BLOG

 

5 Cidades Serranas de São Paulo para escapar no fim de semana

10 de agosto de 2020 • Dicas de Viagens • POR Daniela Marin
Cidades Serranas Pedra do Baú
10 ago

Quer dar uma escapadinha no fim de semana para alguma dessas cidades serranas do estado de São Paulo?

Pensando nos roteiros de viagens após a pandemia, na retomada gradual do turismo no Brasil e na nossa região, vou enumerar 5 cidades que são ótimas opções para viagens curtas.

O setor de Turismo foi um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus e infelizmente isso vai impactar as viagens de 2020, 2021 e até mais.

Os países terão um controle maior em suas fronteiras e é possível que viajantes oriundos de países ainda em surto possam ser proibidos de entrar.

A tendência agora será a preferência por viagens de carro, destinos nacionais e para lugares que não exijam tanto planejamento prévio, né?

Então, bora anotar as dicas das cidades serranas de São Paulo para viajar em breve no “novo normal”?

Cidades Serranas Pico Agudo

Cidades Serranas Top 1: Campos do Jordão

Cidade apelidada de Suíça brasileira, Campos do Jordão é a queridinha dos paulistanos e paulistas, principalmente durante o inverno. Porém, um roteiro por Campos do Jordão pode e deve ser feito em qualquer estação do ano.

Fazer um bate e volta para Campos do Jordão de 1 dia ou até escapar por um fim de semana todinho pode ser uma ótima opção para quem decide passear de última hora.

Localizada a 190 km de São Paulo, a cidade é a mais alta do Brasil atingindo 1 628 metros acima do nível do mar, chegando a mais de 2 000 metros em seus arredores. Conhecida por seu festival de inverno, Campos do Jordão oferece atrações para todos os gostos durante todo o ano.

Aproveite para caminhar pelo Capivari, escolher um bom restaurante para almoçar, ver as diversas lojas, o movimento de turistas, comprar uns chocolates ou até mesmo turistar nas diversas atrações que a cidade oferece, como por exemplo:

  • Parque Amantikir (não é barato, mas vale o preço!)
  • Pico do Itapeva
  • Morro do Elefante e Teleférico
  • Palácio da Boa Vista

Cidades Serranas Parque Amantikir

Cidades Serranas Campos do Jordão

Hospedagem em Campos do Jordão

Uma dica de pousada super charmosa, bem localizada e econômica é a Pousada Jardon.

A decoração romântica espanhola confere todo um charme ao local! A temática está presente em todos os apartamentos, com tecidos florais em composição com listrados e lisos, permitindo um ambiente confortável e perfeito para descanso.

Pousada Jardon Campos do Jordão

VEJA AQUI O POST COMPLETO SOBRE CAMPOS DO JORDÃO

Cidades Serranas Top 2: Santo Antônio do Pinhal

Um dos lugares da Serra da Mantiqueira que eu mais gosto é Santo Antônio do Pinhal, vizinha da tão famosa Campos do Jordão. Já perdi as contas do número de vezes que fizemos bate e volta  de lá para almoçar durante o Festival da Truta e dos finais de semana que passamos em pousadas charmosas para comemorar alguma data especial.

Localizada a 170 km de São Paulo e a 20 km de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal é uma cidade que apesar de pequena, oferece muito o que fazer para aqueles que buscam desfrutar um clima de montanha, uma variedade de restaurantes, opções de comprinhas e lembrancinhas, além de fugir do agito de outras cidades serranas mais conhecidas.

A melhor forma de se locomover na cidade é de carro, porque apesar de pequena, a maioria das atrações são distantes umas da outras.

Se você já conhece Santo Antônio do Pinhal, aproveite para relaxar o fim de semana num clima romântico. Mas se for a sua primeira vez na cidade, vale a pena turistar um pouquinho pelas atrações a seguir:

  • Boulevard Araucária e Praça do Artesão
  • Igreja São Benedito e Igreja Matriz
  • Mirante do Cruzeiro
  • Estação Eugênio Lefevre
  • Mirante Nossa Senhora da Auxiliadora
  • Jardim dos Pinhais Ecco Parque
  • Pico Agudo e rampa de voo livre (principal ponto turístico e o melhor de todos na minha opinião) 😊

Cidades Serranas Santo Antônio do Pinhal

Cidades Serranas Pico Agudo

Hospedagem em Santo Antônio do Pinhal

A nossa pousada preferida é a Villa Campestre, um lugar com ar puro da montanha, cheio de verde das araucárias e aquele clima romântico de serra. Com certeza, um local que une o conforto, ambiente super aconchegante e ainda uma linda vista da Serra da Mantiqueira.

Villa Campestre Santo Antônio do Pinhal

Cidades Serranas Top 3: Cunha

A cidade de Cunha está a 230 km de São Paulo, fica cravada no encontro das serras do Mar, da Bocaina e da Mantiqueira, e faz divisa com o Estado do Rio de Janeiro.

O local possui ótimas opções para quem curte ecoturismo: trilhas, cachoeiras e belas paisagens, além de ser conhecida por seus diversos ateliês de cerâmica.

São dezenas de ateliês espalhados pela cidade, especialmente no bairro de Vila Rica e no centro.

Diversas festas populares movimentam o turismo em Cunha, como a Festa do Pinhão, entre abril e maio, as festas juninas, em junho, e o Festival de Inverno, em julho.

Quer saber quais são as melhores atrações de Cunha?

  • O Lavandário
  • O Contemplário
  • Pedra da Macela (melhor passeio e não precisa de guia)
  • Cervejaria Wolkenburg
  • Ateliês de Cerâmica
  • Cachoeira do Pimenta
  • Cachoeira do Jericó

Cidades Serranas Cunha

Cidades Serranas O Lavandário

Hospedagem em Cunha

Uma pousada que adoramos e que nos surpreendeu de forma muito positiva, principalmente pelo atendimento de excelente qualidade, foi a Pousada da Mata.

Com chalés confortáveis, um delicioso café da manhã, piscina, jacuzzi e lareira, a pousada no meio da floresta preservada é um local perfeito para relaxar e desfrutar a natureza.

Pousada da Mata Cunha

Cidades Serranas Top 4: São Bento do Sapucaí

São Bento do Sapucaí fica a 200 km de São Paulo e consegue ser ainda mais tranquila que as cidades serranas que citei anteriormente. É o refúgio perfeito para quem quer fazer trilha ou somente curtir a natureza e suas paisagens.

A cidade é muito conhecida pela Pedra do Baú, que também pode ser vista de outras cidades como Campos do Jordão e Gonçalves (que já é Minas Gerais). A trilha da Pedra do Baú é muito procurada por turistas mais aventureiros.

De fato, a grande atração da cidade é o Complexo do Baú, composto pela Pedra do Baú, Bauzinho e Ana Chata. Eu já fiz a trilha do Bauzinho algumas vezes (mais “café com leite”) e o marido aqui já fez também as outras (socorro!!!).

Para acessar a Pedra do Baú, é preciso fazer uma trilha e escalar cerca de 600 degraus (estruturas metálicas fincadas na pedra) para chegar ao topo, onde se tem uma vista de 360° da Serra da Mantiqueira, com a divisa de São Paulo e Minas Gerais.

A dica é escolher um restaurante no caminho que vai para as trilhas, pois assim você poderá almoçar com vista, apreciando a Pedra do Baú.

Principais atrações:

  • Complexo do Baú
  • Atelier Ditinho Joana
  • Espaço Arte no Quilombo
  • Capelas de Mosaico
  • Vinícola Entre Vilas e restaurante

Cidades Serranas Pedra do Baú

Cidades Serranas São Bento do Sapucaí

Hospedagem em São Bento do Sapucaí

Uma das pousadas mais conhecidas e concorridas é a Pousada Caminho da Mata.

Todos os chalés são equipados com banheira de hidromassagem, lareira, cama king size, duas duchas com aquecimento a gás, frigobar, piso em madeira e uma varanda para curtir o lindo visual da Pedra do Baú.

Pousada Caminho da Mata São Bento do Sapucaí

Cidades Serranas Top 5: São Francisco Xavier

Eu não poderia deixar de fora da minha lista de cidades serranas, o distrito queridinho da minha própria cidade: São Francisco Xavier.

Pertencente a São José dos Campos, porém localizado a 60 km da cidade, fica bem no meio da Serra da Mantiqueira e distante 150 km de São Paulo.

É o destino perfeito para uma escapadinha de fim de semana, quando se quer relaxar e curtir o ar da montanha.

O local é muito procurado por aventureiros em busca de trilhas e campings, porém cada vez mais oferece sofisticação e infraestrutura de hotéis e pousadas, além de excelente gastronomia.

Algumas de suas atrações:

  • Mirante Pedra de São Francisco
  • Pico do Focinho D’Anta
  • Trilha Pedra da Onça
  • Cachoeira do Roncador

Na verdade, o distrito conhecido como São Xico, conta com uma variedade de trilhas e cachoeiras que confirma sua vocação para o Ecoturismo. Destino pacato e com clima de roça, ideal para um passeio tranquilo e uma viagem curta.

Cidades Serranas São Francisco Xavier

Cidades Serranas Pedra do Porquinho

As pousadas em São Francisco Xavier são perfeitas para passar um tempo com a família ou celebrar um momento romântico. No geral, tem para todos os gostos, das mais rústicas às mais sofisticadas.

Porém, em São Xico, nós sempre optamos por reservar pelo Airbnb, pois as opções são bem mais econômicas.

Cidades Serranas São Francisco

Café da manhã feito por mim no nosso chalé no meio do mato… 😛

E você, tem mais dicas de cidades serranas em SP?

Cidades Serranas Pedra do baú

Você pode se interessar também por cidades serranas no sul do Brasil: 

Viagem pós pandemia: Destinos no sul do Brasil

Já salva esse pin no seu Pinterest

Cidades Serranas Pinterest

Gostaram da lista? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram  @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (5% de desconto)

Real Seguro (10% de desconto)


Compartilhe:

8 Comentários

  1. Soraia Pereira da Silva disse:

    Dani, adorei esses lugares, todos deliciosos!
    Só não conheço os 2 últimos, mas estão na minha listinha, para ir em breve!

  2. Deo disse:

    Nossa, conheço esses lugares maravilhosos, vou voltar, com certeza!

  3. Adri ano Ala minoría Roque disse:

    Lugares lindos,muito obrigado pelas dicas,com certeza irei conhecer.

  4. Adri ano Ala minoría Roque disse:

    Muito obrigado pelas dicas,com certeza irei conhecer…….

  5. Adriano Alamino Roque disse:

    Adorei as suas dicas…esta de parabéns! Como certeza quero conhecer esses lugares magníficos!

  6. Mairim Serafini disse:

    Adorei esses lugares. E eu também penso que esses serão os destinos mais procurados pós pandemia: lugares serranos, em meio a muita natureza. Parabéns pelo post 🙂

  7. Ju disse:

    Dani, que perfeito! Apaixonada por esses lugares, só conheço Campos. Quero conhecer os demais assim que der 🙏🏼

  8. Samuel disse:

    Demais essa seleção de destinos rápidos!! Excelentes dicas!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!