BLOG

 

Viagem de carro para a Bahia: SP/RJ/ES e BA (parte 1)

22 de setembro de 2021 • Destinos • POR Daniela Marin
Costa Dourada Bahia
22 set

Já pensou em fazer uma viagem de carro para a Bahia?

Apesar da gente ir quase todos os anos para Bahia, nunca tinha ido de carro, ainda mais com essa ideia de pouco planejamento e ir parando onde der vontade…

Com os problemas decorrentes da pandemia, decidimos que não era hora de arriscar e comprar mais passagens (pois já estávamos tendo dificuldades com reembolsos e remarcações). Porém, tínhamos férias como de costume em janeiro e dessa vez nada planejado…

Como eu ainda não conhecia o Espírito Santo e já estava na minha lista de desejos fazia tempo, resolvemos que era o momento perfeito para essa viagem de carro para a Bahia, pois iríamos cruzando todo o estado e conhecendo os principais pontos turísticos até chegar no Nordeste.

Nós saímos de São José dos Campos, no estado de São Paulo, numa viagem que poderia durar até 30 dias. Dessa vez, saímos sem data para voltar e quase sem nenhuma hospedagem reservada. Fomos reservando aos poucos durante a viagem, conforme íamos decidindo o roteiro.

Viagem de carro para a Bahia

SAQUAREMA – RJ

Nossa primeira parada foi em Saquarema (7 horas de viagem), por diversas razões…

Queríamos evitar as outras cidades da Região dos Lagos nesse momento de pandemia, ainda mais em pleno verão. Além disso, Saquarema era a única cidade da região que eu ainda não conhecia (Samuel já conhecia da época de faculdade com os amigos).

A nossa escolha foi perfeita! A pousada, que ficava na Praia de Itaúna, estava praticamente vazia e a praia, que possui uma extensa faixa de areia, estava bem tranquila também.

Almoçamos num quiosque, curtimos praia e depois de tarde relaxamos na piscina da pousada.

Para o final da tarde, fomos ver o pôr do sol da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, que fica no alto de uma colina e oferece uma vista incrível das praias e do centrinho.

Saquarema RJ

Saquarema RJ

Saquarema RJ

GUARAPARI – ES

No dia seguinte, saímos bem cedo (antes do café da manhã da pousada) para pegar a estrada em direção a Guarapari. Assim que pegamos a estrada, o pneu furou…inacreditável! Perdemos o café da pousada pois queríamos chegar bem cedo para aproveitar o máximo a praia e… pneu furado logo no segundo dia da viagem…pensei: “será o que carro aguenta essa viagem de carro para a Bahia?” hehehe

Samuel rapidamente trocou o pneu e mais adiante paramos num borracheiro que logo resolveu nosso problema. Felizmente, não perdemos muito tempo!

Em Guarapari, alugamos um apartamento pelo Airbnb super bonitinho, com vista pro mar na praia de Areia Preta onde ficamos por 2 dias.

No primeiro dia, conhecemos a orla toda de carro e caminhamos da Praia das Castanheiras até a Praia dos Namorados.

No segundo dia, curtimos a Praia dos Padres, a mais bonita na minha opinião, mas com águas super geladas, como já esperado. Pela tarde, fomos também caminhar na Praia do Morro.

Guarapari ES

Guarapari ES

Praia dos Padres Guarapari ES

MOSTEIRO ZEN BUDISTA

Depois de 2 dias em Guarapari, pegamos a estrada para Itaúnas, no Espírito Santo. Esse sim era um destino muito esperado pela gente. Sempre quis conhecer Itaúnas e estava ansiosa. Samuel já tinha ido com os amigos na época da faculdade numa viagem de carro bem parecida com a que resolvemos fazer.

No caminho, paramos na estrada para conhecer o Mosteiro em Ibiraçu. É impossível não parar! Ele é enorme, muito bonito e chama muito a atenção! Vale a parada!

O monumento, com mais de 30 metros de altura, conhecido como o “Grande Buda” está instalado na Praça Torii e tem acesso livre. Ele é considerado o maior buda do mundo ocidental.

Templo Zen Budista ES

ITAÚNAS – ES

Chegamos em Itaúnas na hora do almoço e fomos direto para a pousada Vila Cizinho. Fizemos o check in e fomos para a vila almoçar.

Foram 3 dias incríveis em Itaúnas. Dias de muito calor, sol e muita praia. Essa região do ES já fica bem próxima da Bahia, portanto a água do mar é bem mais quentinha.

Muito conhecida por suas dunas e pelo forró, Itaúnas possui muitas belezas naturais.

No primeiro dia fomos curtir a Praia de Itaúnas, dentro do Parque Estadual (considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO) e esperar para ver o famoso pôr do sol nas dunas, cartão postal da cidade.

No segundo dia optamos pela Praia de Riacho Doce, praia semi deserta e selvagem que fica a 17 km de estrada de terra e faz divisa com a Bahia. O local possui o encontro do rio com o mar, marcando a divisão dos estados do ES e BA.

Pela tarde, fizemos a trilha do Tamandaré que leva à antiga Vila de Itaúnas, que foi soterrada pela areia das dunas. Uma única casa que não foi soterrada pode ser observada no final da trilha de 1 km.

No terceiro dia, fomos conhecer a Praia da Costa Dourada e suas lindas falésias. A praia se localiza a 32 km de Itaúnas em estrada de terra e já fica no estado da Bahia. As areias são claras, extensas e a água azul esverdeada forma piscinas naturais propícias para o mergulho e banho de mar.

Praia de Itaúnas ES

Praia do Riacho Doce ES

Viagem de carro para a Bahia

No último dia, ficamos curtindo a piscina da pousada antes de seguir a viagem de carro para a Bahia. Próxima parada: Caravelas!

CARAVELAS – BA

Caravelas, no sul da Bahia se localiza a 170km de Itaúnas e 40 km de Prado.

Nós chegamos no meio da tarde e fomos direto para a empresa fechar nossa ida pra Abrolhos.

De Caravelas partem as embarcações que levam ao Parque Nacional Marinho de Abrolhos, onde fica a maior formação de corais do Atlântico Sul e um dos melhores pontos de mergulho do país.

É uma das poucas cidades do litoral baiano onde o centro não fica próximo à praia. A vila cresceu às margens do Rio Caravela e de lá saem as embarcações.

Nós optamos por ficar hospedado na praia, a uns 6km do píer, conhecida como Barra de Caravelas.

A pousada era bem simples…mas, adorei! De frente para o mar! Passamos o final da tarde no quiosque da pousada até o pôr do sol e depois jantamos no restaurante dali mesmo.

A cidade é bem rústica com bem pouca estrutura. Geralmente serve como cidade dormitório para quem vai fazer o passeio até Abrolhos mesmo.

Viagem de carro para a Bahia

Caravelas Bahia

ABROLHOS – BA

O passeio para Abrolhos era algo que já queríamos há um bom tempo. Tem um post completo no blog contando como foi nossa experiência (Mergulho em Abrolhos).

O Parque Nacional Marinho está localizado a 70 km da costa de Caravelas, sede das empresas autorizadas a fazerem os passeios de barco até Abrolhos.

O passeio é uma verdadeira expedição com todas as refeições incluídas. O catamarã é bem equipado e ficamos 3 dias e 2 noites embarcados para o grupo de 6 pessoas realizarem todos os mergulhos. Eu fui a única que não mergulhei. Já fui sem essa intenção…só queria conhecer mesmo! Não curto esportes radicais, mas Samuel aproveitou para fazer seu batismo de mergulho lá mesmo.

Tivemos muita sorte e pegamos todos os dias de muito sol, com direito a trilha com pôr do sol na Ilha Siriba e noites de céu estrelado.

Viagem de carro para a Bahia

Abrolhos Bahia

Abrolhos Bahia

Existem opções de passeios bate-volta, o que considero muita correria, já que só de deslocamento são quase 10 horas (ida e volta).

No terceiro dia, após o almoço embarcado, partimos de volta para Caravelas (5 horas de viagem) e passamos o fim de tarde na praia e jantamos a noite na pousada.

CUMURUXATIBA – BA

Essa viagem de carro até a Bahia teve muitos auges! E “Cumuru” era um auge para mim, já que sempre quis conhecer essa região do sul da Bahia.

Chegar de carro lá, com toda a liberdade do mundo, foi incrível!

Cumuruxatiba é um distrito de Prado, com acesso por estrada de terra com cerca de 30km.

Nós escolhemos o Hotel Cumuruxatiba para ficar por 2 dias, pois é muito bem localizado, de frente para a praia principal. Não chega a ser pé na areia, mas é só atravessar a rua.

Na ida, ainda em Prado, aproveitamos para conhecer algumas praias da Costa das Baleias e escolhemos a Praia do Tororão para ficar e almoçar.

Pela tarde, depois do check in, caminhamos pela Praia da Vila, passamos pela Praia do Pier e fomos até quase a Praia do Rio do Peixe.

No dia seguinte, fomos conhecer a Praia da Barra do Cahy, distante 18km da vila, com acesso por estrada de terra e entrada feita pela Fazenda da Glória, onde se cobra estacionamento.

Essa praia ganhou o título de primeira praia do Brasil, após historiadores concluírem que foi o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500.

O local é um paraíso, ótimo para caminhar, com águas claras e ainda possui um encontro com o rio, além das suas falésias e coqueiros. Do mar e da estrada de terra é possível avistar o Monte Pascoal, que teria sido a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral.

Cumuruxatiba Bahia

Viagem de carro para a Bahia

Viagem de carro para a Bahia

A nossa próxima parada com estadia de 3 dias foi em Caraíva/BA, mas essa parte eu vou contar no próximo post.

E aí? Animados para fazer uma viagem de carro para a Bahia?

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest

Estão gostando do roteiro?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se curte dicas do Nordeste, você pode gostar de ler também:

Península de Maraú: Paraíso no sul da Bahia!

6 Lugares para conhecer no Ceará

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!

Travessia pelos Lençóis Maranhenses: 3 dias


Compartilhe:

0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO!