BLOG

 

O que fazer em Marrakesh: um roteiro de 3 dias

7 de novembro de 2019 • Destinos • POR Daniela Marin
O que fazer em Marrakesh
07 nov

Planejando o que fazer em Marrakesh num roteiro de 3 dias?

A cidade de Marrakesh, uma das quatro cidades imperiais marroquinas junto com Fez, Meknes e Rabat (capital atual do país) é, sem dúvidas, um destino que não pode faltar no seu roteiro do Marrocos.

Então, se você está programando uma viagem a esse país tão exótico e tão rico culturalmente, buscando mergulhar nessa energia tão cativante e com um clima tão acolhedor, deve se planejar para o que fazer em Marrakesh.

O que fazer em Marrakesh

Rue de La Kasbah

Também conhecida como cidade vermelha graças ao tom avermelhado de suas construções decorrente da areia regional (terracota), ela recebe milhares de turistas do mundo todo ao longo do ano. Marrakesh é considerada uma cidade extremamente movimentada e caótica, é amada por muitos e odiada por outros…(rs)

Mas fato é que tem muita coisa boa para se fazer em Marrakesh!

Nós chegamos em Marrakesh de carro, vindo de Ouarzazate (dicas em outro post), numa viagem de de 200 km que durou cerca de 4 horas. Sinceramente, foi a pior parte da estrada, pois, diferente do que havia imaginado, a estrada principal que liga a Marrakesh estava toda em obra, alguns trechos com o asfalto bem ruim e com muitos caminhões. Isso fez com que a viagem demorasse bem mais, além de um imprevisto com a polícia marroquina (perrenguinho básico da viagem) que contarei de forma mais detalhada em outro post.

O que fazer em Marrakesh

Souk Medina Marrakesh

Quanto tempo ficar em Marrakesh 

O seu roteiro pelo Marrocos, como já disse anteriormente, deve incluir Marrakesh, mas o quanto tempo ficar na cidade vai depender da duração total da sua viagem pelo país, e claro, dos seus interesses do que fazer na região.

Com toda a certeza, Marrakesh dispõe de muitas atrações e você pode optar por um roteiro mais dinâmico, mais rápido, para ver o básico que ela oferece. Muitos escolhem fazer tours ou contratam um guia privado, mas te garanto que se você dispõe de tempo para conhecer a cidade com mais calma, consegue e deve fazer tudo de forma independente. Assim vai ter liberdade para apreciar os encantos e admirar o ritmo dessa cidade tão exótica e cheia de vida.

Portanto, em dois dias de roteiro, você consegue conhecer os pontos mais famosos da cidade, de forma bem corrida. Caso opte por 3 ou 4 dias, vai conseguir incluir mais pontos turísticos, fazer com mais calma e desfrutar desse ambiente cheio de cores e contrastes que a cidade oferece.

Melhor do que fazer em Marrakesh é estar em Marrakech, cidade caótica que te assusta no começo e te conquista logo em seguida.

O que fazer em Marrakesh

Praça Jemaa El Fna

Onde se hospedar em Marrakesh

Tão importante quanto saber o que fazer em Marrakesh, é saber onde ficar em Marrakesh. A maioria vai preferir ficar nos riads, aquelas moradias dentro da Medina, que por sua vez é um aglomerado dentro das muralhas (antiga fortificação).

A pérola do sul, como a cidade também é conhecida,  oferece resorts, diversos hotéis 5 estrelas e muito luxo para quem busca as melhores hospedagens do mundo. Porém, nada se compara aos riads! Visto que ao se hospedar num riad você tem mais contato com a cultura local, pois a maioria é administrada por famílias, os ambientes são aconchegantes, os terraços sempre surpreendem com um charme único e sem falar que os preços são imbatíveis, né?

Onde se hospedar em Marrakesh

Terraço do nosso riad dentro da Medina

Onde se hospedar em Marrakesh

Riad Le Bel Oranger

Marrakesh: Roteiro de 3 dias

Em suma, estávamos decididos a fazer tudo a pé e de forma independente, utilizamos o aplicativo maps.me, que nos deixou na mão algumas vezes, porém, de uma forma geral, ajudou e muito durante toda a nossa viagem no Marrocos. Certamente que, em Marrakesh não foi diferente e nos perdemos e nos achamos diversas vezes, mas isso faz parte da diversão, né? Ainda mais para quem escolheu ficar hospedado dentro da Medina.

Dia 1

Inicialmente, acordamos cedo para desfrutar do nosso maravilhoso café da manhã e prontos para bater muita perna (não esquecendo que fomos no verão, ok?).

Do riad partimos em direção à Mesquita Koutoubia, com seu minarete de quase 70 metros de altura, um dos cartões postais da cidade, mesquita a ser admirada por fora, já que a entrada é restrita a muçulmanos. No seu entorno é possível tirar muitas fotos e ainda passar pelos Jardins do Parc Lalla Hasna, um pequeno parque agradável onde você pode se refrescar e buscar uma sombra em dias muito quentes.

Se tiver interesse, pode seguir caminhando para o Ensemble Artisanal, que é uma galeria de compras, onde você pode comprar produtos artesanais, sem o assédio comum da praça e dos famosos souks da medina. Confesso que nem entrei…:P mas dizem que é lindo e tem uma decoração tipo de novela…rs

Bem ali na frente, tem o Cyber Parc, que é uma área verde, bem cuidada, um bom lugar para descansar, além de ser gratuito. Nós demos uma pequena caminhada por lá para conhecer. Assim sendo, se estiver procurando o que fazer em Marrakesh para incrementar seu roteiro na cidade, inclua esse parque.

O que fazer em Marrakesh

Parc Lalla Hasna com Mesquita Koutoubia

Onde almoçar?

Pare para almoçar na região próxima à praça Jemaa El Fna, onde é possível escolher entre as inúmeras opções de restaurantes. Depois do almoço, vá caminhando sem pressa, percorrendo a cidade até a Porta Bab Agnou, uma das entradas principais da Medina, uma porta enorme e avermelhada.

Siga para conhecer a famosa Madrasa Ali Ben Youssef , uma antiga escola de estudo da religião islâmica que virou museu. Nós não conseguimos entrar, pois estava toda em reforma. Na mesma região, aproveite para visitar o Museu de Marrakesh, um riad todo conservado que exibe a belíssima construção marroquina. Possui um acervo pequeno de arte contemporânea e tradicional e alguns objetos do Reino do Marrocos. A visita vale mais pela beleza do local.

Quer saber mais o que fazer em Marrakesh?

Após todas essas atrações, você ainda pode finalizar seu dia no Le Jardin Secret, um hotel lindo em formato de riad que ficou famoso pelos seus jardins e por ser um refúgio (chamam de oásis) em meio a loucura de dentro da Medina.

Museu de Marrakesh

Museu de Marrakesh

Além de todas essas atrações, logo nesse primeiro dia, nós decidimos subir ao famoso Café de France para assistir ao pôr-do-sol na praça Jemma El Fna. Como era verão, o dia foi super longo e o pôr-do-sol foi em torno de quase 9h da noite. Mas valeu muito a pena! Ficamos só sentados tomando umas bebidinhas (nada alcóolico, claro!), contemplando e tirando mil fotos. Tenho zero maturidade para fotos de pôr-do-sol….kkkkk

Praça Jemma El Fna

Durante a noite não deixe de passear ao redor da praça Jemma El Fna, uma das praças mais vibrantes do mundo. Você vai perder a conta do número de vezes que vai passar por ela. Não deixe de reservar pelo menos uma noite para sentir o clima de festa que rola na praça, que é o coração da cidade e onde tudo acontece.

O que fazer em Marrakesh

Pôr-do-sol na Praça Jemaa El Fna

Dia 2

No segundo dia, levante cedo e siga até o Palácio Bahia. Nós chegamos cerca de 9 horas da manhã e já estava lotado, cheio de tours. O Palácio Bahia é uma das principais atrações quando se trata do que fazer em Marrakesh. É considerado uma das obras de arquitetura mais importantes do Marrocos. A palavra Bahia em árabe significa deslumbrante! De fato, o Palais Bahia (como é chamado) é um lugar lindo e deslumbrante. Possui um acervo bem pequeno e muitos cômodos vazios, porém, vale pela belíssima construção.

Outro ponto turístico muito conhecido a 10 minutos de distância e dentro das opções do que fazer em Marrakesh, é o Palácio Badii (Palais El Badii) que hoje está em ruínas, mas mesmo assim, um ponto a ser visitado e que impressiona muita gente.

Ainda no entorno dos palácios, você pode fazer uma caminhada até o Palácio Real. No entanto, somente para conhecer por fora, pois a visita não é permitida e nem tirar fotos, só pode olhar galera, ok? Rs
Retorne para a região da Medina ou próximo a praça Jemaa El Fna para almoçar. Vale a pena explorar os restaurantes dessa região, pois estão entre os melhores avaliados.

"<yoastmark

O que fazer em Marrakesh

Palais Bahia – Marrakesh

Depois do almoço, vá visitar o Museu Dar Si Said (dentro da Medina), o museu mais antigo da cidade de Marrakesh, que se localiza num palácio enorme (destaque para sua decoração maravilhosa) e possui o maior acervo de obras expostas (antiguidades, cerâmicas, bordados, tapetes, armas, instrumentos e jóias de origem bérbere).

Será que ainda tem mais coisa para se fazer em Marrakesh?

A resposta é sim. Prossiga caminhando até chegar na região da Mesquita Moulay El Yazid, uma mesquita bem bonita, que você poderá ficar admirando por fora (não é permitida a entrada). Entretanto, bem ao lado da mesquita, é possível visitar os Túmulos Saadianos, um mausoléu coletivo, da família real de Al-Mansur, considerado jóia da arquitetura. Hoje é uma atração turística bem conhecida. Eu particularmente, não me animei a fazer a visitação, mas a maioria dos turistas inclui no roteiro.

Nós batemos tanta perna durante toda a viagem que após esses 2 dias em Marrakesh, nos rendemos a voltar para nosso riad no fim da tarde para assistir ao pôr-do-sol de seu terraço dessa vez, descansar, tomar banho e sair mais tarde para jantar à noite. Recomendo momentos de descanso também, afinal são férias, né? (rs)

Museu Dar Si Said

Museu Dar Si Said

O que fazer em Marrakesh

Mesquita Moulay El Yazid

Dia 3

Para o terceiro dia, seguimos mais cedo do que de costume, para o exuberante Jardim Majorelle, que é considerado uma das atrações mais visitadas do Marrocos. Um grande jardim exótico, cercado de obras em tons de azul. O lugar ficou mundialmente conhecido por abrigar a residência marroquina do estilista Yves Saint Laurent.

Acredite, o local fica lotado, os turistas chegam em grandes grupos, portanto, se deseja tirar boas fotos, chegue bem cedo. Para cada click é uma disputa…kkkkk

Saindo do jardim, partimos para o bairro Gueliz ou Novelle Ville para conhecer uma outra cara da cidade de Marrakesh. Considerado um bairro rico e mais moderno, com direito a shopping center, Starbucks e fast food dos mais conhecidos.

Faça um percurso caminhando e passando pela Praça da Liberdade, Marrakech Plaza, Carre Eden Mall, Rue de La Liberte (cheia de lojas e cafés) e aproveite para almoçar na região (opções não faltarão).

O que fazer em Marrakesh

Jardim Majorelle

Jardim Majorelle

Jardim Majorelle

Se tiver pique para andar um pouco mais, caminhe também até a Marrakech Train Station (Gare) e o Royal Theatre (Teatro Real). São construções bem modernas e mostra um aspecto bem diferente do resto da cidade.

Pela tarde, aproveite para se perder dentro da Medina, procurando alguma lembrança para levar para casa, como artigos em couro, souvenirs, lenços e etc… Os souks são vários, as opções são inúmeras, mas não se esqueça de pechinchar. Você pode conseguir comprar algo por bem menos do que o preço inicial. Isso porque eles te oferecem um preço absurdo no início para ver sua reação e depois vão insistindo para que pechinche (faz parte da cultura local).

O que fazer em Marrakesh

Royal Theatre

Mais dicas sobre Marrakesh

Você ainda tem tempo sobrando em Marrakesh? Vai ficar mais do que 3 dias? Sem dúvida que há mais coisas a se fazer na cidade.

Só para dar umas dicas, tem o Palmeiral de Marrakesh, uma zona rica, cheia de grandes mansões e riads, onde você também pode fazer um passeio de camelo ou dromedário, se ainda não o fez no deserto.

Inclusive, outra atração que fica a 5 km da Medina, é o Menara Gardens. Além disso, a maioria dos turistas que fica um dia a mais, aproveita para fazer uma excursão de bate e volta para a cidade costeira de Essaouira.

Praça Jemaa El Fna

Praça Jemaa El Fna – Marrakesh

Roteiro de 3 dias em Marrakesh

Dia 1

  • Mesquita Koutoubia
  • Jardim Parc Lalla Hasna
  • Praça Jemaa El Fna
  • Porta Bab Agnou
  • Madrasa Ali Ben Youssef
  • Museu de Marrakesh

Dia 2

  • Palácio Bahia
  • Palais Badii
  • Royal Palace
  • Museu Dar Si Said
  • Mesquita Moulay El Yazid
  • Túmulos Saadianos

Dia 3

  • Jardim Majorelle
  • Gueliz
  • Medina Marrakesh

Gostaram do roteiro? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @@prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (5% de desconto)
Real Seguro (10% de desconto)

Salve esse pin no seu Pinterest

fotomarrakesh


Compartilhe:

1 Comentário

  1. Samuel disse:

    Incrível esse post, Muito completo. Um destino igualmente incrível!! Parabéns!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!