Ilhas Gili são um conjunto de 3 ilhas pequenas localizadas em Lombok, na Indonésia, cerca de 2 horas de barco de Bali.
Famosas por suas praias paradisíacas e ambiente descontraído, as Gilis são um destino para quem busca curtir praia e relaxar sem muitas atividades. Suas principais atrações são snorkeling e mergulho para ver as tartarugas marinhas que circulam até mesmo no raso nas praias.
Nas ilhas Gili, o transporte é bem diferente, pois não há carros ou motos circulando. Para se locomover, a alternativa é caminhar ou alugar bikes. Ou ainda utilizar as centenas de carroças que levam as malas gigantes dos turistas. (o que a gente é contra, óbvio!)
Gili Trawangan é a maior e mais popular delas, conhecida por ter uma vida noturna mais animada. Gili Air é a ilha que oferece um equilíbrio entre animação e tranquilidade e
Gili Meno é a menor e mais calma das ilhas, ideal para casais e para quem busca descanso e paz, longe do turismo em massa.
Nós escolhemos ficar os 3 dias a beira mar em Gili T e no último dia fazer um bate e volta para Gili Meno. As praias são lindas e o mar é incrível!
Independente do seu estilo de viagem, a Indonésia promete uma jornada inesquecível, repleta de aventuras, emoções e paisagens de tirar o fôlego. Sem dúvidas, é um lugar que deixa uma marca profunda no nosso coração, principalmente a lembrança de um povo tão hospitaleiro.
Já salva esse pin no seu Pinterest
Dúvidas sobre a Indonésia?
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no Instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Se você gostou do post, pode gostar dos outros roteiros de viagem como:
Dubai: o que fazer num Stopover
Quanto custa viajar para Capadócia na Turquia
Istambul: Roteiro e dicas da maior cidade da Turquia
Fez – Marrocos: conheça a maior Medina do mundo!
O que fazer em Marrakesh: um roteiro de 3 dias
Mochilão Oriente Médio: Egito e Líbano
Mochilão Oriente Médio: Jordânia e Israel
Compartilhe:
Comente esse artigo