Vale dos Vinhedos – Serra Gaúcha
17 de setembro de 2025 • Destinos, Dicas de Viagens • POR Daniela MarinQue tal visitar o Vale dos Vinhedos no sul do Brasil?
Sobre o Vale dos Vinhedos
O Vale dos Vinhedos, no coração da Serra Gaúcha, é um convite a viver experiências únicas. Conhecido como a principal região produtora de vinhos no Brasil, ele reúne vinícolas premiadas, gastronomia de dar água na boca e um charme que remete às colônias italianas que encanta os viajantes.
A história do Vale dos Vinhedos está diretamente ligada à imigração italiana, quando milhares de famílias vindas do norte da Itália se estabeleceram na Serra Gaúcha trazendo suas tradições como gastronomia e cultivo da uva, inicialmente voltado para o consumo próprio, porém que ganhou força com o tempo e se transformou em um dos grandes símbolos da região.
Percorrer suas estradas ladeadas de parreirais é mergulhar na história, cultura e sabores que tornam cada visita inesquecível.
Como chegar
Há voos diretos de São Paulo (Guarulhos ou Congonhas) para Porto Alegre. A duração do voo é cerca de menos de 2 horas.
Chegando em Porto Alegre, a melhor opção é alugar um carro no aeroporto. Sempre será nossa escolha, pois permite liberdade para explorar toda a região, vinícolas a sua escolha e pontos fora do roteiro turístico fixo.
O trajeto é de aproximadamente 130 km pela combinação de estradas BR-116, RS-122 e RS-446, principalmente se for optar por chegar em Garibaldi antes como a gente fez.
O tempo estimado de viagem é cerca de 2 horas sem trânsito. Como fomos durante a semana, a estrada estava bem tranquila.
Quando ir
O Vale dos Vinhedos pode ser visitado o ano inteiro, mas cada estação oferece uma experiência diferente.
Na primavera (entre setembro e novembro), o clima é agradável com os parreirais começando a ficar verdes, além de menos turistas do que no verão. Ótimas época para quem prefere tranquilidade e fugir do frio.
O verão é a época da vindima (colheita da uva), geralmente entre janeiro a março. Muitas vinícolas oferecem experiências especiais como colheita, pisa da uva e festas típicas. Ideal para quem quer pegar o auge da região e não se incomoda com o calor.
No outono, os vinhedos ganham tons avermelhados, as temperaturas são amenas deixando um clima romântico e aconchegante.
Já no inverno (junho a agosto), faz frio de verdade. Porém é a estação com menos chuvas e ideal para aproveitar as lareiras e os fondues. Mesmo tendo os parreirais secos, é muito procurado por casais que buscam aproveitar a gastronomia local. Foi a época que escolhemos para visitar, justamente por ser a época mais seca.
Garibaldi
Conhecida como a Capital Brasileira do Espumante, Garibaldi é uma das paradas obrigatórias para quem visita o Vale dos Vinhedos. Fundada por imigrantes italianos, ela preserva tradições que se refletem na arquitetura, na gastronomia e, principalmente, na produção de vinhos e espumantes premiados.
Garibaldi combina história, cultura e enoturismo, oferecendo uma experiência autêntica para quem busca degustações e um mergulho nas raízes da imigração italiana no Brasil.
O que fazer em Garibaldi
Cooperativa Vinícola Garibaldi
Comece visitando a Cooperativa Vinícola Garibaldi, fundada em 1931, que é um dos símbolos mais marcantes da cidade, referência nacional na produção de espumantes, vinhos e sucos.
O espaço recebe visitantes com tours guiados e, além da experiência enoturística, possui uma loja com ampla variedade de produtos. Localizada no centro de Garibaldi, bem em frente à Devorata Trufas Artesanais, outra atração imperdível para quem visita a região. Chocólatra que sou, é claro que passei para garantir trufas que duraram a viagem toda. 😛
Peterlongo
A Peterlongo é uma vinícola histórica de Garibaldi, conhecida por ser a pioneira na produção de vinhos espumantes no Brasil e por ser a única autorizada a usar a palavra “Champagne” em seus produtos, devido a um uso anterior à legislação de denominação de origem francesa, em 1920.
A empresa, fundada por imigrantes italianos, preserva a tradição da elaboração de espumantes e oferece uma experiência cultural e de degustação de vinhos em sua sede na serra gaúcha. Está localizada na região central de Garibaldi.
Nós visitamos a loja da Peterlongo e aproveitamos para fazer um picnic de final de tarde no gramado em frente ao parreiral.
Chandon Brasil
A Chandon no Brasil, localizada em Garibaldi, às margens da BR-470 no Km 224, foi fundada em 1973 e é uma das pioneiras na produção de espumantes no país, com foco na excelência vitivinícola da região da Serra Gaúcha.
A Casa Chandon oferece um centro de enoturismo com visitação, degustações de seus espumantes e gastronomia local, além de experiências que incluem a história da vinícola, práticas de viticultura sustentável e a beleza da paisagem local. A vinícola é propriedade da Moët Hennessy, o maior conglomerado de artigos de luxo do mundo.
Além das vinícolas, o visitante pode explorar seu centrinho histórico com casarões do século XIX e também conhecer a famosa estrada de ferro com passeios de Maria Fumaça.
Onde se hospedar em Garibaldi
O Mosteiro Hotel de Charme é muito mais do que um simples local para descanso. Ele abriga uma incrível capela, um jardim e várias áreas comuns para relaxamento. Os visitantes podem explorar o memorial e se envolver em uma imersão histórica, mergulhando nas raízes profundas deste local especial.
A localização do hotel é privilegiada, pois além de estar no centro de Garibaldi, está próximo ao principal destino enoturístico do Brasil, o Vale dos Vinhedos.
Nos hospedamos na Suíte Premium, com móveis elegantes, uma cama super king-size e um banheiro de luxo com banheira de hidromassagem dupla. O café da manhã também é um capricho. Foi tudo maravilhoso!
Bento Gonçalves
Bento Gonçalves é conhecida como a capital brasileira do vinho! A cidade é um destino super turístico que atrai visitantes com suas vinícolas premiadas, vinhos finos e roteiros de enoturismo que permitem conhecer o processo completo de produção e degustação de rótulos exclusivos.
Com infraestrutura completa, a cidade é ideal para quem busca gastronomia, natureza e experiências autênticas da cultura gaúcha e italiana.
O que fazer em Bento Gonçalves
Caminhos de Pedra
O Caminhos de Pedra é uma rota turística que preserva a história da imigração italiana na Serra Gaúcha, passando por antigas casas de pedra e construções históricas. O local permite conhecer além das várias vinícolas familiares, a vida rural, a gastronomia típica, o artesanato e as delícias da região.
Entre as principais paradas estão:
- Casa da Ovelha: A casa que abriga o laticínio foi construída por imigrantes italianos em 1917 e mantém suas características originais. O local possui um parque interativo com animais da fazenda, onde é possível conhecer o processo de produção de queijos e laticínios artesanais.
- Cantina Strapazzon: São 145 anos de história da casa que foi construída em 1880 e foi até cenário do filme “O Quatrilho”. Sua visita é guiada e leva cerca de meia hora, passando pela história da família e degustação de vinhos, grapas e sucos. A casa, que abrigou os primeiros moradores da família no Brasil, ainda se mantém como na época e pouquíssimas intervenções foram feitas no local.
- Casa das Cucas: famosa por seus doces, cucas e receitas típicas da colonização italiana.
- Benevento Chocolate e café: é uma cafeteria, loja de chocolates e um espaço para relaxar ao ar livre. Por lá, você encontra chocolates de altíssima qualidade, cafés especiais e um jardim lindo.
- Garbo Enologia Criativa: espaço para degustar vinhos, transmitir os aspectos peculiares de cada um deles e as motivações e histórias que cercam cada uma de suas criações.
Vale dos Vinhedos
Região famosa por suas vinícolas premiadas, onde é possível realizar degustações e conhecer o processo de produção de vinhos em tours guiados.
É um dos principais destinos enoturísticos do Brasil reunindo as vinícolas mais renomadas que oferecem experiências diversas para seus visitantes. Algumas das mais famosas e visitadas da região:
- Vinícola Miolo
- Casa Valduga
- Vinícola Aurora
- Vinícola Lídio Carraro
- Vinícola Almaúnica
- Vinícola Dom Cândido.
Nós fizemos um brunch na Vinícola Família Geisse, a visitação guiada na Miolo e um almoço típico italiano dentro das Caves no restaurante Videiras 1535, que fica na Vinícola Dom Cândido.
Cada uma das vinícolas oferece uma experiência única, refletindo a diversidade e riqueza do enoturismo no Vale dos Vinhedos. Escolhemos fazer uma experiência diferente em cada vinícola, até porque não bebo vinho.rs
Ou seja, mesmo que você não beba vinho, ainda vale a pena conhecer o Vale dos Vinhedos e aproveitar todas as experiências gastronômicas que a região oferece.
Além do vinho, Bento Gonçalves oferece belas paisagens de vales e montanhas, culinária típica italiana, passeios de Maria Fumaça e atrações culturais como o Parque Cultural Epopeia Italiana, que conta toda a história da imigração italiana na região.
Onde se hospedar em Bento Gonçalves
Ficamos hospedados na Alínea Hospedaria, que apesar de ter sua localização oficial em Garibaldi, está muito mais próxima das atrações de Bento Gonçalves pois está literalmente dentro do Vale dos Vinhedos.
Alínea Hospedaria possui 3 cabanas que oferecem terraço, vista para a montanha, área de estar, TV de tela plana a cabo, cozinha totalmente equipada com uma geladeira e um micro-ondas e banheiro privativo com chuveiro e produtos de banho de cortesia.
Todas as unidades oferecem varanda térrea com vista para o jardim, lareira interna e externa, ar- condicionado e WI-FI grátis.
Além da localização privilegiada, no coração do Vale dos Vinhedos, oferecem um café da manhã incluído na diária que eles deixam numa linda cesta todos os dias pela manhã na porta do chalé.
O lugar é lindo, tranquilo e você só vai escutar o som dos pássaros que são muitos!:)
O Vale dos Vinhedos mostra que o vinho brasileiro não apenas existe, como também conquista cada vez mais paladares exigentes com qualidade e tradição. Mais do que apreciar bons vinhos, celebra a hospitalidade, história e riqueza cultural fazendo do turismo na região uma experiência que realmente vale a pena conhecer no Brasil.
Já salva esse pin no seu Pinterest:
Gostaram do nosso roteiro no Vale dos Vinhedos?
Se gostou e quiser me acompanhar mais nas redes sociais, me siga lá no Instagram @prefiromochilar e veja mais fotos e dicas de viagens.
Se curte destinos no Brasil, você pode gostar de ler também:
Os melhores bate-volta de Curitiba
Roteiro Belo Horizonte e Inhotim
Publicidade
Comente esse artigo