São Miguel dos Milagres: paraíso em Alagoas
20 de dezembro de 2022 • Destinos • POR Daniela MarinSonhando em conhecer a paradisíaca São Miguel dos Milagres?
Rota Ecológica dos Milagres
O paraíso é local de muito descanso, águas mornas e cristalinas, praias rústicas, além de piscinas naturais.
A pequena vila de pescadores possui natureza exuberante e vem se tornando um destino muito procurado no estado de Alagoas, pois possui um litoral de cerca de 20 km composto por praias lindíssimas.
São Miguel dos Milagres está a 106 km da capital Maceió, onde fica o aeroporto mais próximo, além de ficar somente a 37 km da famosa Maragogi.
A vila faz parte da chamada Rota Ecológica dos Milagres, junto com os municípios de Porto de Pedras e Passo de Camaragibe. Um dos locais mais preservados do litoral de Alagoas.
O destino também pertence à Costa dos Corais, uma Área de Proteção Ambiental que abrange uma parte do litoral de Pernambuco e Alagoas, começando em Tamandaré-PE e terminando em Maceió.
Muitas praias de São Miguel dos Milagres possuem barreiras de corais que, durante a maré baixa, formam piscinas naturais de águas quentinhas e de cor esverdeada.
Apesar de ser uma vila pequena, onde se pode caminhar e conhecer a pé, o ideal é alugar um carro para circular entre todas as praias e explorar melhor a região.
Quando ir a São Miguel dos Milagres
Apesar do calor quase que constante no litoral de Alagoas, a melhor época para aproveitar bem as praias é quando chove menos, ou seja, entre outubro e janeiro.
Entre maio e julho, a chuva costuma atrapalhar e a visibilidade das piscinas naturais pode ficar comprometida.
Além do clima, a condição da maré no momento da sua viagem também influenciará a sua experiência. Isso porque os passeios às piscinas naturais acontecem somente durante a maré baixa. Então, verifique a tábua de marés antes de reservar seus passeios.
Tenha em mente que, viajar na melhor época para um lugar aumentará a sua chance de aproveitar melhor os passeios. Portanto, não subestime esse tipo de informação😊
E quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres?
Em 3 dias você consegue fazer as principais atividades de Milagres e conhecer todas as praias, mas para curtir o lugar com calma e poder relaxar, 5 dias seria perfeito. Milagres é o tipo de lugar tão convidativo que você deseja ficar sem muita programação.
Nós ficamos 5 dias lá na Rota Ecológica, entre São Miguel e Patacho e depois seguimos para Maragogi.
O que fazer em São Miguel dos Milagres
Óbvio que o motivo principal são as praias, mas o que você pode conhecer em São Miguel dos Milagres além das praias?
Aproveite para visitar o centrinho, uma vila simples e com arquitetura rústica.
Tire uma foto no letreiro e visite a Capela dos Milagres, outro ponto turístico local.
Você pode conhecer a Associação Peixe-Boi e até fazer um passeio de barco pelo Rio Tatuamunha, que dura mais ou menos 1h.
Não deixe de fazer o principal passeio da região, o de jangada pelas piscinas naturais. As piscinas naturais da Praia de São Miguel dos Milagres e da Praia do Toque são os principais grupos de piscinas em Milagres. Para ver as piscinas em sua plenitude, o ideal é fazer o passeio durante o período de maré baixa, quando as piscinas e bancos de areia ficam em evidência.
O bom de Milagres é justamente ter acesso a atrações mais vazias e menos exploradas, se comparadas com Maragogi, por exemplo.
Outra opção é o passeio de buggy para explorar as belezas do litoral alagoano. O trajeto pode variar de acordo com o pedido do cliente e do que o bugueiro sugerir. Na minha opinião, esse passeio só é válido se você NÃO alugar um carro. Como a região não possui dunas, o buggy seria para facilitar o deslocamento, o que você já tem com o carro alugado, fora a liberdade de fazer tudo a seu tempo.
E por último, se tiver tempo, visite o Mirante Alto do Cruzeiro. O local é simples e sem muita estrutura, mas para ter uma vista panorâmica de São Miguel dos Milagres é uma ótima opção. Não é necessário pagar nada e você ainda pode tirar belas fotos lá de cima.
Principais praias de São Miguel dos Milagres
Cada uma das praias e piscinas naturais possuem suas peculiaridades. Não são todas iguais e cada uma tem seu encanto, vale muito a pena conhecer todas.
Praia Porto da Rua
Esta praia é um pouco mais agitada do que as outras de São Miguel dos Milagres, por conta do fácil acesso pela vila de pescadores. Mesmo assim, ainda é um lugar bem calmo. Possui alguns bares e restaurantes a beira mar, oferecendo uma boa estrutura para seus visitantes.
A água é morna e calma, possibilitando caminhadas pela manhã quando a maré está baixa, e banho de mar quando a maré está mais alta.
Praia do Toque
A praia é um lugar calmo, ideal para quem procura tranquilidade. A areia é fininha e a paisagem é de tirar o fôlego, com a natureza preservada e mar calmo com temperaturas bastante agradáveis.
Em época de maré baixa, o mar torna-se uma piscina natural onde é possível fazer passeios de jangada.
Praia do Riacho
Esta praia é um verdadeiro oásis. Ela é repleta de coqueiros, belíssimos corais e piscinas naturais.
A praia tem esse nome devido a um pequeno curso de água que deságua no mar. Possui alguns coqueiros inclinados que fazem do local um verdadeiro cartão postal.
Há poucas opções para comer na praia do Riacho. Por isso, se não quiser gastar nas barraquinhas, o ideal é levar alguns lanchinhos.
Praia do Marceneiro
Caminhando pela Praia do Riacho, é possível chegar na Praia do Marceneiro. A Capela dos Milagres é uma igrejinha construída especialmente para Destination Weddings, que ficou famosa graças ao casamento de algumas celebridades, como o casamento de Whindersson Nunes e Luisa Sonza.
Da praia é possível ver a capela, mas ela fica em área particular, não é possível entrar sem autorização.
Praia de São Miguel dos Milagres
A praia é repleta de jangadas e barcos, que formam um bonito colorido em contraste com o mar lindo de Alagoas.
Essa praia chama atenção pela paz e tranquilidade que transmite. Possui alguns restaurantes e barraquinhas na praia, mas nada que atrapalhe a paz do turista.
É de onde parte a maioria dos passeios de jangada para as piscinas naturais.
Praia do Patacho
A Praia do Patacho é considerada uma das mais lindas do Brasil. Essa praia se localiza em Porto de Pedras e não em São Miguel dos Milagres. Porém, ela é bem próxima e vale muito a pena incluir no seu roteiro.
Ela possui uma vibe muito boa e é ótima para passar o dia curtindo o sol e tomando uma deliciosa água de coco.
Quando a maré está baixa é possível caminhar vários metros para dentro da água. Além disso, o mar é calmo e morno. Apesar de ter lido em vários lugares que não havia nenhuma estrutura nessa praia, há sim algumas barracas com lanches e bebidas.
De lá também é possível contratar um passeio de jangada para visitar as piscinas naturais do Patacho. Você ainda pode fazer uma caminhada até a Praia de Lajes. As duas praias são bem próximas, mas a de Lajes é ainda mais deserta e ideal para quem busca sossego.
Dica de Hospedagens
Nessa viagem nós tivemos 5 hospedagens entre Pernambuco e Alagoas e na região de São Miguel dos Milagres, nos hospedamos na Pousada do Sonho e na Villas Patacho.
Pousada do Sonho
A pousada é pé na areia e fica no coração da Rota Ecológica de Alagoas. Lugar perfeito para oferecer dias lindos em contato com o espetacular mar de São Miguel dos Milagres.
Possui bastante área verde, piscina de frente para o mar, com mobiliário externo e montagem de estrutura na praia, com cadeiras e guarda-sol para que os hóspedes possam aproveitar a bela praia com conforto.
A Pousada do Sonho é uma mistura perfeita de conforto e custo-benefício. Um ambiente romântico especialmente para os viajantes que amam a natureza.
Villas Patacho
O Villas Patacho é um condomínio de luxo em Porto de Pedras, localizado a 800m da Praia do Patacho.
O local possui piscina, espaço gourmet, playground e diversas redes, proporcionando bastante conforto durante sua hospedagem.
O apartamento tem cerca de 60 m2, sendo 2 suítes, sala de estar com varanda gourmet, cozinha, área de serviço e 01 vaga privativa.
São Miguel dos Milagres é um daqueles lugares que basta chegar para se apaixonar. A vila é perfeita para relaxar e aproveitar o que a natureza tem de melhor.
Se esse paraíso ainda não estava na sua lista de destinos, aposto que agora já te convenceu!
Não é à toa que o litoral de Alagoas é conhecido como o Caribe brasileiro.
Já salva esse pin no seu Pinterest
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Se curte dicas de destinos no Brasil, você pode gostar de ler também:
6 Lugares para conhecer no Ceará
Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!
Conheça o Delta do Parnaíba: Piauí
Compartilhe:
Comente esse artigo