BLOG

 

O que fazer em Olinda: roteiro de 1 dia

26 de fevereiro de 2023 • Destinos • POR Daniela Marin
O que fazer em Olinda
26 fev

Quer saber o que fazer em Olinda a pé e por conta própria?

Distante apenas 7 km de Recife, o Centro Histórico de Olinda é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco e um dos lugares mais importantes do Brasil Imperial.

Sempre quis conhecer Olinda, a vizinha mais charmosa de Recife, mas acabava adiando e dando preferência aos destinos de melhores praias no Nordeste.

Vale mesmo a pena conhecer Olinda? De um lado, ladeiras cheias de história e do outro um mar extraordinário! Claro que vale a pena! É muita beleza arquitetônica!

Dessa vez deu certo para encaixar no nosso roteiro e ficamos 2 dias, nos hospedando no centro histórico de Olinda num antigo convento, foi incrível!

O que fazer em Olinda

Olinda – Pernambuco

Poucas décadas após a invasão dos portugueses em território brasileiro, lá pelo ano de 1530, Olinda já despontava como um local de extrema importância.

Se hoje Olinda é referência nacional em carnaval, arte e cultura, naqueles tempos de exploração do Brasil foi, por quase um século, uma das vilas mais relevantes para Portugal graças a sua localização estratégica – que contribuiu fortemente para o extrativismo do pau-brasil e da cana de açúcar.

Olinda fica a uns 23km do aeroporto de Recife e é uma ótima opção de lugar para passar 1 dia antes de seguir para as praias mais famosas do litoral pernambucano.

Vale muito a pena caminhar por suas ruas de pedra, cheias de ladeiras e casarões coloridos além de visitar as igrejas do século XVII.

Igreja da Sé Olinda PE

Quando ir a Olinda

Fora o período do Carnaval, quando Olinda recebe milhares de turistas, a melhor época para visitar a cidade é a partir de setembro, pois de maio a junho é o período chuvoso.

O que fazer em Olinda PE

Nosso roteiro em Olinda

Começamos nosso roteiro no Alto da Sé, já que estávamos hospedados por lá.

Com edificação do século XVI, a pousada histórica Convento da Conceição está localizada no Alto da Sé, Centro Histórico de Olinda/PE.

O Convento da Conceição foi construído no século XVI, convertendo-se logo após em abrigo para senhoras que desejavam dedicar-se à vida religiosa. O prédio foi um dos recolhimentos de mulheres nobres mais antigos do país.

Além disso, o Convento é o primeiro sob devoção a Nossa Senhora da Conceição no Brasil, possuindo em sua capela uma bela imagem barroca do século XVII.

Em 2018, continuando a missão de acolher, o convento abriu as suas portas também para o serviço de hospedagem e eventos.

Convento da Conceição Olinda

O que fazer em Olinda

Saindo da nossa hospedagem começamos o circuito ao contrário, no Alto da Sé, o ponto mais alto de Olinda. Visite a Catedral da Sé, a maior igreja quinhentista do Brasil, além de ser a mais antiga de Olinda.

Catedral da Sé

Construída por volta dos anos 1500, inicialmente para ser uma pequena capela, a igreja passou por várias mudanças ao longo dos séculos. Um dos momentos mais marcantes foi durante a invasão holandesa e o incêndio causado por eles que deixou a cidade – e a construção – bastante danificada.

Assim, no século 17 – durante a Restauração Pernambucana de 1669 – foi reconstruída. E o status de catedral chegou anos depois, em 1676, quando Olinda passava de vila para cidade.

Não deixe de entrar pois seu mirante tem um visual incrível. Ponto clássico para fotos!

Do mirante, é possível avistar vários pontos turísticos de Olinda e observar a paisagem natural se misturando com o cenário urbano de Recife.

Em frente à Sé de Olinda fica a Ladeira da Sé, uma das mais famosas da cidade e que enche de foliões em época de carnaval.

Também de frente para a Igreja da Sé está a feirinha de artesanato e o Mercado de Artesanato que fica próximo e tem lojas com mais variedade de produtos.

Seguindo a mesma rua, você acha o Museu de Arte Sacra e a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, ambos com entrada paga.

Do lado fica O Imaginário Brasileiro, um espaço cultural com vários ambientes, divididos entre artesanato, utensílios domésticos customizados, peças de vestuário, rendas, bordados, brinquedos e etc. Também é um ótimo lugar para comprar suas lembrancinhas.

Mirante da Sé Olinda

Convento de São Francisco

Ainda no Alto da Sé, visite o Convento de São Francisco, o convento franciscano mais antigo do Brasil. Considerado um conjunto arquitetônico católico muito interessante pois engloba a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia.

Lá você também encontra uma série de painéis em azulejos portugueses em representação à vida de Nossa Senhora e de São Francisco. Ao sair da igreja, você avista um largo onde está cravado o Cruzeiro de São Francisco.

Praça do Carmo

Não deixe de caminhar até a Praça do Carmo e suba as escadas para chegar na Igreja Nossa Senhora do Carmo. Construída em 1580 para ser a Capela de Santo Antônio e São Gonçalo, passou a ficar sob a tutela das carmelitas em 1851.

Esta igreja foi o primeiro templo católico da Ordem dos Carmelitas nas Américas.

De lá de cima, além de ter uma visão geral do parque do Carmo, dá para avistar outras construções históricas como a Faculdade de Olinda e a Biblioteca Pública.

O que fazer em Olinda

Faculdade de Olinda

Rua XV de Novembro

Assim que você chega na Rua XV de Novembro, já é possível avistar as tradicionais casas coloridas que caracterizam várias ruas e ladeiras de Olinda. Ali se encontra a Igreja São Sebastião, construída no século XVII no estilo rococó, caracterizada na época por sua originalidade.

Repare na Câmara Municipal de Olinda, um casario colonial azul e amarelo, seguindo as cores vibrantes do restante da rua.

Mosteiro de São Bento

Subindo a ladeira da XV de Novembro você chega na Rua São Bento onde fica um dos grandes pontos turísticos de Olinda, o Mosteiro de São Bento. Segunda instalação beneditina do Brasil, o Mosteiro de São Bento de Olinda começou a ser construído em 1586. Assim como outras atrações da cidade, sofreu com o incêndio que aconteceu durante a invasão dos holandeses, em 1631, e precisou ser reconstruído.

Considerada a instituição religiosa mais rica de Olinda, com o altar todo folheado a ouro. Além disso, a missa aos domingos é celebrada com canto gregoriano.

Uma curiosidade é que nessa igreja funcionou a primeira Faculdade de Direito do Brasil e ainda hoje só advogados podem subir onde está o Cristo crucificado, no dia 11 de agosto, data em que se comemora o dia do advogado e o aniversário da inauguração da Faculdade de Direito de Olinda.

Mosteiro de São Bento

Casa de Alceu Valença

Siga pela Rua São Bento, onde fica a Prefeitura Municipal de Olinda. Continue caminhando até ver um sobrado branco de janelas azuis à direita e terá achado a Casa de Alceu Valença. A placa indicativa em cima da porta é bem discreta, mas a casa é fácil de achar.

Desça a Rua 27 de Janeiro, onde fica a sede da Pitombeira dos Quatro Cantos que é um dos mais tradicionais blocos de carnaval da cidade. Desde 1947, alegra foliões com muito frevo e marchinha. A sede funciona como bar atualmente, mas também é local de ensaios de carnaval.

No dia que passamos por lá, havia muitos idosos cantando e dançando.

Casa do Alceu Valença

Rua do Amparo Olinda

Rua do Amparo

A Rua do Amparo é muito conhecida porque no carnaval ela fica cheia de foliões! Como não fomos no carnaval, ela estava vazia e aproveitamos para tirar várias fotos com as casinhas coloridas.

Nela você também encontra restaurantes, bares, pousadas, museus e ateliês, a estreita via de paralelepípedos é o polo cultural do Centro Histórico.

O que fazer em Olinda

Dona Maria da Tapioca

Na hora do almoço paramos na Dona Maria da Tapioca, conhecida e querida por todos e que ganhou no final de 2017 o troféu de melhor tapioca de Olinda. Desde 1972 ela se dedica a fazer tapioca e se orgulha em dizer que tudo que conquistou foi através de suas tapiocas.

Ela fica em uma galeria onde também vende várias lembrancinhas.

E por fim, visite a Igreja da Misericórdia, localizada em frente à Ladeira da Misericórdia, que é a ladeira mais íngreme de toda a cidade.

Muitos preferem fazer esse passeio num tour guiado. Ao chegar no centro-histórico de Olinda, nos arredores da Praça do Carmo há vários profissionais que oferecem este tipo de serviço.

Ladeira da Misericórdia Olinda PE

Outros pontos turísticos:

– Mirante da Caixa D’agua

– Mercado da Ribeira

– Praia dos Milagres e Igreja Santa Cruz dos Milagres

Apesar de um bate e volta ser suficiente para conhecer Olinda, dormir ao menos uma noite na cidade do frevo tem suas vantagens. Afinal, esse é o momento que os bares olindenses abrem as portas e o lugar ganha outra energia! Foi o que fizemos e adoramos!

Bar do Amparo Olinda

Outra ótima oportunidade para se hospedar em Olinda é durante o carnaval, que aliás é um dos mais famosos do Brasil. Isso para quem curte uma folia! Nós preferimos sempre o descanso! Rs

Principais atrações em Olinda

Observatório e Casa dos Bonecos Gigantes

Altos da Sé e Mirante da Catedral

Rua do Amparo

Casa do Alceu Valença

Ladeira da Misericórdia

Igreja de São Francisco

Mosteiro de São Bento

Prefeitura de Olinda

Tapioca da Vovó

Parque do Carmo e Igreja do Carmo

O que fazer em Olinda

Olinda merece pelo menos um dia inteiro das suas férias em Pernambuco. Em meio às ladeiras e ruazinhas estreitas, a cidade revela tesouros arquitetônicos e esbanja charme!

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Olinda PE

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se curte dicas de destinos no Brasil, você pode gostar de ler também:

6 Lugares para conhecer no Ceará

Mergulho em Abrolhos: sul da Bahia!

Conheça o Delta do Parnaíba: Piauí

São Miguel dos Milagres: paraíso em Alagoas

Maragogi: o famoso caribe brasileiro!


Compartilhe:

Comentários

10lottoonline - 14 de abril de 2023

Interesting

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *