Roteiro de 5 dias em Buenos Aires – Argentina
25 de maio de 2024 • Argentina, Destinos • POR Daniela MarinQuer um roteiro Buenos Aires prontinho?
Buenos Aires é uma cidade incrível para os turistas. Como a capital da Argentina, oferece uma mistura única de cultura, história, arte e gastronomia.
A arquitetura de Buenos Aires é uma mistura eclética de estilos, desde os prédios históricos da época colonial até os prédios modernos. Bairro de San Telmo e La Boca são ótimos exemplos disso.
A cidade é conhecida por sua cena cultural vibrante, com uma rica herança de tango, teatro e música. Os visitantes podem desfrutar de espetáculos de tango em milongas tradicionais ou assistir a uma apresentação no famoso Teatro Colón.
Há muitos museus e galerias de arte em Buenos Aires, que oferecem aos visitantes a chance de explorar a rica história e cultura da cidade.
Além disso, Buenos Aires possui muitos parques encantadores, como o Jardim Japonês, onde os visitantes podem relaxar e buscar tranquilidade longe do agito da cidade.
Somos suspeitos para falar de Buenos Aires porque já fomos várias vezes e, cada vez, aproveitamos de maneiras diferentes. Esse roteiro Buenos Aires foi pensado para quem vai pela primeira vez.
Como chegar
A maneira mais rápida de chegar a Buenos Aires a partir de São Paulo é voando diretamente. Há voos diretos operados por várias companhias aéreas, como LATAM, Gol, Aerolíneas Argentinas e Azul, além de outras opções lowcost como Flybondi e Jetsmart. Os voos diretos geralmente têm duração de menos de 3h.
Atenção que existem dois aeroportos:
• Aeroporto Internacional Ministro Pistarini (Ezeiza): principal aeroporto internacional de Buenos Aires, localizado a cerca de 35 km do centro e recebe voos internacionais e alguns voos domésticos.
• Aeroporto Jorge Newbery (Aeroparque): está situado mais próximo ao centro, apenas 8 km e recebe voos domésticos e alguns internacionais.
Quando ir
A melhor época para visitar Buenos Aires em termos de clima é durante a primavera (de setembro a novembro) e o outono (de março a maio). Durante essas estações, o clima tende a ser mais ameno, com temperaturas agradáveis durante o dia e noites frescas.
Durante a primavera, os dias começam a ficar mais longos, as temperaturas sobem gradualmente e a cidade fica repleta de flores, tornando-a muito agradável para passeios ao ar livre e atividades turísticas. No outono, as temperaturas começam a diminuir após o verão, mas ainda são bastante agradáveis, com céus geralmente ensolarados e menor probabilidade de chuvas.
O verão (de dezembro a fevereiro) em Buenos Aires pode ser bastante quente e úmido, com temperaturas frequentemente ultrapassando os 30°C. No entanto, o verão também é a época de festivais de tango e outras atividades culturais.
O inverno (de junho a agosto) em Buenos Aires é geralmente ameno, com temperaturas médias em torno de 10°C a 15°C. Os dias são mais curtos e as noites podem ser frias, mas raramente há temperaturas abaixo de zero. Esta é uma boa época para visitar se você prefere evitar multidões e desfrutar de preços mais baixos em hotéis e atrações turísticas, embora algumas atividades ao ar livre possam ser limitadas devido ao clima mais frio.
Nós já fomos em todas as estações, com exceção do inverno.
Temos vários posts da Patagônia Argentina também.
Onde se hospedar em Buenos Aires
Buenos Aires oferece uma variedade de bairros para se hospedar, cada um com sua própria personalidade e atrativos. A escolha do melhor bairro dependerá do seu estilo de viagem, interesses e orçamento.
No entanto, alguns bairros populares para hospedagem incluem:
Centro: Se você prefere ficar perto das principais atrações turísticas, como a Casa Rosada, a Calle Florida e o Obelisco, o centro de Buenos Aires pode ser uma escolha conveniente. Aqui, você encontrará uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis luxuosos até opções mais econômicas.
Recoleta: Reconhecido por sua elegância e charme, Recoleta é um bairro sofisticado que oferece uma mistura de cultura, história, lojas de grife e restaurantes requintados. É também onde está localizado o famoso cemitério da Recoleta, além do Museu Nacional de Belas Artes.
Palermo: Dividido em vários sub-bairros, como Palermo Soho, Palermo Hollywood e Palermo Viejo, esta área é conhecida por sua cena artística, vida noturna animada com bares e restaurantes modernos e descolados. Palermo também possui muitos parques encantadores, como o Bosque de Palermo, ideais para caminhadas e atividades ao ar livre.
Em todas as vezes que estivemos em Buenos Aires nos hospedamos no centro para bater perna pelos principais pontos turísticos e pela proximidade do metrô. Mas de uma próxima estamos considerando Palermo por ser um bairro muito agradável e perto de muitas das melhores cafeterias da cidade. Perfeito para um Roteiro Buenos Aires gastronômico 😛
Quantos dias ficar em Buenos Aires
O número de dias necessários para conhecer Buenos Aires pode variar dependendo dos interesses individuais do viajante, do ritmo de viagem e claro, do orçamento disponível. No entanto, geralmente recomenda-se passar pelo menos 3 a 4 dias na cidade para ter uma boa experiência e explorar as principais atrações.
Se você tiver mais tempo disponível, é claro que poderá explorar mais profundamente os diversos bairros, participar de passeios especializados e fazer bate e volta para regiões próximas ou simplesmente aproveitar o ritmo descontraído da vida portenha.
O que fazer ( roteiro Buenos Aires)
Esse Roteiro Buenos Aires é especialmente criado se for sua primeira vez na capital argentina. Vamos lá:
Dia 01:
– Plaza de Mayo e Casa Rosada
– Catedral Metropolitana
– Obelisco, letreiro e mirante
– Teatro Colón
– Calle Florida e Galerias Pacífico
– Café Tortoni
– Palácio Barolo e Praça do Congresso
Plaza de Mayo
A Plaza de Mayo é o coração político de Buenos Aires, testemunha de muitos eventos históricos como a Independência Argentina, conhecida como Revolução de Maio de 1810. É um ponto importante para começar o seu roteiro na cidade.
Ao redor da praça existem muitos prédios importantes como a Casa Rosada, sede do Poder Executivo da Argentina e que abriga o Museu da Casa do Governo. A Catedral Metropolitana, catedral mais importante do país, abriga um mausoléu do General José de San Martín, herói da independência argentina.
Além do Cabildo, prédio da época colonial, sede da administração da colônia e com várias funções jurídicas e administrativas e Casa central do Banco de La Nación.
Obelisco
O Obelisco é um ícone de Buenos Aires e está situado na avenida 9 de Julho, considerada uma das maiores do mundo! Ele é frequentemente usado como local para eventos públicos, comícios, celebrações e marcos culturais.
Logo na sua frente está o letreiro BA (Buenos Aires) que é uma atração mais recente, adicionando um toque moderno e verde ao centro.
Calle Florida
A Calle Florida é uma das principais ruas para fazer compras na cidade. O lugar é muito frequentado por turistas e tem lojas de todos os tipos, além de vendedores ambulantes que expõem seus produtos no meio da rua, já que o local é fechado para carros. Também na rua Florida encontra-se a famosa Galerias Pacífico, um shopping com arquitetura muito bonita (não deixe de observar o teto) e de marcas famosas no mundo inteiro.
Dia 02
– Caminito, La Boca e Bombonera
– Faculdade de Direito
– Floralis Generica
– Bairro da Recoleta
– El Ateneo Grand Splendid
Caminito
O Caminito é uma das atrações turísticas mais emblemáticas de Buenos Aires, localizada no pitoresco bairro de La Boca. A rua foi originalmente construída pelos moradores locais com materiais reciclados no final do século XIX e, hoje, é uma das áreas mais fotografadas da cidade.
É tipo uma rua-museu, numa área turística com uma vibe alegre, colorida e divertida. Andar por essa rua é um passeio obrigatório em um roteiro de viagem para Buenos Aires de quem está pela primeira vez na cidade e quer tirar fotos com as casas super coloridas de lá.
Ao longo da rua, você encontrará artistas de rua exibindo seus trabalhos, músicos tocando tango ao vivo e dançarinos realizando performances tradicionais de tango.
Você pode aproveitar também para visitar o La Bombonera, apelido do estádio Alberto J. Armando, localizado também no bairro de La Boca. É a casa do famoso clube de futebol argentino Boca Juniors, um dos clubes mais emblemáticos e bem-sucedidos do país.
O Samuel conheceu na nossa primeira visita a Buenos Aires em 2007. Eu não cheguei a entrar e fiquei passeando pelas lojinhas do bairro. Rs
Floralis Generica
A Floralis Generica é um monumento metálico em forma de flor que tem 20 metros de altura e pesa 18 toneladas. Ela foi doada por Eduardo Catalano, arquiteto argentino, e apesar de não ser um monumento histórico e tradicional, é um lugar bem legal para conhecer e tirar fotos.
A escultura fica na praça Naciones Unidas, que tem um grande espaço gramado em Palermo onde os argentinos gostam de se sentar para tomar sol e descansar.
O fato mais interessante sobre essa escultura é que ela possui um sistema que faz com que suas pétalas se abram e fechem de acordo com a hora do dia. Na nossa última visita em 2024, ela estava toda em obras porque sofreu diversos danos durante uma tempestade de verão. Porém tivemos a sorte de conhecer e fotografar em viagens anteriores. Verifique se ela já está reformada antes de tentar visitar.
Recoleta
O bairro de Recoleta em Buenos Aires é um dos mais elegantes e culturais da cidade, oferecendo uma variedade de atrações para os visitantes, incluindo o famoso Cemitério da Recoleta, um dos cemitérios mais famosos e visitados do mundo, conhecido por seus elaborados mausoléus e túmulos de figuras proeminentes da história argentina, incluindo Eva Perón. Eu não curto esse tipo de passeio, mas ele recebe milhares de turistas.
A Plaza Francia é uma praça pitoresca ótima para relaxar e apreciar a atmosfera de Recoleta. Ela fica em frente ao Centro Cultural Recoleta e é cercada por cafés ao ar livre, bancas de artesanato e artistas de rua.
Aproveite e visite a Faculdade de Direito (UBA) em um edifício histórico que é um marco arquitetônico da cidade.
Dia 03
– Rosedal de Palermo
– Jardim Japonês
– MALBA (Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires)
– Palermo Soho e Palermo Hollywood
Rosedal de Palermo
O Rosedal de Palermo é uma atração gratuita, um dos destinos mais encantadores e populares para os turistas em Buenos Aires, oferecendo uma combinação única de beleza natural, paisagismo cuidadoso e atmosfera tranquila.
É conhecido por seu deslumbrante jardim de rosas, que abriga mais de 18.000 rosas de diferentes variedades, cores e perfumes. Além das rosas, o Rosedal apresenta uma variedade de elementos paisagísticos cuidadosamente projetados e um pequeno lago habitado por cisnes brancos.
Jardim Japonês
O Jardim Japonês está localizado no bairro de Palermo, próximo ao Planetário Galileo Galilei e aos Bosques de Palermo.
Ele é um destino turístico popular que oferece aos visitantes uma experiência única da cultura japonesa em meio à agitação da cidade.
O destaque principal são seus belos jardins paisagísticos, que apresentam uma combinação harmoniosa de elementos naturais, como lagos, pontes, cachoeiras, árvores e flores, projetados de acordo com os princípios tradicionais da jardinagem japonesa.
Palermo Soho
O bairro é um paraíso gastronômico, com uma infinidade de restaurantes, cafés e bistrôs que servem uma variedade de culinárias internacionais e pratos argentinos tradicionais.
Palermo Soho é famoso por suas lojas boutique e boutiques de designers locais, onde os turistas podem encontrar uma diversidade de roupas, acessórios, joias e decoração de alta qualidade e estilo único.
Além disso, o bairro é um paraíso para os amantes da arte de rua, com murais coloridos e grafites em praticamente todas as esquinas.
Dia 04
– Mercado San Telmo
– Puerto Madero e Puente de La Mujer
– Avenida Corrientes e Avenida Santa Fé (destino de compras)
San Telmo
Visitar o bairro de San Telmo é garantia de um rico passeio histórico-cultural. Há muita história, obras de artes e antiguidades para admirar em um dos bairros mais antigos de Buenos Aires.
Em uma caminhada pelo bairro é possível conhecer ótimos museus, lojas de antiguidades e boas galerias de arte, além da Plaza Dorrego.
A Feira de Antiguidades é o ponto mais famoso de San Telmo. Ela acontece apenas aos domingos, das 10h às 18h. Para os demais dias da semana, vale visitar as antiguidades do Mercado de San Telmo.
O Mercado de San Telmo funciona diariamente e está há mais de 120 anos no bairro. Além de vender utensílios antigos, é possível apreciar um bom café, comer algo local e ainda comprar souvenirs.
Na esquina da rua Chile com a rua Defensa, encontre a famosa Mafalda. A garotinha que discute política em um tom todo próprio, é criação do argentino Quino.
Se trata de uma estátua de 80 cm sentada em um banco com seus amigos ao redor.
Puerto Madero
O bairro é conhecido atualmente como polo financeiro e gastronômico da capital argentina, devido à enorme quantidade de escritórios e restaurantes ali presentes. É um lugar muito gostoso para caminhar ao ar livre e admirar o visual da cidade.
A Puente de La Mujer é mais um dos símbolos da cidade, melhor lugar para observar o pôr do sol em Buenos Aires. É claro que comer em algum dos seus bons restaurantes também faz parte do passeio, tanto de dia como de noite (mais comum).
Dia 05
– Opção de bate e volta para Colonia del Sacramento no Uruguai ou passeio do Delta Tigre.
Buenos Aires é uma cidade com uma localização estratégica que oferece várias opções para fazer bate e volta para destinos próximos. Nós recomendamos essas duas opções porque foram as que já fizemos e adoramos!
Colonia del Sacramento (Uruguai)
Esta charmosa cidade histórica fica do outro lado do rio da cidade de Buenos Aires e pode ser acessada por balsa em uma viagem de aproximadamente uma hora. Colonia del Sacramento é conhecida por suas ruas de paralelepípedos, arquitetura colonial, fortificações antigas e belas vistas para o rio. Excelente passeio de um dia. Na minha opinião, o melhor bate e volta num roteiro Buenos Aires.
Tigre
É uma cidade localizada a cerca de 30 km ao norte de Buenos Aires, um destino popular para bate e volta, principalmente aos finais de semana. Os turistas podem fazer um passeio de barco pelos rios e canais do Delta do Tigre, visitar o Mercado de Frutas, explorar o Museu de Arte Tigre (MAT) ou simplesmente relaxar em um dos restaurantes à beira-rio.
Buenos Aires é uma excelente escolha para viajantes iniciantes devido à sua acessibilidade, diversidade cultural, variedade de atrações turísticas e hospitalidade. É uma cidade que cativa os visitantes com seu charme único e oferece uma introdução fascinante à cultura argentina e latino-americana.
Já salva esse pin no seu Pinterest:
Dúvidas sobre o Roteiro Buenos Aires?
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no Instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Se você gostou do post, pode gostar dos outros roteiros de viagem na América do Sul:
Patagônia Argentina: roteiro completo de 10 dias
Chile: o que fazer na Região dos Lagos Andinos
Roteiro Viña del Mar e arredores
Mochilão Bolívia: Conheça paisagens de tirar o fôlego!
Salar de Uyuni: roteiro no maior Deserto de Sal do mundo!
Compartilhe:
Comente esse artigo