BLOG

 

São Paulo: melhores atrações na capital paulista

6 de novembro de 2023 • Destinos, Dicas de Viagens • POR Daniela Marin
As melhores atrações de São Paulo
06 nov

Reunimos as melhores atrações de São Paulo, segundo a nossa opinião 😛

Melhores Atrações São Paulo

Confesso que é estranho pra gente fazer um post sobre turismo na cidade de São Paulo…estamos sempre por lá pra visitar familiares e amigos, para cursos ou para outras atividades não relacionadas com turismo. Moramos muito próximo e acabamos deixando sempre pra depois!

Mesmo assim, sabemos que é uma cidade muito procurada por turistas e que tem muita coisa bem interessante pra fazer e conhecer.

Por isso, aproveitamos pra conferir alguns dos principais pontos turísticos e compilar em um post pra quem tiver alguns dias pela capital paulista e não souber direito por onde começar a explorar a cidade.

As melhores atrações de São Paulo

Sobre São Paulo

Capital do Estado de São Paulo, é a maior e mais rica cidade do país, contando com aproximadamente 12 milhões de habitantes. É considerada a cidade brasileira mais globalizada e influente no mundo, atraindo muita gente atrás de negócios, cultura e gastronomia!

Tem um clima subtropical úmido, com temperaturas médias ao longo do ano variando de 23 a 17o graus Celsius. Na prática, podemos dizer que o verão é quente e bem chuvoso. Já o inverno apresenta temperaturas mínimas em torno de 10 graus Celsius e bem seco.

É uma cidade imensa, onde se encontra de tudo, e se você não tem muito tempo por lá, o ideal é escolher bem o que vai fazer pra não perder muito tempo em deslocamento. O trânsito é pesado, mas usar o metrô/trem hoje em dia já é uma boa opção.

Claro que não dá pra ser só elogios para a cidade…há muitos pontos negativos visíveis e sensíveis em vários pontos da cidade…um deles é, como falei acima, o trânsito! Mas, como diversos grandes centros, se deparar com inúmeras pessoas em situação de rua, extremamente triste, acaba sendo inevitável. Sem falar na questão da violência, sendo que por isso, o ideal é ficar bem atento.

São Paulo é assim: Ame ou odeie! 😛 

Vamos conhecer as melhores atrações de São Paulo?

As melhores atrações de São Paulo

Avenida Paulista

É um dos centros financeiros de São Paulo, o mais famoso sem dúvidas, e já se tornou um dos símbolos da cidade com suas calçadas largas e sempre lotadas, com sua vida e com tantos atrativos em seus 2,8 km de extensão.

É nela que se encontram, por exemplo, a famosa ciclovia, o MASP e o prédio da Fiesp. Aos domingos a via fica fechada para os veículos e liberada para os pedestres e ciclistas, reunindo milhares de pessoas e diversas apresentações culturais. Diversidade é o que mais se vê por lá, tendo de tudo, para todos.

É um passeio totalmente gratuito e o ideal é fazer todo o trajeto da avenida a pé, para poder ver todas as apresentações e atrações do local.  Aproveite pra conhecer o Parque Trianon, bem de frente pro MASP, uma das reservas de Mata Atlântica dentro da cidade de São Paulo.

Uma das melhores atrações de São Paulo para quem tem uma vibe cosmopolita.

As melhores atrações de São Paulo

MASP

Fundado em 1947 por Assis Chateaubriand, é o primeiro museu moderno do país, e principal Museu da cidade de São Paulo. Ocupa o famoso prédio em plena Avenida Paulista desde 1968 e apresenta diversas exposições que ficam à disposição do público de acordo com o calendário divulgado pelo próprio museu.

Fora todo seu acervo e exposições, o prédio com seu “vão livre” já é uma atração por toda sua arquitetura.

Ele fica na Av. Paulista, 1578 e os ingressos são pagos, mas a boa notícia é que às terças-feiras e 1as quintas do mês a entrada é gratuita, mediante retirada dos ingressos pelo site do museu.

Uma das melhores atrações de São Paulo para quem gosta de cultura e arte.

MASP São Paulo

Livraria Cultura

Já virou símbolo da cidade, a Livraria Cultura do Conjunto Nacional é uma loja imensa que dispõe de diversos títulos de livros, além de toda a sua arquitetura e escadaria que atraem muitos fanáticos por livros ou mesmo curiosos e turistas.

Esteve fechada por um curto período mas reabriu suas portas, feito que foi considerado uma vitória da cultura.

Sua entrada é gratuita e se localiza na Avenida Paulista, 2073.

As melhores atrações de São Paulo

Itaú Cultural

Instituto criado em 1987 com objetivo de descobrir e incentivar manifestações artísticas, criando um espaço de pluralidade aberto ao público e de forma gratuita.

Apresenta exposições permanentes, como a do Espaço Olavo Setúbal, onde fica a escadaria famosa, bem como outras exposições rotativas espalhadas pelo edifício, localizado na Av. Paulista, 149.

Vale lembrar que não necessita retirada de ingressos antecipadamente, é só chegar e entrar.

Itaú Cultural

SESC Paulista

Bem do lado do Itaú Cultural fica a sede do SESC Paulista, pertencente à Instituição privada do Serviço Social do Comércio. Anteriormente era a sede da Instituição, mas o prédio foi todo reformado para poder atender os visitantes.

São exposições, espetáculos, cursos e atividades culturais e esportivas abertas ao público de forma geral. Fica nele também o Mirante Sesc, point muito procurado pelos turistas por ficar no 17° andar do prédio e ter uma bela vista da Avenida Paulista, além de uma cafeteria aberta a todos.

Todas as atividades, inclusive o Mirante, podem ser agendadas pelo site do Sesc.

Mirante do SESC

Japan House São Paulo

Uma das 3 unidades do mundo, juntamente com Londres e Los Angeles, foi criada pelo governo japonês com a intenção de divulgar todos os elementos da cultura japonesa.

São exposições, lojas e culinária dessa cultura em um ambiente extremamente planejado e agradável.

Fica na Av. Paulista, 52 e tem entrada gratuita. Pode fazer agendamento pelo site. Pertinho dali fica o mural Niemeyer, do artista Kobra, que rende excelentes fotografias.

As melhores atrações de São Paulo

Pinacoteca

Um dos museus de artes visuais mais importantes do país e o mais antigo da cidade de São Paulo.

É administrado pelo Governo do Estado de São Paulo, apresenta 3 edifícios que contam com cerca de 30 exposições simultâneas.

Nessa visita, fomos apenas para Pinacoteca Luz, situada num edifício com mais de 100 anos, ao lado do Jardim da Luz. De lá, é possível ter uma bela vista da própria estação da Luz, bem de frente pra ele.

Ou seja, já é possível aproveitar e dar um pulo na Estação da Luz! É só atravessar a rua! 🙂 

Os ingressos são pagos e retirados através do site da Pinacoteca e deixo aqui a dica de tomar um café na cafeteria no interior da Pinacoteca, com vista para o Jardim da Luz.

A Pinacoteca Luz fica na Praça da Luz, 2.

Pinacoteca São Paulo

Museu do Ipiranga

Espaço especializado em história e cultura, sendo sede do Museu Paulista, administrado pela USP. Apresenta um acervo fixo, exposições temporárias e outras de longa duração.

O prédio onde fica o museu foi construído em 1890 para ser um Monumento em comemoração à Proclamação da Independência, juntamente com o Monumento às margens do rio Ipiranga, também em comemoração à Independência.

Depois de muito tempo fechado pra reforma, reabriu suas portas em 2022, sendo que todo complexo, que reúne ainda um imenso bosque com jardim, merece ser visitado por todos nós brasileiros.

O museu é imperdível e sem dúvidas uma das melhores atrações de São Paulo. Sua arquitetura e acervo não perde em nada para os grandes museus do mundo.

Fica localizado na Rua dos Patriotas, 100, tendo ingresso pago e retirado através do site do Museu.

foto: iStock

Farol Santander São Paulo

Bem, pra quem é paulista e das antigas, conhece esse prédio como sendo o “edifício do Banespa ou Banespão”, mas atualmente ele é mais conhecido como “Farol Santander”.

Foi construído em 1939, inspirado no “Empire State Building” em Nova York, tendo sido por muito tempo um dos mais altos da cidade, com 161 metros de altura e 35 andares…hoje ocupa a terceira posição, mas é um símbolo de São Paulo, se destacando no cenário urbano.

Administrado pelo Grupo Santander desde 2000, é hoje, um centro cultural, de turismo, lazer e gastronomia, contando com exposições fixas, temporárias e até uma pista de skate.

O ponto alto da visita é o Mirante e Café do 26, com vista 360 da cidade, além de uma cafeteria bem gostosa. Vale dizer que o hall do edifício também é bem interessante.

Os ingressos são pagos e podem ser retirados pelo site do Farol Santander.

Ele fica na Rua João Brícola, 24, centro de São Paulo.

Farol Santander São Paulo

Copan

Ficamos hospedados no Copan após convite de um Airbnb no prédio mais icônico de São Paulo. Na verdade fizemos a inauguração desse apartamento, o Copan Pink Flowers, onde passamos alguns dias aproveitando não só a estadia, mas também toda região do Copan, que tem muita coisa interessante pra se ver.

O edifício, inaugurado em 1966, foi projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, por isso apresenta aquele design em curvas, se destacando em meio às linhas retas das demais construções.

O lugar é uma verdadeira cidade, com 1160 apartamentos divididos em 32 andares. No térreo, uma série de lojas, restaurantes e cafés completam a estrutura. A vista dele para o centro da cidade é incrível.

Se não ficar hospedado, já vale a pena a visita ao complexo e seu entorno, repleto de restaurantes famosos, como Bar da Dona Onça e Casa do Porco.

Uma volta pelo centro histórico da capital acaba sendo inevitável, e foi o que fizemos. A poucos minutos caminhando é possível conhecer o Teatro Municipal de São Paulo, a Praça da República, Viaduto do Chá, Galeria do Rock e o próprio Farol Santander.

Fora tantos outros pontos, que vamos deixar para um outro post!

O Copan fica na Avenida Ipiranga, 200.

As melhores atrações de São Paulo

Copan Pink Flowers

Reserve aqui sua hospedagem

Liberdade

Uma outra experiência que tivemos o prazer de ser convidados foi a de conhecer um Airbnb na Liberdade. Ficamos hospedados no Mobi One na melhor localização do bairro.

Esse bairro já centenário da capital paulista é um verdadeiro mergulho na cultura japonesa. Não é pra menos, é onde se encontra a maior comunidade japonesa fora do Japão. Fora toda a decoração das luminárias das ruas ao redor da pracinha do bairro, existe ainda um Torii vermelho demarcando a entrada do local.

Por lá, é possível encontrar todo o tipo de produto de origem oriental nos diversos supermercados especializados. São ainda lojas com outros produtos típicos, como as famosas koquechis, louça, espadas e trajes orientais.

Outro ponto alto são os inúmeros restaurantes com culinária oriental espalhados pela região…são muitos mesmo e boa parte com fila de espera!

Aos domingos ocorre uma tradicional feira na praça do bairro, com venda de comida de rua, produtos típicos e muita gente! Fica literalmente entupido.

Vale destaque no bairro, a Livraria Sol, com um acervo imenso de livros japoneses, quadrinhos de mangá e também o Museu da Imigração Japonesa, o Bunkyo, com um acervo de milhares de itens pertencentes aos imigrantes que aqui chegaram.

Tenho que dizer que como a Dani não gosta da culinária japonesa, acabamos explorando mais, e podemos dizer que na Liberdade há culinária de outros países, como Índia e Tailândia por exemplo.

O Museu da Imigração fica na Rua São Joaquim, 381 e tem entrada paga. Melhor consultar o site para valores e dias de funcionamento.

Bairro da Liberdade São Paulo

Mobi One Liberdade

Reserve aqui sua hospedagem

Beco do Batman

Sem dúvidas, a atração mais descolada de São Paulo, o Beco do Batman se localiza no coração da Vila Madalena e atrai milhares de turistas, principalmente os estrangeiros.

Entre vielas e travessas, a vida boêmia do bairro se encontra com as cores do grafite e desenhos que se estendem por pequenas ruas, onde o trânsito só é permitido para pedestres.

Lembre-se que o Beco do Batman conta com uma curadoria e a cada mês ganha nova obra. Então, algumas artes muitas vezes já pode não existir mais, pois elas são apagadas e um novo grafite é feito no local.

Beco do Batman

Obviamente que isso não é tudo o que se tem pra ver na cidade de São Paulo. São outras tantas atrações que não cabem num único post…tipo o Parque do Ibirapuera, o Sampa Sky, a Catedral da Sé, etc…mas, dependendo do período que tenha pra visitar a cidade, já é um belo começo pra gastar, pelo menos, 5 dias por lá, caso escolha entrar em algumas das atrações.

E é como sempre falamos, cidades como São Paulo merecem ser visitadas diversas vezes e ser bem exploradas, pois tirando os pontos turísticos, as atrações culturais e gastronômicas são inúmeras e pra todos os bolsos!

Teatro Municipal São Paulo

Já conhece alguma das melhores atrações de São Paulo? Qual a sua preferida?

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest São Paulo

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se curte dicas de destinos para casal, você pode gostar de ler também:

6 Indicações de Airbnb para casais

2 Fazendas de Café com Hospedagem em MG

Roteiro Campos do Jordão: bate e volta de São Paulo

5 Cidades Serranas de São Paulo para escapar no fim de semana

O que fazer em Penedo e região


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *