BLOG

 

Turismo de Experiência: imersão ao viajar

23 de setembro de 2022 • Destinos, Dicas de Viagens • POR Daniela Marin
Turismo de Experiência
23 set

Turismo de Experiência

Acredito que muitos dos posts aqui já podem ser considerados como Turismo de Experiência, isso porque a Dani e eu temos uma predileção por viajar de uma maneira individual, onde a gente se vira pra se locomover, pra comer, pra chegar nos pontos turísticos….e mais que isso…gostamos de ver o lugar que visitamos o mais próximo que conseguimos como os locais.

Isso não significa que não vamos aos pontos turísticos principais….isso faz total parte da viagem. Mas, por outro lado, nos interessamos por nos sentir parte do local, conhecendo outros lugares, conhecendo também pessoas, culturas, sabores.

Turismo de Experiência

As viagens, pra gente, são um mergulho nos costumes, gastronomia, cultura, lugares e não apenas um “check-in” em pontos turísticos. E como falei, muitas das nossas viagens são planejadas com esse objetivo.

Outra característica das nossas viagens é que não gostamos de “correria”, não saímos apressados atrás dos “must see”. Buscamos fazer sem pressa, visitando o que nos interessa e deixando de lado o que não sentimos vontade de ir, mesmo que o local seja um dos pontos de interesse da cidade. Pra gente ir, te que despertar o desejo, fazer sentido…

O que é Turismo de Experiência?

Bem, de certa forma eu acabei já dizendo como é o Turismo de Experiência. É uma maneira de viajar que vem atraindo muita gente nos últimos anos e é bem distinto do turismo de massa, onde os turistas são levados em grupo aos pontos turísticos, restaurantes, lojinhas de souvenir etc.

Ele acaba sendo mais individualizado, focado nos interesses dos viajantes.

Só pra esclarecer, não estou quero criticar essa ou aquela forma de viajar…quero apenas diferenciá-las, deixando claro a nossa predileção. Todas as formas são válidas, basta cada um escolher a que mais se encaixa em seus planos. Nossa meta é estimular as pessoas a viajarem.

Achei na internet uma definição de Turismo de Experiência bem bacana: “Conjunto de atividades que proporcionam a satisfação do homem por meio da compreensão e participação direta em uma realidade diferente da sua”.

A ideia é que o viajante busque, além dos pontos turísticos, vivenciar experiências e momentos diferentes da sua realidade e que tenham ligação com o local visitado. Essas experiências são aquelas que vão marcar a viagem e que vão acrescentar algo a mais na sua vida.

Deserto do Saara

Tenha em mente que para isso, você vai precisar de um pouco de tempo, exatamente pra conseguir essa conexão com o lugar e com as pessoas.

Tem a nossa cara, né? Já praticávamos sem saber!! rsrs

E pra te ajudar a entender, vou deixar uma lista de locais que visitamos e que vivenciamos muito mais que apenas um lugar!

Pantanal

Já vou iniciar logo falando da nossa experiência no Pantanal. Passamos 3 dias em uma Fazenda de Miranda, no Mato Grosso do Sul, com uma imersão total nesse incrível bioma. Tem um post completo sobre esses dias aqui no Blog, caso você tenha interesse em ler mais!!

Turismo de Experiência Pantanal

Eu queria vivenciar o Pantanal, não apenas passar por lá, e para isso existem algumas opções de fazendas e pousadas para você escolher. Gostamos dessa Fazenda pois, além da experiência de comida e tradições locais, ela proporcionava diversos passeios para conhecer a flora e a fauna de lá! E como eu queria e muito fotografar a vida selvagem, foi perfeito!

Foi possível também comparar o que fizemos com os passeios de um dia de grupos que vinham de Campo Grande ou Bonito…tivemos a certeza de que acertamos na nossa escolha.

Como disse, pudemos apreciar a comida local (mais eu…a Dani não muito rsrs), trocar experiências com os pantaneiros que trabalhavam como guias e com os demais viajantes que lá estavam. Não eram muitos, mas eram pessoas com gostos parecidos com os nossos.

Fazendo São Francisco Pantanal

Fora isso, poder apreciar o pôr do sol e ter contato com a fauna que, livremente circulava por todos os cantos da fazenda, foi espetacular….exatamente o que buscávamos!! Poderia ficar por muitos outros dias, mas tudo tem um custo, né? Kkkkk

O que enriqueceu nessa experiência foi além dos costumes e tradições locais…está relacionado com toda natureza exuberante em que nós vivemos e entender que seu funcionamento está todo conectado! A visão de mundo passa a ser diferente!

Pantanal

Deserto do Saara

A lista também conta com outra experiência sensacional: dormir nas dunas do deserto mais famoso do mundo!

A ideia aqui era 2 dias e uma noite dormindo em tendas no Saara e convivendo com moradores da região.

Turismo de Experiência

Os hotéis do Marrocos vendem passeios parecidos, onde as pessoas apenas jantam e dormem no deserto, bem perto do hotel. Bem perto mesmo!! Os funcionários do hotel se vestem a caráter e atendem os hóspedes nas areias do Saara.

A Dani pesquisou muito e achou uma família tuaregue local que fazia algo parecido, mas com o acampamento no meio do deserto, dirigido pelos irmãos. O escritório deles era uma casa velha num bairro já afastado da cidade e achamos bem estranho. Mas quando chegamos já tinha um casal de chineses e outro de espanhóis esperando para sairmos juntos e foi um alívio vê-los lá. rsrs

Fomos todos em caravana de dromedários pelas duna até o acampamento, distante aproximadamente 5 quilômetros do escritório. Tomamos café e vimos o sol baixar nas dunas. Pela noite, após o jantar, a família se juntou, fez uma fogueira e ficamos ali, debaixo de um céu incrivelmente estrelado, trocando experiências e vendo seus cantos e instrumentos.

Turismo de Experiência

Os Tuaregues, os berberes da região, é um povo nômade, muçulmano e que usam véu ou turbante na cabeça. O uso é pra proteger do sol e do vento que trazem muita poeira. Apenas os olhos ficam expostos.

Eles são em sua maioria comerciantes e agricultores e que ainda habitam o deserto da região e fazem transporte de todo tipo de produto em rotas também pelo deserto. Conhecer essa família foi uma experiência inesquecível…da mesma forma que ficamos interessados pelas histórias deles, eles ficaram pelas nossas…e é esse tipo de intercâmbio que enriquece!

Deserto do Saara Merzouga

Travessia pelos Lençóis

Um dos principais pilares do Turismo de Experiências é a interação com comunidades locais!

Essa experiência de atravessar o Parque Nacional dos Lençóis foi uma das mais incríveis que já fiz! A Dani fez um post sobre toda a travessia nos Lençóis Maranhenses, mas vou resumir rapidinho aqui.

Lençóis Maranhenses

Foram 3 dias e 2 noites dentro do Parque Nacional, caminhando pelas areias e conhecendo os vilarejos ou “oásis” que resistem por lá. Foram dias de muita conexão com tudo que existe ali dentro: lagoas, animais, comunidades de pessoas sensacionais que nos receberam com carinho e com outros viajantes!

Difícil destacar algo…mas o cenário das dunas e lagoas sem ninguém é surreal!! Poder contemplar tudo aquilo, sem pressa, fez todo cansaço sumir e deu a certeza que valeu a pena!

Maranhão

Outro destaque foi onde ficamos no povoado de Baixa Grande…na casa da Dona Regina e Seu Raimundo, dormindo em redes e com um verdadeiro banquete! Fomos recebidos com uma humildade e com um carinho, de verdade, emocionantes…

Poder saber quem são os moradores de um paraíso como aquele, saber como vivem, sentar à mesa deles e ouví-los, é o tipo de memória que quero (e vou) levar pra sempre!

Engraçado que muitos, lá mesmo em Barreirinhas, nos chamaram de loucos por fazer a travessia…falei pra Dani: “prefiro ser louco então!”.

Turismo de Experiência

Mergulho em Abrolhos

O mergulho em Abrolhos é mais uma experiência que já tem post específico aqui!

Essa talvez seja uma experiência um pouco diferente das demais, mas igualmente espetacular! Diferente pois está mais relacionada a vivenciar 3 dias a bordo de um barco de mergulhadores, num dos lugares mais intocados do Brasil, o Arquipélago de Abrolhos!

Abrolhos Bahia

Tudo que envolveu esses dias foi incrível: poder remar, fazer apnéia e mergulhar em Abrolhos é algo diferente…o lugar é um verdadeiro santuário para diversas espécies de animais e estar lá e poder interagir e contemplar realmente é emocionante!

 A integração com a tripulação, toda da região da cidade de Caravelas/BA, nosso ponto de partida, com os mergulhadores guias e os viajantes foi bem intensa, o que gerou um vínculo bem próximo e amigável!

Fora que poder ficar embarcado por 3 dias foi bem interessante…as coisas funcionam de uma forma diferente do que estamos acostumados, seja pelo balanço do barco, seja pelas acomodações bem compactas e sem espaço.

mergulho em abrolhos

Todos esses momentos, inclusive um belo pôr do sol e uma noite de uma pequena festa de despedida, fizeram os dias serem inesquecíveis! Engraçado que como os 3 dias passaram muito rápido e a saída do arquipélago deixou em todos aquela sensação de ter vivido algo fora do comum…um silêncio dominou o barco e por um instante todos estavam olhando e se despedindo daquele paraíso!

Turismo de Experiência

Experiências e imersão

Claro que existem outros exemplos de experiências que vivemos e que se encaixam nessa forma de viajar, mas achei bacana destacar essas quatro porque cada um traz um elemento diferente, mas que representam o Turismo de Experiência.

E vale ressaltar que a ideia é aproveitar o momento, conhecer pessoas bacanas e viver experiências marcantes onde quer que você esteja!

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Turismo de Experiência

Gostaram da nossa experiência? Alguma dúvida? 

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gostou da ideia, pode gostar dos relatos completos de viagem:

Turismo de Experiência no Pantanal Sul

Roteiro Marrocos: uma viagem de carro de forma independente!

Travessia pelos Lençóis Maranhenses

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *