BLOG

Cancún e Riviera Maya: caribe mexicano (p.2)

20 de novembro de 2022 • Destinos, México • POR Daniela Marin
20 nov

Está sonhando com sua viagem pelo caribe mexicano?

Um destino perfeito para quem busca praias belíssimas ou curtir uma de lua-de-mel!

Cancún tem muito para oferecer, com passeios imperdíveis, monumentos históricos, cultura e gastronomia. Lugar completo, que une muita diversão e dias de descanso nas belas paisagens do caribe mexicano.

Mas, afinal, como aproveitar ao máximo esse paraíso? Esse post é a segunda parte do nosso roteiro por Cancún e Riviera Maya. Se você ainda não leu a primeira parte, clique aqui.

Chichen Itza mexico

Valladolid

Apesar de ser uma cidade que não está tanto no radar turístico, há o que ver e fazer em Valladolid. Além disso, é uma ótima base para os passeios da região, ao invés de fazer bate e volta de Cancún.

Nós optamos por ficar por 2 noites em Valladolid, para ficar bem próximo da principal atração da região que é Chichén Itzá. A ideia era chegar bem cedo no local, antes da multidão de turistas. Foi a melhor escolha, sem dúvidas.

Valladolid é uma pequena cidade localizada no estado de Yucatán, no México, a cerca de duas horas de Cancún.

A cidade faz parte da lista de “pueblos mágicos” do México e por isso eu recomendo incluir essa estadia em Yucatán, estado que oferece uma tremenda riqueza cultural e forte vínculo com a história e cultura maia.

Nós chegamos no final da tarde, fizemos o check in na nossa pousada e fomos tomar um café no Soletana, que fica dentro do Hotel Verde Morada. Super recomendo!

Aproveite para conhecer o centrinho de Valladolid, já que ele é a maior riqueza da cidade. Todos os pontos de interesse estão bem próximos uns dos outros e você pode caminhar e ver tudo em poucas horas.

Os principais pontos a visitar são: Convento de San Bernardino, Calzada de los Frailes, Praça Francisco Cantón Rosado, Iglesia de San Servacio, Palacio Municipal e Museo San Roque.

Valladolid mexico

Valladolid Yucatan

Valladolid Mexico

Chichén Itzá

Chichen Itzá é uma das atrações mais visitadas pelos turistas que estão hospedados em Cancún e na Riviera Maya. Entretanto, as ruínas não ficam tão próximas, pois se localizam a 200 km de Cancún.

Em Valladolid, você está a apenas 40km de distância de uma das Sete Maravilhas do Mundo, o sítio arqueológico de Chichén Itzá.

As Pirâmides do México são um ponto de total imersão de cultura, com arquiteturas impressionantes.

Nós tomamos o café da manhã correndo na pousada e partimos para visitar Chichén Itzá😊

Ela foi reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1988.

Visitar Chichén Itzá por conta própria é a melhor opção para quem gosta de liberdade e de gerenciar o próprio roteiro dentro de uma viagem.

Conhecida como O Castelo, a Pirâmide de Kukulkan – a versão maia do deus asteca Quetzalcóatl, é o templo mais icónico de Chichén-Itzá. Com cerca de 30 metros de altura, domina por completo a paisagem do complexo turístico.

Localizado perto da Pirâmide de Kukulkan, o Grupo das Mil Colunas é um conjunto arquitetônico vasto e imponente, com cerca de duas centenas de colunas de pedra, que alberga o chamado Templo dos Guerreiros.

O sítio arqueológico de Chichén Itzá é grande, possui 6,5 quilômetros quadrados, porém a maior parte é composta por floresta.

A parte visitada é pequena, diferente de outros sítios arqueológicos. Como as construções Maias ficam próximas, todo o local é percorrido rapidamente. Em duas horas é possível ver tudo.

O ingresso custou cerca de 30 dólares/pessoa e o estacionamento 5 dólares.

Chichen Itza

Ruínas Chichen Itza

Chichen Itza Mexico

Cenote Ik Kil

Ik Kil localiza-se a 3 km de Chichen Itzá. Este é um dos cenotes mais procurados pelos turistas que chegam à Riviera Maia em roteiros que incluem o caribe mexicano.

O cenote tem 50 metros de profundidade e 60 metros de diâmetro, sendo um dos maiores cenotes da região. É um lindo e gigante poço natural, localizado dentro de um parque.

O Cenote Ik Kil é uma das relíquias da civilização maia, fazendo parte da lista de mais de 7 mil cenotes encontrados na península.

Ele é um dos mais famosos por sua localização e por toda a infraestrutura que o Parque Ik Kil oferece aos turistas de todas as partes do mundo que visitam a região.

As águas cristalinas do Cenote Ik Kil são bem geladas, em torno de 22 graus, contudo, vale a pena o mergulho, principalmente se você for num dia de muito calor, assim como a gente que foi no verão! Tínhamos acabado de sair do sítio arqueológico de Chichén Itzá e o dia estava muito quente.

O ingresso custou cerca de 10 dólares/pessoa e o estacionamento é gratuito.

Cenote Ik Kil

Cancún (caribe mexicano)

Decidimos quebrar nossa estadia em Cancún em 3 momentos. No início da viagem, como relatado no primeiro post, na volta de Valladolid para ter um momento relax da viagem, sem muito roteiro e no final, antes do voo de volta ao Brasil.

Acordamos em Valladolid, demos aquela última volta na pracinha e pegamos a estrada de volta a Cancún ainda pela manhã.

Fomos direto para Playa Delfines (famoso cartão postal do caribe mexicano) enquanto aguardávamos o horário do check in no nosso apartamento, reservado de última hora. Decidimos nos dar de presente uma estadia pé na areia e com vista para o mar para apreciar Cancún com mais calma.

Nesses 2 dias de descanso, curtimos a piscina, nossa sacada com vista pro mar, caminhamos bastante e novamente pelas Playas Forum, Gaviota Azul e Caracol (nossa preferida).

Tudo é equilíbrio e gostamos de deixar dias de descanso nos roteiros de viagem, principalmente porque viajamos no verão mexicano e o calor estava de matar. Acredite! Rs

Mais detalhes sobre Cancún no post parte 1.

cancun mexico

Caribe Mexicano

Isla Mujeres

Sem dúvidas, Isla Mujeres é um dos paraísos na terra! Na minha opinião o verdadeiro caribe mexicano!

Isla Mujeres é uma pequena ilha do Caribe, localizada em frente à cidade de Cancún, no estado de Quintana Roo. A ilha tem aproximadamente 7 quilômetros de comprimento e 650 metros de largura.

Para chegar a Isla Mujeres saindo de Cancún é bem simples, basta pegar uma balsa que leva cerca de 30 minutos e te deixa no principal porto de Isla Mujeres, bem no centrinho da cidade.

A balsa custou 25 dólares/pessoa ida e volta.

Muitos turistas optam por fazer o bate e volta de Cancún ou até mesmo pegar uma excursão para passear em grupo. Mas é claro que vamos indicar fazer tudo por conta própria, além de recomendar fortemente se hospedar na ilha para curtir mais desse paraíso.

Isla Mujeres tem diversas opções de lugares para se hospedar, para todos os bolsos e gostos. Nós escolhemos uma pousada bem simples e super bem localizada, bem no centrinho de tudo.

Roteiro em Isla Mujeres

No primeiro dia conhecemos a Playa Centro, a primeira que você verá ao chegar na ilha, já que ao lado dela fica o porto onde param as balsas e barcos. De lá, fomos caminhando até a Playa Norte, onde decidimos curtir o dia todo num beach club.

A Playa Norte é a mais famosa e mais frequentada. Recomendo chegar bem cedo para conseguir um lugar pra sentar.

A água dela é cristalina, morna, calma e rasinha, perfeita para toda a família. A areia é branca e fofa e ao longo de toda a praia há muitos coqueiros.

É de lá que se tem o melhor pôr do Sol em toda ilha, simplesmente fantástico! Se você for passar alguns dias em Isla Mujeres, recomendo passar no fim de tarde para apreciar esse momento.

No dia seguinte, alugamos um carrinho de golfe por 50 dólares o dia todo para dar a volta na ilha e conhecer todos os outros pontos de interesse e mirantes. Na verdade, nós demos 3 voltas na ilha, voltando aos cantinhos que mais gostamos. Foi um dia muito gostoso!

Principais atrações de Isla Mujeres: Playa Centro, Playa Norte, Parque Garrafon e mirante, Punta Sur e mirantes, Kin Há e La Joya (dica de uma argentina que valeu muito a pena).

La Joya foi um cantinho que ficamos apaixonados! Tanto que fomos pela manhã e depois do almoço voltamos para curtir novamente o local, mergulhar, refrescar do calor e apreciar esse paraíso.

No terceiro dia, caminhamos novamente pela Playa Centro até o final da Playa Norte e depois do check out pegamos o ferry de volta para Cancún.

Mais um pouco de Cancún

Voltamos para Cancún e descemos no Embarcadero Xcaret, onde deixamos o carro alugado estacionado nesses dias que estivemos na ilha.

Uma dica ao comprar seu ferry para Isla Mujeres é comprar para sair do Embarcadero Xcaret, ao invés dos outros embarcaderos Ultramar (onde a maioria compra), pois além do ferry ser mais novo, tem menos fila, é mais organizado e você ainda ganha tickets gratuitos para a Torre Escenica com vista de 360 graus de Cancún.

Ah, e o ferry é o mesmo preço dos demais! Ou seja, super compensa!

Chegamos e logo já fomos fazer esse passeio com nossos tickets gratuitos. O preço do ingresso seria 20 dólares/pessoa.

cancun mexico

Cancun mexico

Depois fomos almoçar perto do nosso hotel e logo depois do check in, saímos para caminhar e conhecer a Playa Linda que ficava próxima da gente e logo em seguida a Playa Langosta no final da tarde.

Na nossa última noite em Cancún, decidimos dar o braço a torcer e incluímos no nosso roteiro algo bem “turistão” e imperdível: Señor Frogs. Já conhecíamos da nossa viagem para Aruba e realmente o custo-benefício é muito bom. Comida boa, ótima música e diversão garantida.

Senor Frogs Cancun

Resumo do Roteiro parte 2:

• Valladolid: centro histórico
  • Valladolid: Chichén Itzá, Cenote Ik Kil, centro histórico
  • Cancún: Playa Delfines e Playa Forúm e piscina
  • Cancún: piscina e Playa Caracol
  • Isla Mujeres: Playa Centro, Playa Norte e letreiro
  • Isla Mujeres: volta a ilha com carrinho de golfe (Garrafon, Punta Sur e La Joya)
  • Cancún: Torre Escenica, Playa Linda, Playa Langosta e Señor Frogs

Eai? Gostaram no nosso roteiro pelo caribe mexicano?

Espero que esse post te ajude muito a se planejar e a montar um belo roteiro para Cancún. Não se esqueça de consultar parte 1 da nossa viagem aqui no blog.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Gostaram do nosso roteiro? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gostou do post, pode gostar dos roteiros completos de viagem:

Cancún e Riviera Maya: caribe mexicano (parte 1)

O que fazer em Marrakesh: um roteiro de 3 dias

Roteiro Ushuaia: 4 dias no fim do mundo

Salar de Uyuni: roteiro no maior deserto de sal do mundo!

Istambul: roteiro e dicas da maior cidade da Turquia