BLOG

 

6 Lugares para conhecer no Ceará

22 de novembro de 2020 • Destinos, Dicas de Viagens • POR Daniela Marin
Lugares para conhecer no Ceará
22 nov

Vou te contar 6 lugares para conhecer no Ceará que você precisa ir! Ah, se está achando que vou falar sobre Fortaleza, Jericoacoara ou Canoa Quebrada, você errou! hehehe

Vamos de destinos mais tranquilos? Por aqui vocês já sabem que somos loucos por praia, ainda mais se for no Nordeste. Vamos todos os anos, ou até mais de uma vez por ano…hehehe

Somos daqueles que preferem as praias mais desertas, mais rústicas e sempre buscamos um isolamento, mesmo antes da pandemia…kkkkk

Lugares para conhecer no Ceará Mundaú

Ceará

O Ceará é um dos estados com maior faixa litorânea, e vem dessa grande extensão boa parte de sua fama turística. As praias de maior destaque são: Jericoacoara (incluindo Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso), Praia do Futuro e Canoa Quebrada. Lugares lindos e paradisíacos, sem dúvidas, mas o Ceará é muito mais do que isso.

A beleza de cenários no Ceará inclui jangadas ao mar deslizando sobre águas verdes e com lindas falésias coloridas ou dunas de areia branca compondo como se fosse um quadro.

Com mais de 570 quilômetros de litoral, o estado não decepciona o visitante que vem em busca de praias deslumbrantes.

São muitos lugares para conhecer no Ceará, portanto, tenha em mente que em uma única viagem não será possível ver toda a sua beleza, mas certamente deixará um gostinho de quero mais.

Já fomos duas vezes e queremos voltar…. hehehe

Com sol e calor o ano todo (QUERO), o Ceará é um dos estados que mais recebe turistas no Brasil.

Lugares para conhecer no Ceará Lagoinha

Lugares para conhecer no Ceará Cumbuco

Quando ir (clima)

No litoral do Ceará não tem inverno ou verão do jeito que estamos acostumados em outras regiões do país. Lá tem a época de seca ou de chuva, e a tendência é ser sempre quente.

A época de seca costuma acontecer de julho a dezembro com uma brisa constante. De janeiro a junho pode chover muito, pouco ou nadinha, vai depender da sua sorte! 😛

Enfim, dá para visitar o litoral do Ceará o ano todo, mas de setembro a dezembro costuma ser a época de melhor clima.

Morro Branco

Quer saber a minha lista de lugares para conhecer no Ceará? Vem comigo!

Morro Branco

Lugares para conhecer no Ceará Morro Branco

É em Morro Branco que se encontra o Monumento Natural das Falésias de Beberibe, um verdadeiro espetáculo da natureza.

Você pode percorrer as reentrâncias das falésias, que formam um labirinto de rochas e areia coloridas que leva até a praia praticamente deserta.

Se você está em Fortaleza, vai precisar pegar a estrada para chegar à praia de Morro Branco, que fica no município de Beberibe.

São 83 quilômetros da capital cearense às praias paradisíacas, em percurso que pode ser feito de carro ou de ônibus intermunicipal.

Saindo de carro particular ou alugado, você seguirá pela CE-040 em 1h15min de viagem. Caso queira, poderá optar pelo caminho via BR-116, e por essa via passará por cidades como Pindoretama, Aquiraz e Cascavel.

Nós alugamos o carro no aeroporto em Fortaleza bem cedinho, ao chegar do voo e seguimos para Morro Branco, onde nos hospedamos.

O lugar proporciona tranquilidade e aquela paz de espírito que só os destinos mais belos são capazes de oferecer. O tom avermelhado das falésias iluminadas pelo sol, a brisa e tantas belezas naturais vão encantar a sua memória.

Desenhadas pela ação do tempo e o contínuo movimento do mar, as falésias de Morro Branco são o principal atrativo da região. Caminhe entre elas e observe os tons alaranjado, amarelo, vermelho e marrom pela distinta formação natural. O local é surpreendente!

O passeio de buggy pelas areias de Morro Branco é uma atividade obrigatória para os visitantes de primeira viagem que buscam uma certa dose de adrenalina e diversão, além de conhecer as mais belas praias da região.

Morro Branco é meu favorito dos lugares para conhecer no Ceará!

Falésias Morro Branco

Águas Belas

Águas Belas Ceará

A Praia de Águas Belas reflete um cenário tropical para ninguém botar defeito! A gente se impressionou pela cor da água, pelas piscinas naturais que se formam na maré baixa e com as dunas branquinhas se misturando aos coqueirais.

Aquele cenário perfeito do Nordeste que arrebata meu coração!

Localizada no município de Cascavel, está 62 Km distante da capital Fortaleza, mais ou menos 1h30 de carro.

Descobri a Praia de Águas Belas pesquisando as praias mais tranquilas e paradisíacas perto de Fortaleza e então já coloquei imediatamente na minha lista.

Fomos em Julho e pegamos a praia vazia, praticamente deserta. Foi a coisa mais linda!

Aproveite para curtir o dia se banhando na piscina natural onde acontece o encontro do rio e do mar, fazendo passeio de buggy, passeando pelas dunas ou simplesmente apreciando aquela vista.

É um recanto escondido e quase um paraíso perdido! Tenho certeza que Águas Belas irá entrar em sua lista de desejos.

Aproveite quando a maré estiver baixa e formar aquela piscina natural, dá pra ficar horas ali sem fazer nada, só admirando a mãe natureza.

Eu sou expert nesse esporte…kkkk não fazer nada na praia, só admirar e suspirar…meu programa preferido.

Para alguns, um dia basta para curtir Águas Belas, enquanto que outros querem passar a vida toda por lá. Podemos rebobinar produção? Kkkkkkk

Concorda que Águas Belas é um dos lugares para conhecer no Ceará? Imperdível, né?

Águas Belas Ceará

Flecheiras

Praia de Flecheiras Ceará

Repleta de belezas naturais e fora do circuito badalado do litoral cearense, Flecheiras oferece cenários paradisíacos que rendem bons cliques e ótimas lembranças para a vida.

A Praia de Flecheiras, em Trairi, no litoral oeste do Ceará, está a 130 km de Fortaleza. Flecheiras é uma praia que resume um visual paradisíaco, possibilidade para a prática de esportes, mas sem aquela “muvuca” de outros destinos no Ceará. Ou seja, perfeito para uma viagem a dois para curtir um descanso.

É uma vila de pescadores localizada entre Fortaleza e Jericoacoara, um presente de beleza natural, um lugar mágico que está ganhando cada dia mais visibilidade.

Um dos cenários mais impressionantes que marcam Flecheiras é a formação das piscinas naturais que acontece entre os corais no mar. Para não perder o fenômeno, a dica é programar a viagem de acordo com a tábua das marés.

Quando a maré reduz, é o exato momento em que os arrecifes acabam se sobressaindo e atraindo os visitantes que entram nas lindas piscinas naturais que se formam por ali.

Comparando-se com as praias anteriores, Flecheiras possui mais infraestrutura  e, tanto na praia ou nos arredores existem muitas opções de restaurantes que oferecem pratos deliciosos, com peixes e frutos do mar frescos.

Se você gosta de camarão, vai se deliciar com os pratos de camarões gigantes que são servidos. As pessoas saem de Fortaleza para almoçar lá de tão famosos que eles são.

Em Flecheiras você pode optar pelos restaurantes dos hotéis e pousadas que são ótimas opções ou nas barracas pela praia.

Um dos lugares para conhecer no Ceará, antes que “bombe” igual Jericoacoara.

Lugares para conhecer no Ceará Flecheiras

Mundaú

Mundaú Ceará

A praia de Mundaú é um dos programas imperdíveis no Ceará. A paisagem da foz do rio Mundaú encontrando o mar é de uma beleza indescritível. Só estando lá para saber… o local está entre os mais paradisíacos do Ceará, sem dúvidas.

Mundaú está localizada no município de Trairi, no litoral oeste do Ceará (no caminho para Jericoacoara), cerca de 150 km de Fortaleza e 15 km de Flecheiras. Perfeito para quem quer fazer o combo, Flecheiras, Mundaú e Guajiru (eita, essa não citei, mas fomos conhecer também).

Quem já leu o clássico Iracema, do escritor cearense José de Alencar, já ouviu falar desse cenário.

Com ambiente rústico de uma vila de pescadores, o destino oferece passeios de catamarã pelo mar e pelos manguezais, mergulhos no rio Mundaú e nas águas salgadas, além de passeios de buggy pelas dunas que compõem o cenário do lugar.

Suas principais atrações estão ligadas à natureza, praia praticamente deserta, dunas de areias branquinhas, imensos coqueirais, e ainda, piscinas naturais formadas pelos arrecifes espalhados pela costa.

Além disso, nas dunas está instalado um parque eólico em Mundaú, que pode ser apreciado pela bela vista panorâmica da região através do Mirante da Praça.

No pequeno vilarejo local vivem pouco mais de 8 mil pessoas. A maior parte deles tirando o sustento da pesca, do comércio e do turismo, embora ainda bem tímido.

O vilarejo é bem rústico e sem badalação. Sendo dessa forma, indicado para quem busca curtir dias tranquilos e bem relaxados. As pousadas em Mundaú são simples, não espere nada luxuoso.

Que permaneça rústico e selvagem! A beleza do local está aí!

Mirante Mundaú Ceará

 Lagoinha

Praia de Lagoinha Ceará

A praia de Lagoinha é considerada uma das melhores praias do Ceará, é um distrito do município de Paraipaba, oeste do Ceará, sentido Jericoacoara. Paraipaba fica a 95km de Fortaleza, pelas rodovias CE-090 e CE-085, com pistas tranquilas e bem sinalizadas. De Paraipaba até Lagoinha são 12km pela CE-162.

Lagoinha tem bons restaurantes, hotéis e pousadas, em toda a região beira-mar até a parte alta, onde fica a vila. É aquele local bucólico, tranquilo e uma delícia de caminhar.

