BLOG

 

Mochilão Oriente Médio: Egito e Líbano (parte 1)

25 de abril de 2021 • Destinos, Egito, Líbano • POR Daniela Marin
Mochilão Oriente Médio
25 abr

Nesse post vou contar um pouco de como foi nosso mochilão pelo Oriente Médio, que apelidamos de Épico!!

Toda a ideia do que consideramos “mochilar” tá explicada aqui no blog….aliás, “mochilar” tá até no nome!!! kkkkk

Mas e aí, quem gosta de fazer um mochilão??? Lugar no mundo pra fazer é o que não falta, certo?? 

Mochilão Oriente Médio

Bem, vocês conhecem a Dani e sabem que ela adora planejar um roteiro…pra essa viagem, as pesquisas na internet foram exaustivas…as idas às livrarias foram inúmeras (sim, a viagem tem um “tempinho” já e não tinha tanta informação disponível como hoje), tudo atrás de informações que ajudassem a montar a viagem e também definir os países que iam entrar para nosso roteiro do Mochilão Oriente Médio.

Não tem como não relembrar que após finalizar o roteiro, conseguir a grana e comprar as passagens, estourou a famosa “Primavera Árabe”, uma série de manifestações populares em diferentes países árabes contra os regimes governamentais, entre eles Egito, Síria e Arábia Saudita. Por sorte do nosso destino, a Síria já havia sido retirada do roteiro pela dificuldade de logística dentro do que gostaríamos de realizar, além do que, infelizmente, o país entrou numa Guerra Civil terrível.

Cairo Egito

Porém, Egito estava no roteiro Mochilão Oriente Médio e a dúvida era inevitável….desistir da viagem ou não?? O Egito estava em “chamas” mesmo, pra quem se lembra, e nossa viagem seria em alguns poucos meses…acompanhamos as notícias, falamos com diversas pessoas, inclusive pessoas que estavam ou que tinham parentes lá…fique certo que não pensávamos apenas em nossa viagem….o desejo era que tudo acabasse da melhor maneira, pois se tratava de vidas humanas em risco.

Obviamente que fomos… kkkk…a situação foi se resolvendo e fomos ficando mais certos que era pra manter e fazer a viagem!! E que viagem “Épica”…vou falar um pouco de cada país que fomos!!

Mochilão Oriente Médio – Parte 1

  • EGITO

Foi nossa primeira aventura em terras árabes. Na verdade, o contato começou na conexão na Turquia…a Dani já decidiu ali mesmo, no aeroporto de Istambul, que voltaríamos em breve!! Não só acertou como, a Turquia se tornou o Top 1 dela!!! Rsrsrs

Mochilão Oriente Médio

Dentro do nosso roteiro, o Egito deveria ser a primeira parada…descobrimos que era um país com boas relações dentro do mundo árabe e que não haveria impedimentos entrar posteriormente em  Israel com um carimbo Egípcio no passaporte…Israel aceitaria, assim esperávamos.

Realmente ir após a Primavera Árabe teve algumas consequências…o país estava com uma certa tensão, principalmente Cairo…alguns prédios, principalmente embaixadas, estavam bombardeados…por outro lado, o país estava com menos turistas…os pontos turísticos mais vazios.

Cairo Egito

O Egito é um país que dispensa apresentações, né?? Terra dos Faraós, das Pirâmides, das múmias….de uma das civilizações mais incríveis e importantes no nosso mundo. Um lugar cheio de cultura, misticismo, história e tudo que um bom viajante gosta!

Cairo

Uma cidade gigante, quente, vibrante. Ficamos hospedados num hotel bem simples, um pouco distante do local mais turístico, mas atendeu muito bem!! Aproveitamos para explorar bem a cidade a pé. Eles costumavam mexer bastante com a gente, chamar a atenção e até querer tirar fotos….em pontos turísticos o “assédio” ao turista era gigante….não adianta estressar… kkkk

Foi difícil a comunicação com taxistas pela cidade…tentamos, mas a língua atrapalhava já que a maioria não falava inglês. Nossa primeira visita na cidade foi a Cidadela e Mesquita de Alabastro…considerada a mais bonita da cidade. Para nossa sorte, lá conhecemos um senhor dono de um carro, chamado Houssein….ele falava inglês bem e nos vendeu que não era taxista…que era motorista e que poderia nos levar pra onde quiséssemos, por bons preços!!

Mochilão Oriente Médio

De fato, a moeda lá não estava valorizada e o custo valeria a pena…acabamos fechando com ele um passeio do que ele mesmo chamou de “real life” e o famoso bazar Khan al Khalili. Para o dia seguinte, fechamos com ele mesmo a ida para as Pirâmides de Gizé e para Saqqara, distante um pouco da cidade do Cairo. Valeu demais fugir de tour guiados…ele tinha um bom papo, interessado em nossa cultura e nós na dele!! O melhor foi que ele nos deixava nos lugares e apenas esperava…fazíamos em nosso tempo!! Nos despedimos com uma boa gorjeta e um sentimento mútuo de grande consideração!!

Cairo Egito

Para os demais dias, dessa vez por conta mesmo, inclusive andando de metrô no Cairo, com seus vagões separados de mulheres e homens, fomos para o Bairro Copta, praça Tahir, Torre de Cairo, Museu do Cairo e Nilo. Realmente a cidade oferece uma variedade de lugares e muita cultura. Uma cidade que se deve conhecer, sem a menor dúvida. 

Mochilão Oriente Médio

Luxor Egito

Luxor

Para visitar a cidade, pegamos um trem noturno do Cairo. A estação de trem estava lotada e passavam diversos trens lotados de pessoas se escorando nas portas e ficávamos imaginando como seria o nosso. No final, era bem diferente…turístico mesmo, pois eram vagões individuais com camas, banheiro e refeição. Foi uma experiência bacana “cortar” o país num trem pelo deserto.

Mochilão Oriente Médio

Mochilão Oriente Médio

Chegamos de manhã e fomos a pé até nosso Hostel…a cidade estava deserta, cenário de filme. (de guerra!)

Ela é repleta de pontos históricos, entre eles os Vales dos Reis e Rainhas, Templo de Luxor e Karnak. O roteiro do Mochilão Oriente Médio era fazer tudo da forma mais independente o possível… Mas, nosso anfitrião não permitiu que fizéssemos por conta própria a visita aos Vales dos Reis e das Rainhas…acabamos fechando um tour….mas foi uma boa pois os acessos são bem complicados, distantes e sem falar no calor absurdo (CALOR MESMO!).

O templo de Karnak é algo sensacional!! Vale a visita. Caminhar pela cidade é contar novamente com uma dose extra de paciência, principalmente pelos comerciantes que insistem absurdamente para entrar em suas lojas e não dão sossego…falam incessantemente na sua orelha… kkkk

Não deixe de assistir ao pôr do sol no Nilo…Desenvolvemos um gosto imenso por kebabs após essa viagem….foi o prato que mais comi!! Além de ser com um custo menor que outras refeições. Mochilão é assim, gente…comer barato pra poder viajar mais!! Rs

Mochilão Oriente Médio

Beirute Líbano

  • LIBANO

Saímos de Luxor de avião pois iríamos direto para Beirute, no Líbano. Nesse momento vivemos um caos na viagem, pois paramos no Cairo para a conexão…a Dani até já falou disso em outro post, sobre “Perrengues de viagem”…lá ela explica tudo, desde a conexão até a chegada na imigração em Beirute, que também foi tensa, mas no final acabou dando tudo certo!! rsrsrs

Considero essa viagem das que mais trouxeram ganho cultural e uma mudança de perspectiva mesmo, pelo menos pra gente. Deixamos de lado alguns conceitos pré concebidos e tivemos a oportunidade de conhecer e respeitar outras culturas e religiões.

Líbano é um país que me surpreendeu absurdamente pelo desenvolvimento e pela beleza. Tem influências otomanas e francesas também, além de toda história das civilizações da antiguidade que têm o berço nesse incrível país, como os Fenícios, seja nos hábitos, idiomas e construções.  

Holiday Inn Beirute Líbano

Não havia problemas em relação à Primavera Árabe no Líbano naquele momento….ele faz divisa com a Síria que estava em guerra naqueles dias, mas isso não parecia atrapalhar o cotidiano no país, bem marcado por guerras e atentados também!! Nos pareceu um povo muito orgulhoso de suas raízes e de toda luta e superação que passaram.

Mochilão Oriente Médio

Beirute

Conhecida como a “Paris do Oriente”, é uma cidade grande e rica. Claro que se você sair das zonas principais vai se deparar com bairros mais simples. Ficamos na região da Hamra, que é bem desenvolvida e bonita, cheia de lojas e cafés….achamos muito bom ficar lá, pois ficava próxima da Praça L’etoile, Pigeons Rock e Centro. De noite também tinha muito agito, com muitos bares, restaurantes e movimento de pessoas….consegui beber cerveja facilmente…rsrs

Fizemos muita coisa a pé mesmo, principalmente os pontos que citei, já que eram facilmente acessíveis e próximos…não sentimos nenhuma insegurança. Vimos que a cidade tem muitos militares por todos os lugares, alguns prédios públicos não pudemos nem fotografar pela presença deles. Chamou a atenção o famoso prédio do Holiday inn ainda bombardeado…que acabou virando um símbolo da Guerra Civil libanesa.

Beirute Líbano

Pigeon Rock Beirute

Para alguns deslocamentos utilizamos taxi e um dos taxistas foi tão simpático que nos deu um guia do país em inglês. Indicou também um restaurante de kebabs bem tradicional no centro da cidade. De fato, estava incrível!! O povo no Líbano, onde visitamos, foi muito receptivo!!

A cidade é costeira, às margens do Mediterrâneo, e um dos pontos mais procurados é o Pigeons Rock, formações rochosas gigantescas no meio do mar. Toda essa região da avenida costeira é um excelente lugar para caminhar, frequentar praia, cheio de restaurantes, bares e cafés. Realmente consideramos um dos melhores locais da cidade.

Baalbek Líbano

Baalbek

Baalbek é uma cidade histórica localizada no Vale do Bekkà, interior do país. Nela você encontra ruínas da antiga cidade romana de Heliópolis, muito conservadas, grandes e consideradas Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Muitos consideram que uma visita ao Líbano não é completa sem conhecer Baalbek. Tem várias formas para se chegar de Beirute até lá….utilizamos a mais raiz possível…rsrs… Fomos de vans regulares saindo da chamada “Estação Cola”, um estacionamento debaixo de um viaduto de onde partem as vans com diversos destinos quando com um número mínimo de passageiros…

Mochilão Oriente Médio

Mochilão Oriente Médio

Vá para passar o dia pois a viagem leva cerca de 86 quilômetros de Beirute e conta com paisagens incríveis do vale. Além do que as ruínas são bem grandes mesmo, em tamanho das estruturas quanto em extensão, com muitos pontos de grande interesse. Lembro que lemos em diversos lugares que havia riscos de utilizar as vans, por ser próximo à sede do Hezbollah e tal….mas nossa experiência foi muito tranquila, de verdade. Mas há passeios fechados partindo de Beirute, caso não se sinta a vontade de fazer por conta própria. 

Byblos

Byblos é uma cidade costeira, a aproximadamente 43 quilômetros de Beirute. É considerada uma das cidades continuamente habitadas mais antigas do mundo, tendo sido ocupada entre 8.800 a.C. e 7.000 a.C. e considerada na época uma das mais importantes cidades da Fenícia.

Byblos Líbano

Já viu que o Líbano realmente é um lugar extremamente histórico e interessante para viajar, né? Pegamos um ônibus na rodoviária de Beirute com destino a cidade de Tripoli, a do Líbano. Avisamos o motorista que queríamos descer em Byblos (o ônibus para Byblos saía bem mais tarde, e queríamos aproveitar bastante) e no ponto certo ele parou para descermos, na estrada mesmo…rsrs

Caminhamos um pouco e já chegamos na cidade, que é cercada por uma muralha. Hoje, a cidade histórica (Byblos citadel) está totalmente revitalizada e cheia de lojas, artesanato e restaurantes. Vale muito a visita. Na cidade há muitas ruínas históricas também. Vá com tempo para não ter correria…tem quem goste de juntar num dia a visita a Byblos e a outras cidades históricas próximas…nós curtimos apenas Byblos, que ainda conta com um visual lindo do mar Mediterrâneo. O retorno para Beirute foi da mesma forma…esperamos o busão na estrada e descemos na Rodoviária.

Byblos Líbano

Do Líbano, nosso próximo destino foi a Jordânia e pegamos um voo de Beirute para Amã, mas a continuação desse Mochilão Oriente Médio vai ficar para o próximo post (parte 2)!

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Leia também:

Mochilão Oriente Médio: Jordânia e Israel (parte 2)

Já salve esse pin no seu Pinterest

Pinterest Egito Cairo

E ai? Gostaram das dicas?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nunca embarque para o exterior sem seu Seguro Viagem em mãos, eu mesma já tive intoxicação alimentar mais de uma vez, na Bolívia e em Cuba. O seguro é essencial não só nesse caso, como em vários outros.

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (CUPOM: PREFIROMOCHILAR5)

Seguros Real (10% de desconto)

Talvez você goste também de ler sobre a Turquia:

Istambul: roteiro e dicas da maior cidade da Turquia

Quanto custa viajar para Capadócia na Turquia


Compartilhe:

0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO!