BLOG

 

Cancún e Riviera Maya: caribe mexicano (p.1)

16 de outubro de 2022 • México • POR Daniela Marin
Cancún e Riviera Maya
16 out

Cancún e Riviera Maya

Está sonhando com sua viagem a Cancún e Riviera Maya?

Um destino perfeito para quem busca praias belíssimas ou curtir uma lua-de-mel!

Cancún é um lugar completo que une muita diversão e dias de descanso nas belas paisagens do caribe mexicano.

Mas, afinal, como aproveitar ao máximo esse paraíso? Neste post, vou contar sobre nosso roteiro de carro por Cancún e Riviera Maya com as melhores atrações, além de alertar sobre a necessidade do visto mexicano.

Playa Delfines Cancun

Visto Mexicano

Desde dezembro de 2021, parte dos turistas brasileiros precisa de visto para entrar México e, a partir de agosto de 2022, é necessário o visto físico para fazer a viagem. Até então era permitido entrar no país apenas com um visto eletrônico, que mudou com o novo decreto publicado pelo governo mexicano.

Atualmente, é necessário agendar o serviço no consulado mexicano mais próximo da sua casa, sendo no Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília.

Por isso, o visto mexicano é o primeiro passo para poder aproveitar Cancún e Riviera Maya.

Porém, antes de fazer esse procedimento, veja se você se enquadra nos casos de exceção que não precisam do visto mexicano.

Não precisa do Visto Mexicano os seguintes passageiros:

  • Residentes permanentes no Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte, qualquer um dos países do espaço Schengen, da União Europeia ou da Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, México e Peru);
  • Pessoas com visto de turismo vigente do Canadá, Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Irlanda do Norte ou qualquer país do Espaço Schengen.

Cancún e Riviera Maya

Sobre Cancún

Cancún é considerado um dos principais pontos turísticos do México e atrai milhares de turistas durante o ano.

Costuma ser um destino que oferece muitos pacotes, mas dá para fazer uma viagem totalmente independente, assim como nós escolhemos fazer alugando um carro já no aeroporto.

Você pode optar em ficar hospedado somente em Cancún e fazer bate e volta para outros destinos na região. Muita gente escolhe se hospedar em Playa del Carmen, por ser mais em conta e uma ótima base para os passeios também ou ainda ficar hospedado um pouco em cada destino, assim como nós fizemos e achamos que foi a melhor opção de roteiro.

A maior parte das atrações e pontos turísticos de Cancún não fica no Estado de Yucatán, mas sim em Quintana Roo. A península de Yucatán abrange os Estados de Campeche, Yucatán e Quintana Roo.

Confesso que de início, não estava muito inclinada a ficar turistando em Cancún e tinha preferência pelos outros destinos da Riviera Maya. Mas não dá pra ir pra Cancún e não conhecer Cancún, né?

Por sorte, mudei de ideia durante a elaboração do roteiro e coloquei 5 dias para conhecer bem a cidade. Como estávamos de carro alugado, foi perfeito circular pelos principais locais da zona hoteleira.

A região mais movimentada fica próxima da Playa Caracol e Playa Forum, onde está o Coco Bongo e também o Hard Rock Café.

A zona hoteleira de Cancún compreende uma avenida bem extensa, que de um lado estão os hotéis e o mar, e do outro a Lagoa Nichupté.

Cancún e Riviera Maya

O que fazer em Cancún

Existem muitas praias bonitas para se conhecer em Cancún, além daquelas que ficam em frente ao seu hotel ou resort. Algumas com acessos públicos e outras, porém, os resorts, restaurantes ou barracas dificultam ou cobram pelo acesso. Mas nada impede de você entrar pelo acesso público e ir caminhando. Foi o que nós fizemos…rs

Logo que fizemos o check in na zona hoteleira, saímos para caminhar até a praia e fomos conhecer a Playa Caracol, onde tomamos uns drinks num restaurante à beira-mar e depois fomos para ver o pôr do sol na Playa Forum e Gaviota Azul. Todas ali bem próximas de onde estávamos hospedados, o Selina na Lagoa Nichupté.

No segundo dia, fizemos uma bela caminhada da Playa Caracol até o canto esquerdo onde estão os principais resorts e fomos novamente caminhar da Playa Forum até Gaviota Azul.

Fomos em agosto, no verão e fazia MUITO calor!

Almoçamos no Shopping La Isla e pela tarde, fomos de carro conhecer a Playa Tortugas, Playa Marlín e Playa Delfines com seu mirante e letreiro famoso de Cancún. Mas é claro que não fiquei na fila, pois ela era gigante! rs

Seguimos para nosso roteiro em Playa del Carmen e deixamos para curtir Cancún novamente no final da viagem. (roteiro parte 2)

As melhores praias em Cancún são: Playa Delfines, Playa Caracol, Playa Gaviota Azul, Playa Tortugas, Playa Langosta, Playa Linda e Playa Marlín. Olha quanta praia pra você conhecer, além de ficar somente na frente do seu resort! 😛

Cancún e Riviera Maya

Coco Bongo Cancún

Playa Delfines Mexico

Playa del Carmen

Playa del Carmen é um destino mexicano localizado a cerca de 70 km de Cancún. Playa, como é chamada, tem uma área turística desenvolvida, com hotéis para todos os bolsos, beach clubs, restaurantes deliciosos, casas de câmbio e muitas lojinhas de todo o tipo.

Assim que fizemos o check in no nosso Airbnb super bem localizado em Playa, fomos caminhar na Quinta Avenida, a mais famosa de Playa del Carmen. É uma avenida para pedestres, paralela ao mar e o seu acesso pode ser realizado por diversas ruas. É um passeio muito agradável, tanto de dia, quanto à noite.

A Quinta Avenida é onde tudo acontece na cidade. Na hora de escolher um hotel, lembre-se de ficar próximo dessa avenida para poder conhecer tudo caminhando.

Nós ficamos 3 dias e dividimos nossas atividades entre passear pela Quinta Avenida, curtir a praia, ficar num Beach Club do Hotel Pelicano Inn e relaxar na piscina do Rooftop do nosso Airbnb.

As principais atrações em Playa del Carmen são: caminhar pela Quinta Avenida, curtir praia, beach clubs, visitar o Portal Maya no Parque Los Fundadores, fazer bate e volta de Cozumel ou ainda visitar um Parque Aquático (Xcaret, Xplor ou Xel-há).

Cancún e Riviera Maya

Playa del Carmen

Cancún e Riviera Maya

Cozumel

A ilha de Cozumel é um destino obrigatório durante uma viagem para Cancún e Riviera Maya. Linda por toda parte, este destino banhado pelas águas do Caribe é o primeiro lugar onde os raios do sol tocam o México.

Está localizada a apenas 60 quilômetros da cidade de Cancún e separada por um trajeto de 40 minutos de balsa desde o porto de Playa del Carmen. A ilha é a preferida dos amantes do mergulho.

Para chegar a Cozumel pegue o ferry que sai do porto de de Playa del Carmen. Não precisa pagar agência, faça de forma independente, assim terá mais liberdade para aproveitar a ilha.

Existem atualmente 3 companhias de balsa que fazem a travessia do porto de Playa del Carmen a Cozumel. Você pode escolher entres Barcos del Caribe, México Waterjets e Ultramar e normalmente as empresas fazem o trajeto começando às 7:00 e terminando às 23:00 horas com uma frequência de 1 hora. O bilhete ida-volta custa 25 dólares por pessoa.

A maioria das pessoas faz esse bate e volta de Playa. Mas, se você tiver a oportunidade de ficar mais dias, melhor! Há tantas atrações lindas em Cozumel que você não vai querer ir embora.

Foi o que aconteceu com a gente. No planejamento do roteiro, eu queria ficar mais de 1 dia, porém como estávamos de carro alugado e num Airbnb em Playa, achei que ficaria meio fora de mão e optei por deixar o bate e volta mesmo. Acontece que quando chegamos lá, ficamos tão apaixonados por aquele mar, que resolvemos ficar pelo menos 1 dia a mais e reservamos uma pousadinha no Booking de última hora. Sim, deixamos o carro e o apartamento alugado lá em Playa e seguimos nosso coração. 😊

Punta Sur Cozumel

Punta Sur Cozumel

O que fazer em Cozumel

Para se deslocar na ilha você pode escolher por alugar um carro ou uma Scooter, que foi nossa opção favorita. Se você vai passar o dia em  Cozumel ou está hospedado na ilha, a Scooter, além de divertida, é mais barata (35 dólares/dia) e você poderá recorrer toda a ilha sem problemas.

Assim que você aluga, eles te entregam um mapinha com a sugestão de dar a volta na ilha. Como a região está sofrendo com o sargaço, optamos por conhecer os locais com as praias mais limpas.

Fizemos várias paradas pelo caminho, inclusive no The Money Bar, pois tem mirantes bem bonitos e depois seguimos para o Punta Sur Eco Beach Park. O ingresso para o parque custou 15 dólares por pessoa.

Punta Sur é a maior reserva ecológica da ilha, pois hospeda muitas espécies de pássaros e crocodilos exóticos. Seu farol tem as mais belas vistas de Cozumel, você pode tirar fotos e ter a oportunidade de mergulhar.

Além disso, possui uma praia de areias brancas extensa mais tranquila com opções de Beach Clubs, muito mais vazios que as outras opções mais famosas da ilha. No entanto, nada é barato! Quase caí para trás, quando vi que tinha tomado 2 cocos por 36 dólares…afff!

Passeamos também pelas ruas do centro de Cozumel, já que é onde você vai encontrar o maior número de locais de comida e vida noturna da ilha.

No dia seguinte, saímos caminhando a pé pela orla até encontrar um local para passar o dia, almoçar e relaxar. Encontramos umas piscinas naturais (Caletitas) de frente para um quiosque bem rústico e lá ficamos.

Se você preferir não circular para conhecer a ilha, existem opções para curtir com mais infra-estrutura: Playa Mia Grand Beach Park, Mr. Sanchos Beach Club e Palancar Beach.

Outros passeios

Você ainda tem opções de reservar vários passeios. Os mais procurados são: El Cielo e El Atlantis.

Cancún e Riviera Maya

Cozumel Mexico

Tulum

Tulum está a aproximadamente 130km de Cancún. Muitos turistas optam por um bate e volta, mas passar uns dias nesse paraíso é uma boa pedida, ainda mais se você pretende conhecer bem os atrativos dali que não são poucos.

Não deixe de colocar Tulum no seu roteiro Cancún e Riviera Maya!

Ao viajar para Tulum, existem dois estilos diferentes de turismo no mesmo lugar. Primeiramente, há a cidadezinha histórica, repleta de ruínas maias e desenvolvida às margens da estrada 307, conhecida como Avenida Tulum, onde fica Tulum Pueblo. Em segundo lugar, há a zona hoteleira, a Tulum praiana que atrai turistas do mundo inteiro com visuais cinematográficos, com atrações de bares, restaurantes e hotéis extremamente caros.

Claro que nós optamos por ficar em Tulum Pueblo! Num hotel bem na avenida principal com uma delícia de piscina para curtir todo fim de tarde.

Nosso roteiro contemplou cenote, praias, ruínas e a Carretera Tulum- Boca Paila.

Os cenotes são, sem dúvida, os pontos mais procurados pelos turistas que vão conhecer Tulum. Ponto turístico imperdível, de fato! Só na Península de Yucatán existem mais de 7 mil! E em Tulum existem vários, lindíssimos e o mais difícil é escolher quais colocar no seu roteiro. Coloque pelo menos um no seu roteiro!

Tulum Mexico

Cenote Taak Bi Ha

O Cenote Taak Bi Ha está localizado na Riviera Maya, a cerca de 40 minutos de carro de Playa Del Carmen e a 20 minutos de Tulum, na Carretera Federal.

Ele é um dos mais belos cenotes da Riviera Maya e provavelmente de toda a Península de Yucatán. Sua entrada custou 18 dólares por pessoa.

É um cenote de caverna com água cristalina onde você pode nadar, mergulhar com snorkel ou cilindro se quiser.

Nós chegamos bem cedo pela manhã e pegamos o local bem vazio, conseguindo aproveitar bem até a chegada do primeiro grupo de tour com brasileiros.

Cenote Taak bi Ha

Cenote Tulum

Ruínas de Tulum

As ruínas de Tulum foram consideradas como a cidade maia mais importante do estado de Quintana Roo. É uma espécie de sítio arqueológico, situado de frente pra praia, de contexto histórico e cultural brilhante.

Nas ruínas de Tulum, você terá uma estrutura completa com: estacionamento, bilheteria, lojas, restaurantes, cafés e letreiro. A entrada custa 5 dólares por pessoa.

Para entender sobre cada ruína, você pode contratar um guia, ou seguir as placas sinalizadoras e informativas contendo várias informações históricas a seu respeito.

No local, você percorre os caminhos com as iguanas passando por todos os lados entre as várias ruínas.

Nós caminhamos bastante pelo local todo fotografando e curtindo e finalizamos o passeio caminhando até a Playa Santa Fe que infelizmente estava lotada de sargaço. 🙁

Cancún e Riviera Maya

Ruínas Tulum

Mais atrações em Tulum

Ainda em Tulum não deixe de caminhar ou alugar uma bike para percorrer a Carretera Tulum- Boca Paila, um centrinho que ferve de hotéis-boutique, lojas e restaurantes da moda e um “mood cool” que atrai todas as tribos.

Tulum Boca Paila Mexioo

Aproveite para visitar a famosa escultura “Ven a la luz” do artista sul-africano Daniel Popper. Com aproximadamente 10 metros de altura, feita de madeira e com forma humana, abrindo seu peito para um lindo jardim suspenso. Para ter acesso, o custo é de 3 dólares por pessoa, além de enfrentar uma fila que te dá o direito de fotografar por 1 minuto…rs

Ven a La Luz Tulum Mexico

E ainda se curte lugares instagramáticos, coloque no roteiro a visita ao Sfer Ik Tulum, uma galeria considerada uma obra-prima da arquitetura orgânica, dentro do famoso Hotel Azulik.

O lugar tem uma arquitetura impressionante. Para entrar você precisa tirar o sapato e andar descalço pelo local. É incrível como foram feitas as tranças da edificação. É um lugar bem fotográfico, porém bem pequeno. A entrada custa 10 dólares por pessoa.

Sfer Ik Tulum

No último dia em Tulum, ficamos na dúvida onde curtir praia. O mapa do sargaço estava bem vermelho na região de Tulum, ficamos na dúvida entre Akumal e Xpu-há. Por fim, depois de pesquisar no site de monitoramento de sargaço, escolhemos conhecer a praia de Xpu-há, menos conhecida pelos brasileiros, mas uma das melhores da região. A praia já foi considerada a mais bonita da Riviera Maya.

Ainda tinha bastante sargaço no local, mas não atrapalhou. Na entrada, existe uma guarita onde o acesso é pago, sendo 3 dólares por pessoa.

Cancún e Riviera Maya

Curtimos praia, almoçamos lá num quiosque e depois pegamos a estrada rumo a Valladolid.

Essa segunda parte do roteiro, vou contar no próximo post.

Resumo do roteiro Cancún e Riviera Maya -parte 1:

  • Cancún: playas Caracol, Forum e Gaviota Azul;
  • Cancún: idem anterior mais Shopping La Isla, playas Marlín, Delfines e Tortugas;
  • Playa del Carmen: Quinta Avenida, Portal Maya e piscina;
  • Playa del Carmen: praia, Beach Club, Quinta Avenida e piscina;
  • Cozumel: recorrido pela ilha, Parque Punta Sur e pôr do sol na orla do centro;
  • Cozumel: orla e playa Caletitas;
  • Tulum: Cenote Taak bi Há, Ruínas Tulum e piscina;
  • Tulum: Carretera Tulum-Boca Paila, Escultura Ven a La Luz, Sfer Ik e piscina;
  • Tulum: playa Xpu-Há;

Já salve esse pin no seu Pinterest

Pinterest Cancún

Gostaram do nosso roteiro? Alguma dúvida? 

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gostou do post, pode gostar dos roteiros completos de viagem:

O que fazer em Marrakesh: um roteiro de 3 dias

Roteiro Ushuaia: 4 dias no fim do mundo

Salar de Uyuni: roteiro no maior deserto de sal do mundo!

Istambul: roteiro e dicas da maior cidade da Turquia


Compartilhe:

Comentários

Samuel - 17 de novembro de 2022

Baita relato!! Só lugar incrível!!Parabéns

Trinidad – Cuba – Prefiro Mochilar - 16 de abril de 2023

[…] Cancún e Riviera Maya: caribe mexicano (parte 1) […]

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *