BLOG

 

Roteiro Campos do Jordão: bate e volta de São Paulo

10 de fevereiro de 2020 • Destinos • POR Daniela Marin
Roteiro Campos do Jordão
10 fev

Quem já fez bate e volta de São Paulo ou região para Campos do Jordão?

A cidade apelidada de Suíça brasileira, Campos do Jordão é a queridinha dos paulistanos e paulistas principalmente durante o inverno. Porém, um roteiro Campos do Jordão pode e deve ser feito em qualquer estação do ano.

Um roteiro Campos do Jordão de 1 dia ou até para um fim de semana pode ser uma ótima opção para quem decide passear de última hora.

É a cidade mais alta do Brasil atingindo 1 628 metros acima do nível do mar, chegando a mais de 2 000 metros em seus arredores. Conhecida por seu festival de inverno, oferece atrações para todos os gostos durante todo o ano. Além disso, se fugir dos feriados e da alta temporada, poderá visitar os pontos turísticos de forma mais tranquila.

Localizada a 180 km de São Paulo e 84 km de São José dos Campos, por exemplo, a cidade recebe sempre um bom fluxo de turistas, devido ao clima romântico de serra, sua arquitetura e construções, opções de lazer e também, sua gastronomia.

Nesse post, vou fazer um roteiro Campos do Jordão com os pontos turísticos principais, mas é claro que a região oferece muito mais, principalmente para quem deseja explorar mais a região da Serra da Mantiqueira.

Letreiro Campos do Jordão

O que fazer em um Bate e Volta para Campos do Jordão?

Obviamente, um roteiro Campos do Jordão incluindo somente 1 dia vai depender do tipo de passeio que os viajantes buscam. Se você já foi inúmeras vezes à cidade, pode ser que opte somente por passear pelo Capivari, escolher um bom restaurante para almoçar, depois caminhar pela região, só para ver as diversas lojas, o movimento de turistas, comprar uns chocolates e terminar tomando um café ou chocolate quente no fim de tarde antes de voltar para casa.

Porém, se você deseja conhecer os pontos turísticos principais, continue a leitura que vamos te mostrar alguns dos lugares mais interessantes para você incluir no seu roteiro Campos do Jordão.

Bondinho Campos do Jordão

Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva, na realidade, fica na cidade de Pindamonhangaba, porém, seu acesso só é possível através de Campos do Jordão, localizado a 14 km da Vila Capivari. Por esse motivo, essa atração é considerada dentro do nosso roteiro Campos do Jordão.

É o local ideal para contemplar a natureza, já que o pico fica a 2 030 metros de altitude, sendo possível avistar várias cidades do Vale do Paraíba, incluindo São José dos Campos e Aparecida (famosa pela Basílica). 

Possui um acesso gratuito pela estrada. Para chegar, você vai avistar o Hotel Quatre Saison, vire à direita e siga em frente até o fim do asfalto onde se localiza o Pico do Itapeva.

Além disso, há também, o acesso feito pelo Parque Pico do Itapeva, dentro da Fazenda Sant Claire que cobra uma taxa de visitação. O parque conta com um belo mirante com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira, um lindo jardim de lavandas francesas e ainda um castelinho que foi construído para o turista parar e tomar um café.

Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 17h.

Pico do Itapeva Lavanda

Parque Pico do Itapeva

Amantikir

O Parque Amantikir, criado em 2007, já virou uma das atrações principais no roteiro Campos do Jordão. São mais de 700 espécies de plantas ao longo dos 60.000 m², abertos à visitação durante todos os dias do ano. É um parque com jardins repletos de flores e cuidadosamente organizados que se tornam extremamente fotogênicos.

Amantikir é o termo indígena que originou a palavra Mantiqueira e significa Serra que Chora. Dessa maneira, o parque homenageia a cultura da região serrana e sua exuberante beleza.

O parque possui um paisagismo diferente porque ele conta com jardins mais voltados aos detalhes orientais e europeus, formatos parecidos com labirintos e toda uma estrutura voltada para os turistas.

O projeto fica numa região privilegiada pela natureza, com uma bela vista da serra da Mantiqueira.  Além disso, o local oferece eventos culturais e exposições.

Horário de funcionamento: todos os dias das  das 8:30 às 17h.

Parque Amantikir

Jardim Amantikir

Vila Capivari

A Vila Capivari é o centro turístico de Campos do Jordão, com sua arquitetura e construções no estilo europeu. Cheia de charme, é um local imperdível dentro do roteiro, pois é onde se encontra grande parte dos restaurantes, bares, cafés, lojas e souvenirs.

A vila é bonita, aconchegante e segura! Movimentada dia e noite, é um ponto de encontro para turistas de todas as idades. No local, também pode-se adquirir produtos exclusivos de Campos do Jordão, como chocolates caseiros e a tradicional cerveja artesanal.

Na temporada de inverno, feriados e alguns finais de semana é possível conferir shows e apresentações culturais na Praça São Benedito.

É no centro da Vila Capivari que se concentra também grande parte da vida noturna da cidade.

Capivari Campos

Morro do Elefante e Teleférico

O Morro do Elefante é um dos pontos turísticos mais visitados no roteiro Campos do Jordão devido ao fácil acesso através do teleférico, que custa 25,00 reais por pessoa, incluindo ida e volta. O bilhete do Teleférico só pode ser comprado no dia de seu uso, ou seja, não tem como antecipar sua compra e nem reservá-lo antecipadamente.

Com seus 1 800 metros de altitude, o Morro do Elefante é parada obrigatória para aqueles que visitam a cidade, principalmente pela primeira vez, pois fornece uma vista do centro turístico da Vila Capivari.

Em seu cume, fica instalado um Belvedere com restaurante e lojinhas de souvenirs.  Seu acesso pode ser feito de carro (estrada pavimentada) ou através do teleférico.

O teleférico funciona todos os dias das 10h às 17h, com exceção de terça-feira (fechado para manutenção).

Teleferico Campos

Palácio da Boa Vista

O Palácio da Boa Vista também conhecido como Palácio do Governador, é um ponto turístico interessante para incluir no seu roteiro Campos do Jordão, principalmente para quem gosta de história e acervos.

Residência oficial do governador do estado de São Paulo, o palácio conta com um belo acervo de peças mobiliárias, esculturas, obras de arte e porcelanas. O Palácio Boa Vista fica numa área de quase 3 000 m², dividida em 35 ambientes, tem 105 cômodos e foi decorado no estilo inglês Maria Tudor.

Em 1970, o prédio foi palco do primeiro Concerto de Inverno da cidade, o atual Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que todos os anos atrai milhares de turistas.

Possui entrada franca e funcionamento de quarta a domingo das 10:00 às 17:00 horas.

Aproveite sua ida ao palácio e acrescente no seu roteiro Campos do Jordão, uma parada no Café Palácio.  Ele possui uma localização estratégica, no alto da Serra da Mantiqueira e vista panorâmica.

A cafeteria tratou de fazer bom uso da sua localização, colocando mesas em um deck de madeira para você apreciar o Vale do Paraíba.

Palacio Boa Vista

Cafe Palacio

Mais opções de lazer no Roteiro Campos do Jordão

Se você já visitou as opções citadas no roteiro para um bate e volta de São Paulo ou ainda se você deseja esticar essa viagem para um fim de semana completo ou mais dias, certamente a cidade terá muito mais a oferecer em termos de lazer.

Uma sugestão é o Horto Florestal, que é conhecido por ter uma floresta preservada com vegetações coníferas e araucárias. Lá próximo, ainda tem o Borboletário, além de todas as suas trilhas e pequenas cachoeiras. Além disso, é possível fazer outras atividades pagas, como arvorismo, tirolesa, etc.

Para quem curte, há também a opção de fazer um passeio de trem (Bonde turístico) que parte do Capivari e vai até o Portal de Campos do Jordão. O bondinho opera diariamente e custa 16,00 reais, ida e volta.

Para os amantes de arte, o Museu Felícia Leirner está localizado em uma área de mata com 35 mil m², reunindo um conjunto de 85 obras de bronze, cimento branco e granito da artista Felícia Leirner, distribuídas ao ar livre, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno.

Vista Chinesa

Dica de hospedagem para um final de semana

Se o seu roteiro Campos do Jordão não é um bate e volta ou se decidir passar o fim de semana por lá de última hora, a cidade oferece uma ótima estrutura hoteleira, que vai desde charmosas pousadas a grandes resorts. Antes de escolher onde vai ficar, primeiro defina qual é o seu objetivo na cidade, pois Campos do Jordão tem hospedagem para todos os gostos.

Muitos preferem ficar na Vila Capivari e arredores, pois às vezes nem precisarão de carro para sair à noite, evitando blitz, trânsito e transtornos para estacionar o carro. Porém, alguns preferem os hotéis e pousadas mais distantes, buscando o sossego e um ar romântico da serra.

Nós já fomos várias vezes para fazer somente um bate e volta, e também já fomos outras tantas vezes para passar o fim de semana completo na cidade. Sempre pesquisamos as melhores opções nos sites do Booking e Airbnb.

Dessa vez, a nossa escolhida foi a Pousada Jardon.

Pousada Jardon

Pousada Jardon

Pousada Jardon Campos

A pousada é romântica e exclusiva para adultos e foi por essa razão que a escolhemos para passar um fim de semana em Campos do Jordão e descansar do nosso mochilão Patagônia Argentina.

O lugar é lindo, super bem avaliado pelos hóspedes e está localizado a 800 metros da Vila Capivari.

A decoração romântica espanhola confere todo um charme ao local! A temática está presente em todos os apartamentos, com tecidos florais em composição com listrados e lisos, permitindo um ambiente confortável e perfeito para descanso.

O atendimento é espetacular! Possui um café da manhã maravilhoso, cheia de detalhes e pequenos mimos, como um chá da tarde cortesia, que fazem toda a diferença.

Onde ficar em Campos do Jordão: Pousada Jardon | Endereço: Rua Engineer AP Moares, 70 – Capivari.

Se quiserem mais dicas de hospedagens em Campos do Jordão, não deixe de ler esse post:

Melhores pousadas em Campos do Jordão SP

Resumo do Roteiro Campos do Jordão

– Manhã: Pico do Itapeva e Amantikir

– Almoço: Vila Capivari

– Tarde: Morro do Elefante com teleférico e Palácio Boa Vista

– Fim de tarde: Café Palácio

Já fez alguma vez esse bate e volta para Campos do Jordão?

Salve esse pin no seu Pinterest

Campos do Jordão Pinterest

Blogagem Coletiva

Este texto faz parte de uma Blogagem Coletiva realizada por um grupo de blogueiras que contaram sobre opções de passeios bate e volta no Brasil e no mundo. Confira:

Viagens e Feminices – Bate e volta em Holambra: O que fazer em 1 dia

Pam Viajando Por aí – Explorando Santo Antônio do Pinhal em um dia

Fefa pelo Mundo – Um bate e volta de São Paulo: Socorro

Experiência Bárbara – Um pulinho em Guararema – Bate e Volta a partir de São Paulo

Viajante Econômica – Zaanse Schans: o melhor bate-volta de Amsterdam

Só penso em Viajar – Rothenburg ob der Tauber – um bate volta imperdível na Alemanha


Compartilhe:

11 Comentários

  1. Pâmela disse:

    Está aí um lugar que amo no interior de São Paulo. Post super completo e com as melhores dicas da cidade!! Top!!

  2. Juliana disse:

    Fotos lindas e ótimas dicas. Fomos num carnaval e estava bem lotado, quero voltar pra Campos e de preferência no inverno para curtir o clima de montanha

  3. Samuel disse:

    Que bacana!! Adorei as dicas!!

  4. Barbara Cortat disse:

    Fui algumas vezes para Campos, mas tem alguns lugares que nunca nem tinha ouvido falar! Adorei o roteirinho!

  5. Soraia Pereira da Silva disse:

    Amei o post, muito bem detalhado e completo! Eu sou apaixonada por Campos do Jordão! Preciso voltar pra ir no Parque Amantikir, que ainda não conheço.

  6. Fermanda Goldzveig disse:

    Eu amo Campos do Jordão, fez parte da minha infância toda! Voltei pra lá no fim do ano passado e amei revisitar tudo!

  7. Cecilia disse:

    Adoro ir a Campos do Jordão fora da alta temporada. Ainda não conheci o Amantikir mas está nos meus planos. Amo ir ao Horto Florestal de Campos. Esse contato com a Natureza é bom demais pra desestressar. Beijos

  8. Sidney disse:

    Excelentes dicas e descrição dos locais. As fotografias das paisagens são sensacionais, parabéns !!!!!

  9. Conrad disse:

    Great post. I was checking constantly this blog
    and I am impressed! Very helpful information particularly the last part
    🙂 I care for such info a lot. I was seeking this particular info
    for a very long time. Thank you and best of luck.

    P.S. If you have a minute, would love your feedback on my new website
    re-design. You can find it by searching for «royal cbd»
    — no sweat if you can’t.

    Keep up the good work!

  10. Arnette disse:

    Very good post! We are linking to this particularly great post on our site.
    Keep up the great writing.

    my web blog … Stephanie

DEIXE SEU COMENTÁRIO!