BLOG

 

O que fazer em Penedo e região

22 de outubro de 2020 • Destinos • POR Daniela Marin
Penedo e região
22 out

Quer saber o que fazer em Penedo e região? Você curte um clima de montanha?

Então, não deixe de ler esse roteiro sobre o que fazer em Penedo e região, pois esse lugar é tão irresistível que vai fazer você ir embora já querendo voltar…

É o que sempre acontece com a gente…como já fomos várias vezes, vou listar as melhores dicas dessa região tão gostosa de visitar.

O destino é muito procurado por famílias e pelos casais que adoram curtir um friozinho, descansar, apreciar uma boa comida e caminhar pelas ruas charmosas de Penedo.

Penedo e região no RJ

Onde fica e como chegar?

Penedo é um distrito do município de Itatiaia, localizado na região sul do estado do Rio de Janeiro.

É conhecida como a principal colônia finlandesa do Brasil, o que se mostra marcante na arquitetura de residências e edifícios e até mesmo na cultura local.

Penedo, situado na Serra da Mantiqueira, faz divisa com os distritos de Visconde de Mauá, pertencente ao município de Resende. Na região, ainda pode-se visitar Maringá e Maromba.

A distância entre  Penedo e a cidade do Rio de Janeiro é de 184 km e o acesso é feito pela Rodovia Dutra. O acesso a Penedo fica no km 311 da Dutra, entre Resende e Itatiaia, no Estado do Rio de Janeiro. São aproximadamente 252 km da Marginal do Tietê, em São Paulo.

Penedo e região

Quando ir para Penedo e região

Penedo e região têm movimentação o ano todo. Você pode ir para passar um fim de semana ou até esticar entre 4 ou 6 dias para explorar bem toda a região.

O mês de fevereiro costuma ser o mais quente, em torno de 28°, enquanto agosto costuma ter as menores temperaturas, aproximadamente 13°. Da última vez, fomos em agosto e pegamos 30°, ou seja, melhor conferir a previsão.

De qualquer maneira, dê uma olhada na época de chuvas, que costuma ser maio, enquanto novembro costuma ser o mês mais seco.

No verão, os turistas aproveitam mais as cachoeiras, que são várias…E no inverno, os turistas aproveitam para curtir o clima de frio.

Em dezembro, a cidade que já tem clima natalino o ano todo por ter a sede da “Casa do Papai Noel”, fica mais decorada ainda e se torna uma atração à parte.

Pequena Finlândia Penedo

Onde se hospedar?

Você pode ficar na dúvida de onde se hospedar na região. Com opções de hospedagem em Penedo, Visconde de Mauá, Maringá ou Maromba, é uma dúvida cruel decidir, pois todos os distritos são super charmosos e valem pelo menos uma visita.

Nós já nos hospedamos em todos com exceção de Maringá, porém sabemos que essa também possui ótimas opções de hotéis e pousadas.

Se você prefere mais infraestrutura e está indo pela primeira vez, talvez a melhor opção seja ficar hospedado mesmo em Penedo, que conta com uma das melhores redes hoteleiras da região.

Se curte um clima mais bucólico e isolado, talvez a melhor opção seja Visconde de Mauá. Porém, se prefere ficar próximo das cachoeiras mais conhecidas da região, fique em Maromba ou Maringá.

De qualquer maneira, você irá curtir e aproveitar. Maringá para gente representa mais a parte gastronômica da região, com excelentes restaurantes.

Casa Beatles Visconde de Mauá

O que fazer em Penedo

Vamos listar as melhores atrações de o que fazer em Penedo e região?

A região possui algumas atrações culturais e outras em meio à natureza (as nossas preferidas).

Principais Atrações

A Pequena Finlândia é a atração obrigatória para quem visita Penedo. O local reproduz uma colônia finlandesa em seus mínimos detalhes. Você pode passear por lojas de artesanato, cafeterias, sorveterias e fazer compras. Além disso, aproveite para caprichar nas fotos, pois a decoração é uma graça.

Localizada na Pequena Finlândia, a Casa do Papai Noel traz a magia do Natal durante todo o ano. A residência é toda construída no estilo finlandês e bem colorida, faz a diversão da “turistada”.

O Shopping Vale dos Duendes é mais uma atração que, além de bem decorado, é ótimo para fazer pequenas compras e aproveitar uma variedade de comidas típicas.

Já o Museu Finlandês conta a história de Penedo em muitos detalhes, além do acervo de mais de mil itens da cultura finlandesa. O local remonta à trajetória de famílias que ajudaram a construir o distrito através de livros, fotografias e móveis, além de um vestuário tipicamente europeu.

A Fábrica de Chocolate Tonttulakki é tipicamente finlandesa e traz o melhor chocolate belga da região. Com variedades e excelente qualidade, é impossível resistir aos deliciosos bombons e todas as lembrancinhas criativas.

Penedo e Região

Penedo RJ

Ecoturismo

Se você é adepto aos passeios em meio à natureza, você pode fechar tours guiados, passeios de quadriciclo ou ir de carro próprio mesmo visitar as cachoeiras mais próximas.

Como por exemplo, a Serrinha do Alambari, que possui duas piscinas naturais de águas cristalinas, chamadas de Poço do Céu e Poço do Dinossauro.

O Poço das Esmeraldas, distante 15 km do centro e acessível por uma pequena trilha, possui águas na cor verde-esmeralda que, além de serem propícias para banho, proporcionam belas fotos.

A Cachoeira de Deus, localizada a 5 km do centro de Penedo, oferece um poço de águas cristalinas contornado pela Mata Atlântica e com mais de 15 metros de altura. O local é perfeito para nado e belas fotos.

Pertinho do centro, você encontra um complexo de quedas d’água bem tranquilas: as Três Cachoeiras. A atração possui três corredeiras leves, natureza preservada e uma excelente pedida para banho.

Penedo Maromba RJ

Visconde de Mauá

Como chegar?

Visconde de Mauá é um distrito do município de Resende, no estado brasileiro do Rio de Janeiro, com partes da sua zona urbana estendendo-se também aos municípios de Itatiaia e Bocaina de Minas, este último já no estado de Minas Gerais.

Passando o acesso a Penedo à esquerda, siga na RJ-163 por aproximadamente 34 quilômetros, até chegar a Visconde de Mauá. O trecho é asfaltado, mas recomenda-se prudência por causa das curvas.

Pico da Pedra Selada Penedo e região

O que fazer?

Na rua principal, você pode aproveitar para conhecer o artesanato local, tomar um café ou comprar queijos e geleias. No mais, as atrações são em meio à natureza.

A trilha da Pedra Selada é uma ótima opção para quem curte trilhas e aventuras. São 2 horas de subida até o topo, entre mata fechada e campos, com uma vista deslumbrante. Quando chegar ao topo, você pode anotar o seu nome no livro do cume para registrar a aventura.

A subida é um pouco puxada, mas vale a pena. Considero a trilha de dificuldade moderada, pois exige um pouco de preparo físico.

O Vale do Alcantilado é uma propriedade privada que possui 9 cachoeiras em uma pequena trilha de 1.5 km. É possível tomar banho em algumas e em outras apenas apreciar e curtir a beleza do local.

Pedra Selada Visconde de Mauá

Penedo e região Pedra Selada

Maringá

A vila de Maringá possui mais infraestrutura de pousadas e restaurantes e está localizada a 7 km de Visconde de Mauá.

Uma curiosidade é que a vila está tanto no RJ como em MG. Isso porque o Rio Preto atravessa Maringá bem no coração da vila e basta atravessar uma pequena ponte rústica a pé que você cruza entre os estados.

De um lado fica Maringá-MG, ao passo que do outro lado temos Maringá-RJ. Os dois lados são pequenos e bem charmosos. Você vai caminhar entre os dois lados e irá encontrar muitas lojas de moda, alimentos, souvenirs e artesanatos diversos se espalham pelos cantinhos da vila.

O que fazer em Maringá? Basicamente, sair para almoçar, caminhar, tomar um café, jantar…enfim…é um local tipicamente gastronômico que liga a vila de Visconde de Mauá a Vila de Maromba.

Maringá Minas Rio RJ

Maromba

Antigo reduto hippie dos anos de 1970, a região localiza-se numa área de preservação ambiental na Serra da Mantiqueira e faz divisa com o Parque Nacional do Itatiaia, distante 8km da Vila de Maringá.

A vila parece que parou no tempo…prepare-se para se desligar e se desconectar!

Não espere infraestrutura, a menos que fique na pousada ou no hotel…O forte da Vila de Maromba é o ecoturismo.

Nos feriados, a vila fica LOTADA!

Uma das cachoeiras mais visitadas pelos turistas é a do Poção 7 metros (Poção da Maromba), pelo fácil acesso. A atração no local é saltar da pedra que fica a sete metros de altura do poço.

A Cachoeira do Escorrega é um tobogã natural esculpido pela natureza com 20 metros de extensão e o cartão postal da vila.

Outra cachoeira muito procurada é a Véu da Noiva, que fica em meio a mata num lugar bem tranquilo. Possui uma queda d’água de 30 metros entre as pedras. Seu acesso é fácil pois fica a aproximadamente 1 km da Vila de Maromba.

A região conta com outros atrativos como esportes radicais (rapel e escalada), trilhas, passeios de quadriciclo e passeios a cavalo. Cheia de cachoeiras, rios e piscinas naturais de águas cristalinas.

Poção de Maromba Penedo e região

Uma dica importante é levar dinheiro em espécie, pois você só encontrará caixas eletrônicos em Penedo.

Sem dúvidas, Penedo e região tem muito a oferecer aos turistas de todos os tipos. Desde os mais aventureiros aos mais sofisticados.

Certamente, você vai adorar essa viagem e vai querer voltar mais vezes.

Como eu disse anteriormente, é um destino para repetir, seja para descansar, fazer trilhas ou somente aproveitar sua deliciosa gastronomia.

Penedo e região Vila de Maromba

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Penedo

Gostaram das dicas? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram  @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (5% de desconto)

Real Seguro (10% de desconto)

Você pode gostar de ler outros destinos que valem a pena repetir:

Arraial do Cabo

Salvador

Esse texto faz parte de uma Blogagem Coletiva realizada pelo grupo Viagens por Escrito que escreveu sobre Lugares que eu voltaria…no Brasil e no mundo. Confira:

Classe Turista – Salto do Corumbá: a mais bela cachoeira do cerrado

Experiência Barbara – 9 motivos para conhecer e voltar a Berlim, Alemanha

Viajante Econômica – O que fazer em Foz do Iguaçu em cinco dias

Mariscando – 5 destinos no Brasil para visitar quando a Pandemia acabar


Compartilhe:

4 Comentários

  1. Samuel disse:

    Perfeito esse post. Super completo. Região linda e rica de atrações!!

  2. Cecilia disse:

    Estava mesmo querendo saber o que tem pra fazer em Penedo e região. Sempre quis conhecer mas nunca consegui me organizar pra isso. Agora com estas dicas não vou ter mais desculpas. Amei, Dani. Obrigada.

  3. Mari disse:

    Dani, quanto lugar lindo! Não conheço Penedo ainda, preciso muito ir. Super dicas boas!

  4. Barbara Cortat disse:

    Dani, adorei esse post e você respondeu uma das minhas perguntas: onde ficar na região de Penedo? Post super completo. Com certeza será base para minha viagem para lá!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!