BLOG

 

5 lugares imperdíveis no Brasil

20 de março de 2022 • Dicas de Viagens • POR Daniela Marin
Fernando de Noronha
20 mar

Dicas de lugares imperdíveis para conhecer no Brasil? Em tempos de dólar e euro muito caro, a maioria dos turistas está buscando tirar suas férias no nosso país já que ele oferece destinos incríveis.

É claro que é muito difícil escolher somente 5 destinos, mas essa lista vai eleger meu Top 5 Brasil e, portanto, se ainda não conheceu algum desses destinos da lista, eu recomendo fortemente!

Confesso que minha lista está levando em consideração destinos mais populares e que geralmente estão na preferência dos viajantes, mas que obviamente já visitamos, porque não dá para indicar destinos que ainda não conhecemos, né?

Segue minha pequena lista, mas não menos interessante 😛

Lençóis Maranhenses

Paraty

5º Lugar: Gramado RS

Gramado é uma cidade extremamente turística, uma das mais visitadas no Brasil, repleta de atrações e eventos, oferecendo opções para ser visitada em qualquer época do ano.

A cidade também é considerada um destino romântico, mas oferece infraestrutura para todos os tipos de turistas, inclusive é bem familiar, com muitas atrações para as crianças.

A melhor forma de decidir quando ir a Gramado é saber o que você quer ver na cidade e marcar sua viagem para o período mais adequado.

Na minha opinião, a melhor época para visitar Gramado é no inverno, apesar do frio e da alta temporada, é o período com menos chuvas, facilitando as caminhadas e as atrações ao ar livre.

Além do que, já busco sol e calor na maioria dos destinos brasileiros. Se é para sentir frio, que seja em Gramado! Kkkk

É puro charme, com ruas floridas, limpas, organizadas, com uma arquitetura europeia no estilo germânico, além de ótima infraestrutura de hotéis e uma gastronomia espetacular.

Ah, e não deixe de conhecer Canela que fica a 9 km. Como são cidades muito próximas, alguns locais de Canela acabam sendo confundidos como Gramado, e vice-versa.

As principais atrações são: Rua Coberta, Lago Negro, Mini Mundo, Igreja de São Pedro, Palácio dos Festivais e Parque do Caracol (esse último já é em Canela).

Gramado

Gramado RS

Gramado

Será que Gramado está na sua lista de lugares imperdíveis?

Você pode gostar de ler também sobre Cambará do Sul.

4º Lugar: Paraty RJ

Paraty é um dos lugares que mais gosto de ir quando a ideia é repetir o destino. Perdi as contas de quantas vezes já fomos em épocas diferentes, mas sempre com um tom de comemoração. Então, Paraty ficou com um gostinho de lugar para celebrar!

A cidade de Paraty no Rio de Janeiro é um destino super procurado pelos viajantes durante férias, feriados e finais de semana. O destino é ótimo pois contempla história, praias e cachoeiras.

Suas ruas de pedras, cheias de casarões antigos coloridos transbordam história e dão um charme muito especial para a cidade.

Em 2019 o conjunto formado pela cidade histórica de Paraty e a Bacia da Ilha Grande, em Angra dos Reis, foram reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.

A cidade possui muitos bares e restaurantes, com bastante agito durante o ano todo.

Possui um clima bem típico da região Sudeste do Brasil com mais chuva no verão que nas outras estações, especialmente em dezembro, mas o clima é bem quente e as praias e cidade ficam bem cheias nessa época.

Eu acho que a melhor época para visitar Paraty é o período mais seco que vai de maio a outubro. Não quer dizer que não existe chuva, mas a chance de céu azul é bem maior e ideal para aproveitar as praias e também fazer passeios de barco.

As principais atrações são: Centro Histórico, Museu de Arte Sacra, Casa da Cultura, passeios de barco (exemplo: Saco do Mamanguá), praias em Trindade, praia do Sono e Jeep Tour pelas cachoeiras.

Paraty

Paraty RJ

Ilha do Pelado Paraty

Eu poderia criar uma lista de lugares imperdíveis só na Bahia (meu estado preferido), mas vamos dar uma variada e bora para o terceiro lugar! 

3° Lugar: Península de Maraú BA

A paradisíaca Península de Maraú se localiza no Sul da Bahia, no município de Maraú, entre Itacaré e Morro de São Paulo, numa região conhecida como a Costa do Dendê.

São aproximadamente 40 km de praias emolduradas por coqueiros, areia branca e que na maré baixa formam piscinas naturais, além do encontro do rio com o mar.

Se você quer praia, natureza exuberante, brisa do mar e sossego, já salve esse roteiro na sua lista de viagens pelo Brasil.

A temporada de chuvas costuma ser abril e maio e a época com menor índice pluviométrico vai de setembro a fevereiro. Estatisticamente, o mês de janeiro costuma ser o mais “seco” (na verdade, menos chuvoso, pois na Bahia sempre aparece uma chuvinha…).

Dê uma olhada também na Tábua de Marés para escolher a melhor época da sua viagem, pois as famosas piscinas naturais valem muito a pena.

Outras dicas importantes: Na Península de Maraú não tem caixa eletrônico, portanto leve dinheiro. Mas a maioria dos estabelecimentos aceita cartão.

Se for de carro, ligue para sua pousada e verifique as condições da estrada de terra (BR 030).

A Península de Maraú se localiza a 270 km de Salvador e a 127 km de Ilhéus. Chegar até lá não é uma tarefa muito fácil, mas por esse motivo, a região e suas belas praias são mais vazias e tranquilas, mesmo em plenas férias de janeiro.

As opções de voos chegam em Salvador e Ilhéus, que são os aeroportos mais próximos. Opte por voar para Ilhéus, mesmo com a tarifa mais cara que Salvador, pois assim vai economizar muito tempo de estrada.

As principais praias são: Barra Grande, Três Coqueiros, Taipu de Fora, Cassange e sua lagoa, Saquaíra e Algodões.

Praia de Algodões Maraú

Barra Grande Maraú Bahia

Taipu de Fora Bahia

Estão concordando com a minha lista de lugares imperdíveis no Brasil?

Eu tenho um post completo sobre a Península de Maraú.

2º Lugar: Lençóis Maranhanses MA

Os Lençóis Maranhenses se localizam a 250 km da cidade de São Luís, capital do estado.

Conhecer os Lençóis Maranhenses foi um grande sonho realizado! Que lugar lindo!

O acesso se dá pelas cidades próximas: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

Os Lençóis são conhecidos por suas enormes dunas de areia e lagoas entre elas. Apesar disso, as lagoas não duram o ano inteiro porque são formadas por água da chuva.

Após o período de chuva, as partes mais baixas das dunas se enchem de água cristalina. Mas se a precipitação é baixa, a água evapora e só fica a areia, deixando as lagoas bem secas.

Quanto mais chuvas durante o ano, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim que as chuvas diminuem, as lagoas continuam cheias e os dias são ensolarados, o que faz dos meses de junho, julho e agosto a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses.

Nós fomos em julho e fizemos a travessia pelos Lençóis por 3 dias e foi uma das viagens mais incríveis que fizemos. Descrevi todos os detalhes da travessia nesse post dos Lençóis.

Os Lençóis Maranhenses são únicos e nenhum cenário do mundo se compara ao que vemos por lá! Recomendo fortemente colocar na sua lista de desejos!

As lagoas de água doce do parque não são todas iguais e reservam sempre experiências únicas aos turistas.

As principais atrações da região: Circuito Lagoa Bonita, Lagoa Azul, Rio Preguiças, Pequenos Lençóis, povoado de Vassouras, Caburé e povoado de Mandacaru, vilarejo de Atins e praia, Santo Amaro com Lagoa das Emendadas e Lagoa do Junco.

Ah, e não deixe de fazer o sobrevoo dos Lençóis! Vale cada centavo! Imperdível!

Maranhão

Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses

1º Lugar: Fernando de Noronha PE

Um dos destinos mais sonhados do Brasil, a Ilha de Fernando de Noronha é um lugar que supera qualquer expectativa e deixa os turistas completamente apaixonados. O lugar número 1 da minha lista de lugares imperdíveis no Brasil!

Paisagens mais que deslumbrantes, praias com águas cristalinas, mergulhos que são procurados por pessoas do mundo todo e, até mesmo, campeonatos de surfe internacionalmente reconhecidos.

Os voos diretos para Noronha partem de Recife e Natal e levam cerca de uma hora até a ilha.

Noronha tem duas estações: uma seca (de agosto a fevereiro) e uma chuvosa (de março a julho).  Porém, na chuvosa, não significa que vai chover todos os dias pois são chuvas esporádicas e você pode desfrutar de bons dias de sol.

A ilha possui diversas agências que oferecem passeios em todos os pontos turísticos. Mas você pode conhecer por conta própria alugando um buggy e fechando somente os passeios de barco e trilhas que exigem o acompanhamento de um guia.

Um fator que dificulta um pouco o acesso à ilha é o número controlado de pessoas que podem ficar lá ao mesmo tempo. Por isso, é cobrada uma taxa de preservação ambiental por cada visitante.

Fernando de Noronha possui apenas 7 km de comprimento. Por isso, conhecê-la por inteiro não leva tanto tempo, em 6 dias é possível conhecer bem todos os pontos principais. Nós fizemos grande parte a pé, caminhando e atravessando pelas praias.

Tem coisa melhor que caminhar pela praia?

As principais atrações de Noronha: Praia do Leão, a Enseada da Caieira, a Capela de São Pedro, o Porto de Santo Antônio, Vila dos Remédios, mergulhar na Praia do Atalaia, Baía dos Porcos, Baía do Sancho, Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, Praia do Bode e passeios de barco para ver golfinhos.

Fernando de Noronha

Noronha

Fernando de Noronha

Atalaia Noronha

Muitos sonhos de viagem foram cancelados ou adiados, mas já é possível retomar os planos de viagens que ficaram de lado. E para quem prefere viajar pelo Brasil por enquanto, que tal salvar essa lista?

Nessa lista estão alguns dos melhores destinos do Brasil e tenho certeza que você vai concordar comigo.

Minhas sugestões sempre dão preferência ao Nordeste (sou fã) e a lugares de praia pois prefiro calor sempre! :p Mas coloquei Gramado na lista porque tiro o chapéu para esse destino que sabe agradar a todos.

Rua torta Gramado

Enfim, aproveite e vá viajar pelo Brasil! Nosso país é maravilhoso e merece ser contemplado!

Você tem uma lista de lugares imperdíveis no Brasil?

Maraú Brasil

Já salva esse pin no seu Pinterest

pinterest noronha

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se curte dicas de destinos no Brasil, você pode gostar de ler também:

6 Lugares para conhecer no Ceará

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!

Conheça o Delta do Parnaíba: Piauí


Compartilhe:

5 Comentários

  1. Deolinda de Oliveira marin disse:

    Adorei suas fotos, os lugares maravilhosos …cada um mais lindo que o outro, e as dicas então …amei! Está de parabéns!

  2. Deolinda de Oliveira marin disse:

    Adorei suas fotos, os lugares maravilhosos …cada um mais lindo que o outro, e as dicas então …amei! Está de parabéns!

  3. Deolinda de Oliveira marin disse:

    Adorei suas fotos, os lugares maravilhosos …cada um mais lindo que o outro, e as dicas então …amei! Está de parabéns!

  4. Deolinda de Oliveira marin disse:

    Adorei suas fotos, os lugares maravilhosos …cada um mais lindo que o outro, e as dicas então …amei! Está de parabéns!

  5. Joaquim disse:

    Uau…só lugar incrível!! De fato, o Brasil é lindo e esses mencionados realmente são um espetáculo a parte. Ainda não conheço 3 deles!!hehe

DEIXE SEU COMENTÁRIO!