BLOG

 

Viagem de carro para a Bahia: SP / RJ / ES e BA (parte 2)

21 de novembro de 2021 • Destinos • POR Daniela Marin
21 nov

Já pensou em fazer uma viagem de carro para a Bahia?

Essa é a segunda parte do nosso roteiro de uma viagem de carro saindo de São José dos Campos/SP até Caraíva, na Bahia.

A viagem teve um total de 24 dias (ida e volta) e contei todos os detalhes do início dessa aventura no primeiro post (Viagem de carro para a Bahia: parte 1).

Por essa razão, já vou começar esse texto pelo nosso roteiro em Caraíva, que foi a próxima parada da viagem.

Eu queria conhecer Caraíva há muito tempo, já que vamos quase todos os anos pra Bahia! Mas confesso que o fato dela ter se tornado muito famosa, muito mais lotada em número de turistas, acabava me fazendo desistir e escolher outros destinos.

Como vocês já perceberam, sempre preferimos destinos mais rústicos, mais tranquilos, praias desertas, etc…

Mas, de fato, eu não poderia deixar de conhecer Caraíva…afinal, ela tem um motivo para ser considerada tão querida pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Então, nesse ano de pandemia, coloquei o destino na minha listinha de lugares para conhecer no Brasil.

Viagem de carro para a Bahia

Caraíva Bahia

CARAÍVA- BA

Caraíva é uma vila na Bahia, localizada no litoral sul e distante 40Km de Porto Seguro, a qual pertence. Até poucos anos, a vila não tinha nem luz elétrica. Mas hoje, apesar de ser considerada rústica ainda, desenvolveu uma pequena infra-estrutura e já ganhou o coração de milhares de turistas.

Na vila não entram carros, pois ela é toda de areia. Somente buggys e alguns veículos dos moradores locais, que ficam na parte da aldeia.

Saímos de Cumuruxatiba bem cedo, após o café da manhã do hotel com destino a Caraíva.

Foram um pouco mais de 3 horas de viagem (164 km), incluindo boa parte estrada de terra. Deixamos o carro no estacionamento mais próximo e pegamos o barco para fazer a travessia.

Em Caraíva, ficamos 3 noites num bangalô de frente para o mar que alugamos pelo Airbnb. Foram dias incríveis, os melhores da viagem todinha, na minha opinião. O local era rústico, mas confortável…o principal era dormir e acordar ao som do mar. Não dava vontade nem de sair de lá, já que estávamos a beira-mar, numa localização privilegiada.

Por lá, curtimos muita praia, fomos ver o pôr do sol na Praia da Barra (na verdade beira rio), caminhamos pelas ruas de areia todos os dias, pela pracinha até a igrejinha azul. Claro que fomos tirar a foto clichê na porta da loja Caraíva Republic (Sorria você está em Caraíva!).

Também fizemos o passeio de buggy até a Praia de Corumbau. Conhecer a Ponta do Corumbau estava no topo da minha lista de desejos dessa viagem.

A maravilhosa Ponta do Corumbau pertence a Prado, mas o acesso mais fácil fica por Caraíva, distante somente 12 km. Possui uma longa faixa de areia que adentra o mar na maré baixa e forma um caminho que leva direto ao paraíso.

Na verdade, o buggy para antes da praia e a gente atravessa o rio e segue a pé. Na hora que fomos, a maré estava tão baixa que cruzamos esse rio caminhando. Para voltar, pegamos um barco para atravessar até o ponto de encontro com o nosso bugueiro.

Não posso deixar de comentar o pôr do sol em Caraíva que nos contemplou com lindos momentos e uma tapioca divina (melhor da vida) que comemos na nossa segunda noite (Tapiocaria da Paty).

Saímos de Caraíva no horário do check out com o coração partido…a vontade era de ficar lá naquele bungalô para sempre contemplando…rsrsrs

Mas o lado bom é que íamos começar a fazer o roteiro de volta e nossa próxima parada seria Prado, ainda na Bahia.

Viagem de carro para a Bahia

Ponta do corumbau BA

Caraíva BA

PRADO – BA

A gente já tinha passado por Prado no roteiro de ida, principalmente porque Cumuruxatiba é um distrito de Prado. Mas nós gostamos tanto que queríamos conhecer e nos hospedar em Prado mesmo, já que eu já tinha ouvido falar super bem de lá em vários blogs de viagens. (Leia a parte 1 do nosso roteiro: Viagem de carro para a Bahia: parte 1).

A viagem saindo de Caraíva durou 3 horas (140km) e fomos direto para o Hotel Guaratiba. Aproveitamos para caminhar novamente na Praia das Falésias (tínhamos conhecido na ida para Cumuru), conhecer o famoso Beco das Garrafas (tanto de dia, quanto de noite) e ficar de bobeira na piscina do hotel.

Gostamos muito do clima da cidade conhecida carinhosamente como “Pradin de Açúcar” certamente pela quantidade de turistas mineiros que visitam essa região da Bahia.

Saímos para jantar 2 noites no Beco das Garrafas e o movimento de turistas era bem grande pois estávamos em pleno verão.

Nesses 2 dias inteiros que ficamos em Prado, conhecemos mais algumas praias como a central Nova Prado, com muito movimento e cheia de barraquinhas para os turistas. Também fomos até a Praia de Guaratiba que fica mais afastada e contém vários loteamentos de casas de veraneio, com uma extensa faixa de areia e algumas barracas de praia. Aproveitamos para almoçar em uma delas ao som de “Barões da Pisadinha”. Nada mal! 😊

Viagem de carro para a Bahia

Beco das Garrafas Prado BA

Viagem de carro para a Bahia

VITÓRIA e VILHA VELHA – ES

Saímos de Prado bem cedo, logo após o café da manhã do hotel. A viagem até Vitória durou umas 7 horas (440km). Fomos direto para o flat que alugamos pelo Airbnb localizado na Praia do Canto. Ficamos encantados com a nossa vista da sacada, além de ver o mar, podíamos ver a ponte de acesso para Vila Velha e o convento, que é um cartão postal da cidade.

Quem não adora uma hospedagem com uma bela vista, né?

Vitória ES

Em Vitória conhecemos a Praia do Canto, onde ficamos hospedados e a famosa Praia de Camburi, com seu belo calçadão.

No dia seguinte, fomos cedo para Vila Velha visitar o Convento Nossa Senhora da Penha, um lugar que sempre quis muito conhecer por causa da sua bela vista. Passamos a manhã lá visitando, fotografando e contemplando aquele visual.

Vila Velha ES

Na hora do almoço fomos para a Praia do Costa, fizemos uma bela caminhada e depois escolhemos um quiosque de praia para curtir.

No último dia, pela manhã, ficamos na piscina da cobertura do flat só curtindo a vista daquele mar lindo…

Vitória ES

Foram somente 3 dias em Vitória e Vila Velha, mas foi o suficiente para ter uma noção do potencial dessa região.

Convento da Penha Vila Velha ES

Praia de Camburi Vitoria ES

Praia do Costa Vila Velha ES

MARATAÍZES – ES

Nosso próximo destino foi Marataízes, decidido totalmente de última hora, pois vimos umas publicações das famosas falésias do Espírito Santo e ficamos curiosos para conhecer.

Além do que seria uma ótima estratégia para quebrar a viagem de volta para casa.

Saímos de Vitória quase na hora do almoço e fomos até Marataízes a 130km de distância (2 horas de viagem).

Chegamos na pousada, frente ao mar e nos decepcionamos um pouco pois a praia era imprópria, ficava numa região de correnteza muito perigosa, além do que o vento tornava inviável ficar na piscina ou na sacada do quarto…kkkkk ai gente, só rindo mesmo!

Parecia cena de filme! Sabe aqueles filmes onde o turista chega e ele é o único hóspede do hotel? Tipo isso… daí a gente pensa: em pleno verão?  Por que será?

Resolvemos bater perna para conhecer o centrinho e as outras praias…só decepção! Descobrimos que a cidade está meio abandonada desde que o mar invadiu a avenida principal causando grande destruição da orla (isso há anos). Tudo estava em obras intermináveis!

 As praias não são tão bonitas, não são boas e foi difícil até encontrar um lugar para comer, já que com a pandemia o pouco que tinha parecia ter falido.

Enfim, pela primeira vez decidimos viajar sem pesquisar, sem muito planejamento e acabamos por reservar 2 noites em Marataízes, lugar que não tinha nem onde comer…kkkk

De qualquer maneira fomos conhecer o Monumento Natural das Falésias que ficava uns 20 km da nossa pousada. A praia é deserta, sem infra-estrutura e com o visual muito bonito. Mas não espere um mar azul, pois lá as águas são turvas e acinzentadas.

Na volta, aproveitamos para conhecer uma das principais atrações turísticas da cidade que é a Lagoa do Siri. Uma muvuca de tanta gente, centenas de mesas e cadeiras poluindo aquela paisagem tão bonita.

Na sorte (ou teimosia) conseguimos atravessar a multidão de gente e caminhar para uma parte da lagoa mais tranquila, onde pudemos contemplar e apreciar um belo pôr do sol.

Da pousada, começamos a pesquisar na internet e descobrimos Anchieta que ficava a 40km de lá, ou seja, 1 hora de distância (só que voltando).

Viagem de carro para a Bahia

Marataízes ES

Viagem de carro para a Bahia

ANCHIETA – ES

No dia seguinte, fomos para Anchieta e ficamos surpresos com a beleza das praias. Nunca tinha ouvido falar. Se tivesse pesquisado um pouco antes, teríamos nos hospedado em Anchieta ao invés de Marataízes, CERTEZA!!!

Mas, como eu disse: só rindo mesmo! Virou história pra contar!

Anchieta oferece belas atrações culturais, históricas e ainda conta com belas praias e atrações naturais.

O nome Anchieta é uma homenagem ao padre jesuíta espanhol que viveu boa parte de sua vida na cidade de Anchieta, onde faleceu em 1597.

Passamos o dia em Anchieta, conhecemos a Praia dos Castelhanos, com suas piscinas naturais e a Praia de Ubu, onde almoçamos num quiosque pé na areia.

Antes de ir embora, passamos para visitar o Santuário de São José de Anchieta, um conjunto arquitetônico histórico incrível que está sendo todo restaurado.

Anchieta ES

Anchieta ES

Viagem de carro para a Bahia

RIO DE JANEIRO – RJ

A ideia inicial era voltar de Marataízes direto para nossa casa em São José. Porém, como tínhamos ainda alguns dias livres de férias, resolvemos super de última hora reservar um hotel no Rio de Janeiro para fazer nada. Isso mesmo! Zero turismo e só descanso! Aproveitando mais uma vez para quebrar a nossa viagem de carro para a Bahia e torná-la o mais agradável possível.

Conseguimos uma boa tarifa no Hotel Astoria Palace ao lado do Copacabana Palace e ainda chegando lá, a recepção nos convenceu a fazer um upgrade para um quarto melhor com vista pro mar e banheira. A gente topou na hora!

Nosso roteiro desse fim de semana no Rio de Janeiro foi somente caminhar por Copacabana, almoçar num quiosque de praia, curtir a piscina com vista da praia, inclusive para o Cristo Redentor (bem de longe) e relaxar na banheira.

Copacabana RJ

Rio de Janeiro RJ

Do Rio de Janeiro seguimos para nossa casa após 24 dias de viagem entre janeiro e fevereiro de 2021.

E aí? Gostaram do nosso roteiro? Animados para fazer uma viagem de carro para a Bahia?

Já salva esse pin no seu Pinterest:

Pinterest Bahia

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se curte dicas do Nordeste, você pode gostar de ler também:

Península de Maraú: Paraíso no sul da Bahia!

6 Lugares para conhecer no Ceará

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!

Travessia pelos Lençóis Maranhenses: 3 dias


Compartilhe:

0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO!