Maragogi: o famoso caribe brasileiro!
22 de janeiro de 2023 • Destinos • POR Daniela MarinSonhando em conhecer Maragogi? Será que é mesmo um paraíso?
CERTEZA QUE SIM!
Caribe Brasileiro: Maragogi
Maragogi é um dos principais destinos do Nordeste e conquista todo tipo de público com sua beleza. A cidade está a cerca de 124 km de Maceió, capital de Alagoas, e a cerca de 130 km de Recife, capital de Pernambuco.
O destino e suas redondezas fazem parte da chamada Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental que se estende por cerca de 120 km ao longo da costa e abriga praias maravilhosas com águas mornas, coqueirais e muitas piscinas naturais graças aos recifes de corais.
A partir das capitais Recife ou Maceió você pode chegar por via terrestre com um carro alugado ou um transfer até a cidade.
Devido a maior oferta de voos, pode ser mais barato chegar através do Aeroporto de Recife. Foi o que fizemos em nossa viagem. Retiramos o carro alugado no aeroporto e seguimos até São Miguel dos Milagres e depois fomos voltando até Olinda, em 8 dias. A estrada ao longo do caminho estava em boas condições, com trechos duplicados e obras de melhorias.
Se você gosta de clima tropical e paisagens paradisíacas, Maragogi, considerado o Caribe Brasileiro, vai te surpreender!
Os recifes de corais de Maragogi formam piscinas naturais, conhecidas na região como Galés. Você pode mergulhar no mar cristalino e observar de pertinho a grande diversidade de peixes, corais, conchas e ouriços.
Quando ir a Maragogi
Apesar do calor que faz durante o ano todo no litoral de Alagoas, a melhor época para aproveitar bem as praias é sempre quando a chuva não atrapalha sua viagem, ou seja, entre os meses de outubro a janeiro.
Entre maio e julho, a chuva pode atrapalhar e muito a visibilidade das piscinas naturais e seu passeio pode ficar comprometido.
Além do clima, outra coisa importante a pesquisar é sobre a condição da maré no momento da sua viagem, pois como os passeios às piscinas naturais só ocorrem durante a maré baixa, isso pode influenciar sua experiência.
Portanto, verifique a tábua de marés antes de reservar seus passeios. Provavelmente, quando for verificar com alguma agência local, o próprio guia vai indicar o melhor dia para realizar o seu passeio.
E quantos dias ficar em Maragogi?
Sei que muita gente faz passeios de bate e volta, mas tenha em mente que Maragogi é um paraíso que tem MUITO a oferecer. Além do que, se deseja fazer o passeio de jangada, num bate e volta, provavelmente há grandes chances de perder o melhor horário da maré.
Em 3 dias você consegue fazer as principais praias e atividades de Maragogi, mas se quiser aproveitar para descansar e curtir o local com mais calma, com 5 dias você ficará revigorado.
Maragogi é um paraíso que precisa ser conhecido por nós brasileiros. Aliás, nosso Nordeste dispensa elogios.
Onde ficar em Maragogi
O Centro é a parte mais movimentada, onde está a maioria dos bares, restaurantes, mercados, bancos e outros serviços que a gente sempre precisa durante uma viagem. A Praia de Maragogi, a praia do Centro, não é a melhor da cidade, porque a movimentação de barcos é muito grande.
No Centro, há muitas pousadas econômicas. Vale a pena ficar no Centro para não gastar muito, mas não conte com muita infraestrutura.
As praias do Norte são as melhores, com um mar inacreditavelmente lindo. É esse lugar que confirma o título de Caribe Brasileiro. Todas as praias são, na verdade, uma só, mas o nome muda de acordo com o local. Se prefere se hospedar perto das melhores praias, aqui é a melhor região.
O que fazer em Maragogi
As piscinas naturais são a grande atração de Maragogi, ficando a cerca de 5 km da costa, sendo possível chegar por meio de lanchas que saem da praia.
E não é para menos: o atrativo é um dos mais procurados por causa da sua beleza exuberante!
No litoral mar adentro ficam três grupos de piscinas naturais: Galés, Taocas e Barra Grande. Elas são perfeitas para quem ama praticar mergulho de snorkel e relaxar no paraíso.
De uma forma geral, o cenário delas é parecido e, portanto, não há necessidade de visitar mais de uma durante a mesma viagem, a não ser que você realmente faça questão de conhecer todas. Mas garanto que há outros passeios para colocar na sua lista.
O Caminho de Moisés é um banco de areia com cerca de 800 metros que aparece quando a maré está baixa e fica na Praia de Barra Grande. É possível caminhar nele, tendo o mar azul lindo ao seu redor e por isso, este ponto turístico está bombando de turistas que visitam Maragogi.
Basta ir até Barra Grande cerca de uma hora antes do horário da maré mais baixa do dia, e caminhar pelo banco de areia quando ele começar a aparecer. É preciso que a maré esteja entre -0.1 até 0.2. Quando fomos, não chegamos a pegar esse nível de maré.
Não deixe de visitar o Mirante do Cruzeiro, ponto mais alto da região e que, portanto, oferece as melhores vistas, principalmente para o pôr do sol. Esse mirante fica na Pousada Alto Cruzeiro, cerca de 15 minutos do centro de Maragogi e para acessar se paga uma taxa de R$ 5,00.
Croa de São Bento
A Croa de São Bento fica localizada a 3 km do centrinho de Maragogi, no povoado de São Bento, uma vila de pescadores. A Croa de São Bento fica a aproximadamente 2km da costa e faz parte da APA Costa dos Corais (Área de Proteção Ambiental), para chegar lá é preciso pegar pequenas e charmosas jangadas a motor. Só é possível fazer a visitação na maré baixa, ou seja, até 0.6.
O passeio tem duração média de 2h, e essa croa é bem menor que as Piscinas Naturais de Maragogi. Por esse motivo, recebe menos turistas, o que é perfeito para quem busca tranquilidade em um lugar com belezas naturais incomparáveis.
O espetáculo se forma quando a maré está bem baixinha, sendo possível avistar uma prainha de água transparente e areia branca.
Nós fizemos esse passeio com o @croadesaobento e recomendamos muito!
Caminho da Beleza
O caminho da beleza em Maragogi é um passeio bem pouco conhecido, pois ele é um passeio privativo que sai da Praia do Dourado, passa por piscinas naturais bem mais vazias e percorre um caminho mais exclusivo se comparado aos outros passeios vendidos por agências.
Durante o passeio, que durou a manhã todinha, percorremos um corredor de corais frequentado apenas por pescadores locais. O local é exuberante e foi o melhor passeio em Maragogi, sem dúvidas. Ainda passa nas Piscinas Naturais na Praia Ponta do Mangue e finaliza na chamada Croa da Bruna, um banco de areia no meio do mar com presença de barcos/bares onde é possível tomar um drinque, suco ou cerveja.
Nós fizemos esse passeio com o @summerdive_ e recomendamos muito!
Caso você esteja sem carro, uma ótima opção de passeio em Maragogi é o de buggy, que leva os viajantes a três ou quatro praias da região em apenas um período (manhã ou tarde). Afinal, depois das piscinas naturais, as praias de Maragogi são os principais atrativos.
Praias de Maragogi
Maragogi é composta por diversas praias: São Bento, Praia do Camacho, Praia de Maragogi, Praia de Barra Grande, Praia de Antunes, Praia do Dourado, Praia de Ponta de Mangue e Praia de Peroba entre outras. Entre elas, destaca-se a famosa Praia de Antunes.
Confira as melhores:
1 – Praia de Burgalhau: A praia é bem bonita, pois oferece um ponto de vista de toda a orla do centro de Maragogi e da foz do Rio Maragogi. Localizada a 4 km do centro;
2- Praia de Barra Grande: O mar tem uma cor impressionante, além de águas mornas e tranquilas. A praia tem uma das melhores infraestruturas de Maragogi e também é onde fica o Caminho de Moisés. Localizada a 6 km do centro;
3- Praia de Antunes: Considerada por muitos como a melhor praia de Maragogi, mas fomos no fim de semana e tinha muita gente, muitos carros estacionados, na areia muito barulho de música alta, o oposto de tranquilidade. 😛 Mas o mar, claro, sempre maravilhoso! Localizada a 8 km do centro;
4- Praia do Xaréu: fomos caminhando da praia de Antunes e encontramos um paraíso com ambiente bem mais tranquilo, mesmo no fim de semana. O mar também é bem calmo e forma uma grande piscina natural. A praia foi visitada por Bruna Lombardi e acabou sendo batizada de Praia da Bruna pelos locais.
5- Praia Ponta do Mangue: com poucas construções à beira-mar, a praia possui pouca estrutura. O mar é incrível, com um azul caribenho, bancos de areia e piscinas naturais. Localizada a 10 km do centro;
6- Praia do Dourado: a praia é bem rústica e também possui um banco de areia, tipo do Caminho de Moisés, porém bem menos conhecido. A falta de estrutura afasta os turistas, mas, para quem busca sossego e foge de badalação, curtir praia nesse trecho de Maragogi é uma ótima ideia. Localizada a 12 km do centro;
Japaratinga
Bem perto de Maragogi está sua irmã discreta Japaratinga, conhecida por guardar praias tão lindas quanto a sua vizinha mais famosa. A vantagem é que seus pedaços de areia são bem menos disputados.
O lugar é ideal para viajar com crianças e praticar flutuação e mergulho nas piscinas naturais, ao mesmo tempo em que se pode curtir praias paradisíacas com mar cristalino e faixas de areia branquinha tanto quanto Maragogi.
Se você está em busca de um local de praia para relaxar e curtir com a família num paraíso, toda a região de Maragogi, sem dúvidas, é uma ótima pedida!
Já salva esse pin no seu Pinterest
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Se curte dicas de destinos no Brasil, você pode gostar de ler também:
6 Lugares para conhecer no Ceará
Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!
Conheça o Delta do Parnaíba: Piauí
São Miguel dos Milagres: paraíso em Alagoas
Compartilhe:
Comente esse artigo