Com 15 Km de extensão, sua paisagem é composta de uma larga faixa de areia fina e escura, lagoas de água doce, coqueiros, dunas e falésias. Ela também atrai pelas suas águas que possuem tons esverdeados e pelas ondas perfeitas para banhistas e surfistas.

Em uma das extremidades, no seu canto direito, se encontra a paisagem mais bela desta praia, o famoso cartão postal. Entre duas dunas avermelhadas, repletas por coqueiros em meio à encosta, a praia faz uma espécie de meia-lua que desemboca em arrecifes no mar.

Os passeios de buggy e quadriciclo são os mais procurados por quem vai ao Ceará, e em Lagoinha não seria diferente. No passeio, você irá visitar a Lagoa das Almécegas e do Jegue, fazer uma parada para fotos nas dunas e conhecer o Cristo de Lagoinha, um dos principais pontos turísticos do local.

Mirante Lagoinha Ceará

Cumbuco

Cumbuco Ceará

Eu não poderia deixar Cumbuco de fora da minha lista, mesmo ela sendo a praia mais famosa e mais clichê dentre as anteriores…porque nós alugamos um apartamento pé na areia lá e até agora não conseguimos superar…hehehehe

Foi uma temporada que vai ficar marcada para sempre nas nossas memórias…junto com as músicas do “O Grande Encontro” que escutamos lá todos os dias na sacada, na rede com vista para o mar…ai ai…ali eu moraria fácil, fácil…

A Praia de Cumbuco situa-se em um vilarejo na região do município de Caucaia, distante 35 Km de Fortaleza, no Ceará. Por apresentar uma das praias mais bonitas do litoral oeste do estado, é conhecida também como “Paraíso das Dunas”.

Os bons ventos tornaram Cumbuco um dos melhores destinos do Brasil para a prática de kite e windsurfe. De julho a fevereiro, o céu da Praia do Cumbuco é colorido pelas pipas de kitesurfe.

Local sossegado, com mar calmo, o vilarejo oferece suporte para que os visitantes passem o dia tranquilamente. Além da linda vista natural da praia, possui lagos e dunas, onde você pode passear de jangada ou de buggy, brincar de esqui bunda nas dunas e guardar para sempre esses momentos únicos.

O passeio de buggy em um roteiro curto, com uma hora de duração, passa pela Barra do Cauipe ou Lagoa do Banana, que tem descida de esquibunda.

Não é por acaso que a Praia do Cumbuco é tão queridinha: ela agrada diferentes públicos. Por lá é possível praticar esportes, fazer diferentes passeios ou simplesmente aproveitar um gostoso banho de mar.

Há diferentes barraquinhas com lanches e bebidas. É uma praia bastante descolada. Concentra mais visitantes nos locais onde oferece infraestrutura, mas como ela é bem extensa, caminhando um pouco pode encontrar faixas de areia exclusivas para você ficar…hehehe ADORO!!!!

Praia de Cumbuco Ceará 

O Ceará é lindo demais, te deixa sem palavras, te faz feliz…

Em caso de dúvidas, “só vai”!!!

Lugares para conhecer no Ceará Águas Belas

E quais lugares para conhecer no Ceará você recomenda?

Já salva esse pin no seu Pinterest

Pinterest Prefiro Mochilar

Gostaram das dicas? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram  @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Vai Viajar? Já tem Seguro Viagem?

Nosso blog tem parcerias com:

Seguros Promo (5% de desconto)

Real Seguro (10% de desconto)

Você pode gostar de ler outros destinos que valem a pena conhecer:

Penedo

Península de Maraú

Esse texto faz parte de uma Blogagem Coletiva realizada pelo grupo Viagens por Escrito. Confira:

Classe Turista – O que fazer em Santarém? 12 atrações para visitar em 1 dia

Experiência Barbara – 6 cachoeiras imperdíveis em Ilhabela

Viajante Econômica – 10 Dicas importantes sobre seguro viagem

Se Joga no Roteiro – Cinco vinícolas incríveis próximas de São Paulo


Compartilhe:

Comentários

Barbara Cortat - 22 de novembro de 2020

Que gostoso, Dani! Nunca tinha ouvido falar nesses 6 lugares do Ceará.
Sou como você, também prefiro lugares desertos e rústicos para curtir mais a vibe do local!

Deolinda de Oliveira marin - 23 de novembro de 2020

Nossa, muito top! Quero conhece esses lugares maravilhosos, com certeza!

Pamela - 24 de novembro de 2020

Adorei o post! Das que você indicou conheci Cumbuco e a Morro Branco, mas fiquei apaixonada pelas outras também, principalmente a Flecheiras! Dicas anotadissimas!

Magda Maia - 27 de novembro de 2020

Parabéns pelo post super completo!

Magda Maia - 27 de novembro de 2020

Amei o post! Quero conhecer o Ceará em breve!

Daniela Marin - 3 de dezembro de 2020

Que bom que gostou!!! Vale muito a pena! Já estou louca pra voltar pra lá!

O que fazer em Pinenópolis – Góias – Prefiro Mochilar - 9 de julho de 2023

[…] 6 Lugares para conhecer no Ceará […]

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *