BLOG

 

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia

16 de fevereiro de 2021 • Destinos • POR Daniela Marin
Mergulho em Abrolhos Bahia
16 fev

O que falar desse lugar?? Pouco conhecido, pouquíssimo visitado, mas muito famoso o mergulho em Abrolhos!! Faz mais ou menos 1 ano que eu assisti um programa sobre o Arquipélago dos Abrolhos. Falava da preservação do local, da presença da Marinha do Brasil por lá e, obviamente, de toda a vida marinha e animal que ali habitam.

Dizer que é um verdadeiro paraíso, santuário de aves, corais, baleias jubarte entre outros, que as águas são perfeitas, não preciso…tenho certeza!!! Entretanto, te garanto que é muito mais que isso!

Mergulho em Abrolhos

Mergulho em Abrolhos

Esse era um daqueles destinos que eu via distante de uma visita, acessível apenas para pesquisadores e militares….mas por que não procurar saber mais né?? Acabei achando umas empresas que faziam expedições de mergulho por lá e logo entrei em contato…vi todas as condições, valores e tal, mas devido à pandemia, não estavam fazendo por tempo indeterminado. Enfim…teria que esperar!!

Alguns meses depois, saímos para uma “Road Trip” pelo Brasil e quando estávamos no Espírito Santo me lembrei que Abrolhos não estava tão longe….entrei em contato novamente e pra surpresa, eles teriam uma saída que encaixaria perfeitamente na viagem…na boa…quando é pra ser, tudo conspira a favor.

A decisão foi imediata…saíriamos de Itaúnas com destino certo: Caravelas na Bahia. O difícil foi segurar a ansiedade.

Sobre o Arquipélago

O Arquipélago é formado por 5 ilhas: Santa Bárbara, Redonda, Siriba, Sueste e Guarita. É o primeiro Parque Nacional Marinho do país e hoje é administrado pelo ICMBio, entretanto, a Ilha de Santa Bárbara é de jurisdição da Marinha do Brasil.

É considerado o maior banco de corais e mais importante berçário das baleias jubartes do Atlântico Sul. Concentra também espécies de tartarugas marinhas, aves, peixes e invertebrados, possuindo a maior biodiversidade marinha do Brasil.

Mergulho em Abrolhos

Está localizado a 70 quilômetros da costa de Caravelas/BA, que possui um Centro de Visitantes do Parque. Se você for de avião, o aeroporto mais próximo é o de Teixeira de Freitas/BA, mas não tem muitas opções de voos. Como estávamos de carro, utilizamos as Rodovias BR 101 e BR 418 e as condições estavam bem boas.

Ainda é um lugar pouco explorado turisticamente, pouco conhecido e visitado…e que o mergulho em Abrolhos continue assim!! O controle do ICMBio é essencial…não se pisa em qualquer lugar do arquipélago. A importância desse lugar para a natureza e para toda a comunidade próxima a ele é enorme.

Sobre a Expedição “Live Aboard” 

Na cidade de Caravelas ficam as empresas autorizadas a fazerem os passeios até Abrolhos. Escolhemos a Apecatu Expedições e não me arrependo. A ida pras ilhas é feita em catamarãs e demora um bocado. Cerca de 5 horas de deslocamento até o paraíso.

A ideia do passeio é de uma verdadeira expedição de mergulho em Abrolhos. O catamarã é equipado para essa finalidade, tem cabines, suítes, cozinha e pegamos uma expedição de 3 dias e 2 noites embarcados, que acredito ter sido o ideal….pra mim né, porque pra Dani que sente enjoo 😛 mas só tenho a agradecer a ela por esse sacrifício pra me ver feliz!! Existem outras opções de pernoites e até bate-volta, o que considero uma baita correria…só de deslocamento seriam 10 horas!!! Eu queria vivenciar Abrolhos e não apenas passar correndo!

Mergulho em Abrolhos

Mergulho em Abrolhos

Estão inclusos diversos mergulhos com cilindros em naufrágios, chapeirões (formações enormes de recifes só vistas em Abrolhos), vistas de animais marinhos etc. O barco também estava equipado com prancha de SUP, caiaque e claro, pode fazer também “snorkeling”. Lembrando que só pode desembarcar na ilha Siriba e com acompanhamento do ICMBio. O resto do tempo é no barco!!

Ficar embarcado por 3 dias é algo interessante…foi bacana ter experimentado essa sensação. Balança o tempo todo…no deslocamento é pior, mas mesmo ancorado nas águas tranquilas do Arquipélago você sente o balanço. Eu não enjoei e não tomei remédio….a Dani não enjoou, mas não esperou passar mal…já foi logo tomando um remedinho e foi o melhor que ela fez!! Muita gente esperou pra ver o que dava e não deu bom. Fica a dica.

Mergulho em Abrolhos

Na verdade, toda a experiência foi sensacional….o contato com mergulhadores, tripulação e outros viajantes também foi muito enriquecedor. Pra ilustrar bem como tudo funciona, vou falar um pouco de cada um dos 3 dias.

Dia 1

A saída estava marcada para as 7 horas da manhã, com os acertos finais de tamanho de roupas, nadadeiras, máscaras e tudo mais…fizemos isso no dia anterior e já fomos para o barco direto. Um baita café da manhã nos esperava e aquele primeiro contato com a tripulação e o barco.

Depois que o restante dos viajantes chegou e após as apresentações e orientações, lá fomos nós com destino ao paraíso. Como falei, demora um bocado, mas estávamos empolgados e ficamos lá fora do barco pra ver tudo. A melhor dica….durma!!! Foi o que fizemos depois de um tempo…hahaha

A Chegada

A chegada no Arquipélago é surreal…eu fiquei embasbacado em estar em Abrolhos…olhava pra todos os lados e pensava: “nunca imaginei estar aqui, mas aqui estou”. Acredito que seja um lugar que causa isso mesmo, em todo mundo…rsrs…é único demais, vazio, paradisíaco, intocado pelo ser humano!! Me senti privilegiado demais estar ali!!!

Mergulho em Abrolhos

Logo de cara, já foi servido um baita almoço (ah, as refeições todas estão incluídas)…mariscada!! Sem comentários almoçar com aquela vista do Farol de Abrolhos!! Não temos curso de mergulhador autônomo, então não foi todas as vezes que mergulhamos com cilindro (a Dani nenhuma vez na verdade!!rs) e nesse dia inteiro ficamos ancorados ali para o pessoal mergulhar….nós desfrutamos a vista, vimos tartarugas, remamos pelas águas e eu fiz snorkeling…que lugar!!!

Abrolhos Bahia

Ao entardecer, café, música, e um pôr do sol sem igual no mundo…tudo isso de cima do barco. Daquelas sensações pra nunca mais esquecer!!! Mas nem tudo são flores, né? Ficar embarcado significa também não ter todo conforto de casa….a Dani e eu acabamos ficando sozinhos num quarto triplo, mas pelo menos tínhamos banheiro só pra gente, mas era tudo bem apertado, pequeno, sem chuveiro…apenas uma duchinha de água doce….mas vale a pena!!! rsrs

Abrolhos Bahia

Abrolhos

Esse tipo de viagem inclui muita integração, afinal, seriam 3 dias e 2 noites direto juntos…e trocar ideia sobre viagens, sobre os próximos destinos, sobre outras experiências de vida acaba sendo algo muito bacana…parecia um verdadeiro “hostel” o catamarã!! rsrs

Dia 2

A noite de sono foi muito boa….você acaba se acostumando com o balanço do mar…rsrs de verdade!! Eu acordei cedo e a programação seria sair dali para mergulho…o deslocamento já é um passeio pois temos a oportunidade de ver o Farol por outros ângulos…fotos, pássaros e contemplação!!

Nesse dia fiz meu primeiro mergulho em Abrolhos, com cilindro, o chamado Batismo. Pra quem já fez, sabe que é algo totalmente diferente…um mundo novo, uma visão espetacular!! Em Abrolhos, acredito que foi mais especial ainda!! Muita vida marinha!! O mergulho foi num banco de corais próximo da Ilha Siriba. Eu estava bem ansioso mas a equipe foi muito bacana e profissional, me deixou bem tranquilo pra conseguir aproveitar muito esse momento. E que momento!!!

Mergulho em Abrolhos

Mergulho em Abrolhos

A Dani ficou só fotografando e depois tomando sol…kkkkk…o catamarã tem uma rede com aquele baita visual, e pra quem queria só relaxar e admirar, foi perfeito!!

Abrolhos Bahia

Abrolhos Bahia

Foto: Nathália e Bárbara do Vlog MochilAndando

As refeições no barco foram excelentes…após o almoço, ficamos todos por ali, descansando, até eu resolver fazer outro snorkeling… Confesso que, depois de mergulhar, um dos momentos mais esperados era a caminhada na Ilha Siriba. Pra mim e pra Dani….claro que por razões diferentes…rsrs eu queria ver os atobás, ela queria pisar em terra firme!!

O banho nesse dia foi na ducha externa, mas com o Farol de Abrolhos atrás!! O capitão do barco, de apelido “Lecreu” que, diga-se de passagem, é muito gente boa (como toda tripulação) deu uma “colher de chá” e chegou bem perto do Farol…foi um delírio para todos poder fotografar e ver o farol de pertinho!! Afinal, quem não queria turistar estando num lugar tão único?

Abrolhos Bahia

Abrolhos Bahia

Trilha da Ilha Siriba

Bem, com todos de banho tomado, foco no combinado com o ICMBio…pôr do sol da Siriba!!! Após desembarcar e ouvir as orientações e explicações sobre o local, sobre os atobás, reprodução e tudo mais, caminhamos para o ponto do pôr do sol…todo o caminho era forrado de atobás brancos e pardos…uns ariscos, outros nem tanto…uns alimentandos os filhotes pelo processo de regurgitação e outros posando pra fotos…pra quem curte a natureza, foi mais um sonho realizado…sem contar o visual das demais ilhas…sem contar o pôr do sol!!!

Daqueles momentos que você guarda num cantinho especial…

Abrolhos Bahia Brazil

Abrolhos Bahia

Fomos muito abençoados pois pegamos todos os dias em Abrolhos muito abertos…aquele sol lindo, baita entardecer e, por consequência, noites estreladas. Nessa noite rolou um bobó de camarão espetacular….a brincadeira que rolava no barco era que eles queriam engordar a gente…kkkkk…e ainda tinha umas “brejas” e vinho…mais uma noite agradável!! Pra dormir, parecia que o balanço incomodava menos ainda!!

Abrolhos Bahia

Abrolhos

Dia 3

Esse dia seria o mais corrido…deslocamentos e mergulhos muito cedo…esticamos um pouco a manhã!! Ficamos bem de frente para o Farol novamente, havia muitos atobás voando e mergulhando bem perto do barco…nem preciso dizer, né? Rs

Acontece que já batia aquela vontade de não ir embora, né? Mas pra enrolar um pouco a partida, eu acabei fazendo mais um mergulho em Abrolhos (com cilindro)!! Só pra fechar bem a minha experiência!!

Mergulho em Abrolhos

Abrolhos

Partimos para Caravelas logo após o almoço e de verdade, deixar o Arquipélago, vendo o Farol ficando cada vez menor foi um pouco difícil…pra todo mundo acredito…até porque estávamos todos sentados e olhando para ele!!

Chegando em Caravelas, era voltar pra realidade, mas com aquela sensação de ter feito algo diferente, verdadeiramente único!! A experiência como um todo é muito inesquecível!! Poder acordar e dormir naquele santuário, o mergulho em Abrolhos, contemplar e ter a certeza de que a preservação de lá, no nível que é realizada, é fundamental…que deveria ser levada para outros lugares!! É indescritível ver como a ausência do assentamento do homem lá faz bem demais pra natureza!!!

Caravelas

Ficamos as duas noites (saída e chegada da expedição) na Barra de Caravelas…outro lugar espetacular, simples e rústico, do jeito que gostamos!! A cidade em si tem poucas opções de hospedagem e restaurantes, mas para esses pernoites atende bem. De lá, partimos para Prado, também no sul da Bahia….mas precisam acompanhar os posts da Dani pra saber como foi!! kkkkk

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Abrolhos Pinterest

Gostaram do roteiro? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Você pode gostar de ler também sobre outros destinos na Bahia:

Roteiro Salvador

Península de Maraú


Compartilhe:

1 Comentário

  1. Pedro disse:

    Caramba!! Que baita relato!! sensacional!! Preciso fazer essa expedição!!!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!