BLOG

St Barth – a ilha mais chique do Caribe!

7 de outubro de 2025 • Destinos, Saint Martin • POR Daniela Marin
St Barth
07 out

Sobre St Barth

Imagine uma pequena ilha onde o charme francês encontra o azul cristalino do mar caribenho: assim é Saint- Barthélemy, conhecida como St. Barth.

Com apenas 25km2, esse paraíso é conhecido por suas praias de areia branca, águas calmas e ideais para mergulho, gastronomia sofisticada e uma atmosfera exclusiva que atrai desde viajantes em busca de tranquilidade até celebridades do mundo todo.

Além da fama de destino luxuoso, St. Barth também conquista pela natureza preservada, ruas charmosas cheias de boutiques e cafés, e um estilo de vida que mistura sofisticação e vibe caribenha na medida certa.

St Barth St Jean

Como chegar em St. Barth

A forma mais comum é voar para St. Maarten, que recebe voos do Brasil, geralmente via conexão no Panamá. De lá, você pode pegar um voo doméstico curto (cerca de 15 minutos) ou um ferry por cerca de 45 minutos, que foi o que fizemos.

Para quem prefere, há também passeios privativos de barco, iate ou catamarã partindo de St. Martin.

St Barth

Precisa de visto?

St. Barth pertence à França, mas a forma de administração é um pouco diferente do que muitos imaginam. A ilha é uma coletividade ultramarina francesa desde 2007. Isso significa que a ilha tem autonomia administrativa em algumas áreas, mas segue sob a soberania da França.

Brasileiros entram como se estivessem visitando a França, ou seja, não precisam de visto se a estadia for até 90 dias para turismo.

St Barth Petit St Jean

Quando ir

A melhor época para visitar St. Barth é durante a temporada seca, que vai de dezembro a maio. Nesses meses, o clima é quente e ensolarado, com temperaturas médias em torno de 29ºC e há pouca chance de chuvas, tornando-se ideal para aproveitar as lindas praias da ilha.

Além disso, a temporada de furacões no Caribe ocorre de junho a novembro, com maior risco entre agosto e outubro. Embora a ilha esteja localizada em uma região com menor risco de ser atingida diretamente, é melhor evitar esses meses para garantir uma viagem perfeita.

Nós fomos em abril e o clima estava maravilhoso quase todos os dias!

St Barth beach clubs

Como se locomover

A forma mais confortável de se locomover é alugando um carro, especialmente se você quer explorar bem a ilha toda. As estradas são estreitas e cheias de curvas, além dos morros, então é bom ter experiência no volante, principalmente se quiser economizar um pouco alugando uma scooter, opção mais popular.

Nós não reservamos com antecedência e chegando lá, achamos o carro bem caro e mesmo a scooter foi mais cara do que tínhamos planejado, porque estavam quase esgotadas. Como nosso passeio foi somente um bate e volta de St. Martin, a scooter nos serviu muito bem, apesar deu ter ficado com “medinho” daqueles morros e curvas. 😛

Scooter Caribe

Qual moeda levar

Em St. Barth, a moeda oficial é o euro, pois a ilha é território francês. É bom levar um pouco de dinheiro em espécie, mas a maioria dos lugares aceita os cartões internacionais. Se você tiver dólares, também podem ser aceitos em alguns lugares, mas a cotação nem sempre é favorável. E atenção que os caixas eletrônicos são limitados, principalmente se for ficar perto das praias mais isoladas.

Onde ficar

Em St. Barth, escolher onde se hospedar depende muito do tipo de experiência que você quer ter, já que a ilha é pequena mas oferece diversas opções de hospedagens em cada região.

Para quem se hospeda em St. Jean, a região oferece fácil acesso a praias famosas, bares, restaurantes e a vida noturna mais agitada da ilha. Ideal para quem busca animação.

Porém, se preferir se hospedar em Gustavia, a região oferece proximidade de todo o charme do centro histórico, com suas lojas de luxo, cafés e marina. Escolha perfeita para quem quer andar a pé e frequentar as boutiques.

Se prefere mais privacidade, existem hotéis exclusivos espalhados pelas principais praias da ilha.

St Jean St Barth

O que fazer em St. Barth

Em St. Barth, cada dia pode ser uma experiência diferente entre praias, beach clubs e passeios de barco.

Não deixe de caminhar em Gustavia, passear pela marina, conferir todas as boutiques e provar a gastronomia francesa nos diversos bistrôs que a ilha oferece. Em St. Barth, luxo e natureza se encontram em cada canto.

Gustavia St Barth

St Barth

Melhores praias

  1. Saline Beach: Mais famosa e paradisíaca, com areia branca e mar cristalino. Isolada, sem bares e restaurantes, perfeita para quem busca tranquilidade.
  2. Gouverneur Beach: areia fina, águas calmas e cenário de cartão-postal. Ideal para relaxar e tirar fotos incríveis.
  3. Jean Beach: Praia mais animada, com bares, restaurantes e esportes aquáticos. Próxima do aeroporto e você pode presenciar os aviões passando bem pertinho.
  4. Shell Beach: Pequena e charmosa bem próxima a Gustavia. Boa para ir caminhando, ver as conchas e almoçar ou jantar à beira-mar.
  5. Gran Cul-de-Sac: localizada no norte da ilha, numa baía protegida. É uma combinação de paisagem calma, segurança para banho e facilidade de acesso. Ideal para quem busca relaxar sem abrir mão do conforto.

Governeurs beach

Salines Beach

St Jean St Barth

É um destino caro?

St. Barth é famosa pelo luxo e pelo alto custo, mas isso não significa que seja totalmente inacessível. É possível aproveitar a ilha sem gastar uma fortuna, escolhendo com bastante antecedência uma hospedagem mais econômica, alugar scooter ao invés do carro, comprar lanches e bebidas em mercados locais ao invés de comer nos bistrôs e beach clubs.

Sim, St. Barth é um destino caro, mas dá para viajar de forma mais econômica se você planejar bem.

Por esse motivo, decidimos fazer somente um bate e volta saindo de St. Martin. Até porque o foco da nossa viagem era conhecer todas as praias de St. Martin e Anguilla. Chegando em St. Barth, alugamos uma scooter, passamos por 3 das praias principais, aproveitando um pouco de cada uma e depois paramos num beach club famoso, onde comemos um pequeno sanduíche super faturado à beira-mar. 😛

No final da tarde, caminhamos por todo o centrinho de Gustavia e tomamos um delicioso sorvete antes de pegar o ferry de volta.

Valeu o hype? Valeu sim!

Voltamos com excelentes lembranças e até perrengues com histórias para contar…uma senhora vomitou no meu braço no barco da ida, pois balançou muito mesmo. E o Samuel quase perdeu a unha do pé num “quase” tombo nosso de scooter…Perrengue chique? Temos!

Com planejamento e boas escolhas, é possível aproveitar o melhor do Caribe sem abrir mão do conforto, tornando St. Barth uma experiência imperdível para quem busca viver momentos de glamour e exclusividade.

St Barth

St Barth

Já salva esse pin no seu Pinterest:

Pinterest St Barth

Gostaram desse destino? Alguma dúvida? 

Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no instagram @prefiromochilar  e veja mais fotos e dicas de viagens.

Se você gosta de roteiros no caribe, pode gostar dos roteiros completos de viagem:

Curaçao: melhores praias

Cancún e Riviera Maya: caribe mexicano (parte 1)

Cancún e Riviera Maya: caribe mexicano (parte 2)

República Dominicana: além de Punta Cana

St. Martin: roteiro completo das praias

 

Publicidade


Comentários

Comente esse artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resumo Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.