O que fazer em Penedo e região
22 de outubro de 2020 • Destinos • POR Daniela MarinQuer saber o que fazer em Penedo e região? Você curte um clima de montanha?
Então, não deixe de ler esse roteiro sobre o que fazer em Penedo e região, pois esse lugar é tão irresistível que vai fazer você ir embora já querendo voltar…
É o que sempre acontece com a gente…como já fomos várias vezes, vou listar as melhores dicas dessa região tão gostosa de visitar.
O destino é muito procurado por famílias e pelos casais que adoram curtir um friozinho, descansar, apreciar uma boa comida e caminhar pelas ruas charmosas de Penedo.
Onde fica e como chegar?
Penedo é um distrito do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro.
É conhecida como a principal colônia finlandesa do Brasil, o que se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios e até mesmo na cultura local.
Penedo, situado na Serra da Mantiqueira, faz divisa com os distritos de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende. Na região, ainda pode-se visitar Maringá e Maromba.
A distância entre Penedo e a cidade do Rio de Janeiro é de 184 km e o acesso é feito pela Rodovia Dutra. O acesso a Penedo fica no km 311 da Dutra, entre Resende e Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. São aproximadamente 252 km da Marginal do Tietê, em São Paulo.
Quando ir para Penedo e região
Penedo e região têm movimentação o ano todo. Você pode ir para passar um fim de semana ou até esticar entre 4 ou 6 dias para explorar bem toda a região.
O mês de fevereiro costuma ser o mais quente, em torno de 28°, enquanto agosto costuma ter as menores temperaturas, aproximadamente 13°. Da última vez, fomos em agosto e pegamos 30°, ou seja, melhor conferir a previsão.
De qualquer maneira, dê uma olhada na época de chuvas, que costuma ser maio, enquanto novembro costuma ser o mês mais seco.
No verão, os turistas aproveitam mais as cachoeiras, que são várias…E no inverno, os turistas aproveitam para curtir o clima de frio.
Em dezembro, a cidade que já tem clima natalino o ano todo por ter a sede da “Casa do Papai Noel”, fica mais decorada ainda e se torna uma atração à parte.
Onde se hospedar?
Você pode ficar na dúvida de onde se hospedar na região. Com opções de hospedagem em Penedo, Visconde de Mauá, Maringá ou Maromba, é uma dúvida cruel decidir, pois todos os distritos são super charmosos e valem pelo menos uma visita.
Nós já nos hospedamos em todos com exceção de Maringá, porém sabemos que essa também possui ótimas opções de hotéis e pousadas.
Se você prefere mais infraestrutura e está indo pela primeira vez, talvez a melhor opção seja ficar hospedado mesmo em Penedo, que conta com uma das melhores redes hoteleiras da região.
Se curte um clima mais bucólico e isolado, talvez a melhor opção seja Visconde de Mauá. Porém, se prefere ficar próximo das cachoeiras mais conhecidas da região, fique em Maromba ou Maringá.
De qualquer maneira, você irá curtir e aproveitar. Maringá para gente representa mais a parte gastronômica da região, com excelentes restaurantes.
O que fazer em Penedo
Vamos listar as melhores atrações de o que fazer em Penedo e região?
A região possui algumas atrações culturais e outras em meio à natureza (as nossas preferidas).
Principais Atrações
A Pequena Finlândia é a atração obrigatória para quem visita Penedo. O local reproduz uma colônia finlandesa em seus mínimos detalhes. Você pode passear por lojas de artesanato, cafeterias, sorveterias e fazer compras. Além disso, aproveite para caprichar nas fotos, pois a decoração é uma graça.
Localizada na Pequena Finlândia, a Casa do Papai Noel traz a magia do Natal durante todo o ano. A residência é toda construída no estilo finlandês e bem colorida, faz a diversão da “turistada”.
O Shopping Vale dos Duendes é mais uma atração que, além de bem decorado, é ótimo para fazer pequenas compras e aproveitar uma variedade de comidas típicas.
Já o Museu Finlandês conta a história de Penedo em muitos detalhes, além do acervo de mais de mil itens da cultura finlandesa. O local remonta à trajetória de famílias que ajudaram a construir o distrito através de livros, fotografias e móveis, além de um vestuário tipicamente europeu.
A Fábrica de Chocolate Tonttulakki é tipicamente finlandesa e traz o melhor chocolate belga da região. Com variedades e excelente qualidade, é impossível resistir aos deliciosos bombons e todas as lembrancinhas criativas.
Ecoturismo
Se você é adepto aos passeios em meio à natureza, você pode fechar tours guiados, passeios de quadriciclo ou ir de carro próprio mesmo visitar as cachoeiras mais próximas.
Como por exemplo, a Serrinha do Alambari, que possui duas piscinas naturais de águas cristalinas, chamadas de Poço do Céu e Poço do Dinossauro.
O Poço das Esmeraldas, distante 15 km do centro e acessível por uma pequena trilha, possui águas na cor verde-esmeralda que, além de serem propícias para banho, proporcionam belas fotos.
A Cachoeira de Deus, localizada a 5 km do centro de Penedo, oferece um poço de águas cristalinas contornado pela Mata Atlântica e com mais de 15 metros de altura. O local é perfeito para nado e belas fotos.
Pertinho do centro, você encontra um complexo de quedas d’água bem tranquilas: as Três Cachoeiras. A atração possui três corredeiras leves, natureza preservada e uma excelente pedida para banho.
Visconde de Mauá
Como chegar?
Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, com partes da sua zona urbana estendendo-se também aos municípios de Itatiaia e Bocaina de Minas, este último já no estado de Minas Gerais.
Passando o acesso a Penedo à esquerda, siga na RJ-163 por aproximadamente 34 quilômetros, até chegar a Visconde de Mauá. O trecho é asfaltado, mas recomenda-se prudência por causa das curvas.
O que fazer?
Na rua principal, você pode aproveitar para conhecer o artesanato local, tomar um café ou comprar queijos e geleias. No mais, as atrações são em meio à natureza.
A trilha da Pedra Selada é uma ótima opção para quem curte trilhas e aventuras. São 2 horas de subida até o topo, entre mata fechada e campos, com uma vista deslumbrante. Quando chegar ao topo, você pode anotar o seu nome no livro do cume para registrar a aventura.
A subida é um pouco puxada, mas vale a pena. Considero a trilha de dificuldade moderada, pois exige um pouco de preparo físico.
O Vale do Alcantilado é uma propriedade privada que possui 9 cachoeiras em uma pequena trilha de 1.5 km. É possível tomar banho em algumas e em outras apenas apreciar e curtir a beleza do local.
Maringá
A vila de Maringá possui mais infraestrutura de pousadas e restaurantes e está localizada a 7 km de Visconde de Mauá.
Uma curiosidade é que a vila está tanto no RJ como em MG. Isso porque o Rio Preto atravessa Maringá bem no coração da vila e basta atravessar uma pequena ponte rústica a pé que você cruza entre os estados.
De um lado fica Maringá-MG, ao passo que do outro lado temos Maringá-RJ. Os dois lados são pequenos e bem charmosos. Você vai caminhar entre os dois lados e irá encontrar muitas lojas de moda, alimentos, souvenirs e artesanatos diversos se espalham pelos cantinhos da vila.
O que fazer em Maringá? Basicamente, sair para almoçar, caminhar, tomar um café, jantar…enfim…é um local tipicamente gastronômico que liga a vila de Visconde de Mauá a Vila de Maromba.
Maromba
Antigo reduto hippie dos anos de 1970, a região localiza-se numa área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira e faz divisa com o Parque Nacional do Itatiaia, distante 8km da Vila de Maringá.
A vila parece que parou no tempo…prepare-se para se desligar e se desconectar!
Não espere infraestrutura, a menos que fique na pousada ou no hotel…O forte da Vila de Maromba é o ecoturismo.
Nos feriados, a vila fica LOTADA!
Uma das cachoeiras mais visitadas pelos turistas é a do Poção 7 metros (Poção da Maromba), pelo fácil acesso. A atração no local é saltar da pedra que fica a sete metros de altura do poço.
A Cachoeira do Escorrega é um tobogã natural esculpido pela natureza com 20 metros de extensão e o cartão postal da vila.
Outra cachoeira muito procurada é a Véu da Noiva, que fica em meio a mata num lugar bem tranquilo. Possui uma queda d’água de 30 metros entre as pedras. Seu acesso é fácil pois fica a aproximadamente 1 km da Vila de Maromba.
A região conta com outros atrativos como esportes radicais (rapel e escalada), trilhas, passeios de quadriciclo e passeios a cavalo. Cheia de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas cristalinas.
Uma dica importante é levar dinheiro em espécie, pois você só encontrará caixas eletrônicos em Penedo.
Sem dúvidas, Penedo e região tem muito a oferecer aos turistas de todos os tipos. Desde os mais aventureiros aos mais sofisticados.
Certamente, você vai adorar essa viagem e vai querer voltar mais vezes.
Como eu disse anteriormente, é um destino para repetir, seja para descansar, fazer trilhas ou somente aproveitar sua deliciosa gastronomia.
Já salva esse pin no seu Pinterest
Gostaram das dicas? Alguma dúvida?
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?
Nosso blog tem parcerias com:
Seguros Promo (5% de desconto)
Real Seguro (10% de desconto)
Você pode gostar de ler outros destinos que valem a pena repetir:
Esse texto faz parte de uma Blogagem Coletiva realizada pelo grupo Viagens por Escrito que escreveu sobre Lugares que eu voltaria…no Brasil e no mundo. Confira:
Classe Turista – Salto do Corumbá: a mais bela cachoeira do cerrado
Experiência Barbara – 9 motivos para conhecer e voltar a Berlim, Alemanha
Viajante Econômica – O que fazer em Foz do Iguaçu em cinco dias
Mariscando – 5 destinos no Brasil para visitar quando a Pandemia acabar
Compartilhe:
Comente esse artigo