BLOG

 

Itacaré – Paraíso rústico na Bahia

21 de janeiro de 2024 • Destinos • POR Daniela Marin
Itacaré Bahia
21 jan

Conheça Itacaré! Um verdadeiro paraíso na Bahia!

Para quem surfa ou gosta de trilhas é o lugar ideal para umas férias!

Sobre Itacaré

Itacaré está localizada na Costa do Cacau, na Bahia, ao sul de Salvador e 70 km ao norte de Ilhéus. A cidade é um destino perfeito para relaxar com praias maravilhosas e paisagens incríveis com muitos coqueiros.

Entre o mar e serras cobertas pela Mata Atlântica, Itacaré abriga um tesouro de belezas naturais sem aquele turismo massivo de outros lugares turísticos no Nordeste.

As praias desertas continuam resistindo por lá e fazem a alegria dos viajantes. Prepare-se para dias de imersão em oásis de tranquilidade.

Além disso, em Itacaré você encontra ótimas opções de restaurantes. Aproveite para saborear pratos de frutos do mar super frescos e com um sabor sem igual.

O ideal é ficar pelo menos uns 4 dias, porque esse é o tempo que você vai levar para conhecer as principais praias, cachoeiras e fazer alguns passeios. Mas claro que se conseguir ficar mais, não irá se arrepender.

Letreiro Itacaré

Como chegar em Itacaré

O aeroporto mais perto de Itacaré é o de Ilhéus (IOS). Ao desembarcar em Ilhéus, a forma mais fácil e prática para chegar em Itacaré é de carro. Se você não quiser alugar um carro, pode optar para fazer o trecho Ilhéus x Itacaré de ônibus ou transfer.

Nós, como sempre, alugamos um carro no aeroporto, pois a liberdade e praticidade é algo que prezamos muito nas nossas viagens.

Quando ir

A temperatura em Itacaré varia pouco ao longo do ano. Os meses mais quentes coincidem com a temporada de verão, e os mais frios com mínima de 21 graus, no inverno.

Não há uma estação seca em Itacaré. Durante todo o ano, a região recebe boa quantidade de chuva, mas raramente apresenta longos períodos de tempo fechado.

Os meses marcados por menor incidência de chuvas são agosto, setembro e outubro. Nós fomos em novembro e só pegamos dias lindos de sol. Demos muita sorte!

Praia de São José Bahia

Onde se hospedar em Itacaré

A região conta com uma boa rede hoteleira.

Procure ficar no centro de Itacaré ou nas redondezas da praia da Concha. Desta maneira fica mais fácil você ir e voltar caminhando à noite para jantar.

Todas as noites a gente foi jantar no centrinho, onde fica a Rua Pituba, que reúne lojinhas, restaurantes e bares bem animados, com música ao vivo. É o lugar que “bomba” à noite em Itacaré.

Além disso, vale a pena estar no centro para ficar mais perto das praias urbanas e dos melhores points para ver o pôr- do- sol.

Rua Pituba Itacaré

O que fazer: principais atrações de Itacaré

As praias de Itacaré são os grandes atrativos dos turistas que buscam a cidade. Ao todo, são 13 praias principais para conhecer durante a viagem. Algumas praias de Itacaré são acessíveis de carro e outras por belas trilhas em meio à Mata Atlântica, mas o importante é saber que Itacaré tem praia para todos os gostos.

Praias Urbanas

As localizadas na orla urbana e redondeza são fáceis de serem acessadas, inclusive a pé. Foi o que fizemos saindo da nossa pousada.

Visitamos 5 praias no Centro de Itacaré: Resende, Tiririca, Costa, Ribeira e Concha.

Praia do Resende

A Praia do Resende inicia a série de praias urbanas mais preservadas de Itacaré.

Perto do centro, com uma pequena estrutura, imensos coqueiros e boas ondas para surfar, a Praia do Resende é uma das mais tranquilas em Itacaré, com um belo gramado para estender a canga ou praticar exercícios.

Com a maré baixa, é possível curtir a formação de piscinas naturais no canto direito.

Praia do Resende BA

Praia da Tiririca

Essa praia é a principal dos surfistas em Itacaré. Localizada a menos de 1 km da cidade, a praia é cercada por costões de pedras e tem ondas fortes o ano todo. Não é indicada para banhistas.

Tiririca também é o point ideal para quem gosta de ver gente bonita, descolada e curtir uma boa praia sem preocupação, mas saiba que há pouquíssima infraestrutura.

Tiririca BA

Praia da Costa

Pequena praia cheia de coqueiros, toda cercada de pedras, a 1 km da cidade. Localizada entre as praias da Tiririca e Ribeira, não possui nenhuma estrutura e costuma ser a mais vazia de todas, pois o banho de mar é perigoso em razão das fortes correntezas. Mas vale muito a pena para curtir o visual e admirar sua paisagem.

As únicas coisas que ocupam o cenário da Praia da Costa são o mar, os coqueiros e a pequena faixa de areia.

Praia do Costa

Praia da Ribeira

Última praia acessível de carro na região do centro, possui várias estruturas de barracas e um pequeno estacionamento.

É uma linda praia, cercada pela Mata Atlântica e a melhor de todas para banho. Por isso, é a mais lotada nos finais de semana e feriados.

Outro atrativo da Praia da Ribeira é o Rio Ribeira, que desemboca no mar e oferece boa dose de água doce para os turistas.

Praia da Concha

É a praia da cidade com a melhor infraestrutura, apesar do mar já ser bem menos bonito que nas outras, pela proximidade do encontro do rio com o mar e das diversas embarcações do Rio de Contas.

Mesmo assim, ainda vale uma caminhada e principalmente se for no horário do pôr-do-sol.

O mirante da Ponta do Xaréu, no canto esquerdo da praia, é o lugar mais famoso para contemplar o pôr-do-sol com vista para a praia da Coroinha e do Pontal. Todos os dias, centenas de turistas vão ao local esperando curtir esse momento de fim de tarde. Local ideal para fechar o dia com chave de ouro!

Mirante do Xaréu Itacaré

Trilhas e praias selvagens

As praias mais lindas e famosas de Itacaré exigem deslocamentos de carro e até mesmo trilhas.

As praias selvagens são aquelas mais afastadas e que estão em meio à Mata Atlântica.

Trilha de Jeribucaçu

O roteiro mais visitado pelos turistas é o da Trilha das 4 Praias. Algumas pessoas preferem contratar um guia particular ou fazer em tour privado, porém as trilhas têm níveis variando de fácil a moderado, tranquilas para serem percorridas por conta própria (do jeito que a gente gosta), principalmente se você baixar o app Wikiloc para garantir o caminho correto.

Nós fizemos sozinhos e foi bem de boa. Recomendo se não quiser ficar preso aos horários de guia e grupos. Tivemos liberdade de fazer tudo no nosso tempo e ficar o dia todinho na trilha, inclusive indo e voltando mais de uma vez em algumas praias.

Estacione o carro logo após o km 12 da rodovia na barraca da Rafaela (cobrarão uma pequena taxa) e siga para a trilha.

A trilha das 4 praias é um passeio que compreende as praias da Engenhoca, Havaizinho, Camboinha e Itacarezinho. Ao todo são percorridos aproximadamente uns 4 km ida e volta. Nós fizemos uns 6 km, porque caminhamos bem pelas praias e ainda voltamos na primeira.

Praia da Engenhoca

Uma linda praia, cercada por coqueiros e muito verde, praticamente deserta, com acesso por meio de uma trilha de cerca de 20 minutos, de nível bem fácil. O caminho até a Praia da Engenhoca segue à esquerda da bifurcação da trilha. Possui algumas poucas barracas, mas não espere grande estrutura. Um pequeno rio desemboca na areia da praia. É também um point para aulas de surf. O único jeito de chegar à praia é a pé.

Engenhoca Itacaré

Praia Havaizinho

É a segunda praia da trilha. Na bifurcação, o caminho que leva à praia de Havaizinho é à direita, por mais 10 minutos de caminhada fácil. A trilha não tem erro.

Constituída por pequenas enseadas separadas por recifes, com uma faixa de areia menor do que a praia da Engenhoca, a praia de Havaizinho conta com um ambiente rústico, com alguns quiosques bem simples.

Havaizinho geralmente tem um mar com poucas ondas e sofre grande influência da maré, que deixa a faixa de areia um pouco maior na baixa pela manhã. Por isso, não é um pico de surf e seus visitantes são as famílias.

Havaizinho Itacaré

Praia da Camboinha

A praia mais deserta é a praia de Camboinha, localizada entre Havaizinho e Itacarezinho, não possui qualquer tipo de quiosque. Muitas vezes deixada de lado, a Camboinha acaba sendo apenas um ponto de passagem na trilha.

O acesso à praia é somente pela mesma trilha, sendo que ela está localizada a apenas 10 minutos depois da Praia Havaizinho.

Pequena, cercada por vegetação e com mar dividido por uma barreira de corais, faz com que a praia tenha pequenas piscinas para banho na maré baixa, mas boas ondas na maré alta.

Ideal para quem busca tranquilidade, porém um ponto negativo é que a maré sobe mais rápido e a praia vai perdendo sua faixa de areia. Atenção ao horário de realizar a trilha. Ideal começar pela manhã, para não ter risco de maré alta na volta.

Camboinha Gamboa BA

Praia de Itacarezinho

A praia de Itacarezinho é a mais famosa da trilha das 4 praias, por conta da sua beleza exuberante e dos seus famosos quiosques.

São 3,5 km de muitos coqueiros e boas ondas para surfar. Com muitas bancadas de corais, é um ótimo local para a prática de mergulho. A praia também é um lugar de reprodução das tartarugas marinhas.

Para quem não pretende fazer qualquer tipo de trilha, basta estacionar na praia de Itacarezinho e aproveitar o dia. Contudo, prepare o bolso para as taxas de estacionamento e consumação mínima por pessoa. Está localizada a 15 km ao sul do centro de Itacaré.

Se você optar a chegada pela trilha, assim como a gente fez, são mais 10 minutos de caminhada um pouco mais puxada saindo da praia de Camboinha. Eu digo um pouco mais puxada porque o resto da trilha é realmente muito mais fácil. Mesmo assim, recomendo fortemente fazer a trilha toda. O visual é incrível, com mirantes pelo caminho.

Nós chegamos na hora do almoço e pagamos a estrutura de cadeiras e guarda-sol, assim como nosso almoço num quiosque.

Itacarezinho BA

Praia de Jeribucaçu

A Praia de Jeribucaçu é considerada por muitos como a praia mais bonita de Itacaré. Eu também concordo! Para quem curte um ambiente paradisíaco, não pode deixar de colocar essa praia no roteiro.

Cercada por pedras, coqueiros e com areia branquinha, a praia tem um lindo mar com ondas fortes, boas para quem gosta de surfar, e também muito bom para banho. Para completar o cenário, o Rio Jeribucaçu cruza a faixa de areia e desemboca no mar, formando algumas pequenas piscinas no caminho, muito boas para banho de água doce.

Na praia há alguns quiosques improvisados e bem simples. Vá preparado, pois só aceita pagamento em dinheiro!

A trilha se localiza a 14 km do centro de Itacaré, onde você vai estacionar em uma das fazendas que dão acesso e pagar uma taxa de estacionamento.

O caminho não é difícil e demora uns 30 minutos só de descida. Prepare-se para a volta que será só subida, um pouco cansativa, mas nada impossível. Garanto que vale muito a pena!

Caminhando pela esquerda da praia, há mais uma trilha costeira, que demora uns 20 minutos e te leva até a Praia da Arruda, com formações de corais e piscinas naturais na maré baixa. Um pedacinho escondido e deslumbrante na Bahia!

Jeribucaçu BA

Praia da Arruda BA

Prainha e Praia de São José

A Prainha é uma das faixas de areia preferidas dos turistas. A exuberância da paisagem ligada à dificuldade de acesso faz dessa praia uma das mais desejadas entre os visitantes que chegam a Itacaré em busca de cenários deslumbrantes.

Quase deserta, cercada pela vegetação de Mata Atlântica e muitos coqueiros, a Prainha agrada especialmente os turistas que buscam praias mais virgens e sem a interferência de infraestrutura.

Não há acesso de carro até a Prainha e será necessário fazer ao menos uma caminhada para chegar até lá. Há duas maneiras diferentes de chegar, sendo a mais comum delas a trilha que tem duração de 40 minutos, saindo da Praia da Ribeira (necessário guia, pois não tem sinalização).

A outra forma de chegar é por uma caminhada bem curta com acesso por dentro do Condomínio Villa de São José, localizado a 8 km de Itacaré. Nesse caso, será necessário pagar o day use do restaurante local para acessar a praia.

Dessa vez, optamos por pagar o day-use no São José Beach Club para descansar o dia todinho e curtir calmamente as 2 praias com infraestrutura, piscina, comidas e bebidas.

Valeu muito a pena! Dias de trilha, dias de luxo! 😛

Prainha BA

São José Beach Club

Villa São José Itacaré BA

Quer aproveitar o litoral baiano e não conhece Itacaré? Se joga nesse roteiro e se surpreenda com o descanso e paisagens deslumbrantes que esse destino irá te proporcionar!

Itacaré BA

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pin Itacaré

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se curte dicas de destinos no Brasil, você pode gostar de ler também:

Península de Maraú: paraíso no sul da Bahia!

6 Lugares para conhecer no Ceará

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!

Conheça o Delta do Parnaíba: Piauí

São Miguel dos Milagres: paraíso em Alagoas

Maragogi: o famoso caribe brasileiro!


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *