BLOG

 

Istambul: roteiro e dicas da maior cidade da Turquia

26 de outubro de 2019 • Destinos • POR Daniela Marin
Roteiro Istambul Turquia
26 out

A Turquia está na bucket list de muita gente e eu garanto que ela não irá te decepcionar! Para começar a planejar seu roteiro por esse país tão sonhado, começaremos a falar de Istambul.

Istambul é uma cidade incrível, uma das mais visitadas do mundo. Cheia de atrações, vida cultural e uma gastronomia surpreendente.

Istambul Turquia

Quanto tempo ficar em Istambul

Você pode ter dúvidas de quanto tempo ficar em Istambul. Há vários tipos de roteiros, 3, 4 ou 5 dias por exemplo. Tudo depende de quanto tempo você tem disponível durante seu roteiro de viagem e o quanto você quer realmente conhecer as atrações da cidade.

Eu fiquei 5 dias  e 6 noites em Istambul e foi ótimo para desbravar tudo com calma. Mas para aqueles que não dispõem de muito tempo, acredito que 4 dias são suficientes para você aproveitar a única cidade do mundo que se localiza em 2 continentes, Europa e Ásia.

E se você vai fazer somente um stopover, aproveitando sua conexão por lá, já te adianto que você vai embora, já planejando voltar….hehehehe. Então, acompanha aqui que vou te convencer a planejar sua viagem para Turquia.

Tenho certeza que irá se apaixonar por Istambul, assim como eu me apaixonei por lá. Experimente e sinta essa cidade maravilhosa, abra sua mente e seu coração e irá se surpreender!

Se você está planejando uma viagem para essa cidade turca maravilhosa, dê uma olhadinha na sugestão de roteiro a seguir:

Dia 1: Roteiro Istambul       

Comece pelo distrito histórico de Sultanahmet, que era o coração da antiga Constantinopla. Reserve a manhã e o almoço para passear nessa região, chegue cedo para visitar a Hagia Sofia, que foi a maior igreja do Império Bizantino, depois transformada em Mesquita pelos Otomanos e atualmente é um grande museu.

Bem próximo, está a Cisterna da Basílica, que são galerias e túneis que armazenavam água da cidade na época do Império Bizantino. Na mesma região, ainda se encontra a Blue Mosque (Mesquita Azul), que é um dos símbolos da cidade e permite visitação gratuita. Na saída, aproveite para caminhar pela praça do Hipódromo.

Pela tarde pode conhecer o bairro Karakoy para tomar um café, um sorvete ou só bater perna mesmo pelas ruas ruelas no estilo vintage. Na volta, dê uma passada na Galata Bridge para ver o pôr-do-sol que é incrível de lá. Nós aproveitamos para fazer um happy hour , na parte inferior da ponte onde fica o burburinho, com vários bares um do lado do outro, enquanto assistíamos aquele espetáculo do sol caindo próximo à Mesquita Süleymaniye e de frente para o Golden Horn.

Istambul Turquia

Istambul Turquia

Dia 2: Roteiro Istambul

Acorde cedo e siga para o Palácio de Topkapi, local que um dia foi a luxuosa morada de vários sultões. Digo cedo porque não curto filas e chegar no local já lotado de turistas. E acredite, as atrações de Istambul recebem inúmeros turistas, a cidade lota, principalmente no verão. Na verdade, costumo sempre ser a primeira  a chegar….kkkk A visita deve tomar quase a manhã toda, faça com calma porque vale muito a pena. Lá dentro tem um restaurante com vista para o Bósforo. Uma vista linda por sinal!

Aconselho uma caminhada na região da Orient Express para conhecer a estação que inspirou a escritora Agatha Christie e que foi eternizada no livro “Assassinato no Expresso Oriente”. Depois do almoço, conhecer e passear pelo Parque Gulhane. Se tiver vontade de explorar por conta própria o lado asiático de Istambul, não hesite em pegar o “transporte público” que é um barco que atravessa para Uskudar, um ferry no Porto de Eminonu. Assim você vai perceber a diferença existente entre os lados europeu e asiático, caminhando pela orla e aproveitando para tirar várias fotos da Torre de Leandro. É um ambiente extremamente familiar e muçulmano. É no lado asiático que a vida comum e cotidiana acontece. Sente para tomar um café ou chá, ou até mesmo um sorvete e esperar o pôr-do-sol que é bem famoso nessa região também. Depois disso, pegue o ferry de volta para o lado europeu.

Istambul Turquia

Istambul Turquia

Istambul Turquia

Istambul Turquia

Dia 3: Roteiro Istambul

Pela manhã, pegue um transporte até o Palácio de Dolmabahce, esse palácio foi moradia de Sultões e centro administrativo do Império Otomano. A visita é obrigatoriamente guiada e vai ocupar a sua manhã, pois você quando sair também vai querer apreciar seus jardins, praça principal e a torre do relógio. Depois pegue um transporte, pode ser um táxi ou metrô para conhecer a região da praça Taksim com a Avenida Istiklal, uma  região de compras, de comércio, restaurantes etc… Na volta você pode aproveitar para conhecer o famoso Grand Bazar.

Istambul Turquia

Istambul Turquia Grand Bazar

Dia 4: Roteiro Istambul

Acorde cedo e siga para Gálata Tower, note que coloquei sempre as principais atrações cedo pela manhã, justamente para não pegar esses locais muito lotados de turistas. E no caso da torre de Gálata a fila é enorme e o espaço para circular lá em cima é bem pequeno. Imagino que quem faça um city tour ou tenha menos dias, deva espremer as atrações no mesmo dia ou até enxugar bem esse roteiro em Istambul.

Na parte da tarde, reserve para fazer o passeio do Bósforo. É incrível e vale muito a pena! Mesmo que já tenha ido para o lado asiático por conta própria, vale a pena, nós fomos 2 vezes por conta e ainda fizemos o passeio sem agência, comprado na hora lá no porto de Eminonu.

A dica é chegar 1 hora antes e comprar seu ticket diretamente no guichê do porto de Eminonu, certamente,  você irá gastar bem menos do que se reservar por alguma agência.  

Na volta, no fim de tarde, dê uma passada para conhecer o Spicy Bazar. Lá você vai encontrar aqueles temperos maravilhosos e todo tipo de especiarias num festival de cores, sabores e aromas que dominam o ambiente e tornam a visita um passeio muito gostoso.

Istambul Turquia

Istambul Turquia

Istambul Turquia

Principais pontos turísticos que você deve conhecer

  • Hagia Sofia
  • Blue Mosque
  • Cisterna da Basílica
  • Grand Bazar e Spice Bazar
  • Palácio Topkapi
  • Palácio Dolmabache
  • Passeio do Bósforo
  • Gálata Tower
  • Praça Taksim

E aí? Curtiram o roteiro de Istambul? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (5% de desconto)

Real Seguro (10% de desconto)

Salve esse pin no seu Pinterest

Istambul Pinterest


Compartilhe:

0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO!