BLOG

 

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

21 de janeiro de 2022 • Destinos • POR Daniela Marin
Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu
21 jan

Decidiu viajar de última hora e quer montar um roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu?

Vou descrever todo nosso roteiro, com os valores dessa viagem para Foz que inicialmente seria de 4 a 5 dias antes da pandemia começar, mas que, logicamente, foi cancelada e que tivemos MUITA dificuldade em remarcar.

Quase 2 anos depois, após inúmeras tentativas de remarcação, essa viagem saiu assim totalmente de última hora, sem programação e totalmente de surpresa. Só fomos!

Quem não quer conhecer uma das 7 Maravilhas da Natureza, né? Foz do Iguaçu é um dos destinos mais visitados no Brasil.

Sem dúvidas, as Cataratas do Iguaçu são a maior atração da cidade, que ainda conta com outros atrativos turísticos para você pode montar um roteiro de 3 a 5 dias e curtir bem a viagem.

Visitar Foz do Iguaçu no Paraná é uma ótima opção para quem não tem muitos dias livres, já que você consegue ver o principal da cidade em 3 dias tranquilamente.

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Chegando em Foz do Iguaçu

Nós pegamos um voo em Guarulhos bem cedo e chegamos em Foz do Iguaçu em menos de 2 horas. Alugamos um carro no aeroporto por 4 dias pois sempre acreditamos ser a melhor opção pela liberdade de tempo durante as viagens.

Mas você pode se deslocar tranquilamente em transfers, uber ou táxi.

O aeroporto fica localizado a 17 km do centro da cidade e nosso hotel era bem no centro, super bem localizado.

Todas as entradas dos passeios foram compradas nos sites oficiais e apresentamos o QR code pelo celular. Mas existem inúmeras agências de turismo para você que tem essa preferência de tours.

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

1º Dia

Parque das Aves

Nosso roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu começou logo pela manhã, assim que alugamos o carro no aeroporto. Fomos direto para o Parque das Aves pois o marido estava ansioso para fotografar 😛

O Parque das Aves é a única instituição do mundo focada na conservação das aves lindas e exuberantes da Mata Atlântica. Lá, nós pudemos ver inúmeras espécies, como tucanos, araras, alimentação dos periquitos, além do que, o passeio é bem gostoso, tranquilo e bem familiar.

O local conta com estruturas de banheiro, lanchonete e restaurante, além de uma lojinha de souvenirs e pontos de água natural para reabastecer sua garrafinha.

A maioria consegue fazer a visita em menos de 2 horas, mas nós ficamos umas 4 horas lá dentro, inclusive tomamos café porque chegamos bem cedo e aproveitamos para almoçar no Restaurante Sabores da Mata.

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 16h (diariamente no mês de janeiro).

Parque das Aves

Parque das Aves Foz

Parque das Aves Foz do Iguaçu

Mesquita Omar Ibn Al-Khattab

No meio da tarde, aproveitamos para visitar a Mesquita Omar Ibn Al-Khattab que é mantida pela comunidade muçulmana, bem expressiva em Foz.

A Mesquita possui uma arquitetura interessante, com  minaretes de 15 metros de altura e uma cúpula de 400m². Seu interior é bonito apresentando arabescos em tons de azul.

A visitação é gratuita e os dias e horários são de segunda a sexta-feira (9-18hs).

Atenção aos horários de oração e às vestimentas! Como eu já imaginava, levei um lenço para cobrir ombros e cabeça. Mas se você não estiver de longo nem levar um lenço, eles te emprestam logo na entrada.

Mesquita Foz

Mesquita Foz do Iguaçu

Saindo de lá, aproveitamos para passar pela Avenida Pedro Basso, eleita a avenida mais bonita de Foz pela grande quantidade de árvores que formam um lindo arco do início ao fim. 

Marco das Três Fronteiras

Passamos rapidamente para fazer o Check In no Hotel e em seguida fomos para o Marco das Três Fronteiras.

O Marco das Três Fronteiras se tornou um dos principais atrativos de Foz do Iguaçu após sua revitalização e pode ser um dos pontos altos da sua viagem, principalmente se adora uma foto na “plaquinha”.

Localizado no encontro entre o Rio Paraná e o Rio Iguaçu, de lá podemos observar os três países da tríplice fronteira, sendo o lugar perfeito para curtir o entardecer e ver o pôr do sol.

O espaço conta com praças, fonte, obelisco, o mirante com sua famosa plaquinha, além de restaurantes e loja de souvenirs.

De lá é possível avistar os obeliscos da Argentina e do Paraguai, pintados nas cores das bandeiras de cada país.

No local costuma ter um show durante o entardecer e início da noite. Essa apresentação faz uma homenagem a arte, cultura e história de cada um dos países da tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina.

Horário de Funcionamento: abre diariamente, das 14h às 21h.

Marco das 3 Fronteiras

Foz do Iguaçu

Yup Star

Como o dia estava bem longo e anoitecendo depois das 20 horas, resolvemos dar uma esticada até a mais nova atração turística de Foz que é a Roda Gigante Yup Star (a mesma do Rio de Janeiro).

Ela fica localizada um pouco antes do estacionamento do Marco das 3 Fronteiras. A gente não tinha ideia da existência dela, mas logo que vimos decidimos incluí-la no nosso passeio.

A roda gigante possui 88 metros, a volta completa dura 20 minutos e cabe 8 pessoas na mesma cabine.

Lá de cima se avista o Marco das 3 fronteiras e a cidade de Foz do Iguaçu do outro lado.

Horário de Funcionamento: todos os dias das 12h às 20h.

Yup Star Foz

2º Dia

Cataratas do Iguaçu 

No segundo dia do nosso roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu, logo depois do café da manhã, fomos ao Parque Nacional do Iguaçu para finalmente conhecer as Cataratas Brasileiras.

Chegando no parque você seguirá de ônibus panorâmico do próprio local por 11 km pela Mata Atlântica, até descer no ponto de início da trilha pelas passarelas e mirantes.

As cataratas são formadas no Rio Iguaçu e ficam exatamente na fronteira com a Argentina e podem ser apreciadas em dois passeios distintos nos dois países. Do lado brasileiro, a todo momento você enxerga a bandeira da Argentina do outro lado, além dos visitantes que estão passeando pelo lado argentino.

Uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, as cataratas têm 275 quedas ao todo, a maioria no lado argentino, porém, muitas delas vistas do mirante brasileiro.

O lado brasileiro das Cataratas é muito fácil de ser visitado devido ao circuito ser curto, menos de 2 km e de possuir uma boa infraestrutura para atender seus visitantes, incluindo um elevador panorâmico ligando a base das quedas ao nível superior do rio.

Dentro do parque existem algumas lanchonetes e pontos de apoio com banheiros, além do conhecido Restaurante Porto Canoas onde você pode almoçar com vista das Cataratas e principalmente, vendo o lado argentino.

Ficamos a manhã todinha lá curtindo e fotografando, além de almoçar no Porto Canoas para nos recompor do calor e relaxar com a vista das Cataratas. Nunca imaginei que o verão em Foz fosse tão quente, inclusive parece que foi um dos anos mais quentes. Mas beleza, eu sou fã de calor e sobre isso não vou reclamar…hehehe

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 16h (diariamente no mês de janeiro).

Cataratas do Iguaçu

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu

Templo Budista Chen Tien

No meio da tarde fomos visitar o Templo Budista Chen Tien, um lugar lindo e tranquilo onde você encontrará mais de 120 estátuas nos jardins do templo que fazem referência aos ensinamentos budistas, sendo o destaque, uma estátua de Buda de 7 metros de altura.

O templo fica localizado a 12km do centro, em uma privilegiada região alta da cidade, onde pode se ter uma visão de parte da cidade de Foz do Iguaçu e de Ciudad del Este (Paraguai).

A visita é gratuita e feita por conta própria a não ser que você tenha contratado um City Tour, já que lá é uma de suas paradas.

Não é um lugar que atrai tantos turistas, mas é uma ótima oportunidade de visitação e um belo passeio pois todo o local do templo é muito bonito. Vale a pena!

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 9h30 às 16h30.

Templo Budista Foz

Templo Budista Foz do Iguaçu

Saindo do templo no final da tarde, passamos para conhecer o espaço do Pátio Pomare, um cantinho charmoso inspirado na Grécia e que merece a sua visita. O atendimento é ótimo e tudo me pareceu ser uma delícia. Eu tomei um capuccino gelado maravilhoso!

3º Dia

Macuco Safari 

No último dia do nosso roteiro de 3 dias em Foz do Iguaçu, fomos novamente pela manhã ao parque das Cataratas, do lado brasileiro. Dessa vez para fazer o passeio do Macuco Safari.

O Macuco Safari é um passeio por dentro da reserva preservada, onde você vai embarcar em um bote que vai seguir pelas águas do Rio Iguaçu até chegar bem perto das quedas d’água.

É uma experiência onde você poderá ver as Cataratas de outro ângulo, além de lavar a alma pois todos saem encharcados quando termina o passeio.

Na verdade, como o rio estava muito baixo, não conseguimos fazer o passeio completo. O nosso foi o Giro Macuco que já começa na descida do cânion. Ou seja, nosso passeio foi só a parte final do que seria o Macuco Safari tradicional. O lado bom é que o passeio foi mais barato, já que esse tour tem o precinho bem salgado na minha opinião.

Não se esqueça de levar toalha e uma troca de roupa. Nós pagamos um armário para deixar a mochila no ponto de apoio antes do passeio.

Macuco Safari

Macuco Safari Foz

Macuco Safari Foz

Finalizado o Giro Macuco, após trocar de roupa, seguimos novamente para as passarelas que levam às melhores vistas das Cataratas. Já que pagamos para entrar de novo no parque, vamos contemplar as cataratas o máximo possível, né?

De lá seguimos para almoçar na região central de Foz. Escolhi o Nauá Restaurante por ser um local de comida saudável e com ótima avaliação.

Itaipu Refúgio Biológico

Depois do almoço, seguimos para a nossa visita agendada no Refúgio Itaipu.

Existem 3 tipos de passeios na Usina de Itaipu em Foz do Iguaçu.

O passeio da Itaipu Panorâmica, para se ter uma visão privilegiada do topo da barragem, permitindo contemplar belas paisagens além de todo o Complexo Turístico Itaipu.

O Itaipu Iluminada é um passeio que consiste em um show de músicas trinacionais e iluminação da barragem. Bastante tradicional em Foz do Iguaçu pois a energia produzida na usina se transforma em espetáculo durante a noite.

E o passeio mais inusitado de todos, que foi o que a gente escolheu, por motivos óbvios (marido é veterinário e fotógrafo): a visita ao Refúgio Biológico de Itaipu.

A unidade de proteção aberta nos anos 70, foi criada para preservar a fauna e a flora durante a formação do reservatório da Usina, em virtude do desalojamento de alguns animais por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu.

Com a construção da barragem e a grande área alagada, mais de 13.000 animais foram resgatados e abrigados nesse refúgio.

O refúgio é referência ambiental, pois conscientiza as pessoas sobre a preservação ambiental e a conservação do ecossistema. O passeio contorna o Canal da Piracema até chegar às edificações do refúgio.

Em dois quilômetros de caminhada em uma trilha em meio à floresta nativa, a experiência é ampliada com aprendizado sobre o meio ambiente.

A reprodução de onça pintada teve bons resultados dentro do Refúgio Bela Vista. Essas iniciativas ajudam a salvar espécies ameaçadas de extinção.

Sobre o tour

Lembrando que esse é um passeio totalmente guiado e dentro da área da Itaipu Binacional, onde na primeira parte do passeio, seguimos em um veículo aberto que nos permite contemplar a natureza ao nosso redor e alguns pontos da barragem de Itaipu e depois seguimos caminhado por trilha de 2 km com o guia.

Os animais são mantidos no refúgio por não se adaptarem mais a vida fora dali. E ainda, muitos animais que são reproduzidos no refúgio são inseridos na natureza.

Horário de Funcionamento: Terça a domingo, com horários pré-definidos de agendamento.

Itaipu Refúgio Biológico

Saindo de Itaipu no final da tarde, aproveitamos para conhecer o Empório com Arte, um café e restaurante que atende super bem, além de vender artesanato de vários tipos. O calor era tanto que não conseguimos tomar café e somente um suco mix de frutas delicioso e bem geladinho.

Outros passeios em Foz do Iguaçu

A cidade de Foz do Iguaçu ainda oferece outras atrações como o passeio de Katamarã pelo rio para ver o pôr do sol, voo panorâmico de helicóptero para contemplar as cataratas lá de cima por 10 minutos e o Dreams Park Show, um complexo com museus e restaurantes.

Seu roteiro ainda pode incluir o lado argentino das Cataratas e visitar o Paraguai (city tour, compras e/ou Cataratas del Monday).

No nosso caso, em momento de pandemia e lotação de férias de janeiro, decidimos ficar só na parte brasileira mesmo, evitando fazer exame PCR e filas na imigração.

Valores gastos na viagem (janeiro de 2022):

  • Parque das Aves: R$ 70,00 pessoa
  • Estacionamento: R$ 30,00
  • Marco das 3 Fronteiras: R$ 42,00 pessoa
  • Roda Gigante Yup Star: R$ 70,00 pessoa
  • Parque Nacional do Iguaçu: R$ 60,00 pessoa
  • Estacionamento: R$ 31,00
  • Macuco Safari: R$ 362,00 pessoa + entrada do parque + estacionamento
  • Itaipu Refúgio Biológico: R$ 35,00 pessoa
  • Pop Hotel: R$ 551,12 (para 3 diárias)
  • Restaurante Sabores da Mata: R$ 98,00 para o casal
  • Restaurante Porto Canoas: R$ 255,00 para o casal
  • Nauá Restaurante: R$ 104,50 para o casal

Independente do seu roteiro, visitar Foz do Iguaçu é altamente recomendado pois é difícil não se deixar levar pelo deslumbramento diante das Cataratas, além do que a Garganta do Diabo é uma das quedas mais impressionantes do mundo.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Foz do Iguaçu

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se curte dicas de destinos no Brasil, você pode gostar de ler também:

Península de Maraú: Paraíso no sul da Bahia!

6 Lugares para conhecer no Ceará

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!

Travessia pelos Lençóis Maranhenses: 3 dias

Conheça o Delta do Parnaíba: Piauí


Compartilhe:

0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO!