BLOG

 

3 Praias de Nudismo pra você se libertar

18 de dezembro de 2021 • Destinos, Dicas de Viagens • POR Daniela Marin
praias de nudismo
18 dez

Você já visitou Praias de nudismo? Já se imaginou numa?

Pois então, vou te contar sobre experiências que tivemos em 3 diferentes praias de nudismo pelo Brasil e tenho certeza que você vai se identificar com uma delas.

Esse é um assunto que gera bastante curiosidade, muito pelo tabu envolvido no ato de tirar a roupa. Mas já te adianto que essa experiência é muito além de apenas ficar “peladão”.

Um pouco sobre o Naturismo

Bem, nós não somos Naturistas praticantes. Tivemos essas experiências inicialmente por curiosidade e continuamos descobrindo e entendendo um pouco mais sobre o Naturismo.

O Naturismo é uma filosofia ou forma de vida onde as pessoas buscam uma maior conexão com a Natureza ao seu redor…é ser natural, vivendo de forma mais saudável e tendo uma grande preocupação com o meio ambiente.

Existe, inclusive, organismo oficial representando o Naturismo, a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN), onde há normas, afiliados e eventos. Se tiver curiosidade, dá uma olhada no site deles. Foi do site deles que tirei essa definição de naturismo:

“Naturismo é um modo de vida, em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social, com a intenção de encorajar o auto respeito, o respeito pelo próximo e pelo meio ambiente” 

Como falei, fomos inicialmente por curiosidade sobre Praias de Nudismo, mas em nossa primeira experiência efetiva sentimos uma liberdade muito grande e que o contato com a Natureza foi, de fato, mais agradável…tudo isso porque despimos os preconceitos além da roupa!

Nudismo ou Naturismo?

Nudismo ou Naturismo? O que pudemos entender é que o nudismo está dentro do naturismo, já que o termo naturismo é mais amplo. Eu prefiro usar o nome Praia naturista, exatamente pra não dar uma conotação apenas de tirar a roupa, e sim de toda conexão. Mas vi que os dois são usados igualmente, apesar de definições diferentes.

Regras de comportamento

O movimento, filosofia ou estilo de vida é muito organizado e possui uma espécie de manual de comportamentos não aceitos.

Anota aí alguns desses comportamentos inadequados pra você agir direitinho numa dessas praias:

– Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual;

– Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos;

– Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas;

– Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica;

– Apresentar-se vestido em locais e horários exclusivos de nudismo, sendo tolerado às mulheres o “top-less”, durante o período menstrual.

O interessante é que existem outros comportamentos inadequados que dizem respeito à proteção da natureza, entre eles o ato de deixar lixos em locais incorretos, provocar danos à fauna ou flora. Gostei muito dessa parte, pois é uma preocupação que temos constantemente.

Praias de Nudismo no Brasil

Existem oficialmente 8 praias de nudismo no Brasil. São elas:

1) Galheta(SC)

2) Abricó (RJ)

3) Tambaba (PB)

4) Massarandupió (BA)

5) Barra Seca, (ES)

6) Praia do Pinho (SC)

7) Praia de Pedras Altas (SC)

8) Praia Olho de Boi (RJ)

Mas, vou falar apenas das 3 que fomos e contar um pouco como foi!!

Praia de Tambaba/PB

A praia de Tambaba fica na Paraíba, mais precisamente no município de Conde. Está distante cerca de 40 quilômetros da capital do estado, João Pessoa.

Praias de nudismo Tambaba

Foto: www.tambaba.com.br

Uma das mais famosas praias de nudismo do Brasil, é também, desde 1991, a primeira praia oficial do Nordeste para a prática.

Tem uma pequena faixa de areia e apresenta um lado onde o nudismo é obrigatório e outro lado onde a roupa é obrigatória!! Isso mesmo, nudismo fora das áreas permitidas por lei é proibido. 

O local onde inicia o lado de nudismo é sinalizado. Por lá, a lei municipal impede homens sem acompanhamento feminino de entrarem.

Praia de Tambaba

Faz um tempo que fomos, éramos muito jovens e no grupo que estávamos ninguém quis entrar na parte de nudismo obrigatório.

Lembra que no início falei que você se identificaria com uma de nossas experiências? Então, acabamos hesitando tanto que não entramos. Ficamos com uma baita curiosidade, mas a vergonha foi maior e nos impediu de entrar! Rsrs

Mas de qualquer forma, pudemos aproveitar o lado com roupa obrigatória que de fato é de uma beleza impressionante. Ela toda é cercada por falésias, possui piscinas naturais, mirantes e só o visual já valeu a ida.

O fato é que não estávamos preparados para praias de nudismo naquela época e acabamos adiando um pouco a primeira vez. Mas com toda certeza, o fato de tentar e não ter coragem, ou ter vergonha, já foi um primeiro contato e uma experiência, não acha? Bem, nós achamos!

Massarandupió/BA

Bem, essa foi nossa primeira vez de fato na prática de Naturismo.

A praia de Massarandupió fica no estado da Bahia, no município de Entre Rios. Está cerca de 90 quilômetros da capital Salvador, no sentido norte.

Praias de nudismo

Quando fomos, estávamos de carro e seguimos pela BA-099, no sentido Praia do Forte e após a  Costa do Sauípe saímos da principal e pegamos uma estrada de terra que leva para a praia. Há uma vila antes de chegar, onde compramos protetor solar!! Usem!!rsrs

A chegada na praia apresenta pequenas dunas, muitos coqueiros e um rio que a corta em quase toda a extensão. Achamos o lugar incrivelmente lindo, paradisíaco mesmo, além de bem vazio.

A praia também apresenta a mesma divisão de Tambaba: um lado de roupa obrigatória e outra de nudismo obrigatório, isso a partir de 1999 após a publicação do decreto municipal. Há um restaurante e placas indicando o início quando se vai pela areia, e pela parte de trás, havia umas pessoas meio que controlando a entrada.

Massarandupio Bahia

Pra acessar pela parte de trás, tem que andar pelo riozinho e subir as pequenas dunas!

A vontade e a curiosidade eram enormes…hesitamos ainda e foi engraçado porque eu falei pra Dani tirar primeiro a roupa….ai eu poderia ficar de bermuda pra atravessar o restaurante! Hahaha

Praias de nudismo

Mas decidimos, tiramos e fomos!! Sentamos uns 200 metros adiante do restaurante. Depois de um tempo, foi se tornando natural o fato de se levantar e entrar na água…mesmo com outras pessoas passando e, inclusive, sentando relativamente próximas a nós!!

A sensação de liberdade realmente foi muito grande! Digo não só o fato da nudez…parece que tiramos um peso desnecessário e um preconceito enraizado. Sentimos que uma das ideias do Naturismo é exatamente essa…ver a nudez, nos espaços próprios para isso, como algo normal, sem conotação sexual, gerando mais respeito.

Massarandupio Bahia

praias de nudismo Bahia

Percebemos que em Massarandupió é possível entrar homem desacompanhado de mulher e inclusive, passar pela praia sem tirar a roupa, já que ela pode ser usada como passagem. Apesar que não vimos ninguém com roupa na área de nudismo obrigatório.

Ficamos por lá a manhã inteira…chegamos cedo! O lado de nudismo foi ficando cada vez mais cheio…mas não lotado, até porque a faixa de areia tem 2 quilômetros!!

Naturismo Bahia

praias de nudismo

Não foi dessa vez ainda que sentamos num restaurante naturista….passamos novamente por ele, que estava com bom público, mas fomos almoçar no lado de roupas obrigatórias! Também tem restaurantes nesse lado!!  Rsrsrs

Mas saímos de lá com uma sensação muito boa! De verdade, a curiosidade é grande, mas a mudança de pensamento foi o maior ganho dessa vivência!

Naturismo Bahia Brasil

Olho de Boi/RJ

Depois de toda a curiosidade ter ficado em Massarandupió, decidimos que quando fôssemos para algum lugar com praias de nudismo perto, seria uma das paradas!

Foi o que fizemos na praia Olho de Boi, em Búzios! A cidade dispensa apresentações, né? Região dos Lagos, cerca de 177 quilômetros do Rio de Janeiro.

A praia Olho de Boi fica ao lado da praia Brava, acessível por uma trilha de aproximadamente 30 minutos, iniciada no canto direito da Brava.

praias de nudismo

Um dia antes de ir começamos a pesquisar sobre a segurança dessa trilha, no sentido de assaltos e tudo mais. Achamos muitos relatos sobre risco por ter homens sozinhos por perto e tudo mais. Quase não fomos!

Com certo receio e bem atentos a movimentação, lá fomos nós! A trilha é super tranquila…o visual que se tem para a praia é sensacional! Realmente paradisíaca! Águas cristalinas, pedras e uma faixa de areia bem pequena!! Só o visual já vale mesmo!!

Praia do Olho do Boi Buzios

Buzios RJ

Na chegada da praia tem placas falando sobre a obrigatoriedade do nudismo no local e nos pareceu que um senhor que estava numa barraquinha era uma espécie de fiscal! Enfim, como tiramos a roupa, e dessa vez sem hesitar, não nos incomodou!

A faixa de areia é realmente pequena, 50 metros…a praia é um paraíso!! Areia com muitas conchas, mar incrível e muitas aves. Tinha também mais um casal praticante do naturismo por lá!

praias de nudismo

Buzios Rio

Vimos outros homens chegando e que não tiraram as roupas…nos pareceu guarda-vidas da praia Brava, mas que apesar de ficarem com roupa, tiveram um comportamento bem respeitoso, sem nem dirigir o olhar pra gente!!

Aquela sensação que tivemos após um tempo em Massarandupió esteve presente o tempo todo na Olho de Boi, desde a chegada!! Liberdade, normalidade, respeito e conexão com a Natureza!

praias de nudismo

Buzios RJ

Por lá, vimos muitos “curiosos”, que chegavam e sentavam com roupas, ainda fora da área de nudismo obrigatório. Podiam estar com aquela “dúvida” que ficamos em Tambaba…podiam estar apenas curiosos ou desavisados pra ver a praia, não sei! Mas como a praia é pequena, tem que tomar cuidado pra não acabar desrespeitando os demais, né?

Experiência em Praias de Nudismo

O interessante é que toda a nossa pequena vivência com o Naturismo foi construída gradativamente. Ainda não nos consideramos naturistas, mas compreendemos e aprendemos a respeitar a filosofia dos praticantes.

De qualquer forma, recomendamos demais, seja você apenas um curioso em relação ao nudismo seja você uma pessoa que quer se libertar e viver o naturismo.  

Próxima praia de naturismo? Já está nos planos!! rsrs

Ficaram curiosos para conhecer Praias de Nudismo?

Esse texto foi escrito por Samuel Cavalcanti, meu marido, fotógrafo e editor do Blog Prefiro Mochilar.

Já salva esse pin no seu Pinterest:

pinterest

Gostaram do roteiro? Alguma dúvida?

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gosta de roteiros com praias, pode gostar de ler também:

As melhores praias de São Sebastião: explorando o litoral norte de São Paulo

6 lugares para conhecer no Ceará

Viagem de carro para a Bahia: SP/RJ/ES/BA

Região dos Lagos: de carro para Arraial e Cabo Frio


Compartilhe:

0 Comentários

DEIXE SEU COMENTÁRIO!