BLOG

 

Cartagena- a joia arquitetônica no Caribe!

24 de fevereiro de 2024 • Colômbia, Destinos • POR Daniela Marin
Cartagena Colômbia
24 fev

Definitivamente, Cartagena é uma cidade que merece ser visitada pelo menos uma vez!

Nesse post vou contar tudo sobre a cidade de Cartagena das Índias, na Colômbia, um destino que tem cada vez mais chamado a atenção dos brasileiros por misturar história, cultura, boa gastronomia e, principalmente, pelas praias caribenhas.

Sobre Cartagena

Fundada em 1533, ela se destacou no período colonial por ter o porto mais importante das Américas, usado principalmente para escoar o ouro extraído para as mãos da Coroa Espanhola.

Possui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do país em sua Cidade Amuralhada, que é o seu centro histórico, usada como fortificação para defender de invasores, já que a cidade era muito visada.

Exatamente por esse conjunto todo, foi declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco. De fato, caminhar pelas ruas da Cidade Amuralhada é encontrar prédios e casinhas coloniais coloridas, tudo muito conservado, além, claro, de muito charme, vida e alegria, marca dos colombianos.

Cartagena - Colômbia

Centro histórico Cartagena

Atualmente é uma das maiores cidades do país sul-americano com quase 1 milhão de habitantes, tendo sua base econômica nas atividades marítimas e turismo. É banhada pelo mar do Caribe, apesar de suas praias urbanas não serem espetaculares.

De qualquer forma, a cidade é uma bela porta de entrada para lindas praias de areia branca e daquele mar caribenho, objeto de desejo de muitos brasileiros, não muito distantes de seu centrinho.

Como chegar

Cartagena está situada no norte do país, distante aproximadamente 1100 km da capital, Bogotá. Bem longe!

A maneira mais rápida de chegar é por via aérea, sendo que a cidade possui um aeroporto internacional com boa estrutura, a aproximadamente 6 km do centro, porém, não conta com voos diretos do Brasil.

Nesse caso, será necessário fazer uma conexão em Bogotá ou Cidade do Panamá, as principais portas pra lá.

Outra forma seria de ônibus desde Bogotá, mas como falei, são 1000 quilômetros e a viagem demora um bocado.

No nosso caso, como fizemos um baita mochilão pelo país, chegamos de ônibus só que vindos de Santa Marta, outra cidade no caribe colombiano. Pra ser mais exato, saímos do Brasil de avião, ficamos em Bogotá alguns dias e depois tomamos um ônibus até Santa Marta, numa viagem que durou cerca de 15 horas, durante a noite toda.

Obviamente ficamos mais alguns excelentes dias conhecendo Santa Marta e depois seguimos pra Cartagena.

Colômbia

Quando ir

Como a cidade está localizada próximo à linha do Equador, o clima predominante é o tropical, com temperaturas sempre elevadas na faixa dos 30ºC, durante o ano todo.

Outro ponto importante é saber sobre as chuvas…entre maio e novembro há maior probabilidade de chuvas, sendo o chamado inverno por lá. Outubro é o mês com mais incidência.

Já de dezembro a abril é o período com menor chance de chuvas…e muito calor!

Nós fomos em novembro e pegamos chuvas rápidas durante o dia, nada que atrapalhasse a viagem. O calor é muito intenso e úmido, acreditem! Daqueles de querer tomar banho gelado toda hora! kkk

Colômbia Cartagena

Quantos dias ficar

Quanto tempo ficar em Cartagena é bem relativo, pois vai depender do que você vai querer conhecer nas proximidades.

Em nosso mochilão pela Colômbia, ficamos quase 30 dias percorrendo o país e dedicamos 4 dias pra Cartagena. Estávamos hospedados na casa de uma colombiana e aproveitamos para conhecer e curtir o carnaval da cidade, famoso na Colômbia e também aproveitamos para ir pra Playa Blanca, distante aproximadamente 1 hora de barco do centro.

O ideal para conhecer a cidade é ficar de 3 a 4 dias mesmo, sendo pelo menos um dia dedicado para as praias e ilhas do caribe.

Muita gente aproveita e voa de Cartagena para a ilha de San Andrés, em um voo de uma hora e meia. É uma boa opção pra conhecer outra localidade bem famosa do país.

Bocagrande

Colombia

Onde ficar

São 3 os melhores bairros pra ficar na cidade: Bocagrande, Getsemani e a própria Cidade Amuralhada.

Bocagrande é o bairro mais moderno da cidade, com muitos prédios novos, restaurantes e lojas. Dependendo pode ser que fique um pouco distante do centrinho histórico, então, vale dar uma boa olhada na localização da hospedagem.

Getsemani é o bairro de frente pra cidade amuralhada, bem pertinho mesmo. Possui muitos restaurantes e lojas também, além de um custo de hospedagem mais acessível. O bairro faz parte do chamado centro histórico, só que fora da muralha.

E dentro da cidade amuralhada há diversas opções, normalmente com um custo um pouco mais elevado.

Nós ficamos num bairro após o Getsemani, chamado de Manga, e fizemos tudo a pé mesmo. Apenas para conhecer Bocagrande que pegamos um taxi.

O que fazer em Cartagena

Não tem como falar de Cartagena sem falar de seu centro histórico, que por todo seu charme e cultura, deve ser o ponto inicial de sua caminhada pela cidade. As construções estão muito conservadas e vale a pena se perder sem rumo pelas suas ruas.

Pra se ter uma ideia, no seu interior existem diferentes bairros, isso porque são aproximadamente 11 km de muralhas restantes cercando todo esse conjunto arquitetônico.

A principal porta de entrada e ponto de partida pra explorar é a Torre do Relógio. Era a entrada original da cidade no período colonial e foi inaugurada em 1631. Passando por ela você já vai se deparar com as casas coloniais e com a Plaza de los Coches.

Baluarte

Cartagena de índias

Vai ser fácil encontrar vendedores de frutas, doces e pessoas com roupas super coloridas e sorridentes. Próximo dali fica a Igreja e Monastério San Pedro de Claver, um dos principais pontos da cidade, fundada em 1580 e hoje funciona como o Museu San Pedro Claver.

Mais adiante vale visitar a Plaza Santa Teresa onde fica o prédio do antigo Convento de mesmo nome e que hoje funciona como hotel de luxo. Na praça também fica o Museu Naval do Caribe. Digo que vale pois nesse ponto você consegue subir na muralha e ter belas vistas para o mar e para os edifícios históricos da cidade.

Lembra que eu falei do calor, né? Pois é…caso busque uma sombra pra tomar um suco ou sorvete, ou mesmo pra dar uma descansada, a Plaza Bolívar é uma boa pedida pois é bem arborizada!

De qualquer forma, a praça é onde fica o Museu de Cartagena de Índias, antigo Palácio da Inquisição, que conta com acervo da época em que funcionava todo o processo inquisitório.

Colombia Cartagena

Plaza Bolivar

Mais caminhada

Ali, pertinho da praça, fica a Catedral de Santa Catalina de Alexandria, fundada em 1577 em estilo herreriano, sendo o principal templo católico da cidade e sede do Arcebispal local.

Vale a pena conferir a Plaza Santo Domingo, onde fica a igreja de mesmo nome, a mais antiga da cidade. É uma praça com restaurantes e hotéis em volta e apresenta muita vida, além de ter ali uma escultura de Botero chamada “Gorda Gertrudis”.

Já falei que um dos principais passeios em Cartagena é caminhar sem rumo, né? Pois então…caminhar bastante mesmo…foi como encontramos a primeira moradia do “Libertador Símon Bolívar” que foi restaurada e conta com documentos da época da campanha de Bolívar.

Em outro ponto da Cidade Amuralhada fica a Plaza San Diego (também bem arborizada), onde fica o Antiguo Convento de San Diego, inaugurado no final do século XVI e que hoje pertence a Universidade de Cartagena.

Bottero Gertrudes Gorditas

Las Bovedas

Perto dali você pode conhecer a Casa de Gabriel Garcia Marquez, premiado escritor colombiano que se inspirou na cidade, além da construção Las Bovedas, antiga prisão do período colonial e que hoje abriga lojas e centros de artesanato. De seu topo tem vista para o mar do caribe.

Na verdade, em diversos pontos é possível subir nos baluartes e caminhar pela muralha. Indico acompanhar um pôr do sol no Baluarte de Santo Domingo, onde tem um café/restaurante pra quem quiser mais conforto, o Café del Mar. O visual realmente compensa, entrando ou não no café!

Vale ainda destacar o Museu do Ouro e Museu Casa de Rafael Nuñes, Teatro Heredia e outras tantas igrejas no interior da muralha, além, claro, da intensa vida noturna de Cartagena, regada a muito rum e música latina.

Cartagena colombia

Cartagena Colombia

Fora da Muralha

O principal atrativo fora da muralha é, sem sombra de dúvidas, o Castelo de San Felipe de Barajas, uma verdadeira fortaleza com construção finalizada em 1657. Está situada no topo do Morro de San Lázaro com o objetivo de auxiliar na defesa da cidade de invasões pelo continente.

O castelo é realmente gigantesco e sua imponência chama, e muito, a atenção, podendo ser visto de vários pontos da cidade. É a maior construção espanhola em solo americano e seu interior se torna um labirinto de túneis, rampas e salas.

Deve ser visitado sem correria, para aproveitar e conhecer sobre a história do local, caminhar pelos túneis subterrâneos e ter vistas incríveis para a cidade amuralhada e para o mar.

Muralla

San Filipe de Barajas

Ficamos uma boa parte do dia caminhando por ele, conhecendo seus cômodos, nos perdendo pelos túneis e fazendo muitas fotos. Recomendo muito entrar!

Por fora do Castelo, além da vista dele próprio, existe o chamado “Monumento a los zapatos viejos”, uma escultura de botas velhas, bem ao lado mesmo do Castelo. Vale pra conhecer a história do monumento.

Outro ponto que fomos conhecer fora da cidade amuralhada foi o bairro de Bocagrande. Fomos tomar um café na principal cafeteria colombiana, o Juan Valdez Café. O bairro é moderno, com hotéis de luxo, shoppings e comércio de uma forma geral. Se você tiver mais tempo na cidade, vale a pena pra ter uma oura visão!

Castillo San Filipe

Zapatos Viejos

Islas Rosário e Playa Blanca

Dica: tire um dia (ou mais) para conhecer um desses lugares.

Na verdade, tudo faz parte de Islas Rosario, um arquipélago bem próximo de Cartagena formado por várias ilhas, entre elas a Baru onde fica a Playa Blanca.

De qualquer forma, os passeios são vendidos separadamente…ou você vai pra Playa Blanca ou pra alguma outra das ilhas, que são bem menores que a Baru. Claro, que se você tiver mais tempo na cidade, pode fazer dois ou mais passeios, ou ainda ficar hospedado em qualquer delas, já que todas contam com hotéis.

A nossa escolha foi a Playa Blanca e tiramos um dia para o passeio, que sai do porto de Cartagena pela manhã, retornando no final do dia, em torno das 16h. A viagem é feita de lancha rápida, levando aproximadamente 1 hora e meia, com uma paradinha rápida para ver peixes e tartarugas.

Fechamos o passeio na Torre do Relógio alguns instantes antes de embarcar e deu tudo certo. Quando fomos não tinha almoço incluso, sendo que o desembarque foi de frente a um restaurante…estávamos mochilando, então levamos nosso lanchinho e “estrutura” de toalha e canga kkkk…as cadeiras e mesas eram apenas pra quem fosse consumir.

Caribe Playa Blanca

Islas Rosarios Playa Blanca Caribe Baru

O lugar é um paraíso, o verdadeiro Caribe…na época tinha bem pouco turista e a praia estava quase inteira a nossa disposição! Ficamos por algumas horas por ali, caminhando, nadando e contemplando até a hora de voltar pra Cartagena. Deu aquela vontade de ter ficado mais pra passar uma noite, porque o tempo passou voando, mas não foi dessa vez.

Outro acesso

Vale ressaltar que é possível ir de carro até a Playa Blanca, pois a Isla Baru tem estrada com acesso da cidade, mas o trajeto acaba sendo demorado também, ideal pra quem vai passar a noite por lá.

Toda essa mescla de clima caribenho, muita cultura e história, praias perfeitas e povo alegre fez com que a gente sempre cogite voltar pra Cartagena e explorar mais ainda o que ela oferece! Se nunca passou ela sua cabeça conhecer essa parte da Colômbia, espero que esse post tenha ajudado a se encantar por essa linda cidade!

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Cartagena

Gostaram do roteiro? Alguma dúvida? 

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no Instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gostou do post, pode gostar dos outros roteiros de viagem na América do Sul:

Chile: o que fazer na Região dos Lagos Andinos

Roteiro Viña del Mar e arredores

Mochilão Bolívia: Conheça paisagens de tirar o fôlego!

Salar de Uyuni: roteiro no maior Deserto de Sal do mundo!


Compartilhe:

Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *